Características e áreas de aplicação da cola condutora de calor, uma visão geral das melhores marcas e como fazer você mesmo

Ao instalar dissipadores de calor, você não pode usar cola comum. Para trabalhar com essas peças, é necessária uma solução especial, exposta a altas temperaturas. Ao escolher uma solução, você deve prestar atenção às características de um adesivo termicamente condutor, pois diferentes fabricantes oferecem produtos com características distintas.

Descrição e escopo

O adesivo termicamente condutivo é projetado para uso sob condições de mudanças de temperatura. NO altas e baixas temperaturas, o composto criado não perde suas propriedades. A solução é indispensável para a instalação de componentes de LED, radiadores e outros dispositivos eletrônicos.

Devido ao amplo espectro de ação da solução condutora de calor, ela pode ser considerada um remédio universal. É adequado para aplicações de grafite, metal e plástico. Além disso, um resultado de alta qualidade pode ser obtido quando a substância é aplicada em superfícies de vidro e cerâmica. Oferecendo forte adesão, esse tipo de adesivo é usado em muitas indústrias.

Principais características dos adesivos termicamente condutores

Independentemente da marca e do fabricante, todas as soluções termicamente condutivas possuem uma lista de recursos padrão. As principais características são:

  1. Para ligar firmemente os elementos e protegê-los de deformação e superaquecimento, a solução remove o calor dos elementos, que tendem a aquecer durante a operação.
  2. Adequado para uso em uma ampla faixa de temperatura.
  3. Atoxicidade e ausência de componentes perigosos na composição, o que permite a sua utilização em ambiente residencial.
  4. A solução é resistente à água, à atmosfera externa e à exposição direta aos raios ultravioleta.
  5. Após a aplicação, o adesivo não causa o desenvolvimento de corrosão de ligas de alumínio, revestimentos de prata e vários tipos de aço.

Revisão de marcas populares

Ao escolher uma solução termicamente condutiva adequada, é recomendável se familiarizar com as marcas mais populares. Os produtos dos melhores fabricantes são apreciados por sua alta qualidade e forte conexão de componentes.

Os fabricantes produzem vários tipos de adesivos termicamente condutores sob diferentes marcas, incluindo naturais e sintéticos. Estes últimos também contêm plastificantes, que os tornam resistentes à umidade e ao gelo. Ambos os tipos de soluções são usados ​​para trabalhos de instalação com produtos de metal, cerâmica e vidro. A diferença entre soluções naturais e sintéticas está na qualidade da composição e no custo final.

Ao escolher uma solução termicamente condutiva adequada, é recomendável se familiarizar com as marcas mais populares.

"Radial"

A solução adesiva radial é adequada para montagem de LEDs e conexões de dissipadores de calor em transistores e processadores em situações onde não é possível aplicar pasta térmica.

Na maioria das vezes, a necessidade de usar essa cola surge quando a fixação do transistor, do processador ao radiador não é prevista no projeto ou apresenta defeitos.

Quando aplicada, a cola "Radial" fornece dissipação de calor estável e de alta qualidade sem perder suas características em uma faixa de temperatura de -60 a +300 graus. Uma característica distintiva dos produtos desta marca é a secagem lenta, que permite manter a sua plasticidade por muito tempo após ser espremido para fora do tubo.

"AlSil"

A cola quente "AlSil" é uma composição moderna para montagem sem parafusos de radiadores, sistemas de refrigeração e outras estruturas que requerem remoção de calor. Freqüentemente, a cola é usada em cartões de memória de laptops e unidades de sistema.

A composição é fornecida em seringa de aproximadamente 3 g, o que facilita sua aplicação em bancada. A solução "AlSil" distingue-se pelo seu consumo económico, uma vez que pode ser aplicada a partir de uma seringa em camada fina.

GD9980

O composto de transferência de calor GD9980 é usado para mover o ar acumulado entre a superfície do microcircuito e a base do dissipador de calor. A propriedade de dissipação de calor da cola desta marca é inferior aos produtos de outros fabricantes, mas a composição GD9980 é capaz de fixar peças no processador com força especial, fixando dissipadores de calor em placas-mãe, slots de RAM e microcircuitos de placas de vídeo.

O composto de transferência de calor GD9980 é usado para mover o ar acumulado entre a superfície do microcircuito e a base do dissipador de calor.

Regras gerais de aplicação

O processo de colagem de peças depende diretamente da composição. Algumas soluções devem ser aplicadas em toda a superfície, enquanto outras devem ser aplicadas exclusivamente pelo método pontilhado.Você também deve verificar com antecedência de que forma a cola foi criada - uma solução ou uma mistura. A variedade líquida seca rapidamente, o que pode ser difícil de usar.

As formulações secas são fáceis de usar e custam menos do que outras opções.

As nuances do uso de uma solução termicamente condutora dependem do tipo de superfície na qual o trabalho é realizado. Ao conectar elementos metálicos, você deve aderir a uma técnica especial, que envolve um efeito pontual na superfície de trabalho. Um composto epóxi com plastificantes e aditivos sintéticos é adequado para o processamento de componentes metálicos. Para cerâmica, é melhor usar uma solução que contenha em sua composição uma combinação de cimento e areia, pois essa combinação melhora o indicador de plasticidade. Recomenda-se trabalhar em superfície de vidro utilizando cola com compostos orgânicos, que ajudam a não atrapalhar a transparência do material.

A ordem geral de uso é a execução sequencial de etapas simples. Incluindo:

  1. As superfícies da fonte de calor e do trocador de calor são pré-desengorduradas com álcool ou acetona.
  2. Uma pequena quantidade da substância é aplicada nas superfícies preparadas e as peças são fixadas com força aplicada por 15 minutos.
  3. O produto é deixado por um dia para secar completamente a solução.
  4. A seringa contendo a substância é bem fechada após o uso.

Como colocar um dissipador de calor em um microcircuito

Para prender com segurança o dissipador de calor ao microcircuito da placa, basta seguir as instruções padrão. Uma fina camada de solução de cola é aplicada na superfície do microcircuito, um radiador é colocado em cima e pressionado com um pequeno peso.A secagem levará várias horas, mas é recomendável não tocar nas partes coladas por 24 horas.

Como fazer você mesmo

Para fazer adesivo termicamente condutor, você deve primeiro preparar o cimento de glicerina. É durável, alta temperatura operacional e resistente a influências externas. A glicerina em uma quantidade de 25 ml é aquecida a uma temperatura de 200 graus para remover a água. Em um recipiente separado, 100 g de pó de óxido de chumbo são aquecidos a 300 graus. Os dois componentes são resfriados e misturados.

Você precisa preparar cola caseira imediatamente antes de usar. Após a aplicação, a massa endurece em 15-20 minutos. Pelo mesmo motivo, a massa faça você mesmo também não está sujeita a armazenamento.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha