Como fazer um caminho de tijolos no país com as próprias mãos, instruções passo a passo e exemplos
Colocar um caminho de tijolos no país com as próprias mãos não apenas melhorará a aparência do site. Graças a este design, os jardineiros podem alcançar qualquer área, independentemente das condições meteorológicas. A escolha pelo tijolo também se deve ao fato de esse material permitir a criação de diversos padrões. No entanto, esta última opção requer certas habilidades.
Vantagens de tijolos para fazer caminhos de jardim
O tijolo é um material relativamente barato e acessível, cujo escopo não se limita à construção de moradias. Um caminho feito com essa alvenaria tem as seguintes vantagens:
- longa expectativa de vida;
- preço baixo em comparação com outros modelos semelhantes;
- adequado para qualquer desenho do território;
- capaz de desempenhar o papel de um sistema de drenagem;
- respeitar o meio ambiente;
- se necessário, a pista pode ser desmontada e movida para um novo local.
Para traçar caminhos no jardim, pode-se utilizar qualquer tipo de tijolo, inclusive os que sobraram após a construção da casa. Apesar de sua maior resistência, esse material pode rachar durante contato prolongado com água e neve, bem como quando exposto a temperaturas extremas.
Para evitar tais consequências, recomenda-se a utilização de tijolo ou pedra de silicato, previamente tratada com solução hidrofóbica ou verniz à prova d'água, para o assentamento dos caminhos.
Métodos básicos de estilo
Pessoas que não têm experiência em pavimentação de caminhos são recomendadas para colocar tijolos longitudinalmente, ou seja, paralelos entre si, ou transversalmente, quando as costuras resultantes entre as pedras são perpendiculares à direção do caminho. Mas existem outros métodos de instalação que aumentam a duração do trabalho, mas melhoram a aparência do site:
- caótico (usado se forem usados tijolos de cores diferentes);
- "Espinha de peixe" (os tijolos são colocados em ângulo entre si e o padrão resultante segue na mesma direção do caminho);
- trança (poses longitudinais e transversais alternadas);
- estilo vertical e horizontal alternado.
Ao pavimentar um caminho curvo, uma combinação de tijolos inteiros e quebrados pode ser usada. Estes ajudam a preencher as lacunas que se formam com este método de instalação.

com curativo
A pavimentação com bandagens permite obter um padrão original no caminho. Esta opção permite colocar tijolos com um deslocamento (uma pedra em uma linha está mais distante do que na seguinte). Esse padrão pode ser formado ao longo e ao longo da pista. Nesse caso, recomenda-se montar o meio-fio também com tijolos instalados na borda.
Plano e lateral
A melhor maneira rápida de pavimentar é colocar o tijolo plano. Esta opção é preferível porque menos pedra é consumida.No entanto, colocando o tijolo ao lado, a vida útil da pista pode ser aumentada.
Instruções de trabalho
O cumprimento das seguintes regras ajuda a aumentar a vida útil dos caminhos do jardim:
- não coloque pedras na área de irrigação e colocação de redes de comunicação;
- passeio em locais com fluxo natural de água (recomendado em altitudes mais elevadas);
- pavimentação de árvores, incluindo a área de possível germinação de raízes;
- a largura deve corresponder às dimensões do carrinho de jardim.
Além do cumprimento dessas regras, a vida útil de um caminho de jardim depende muito da qualidade de fabricação do substrato (base).

Para colocar tijolos no local, você precisará das seguintes ferramentas:
- pás e pás de baioneta;
- compactador;
- recipiente para misturar cimento;
- fita métrica (recomenda-se 10 metros);
- pinos e cordão para marcação;
- borracha (marreta) e martelos comuns;
- espátulas de construção de diferentes tamanhos.
Além disso, você precisará de uma rebarbadora (rebarbadora) com disco diamantado para processar pedras.
marcação
Para marcar no local, você precisará de pinos de altura suficiente (pelo menos 50 centímetros) e uma corda forte. Recomenda-se andar nas pranchas a uma distância de 5 metros. Em locais onde planeja virar a pista, você precisa entrar em mais estacas. A corda deve ser puxada para não ceder.
Preparação de base
Esta etapa é considerada a mais importante. Sem uma base de alta qualidade, o caminho do jardim após a primeira temporada "será" em ondas. Você precisa iniciar o trabalho de escavação a uma profundidade de 20 a 25 centímetros. A base assim obtida deve ser nivelada. Em seguida, despeje uma camada de areia de 2 a 3 centímetros de espessura por cima e aperte o material.Nesse caso, recomenda-se o uso de uma técnica especializada de placa vibratória. Essa máquina fornecerá a base mais densa.
Então você precisa colocar uma camada de geotêxtil no topo da areia. O material deve cobrir toda a base, tanto no comprimento quanto na largura. Os geotêxteis removerão o excesso de umidade da passarela, evitando que a areia se molhe e seja lavada. Além disso, o material impede o crescimento de ervas daninhas.
No final, uma camada de areia de 2 a 3 centímetros de espessura e brita - 10 centímetros é coberta com o geotêxtil. Depois disso, a base é batida novamente. Nesse caso, a brita atua como uma camada de drenagem, evitando também a erosão da base.

Após a conclusão do trabalho descrito, a areia é despejada novamente e os geotêxteis são colocados por cima. Só então os meios-fios podem ser instalados ao longo das bordas do caminho futuro. Para fixar este último, use uma argamassa de cimento ou reforço de aço, que é cravado diretamente no solo.
Recomenda-se que a borda seja feita de materiais duráveis, pois as "laterais" da pista sofrem constantemente cargas crescentes. Se neste caso for usado um tijolo, a pedra deve ser colocada sobre uma argamassa de cimento. Isso aumentará a resistência geral da estrutura. No final, a areia é despejada sobre o geotêxtil (pode ser combinada com cimento seco). Esta camada é novamente compactada e nivelada com uma régua (longo bloco de madeira). Neste ponto, é importante considerar a direção do fluxo natural de água.
como estilizar
Para criar um caminho de jardim, basta dispor os tijolos alternadamente de acordo com o padrão selecionado na base preparada. Cada pedra deve ser martelada na base com um martelo de borracha.Os tijolos flácidos devem ser removidos, após o que a quantidade de areia que falta é despejada. Depois disso, a pedra é recolocada no lugar, martelada com um macete.
Se a largura do caminho for superior a um metro, a pavimentação é feita nivelada. Deverá ser deixado um pequeno vão entre os elementos adjacentes, que não necessita de ser preenchido com argamassa de cimento (deixar vazio).
Acabamento
As lacunas entre os elementos individuais deixadas após a pavimentação devem ser reparadas. Caso contrário, com o tempo, a sujeira se acumulará nas costuras, nas quais as ervas daninhas brotarão no futuro. E essas plantas destroem os tijolos e, com isso, encurtam a vida útil do caminho do jardim.
Para evitar tais consequências, é necessário despejar uma mistura seca de cimento e areia na superfície do caminho pavimentado. Depois disso, o material é compactado nas rachaduras com esfregão ou areia. No final, o caminho é abundantemente regado com água corrente. No dia seguinte, recomenda-se repetir este procedimento. Esse algoritmo evitará futuras distorções da faixa.

Características de pavimentação de um caminho de tijolos velhos ou quebrados
A pavimentação de um caminho de jardim com tijolos velhos ou quebrados é realizada de acordo com o algoritmo descrito acima. Ou seja, neste caso também será necessária a organização da base a partir de várias camadas de drenagem, areia e geotêxtil. Dificuldades surgem ao colocar o material.
Tijolos quebrados ou velhos têm bordas irregulares. Isso significa que, durante o assentamento, definitivamente permanecerão vazios irregulares, que devem ser preenchidos com a mistura apropriada.Portanto, ao trabalhar com esses materiais, você deve primeiro colocar todos os tijolos em uma base preparada, escolhendo assim um padrão adequado e reduzindo o tamanho das lacunas. Depois disso, você pode começar a pavimentar o caminho.
A segunda nuance que deve ser levada em consideração ao trabalhar com tijolos quebrados e velhos também está associada às peculiaridades da estrutura do material. Ao pavimentar essas pedras, muitas vezes é difícil nivelar a superfície. Você só pode resolver esse problema adicionando constantemente a areia que falta.
Outra nuance que deve ser levada em consideração é que os tijolos quebrados e velhos são menos resistentes a cargas aumentadas do que os novos. Portanto, após o assentamento, recomenda-se triturar nas juntas com uma mistura de areia e cimento, o que aumentará a resistência geral da pista.
Exemplos de soluções prontas
A escolha de um projeto de caminho de jardim deve-se em grande parte ao layout do local e ao tamanho do orçamento alocado para esse trabalho. Mas no jardim os caminhos são mais bonitos, as pedras contrastam entre si.
Usar uma borda de cor diferente consegue esse efeito. Essa opção também permite destacar visualmente a faixa no fundo do restante do site. Além disso, os canteiros de flores costumam ser emoldurados por uma borda contrastante, localizada nas imediações do caminho.
Uma solução original seria usar tijolos de duas cores diferentes, empilhados em um padrão quadriculado. Um efeito semelhante pode ser alcançado se você abrir um caminho com pedras que diferem apenas na tonalidade (vermelho-bordô, etc.).


