Como e como pintar corretamente um fogão a gás em casa, como atualizar

Fogões são usados ​​em condições extremas. Este equipamento está constantemente exposto a fortes variações de temperatura, contato com líquidos (incluindo água fervente) e gorduras. Nessas condições, o esmalte começa a descamar, o que pode levar à formação de ferrugem. Na hora de escolher o que pode ser usado para pintar um fogão a gás, é preciso levar em consideração as peculiaridades da base. Em particular, as superfícies cerâmicas não devem ser tratadas com esmalte.

Requisitos para a composição de coloração para fogões elétricos e a gás

O equipamento a gás é feito principalmente de liga de aço, capaz de suportar flutuações constantes de temperatura e exposição a substâncias agressivas por vários anos. Na maioria das vezes, esses dispositivos têm um revestimento de esmalte. Os modelos mais caros são feitos de aço inoxidável ou vitrocerâmica.

Esmalte padrão ou acrílico não podem ser usados ​​para processamento de painéis, pois esses corantes derretem em altas temperaturas.

Para superfícies esmaltadas

Ao escolher uma tinta para equipamentos a gás com superfície esmaltada, a área de trabalho futuro também deve ser levada em consideração.Para o processamento de paredes internas, são utilizados materiais que não apenas resistem a um aumento de temperatura de até 400 graus ou mais, mas também resistem ao aumento da acidez. Para pintar superfícies externas, recomenda-se o uso de composições que não tenham medo de contato com substâncias agressivas (especialmente detergentes).

O esmalte que pode ser usado para decorar fogões a gás e elétricos deve conter:

  • feldspato;
  • um refrigerante;
  • Areia de quartzo;
  • bórax.

Esses componentes são considerados necessários. Graças a essas substâncias, o esmalte adquire as propriedades necessárias. No entanto, as composições de coloração contendo:

  • componentes alcalinos;
  • alumina;
  • zinco;
  • titânio;
  • levar a cabo.

Esses componentes fornecem as características de resistência necessárias, criando um revestimento durável e resistente a fatores agressivos. Além disso, os esmaltes contendo óxidos de níquel e cobalto se distinguem por características semelhantes. Ambos os componentes aumentam a adesão para que o composto possa ser aplicado em painéis não tratados.

Ao escolher uma tinta para equipamentos a gás com superfície esmaltada, a área de trabalho futuro também deve ser levada em consideração.

Para aço inoxidável

As placas de aço inoxidável não são pintadas. Este material possui inicialmente as características de resistência necessárias e não é afetado por altas temperaturas ou substâncias agressivas.

Para cerâmica

Esses fogões elétricos consistem em uma fina camada de metal que cobre a parte superior do vidro cerâmico ou do cooktop de vidro resistente ao calor. Como o nome sugere, este equipamento também não pode ser pintado. Todas as avarias que surjam durante o funcionamento da estufa são eliminadas apenas com a substituição da placa.As tintas aplicadas a uma superfície de cerâmica não penetram na estrutura do material e começam a descascar rapidamente.

pintura apropriada

Ao escolher tinta para fogão a gás ou elétrico, recomenda-se levar em consideração as seguintes nuances:

  1. O material deve ser resistente ao calor. Os corantes usados ​​no processamento de metais são recomendados para equipamentos a gás.
  2. Não é recomendado o uso de pistolas para pintar a laje devido à pequena área de tratamento. Neste caso, devem ser utilizadas formulações em aerossol produzidas em latas.
  3. Para colorir a placa, são adequadas composições que resistam a um aumento de temperatura de até 70 graus. Não vale a pena comprar materiais de acabamento com índice refratário maior.
  4. Corantes resistentes ao calor devem ser usados ​​para peças que sofrem constantemente flutuações de temperatura. O restante da laje (paredes laterais, etc.) pode ser tratado com compostos mais fracos.

Os requisitos gerais de pintura para este equipamento incluem as seguintes características:

  • falta de componentes tóxicos que são liberados quando aquecidos;
  • resistência à umidade e detergentes;
  • maior resistência ao desgaste;
  • não propenso a desbotamento.

O ladrilho deve ser pintado de acordo com as instruções de uso de uma composição específica. Em particular, é importante considerar o tempo de secagem do material.

O ladrilho deve ser pintado de acordo com as instruções de uso de uma composição específica.

Preparação da superfície

Prepare a superfície antes de pintar a placa. Para isso você precisa:

  1. Remova a camada de tinta antiga usando brocas de cerdas de metal. Depois disso, rachaduras e lascas devem ser reparadas.
  2. Desengordure a superfície se a pintura antiga permanecer intacta. Isso deve ser feito, pois vestígios de contaminação reduzem a adesão da composição aplicada ao metal. Ou seja, a tinta colocada sobre vestígios de graxa começará a descamar com o tempo.
  3. Desligue o gás e desligue os queimadores. Isso é feito para excluir a entrada da composição de coloração dentro dos bicos. Caso contrário, a estufa terá que ser reparada trocando as peças internas.
  4. Selar parte da placa com fita adesiva. Isso é feito nos casos em que a placa é pintada em várias cores.

Recomenda-se o uso de compostos especiais para desengordurar o painel. No entanto, o álcool e a gasolina também contribuem.

Como pintar bem em casa

Recomenda-se o uso de composições de aerossol para pintar as placas. Esses materiais são fáceis de usar e aceleram o trabalho. O algoritmo de pintura da laje é o seguinte:

  1. Através da ventilação é criada na sala em que a pintura é feita. Isso é necessário porque a composição dos materiais utilizados contém componentes nocivos ao organismo.
  2. A primeira demão de tinta é aplicada. O recipiente deve ser mantido a uma distância de 20 centímetros da superfície a ser tratada. Se forem aplicadas várias cores, a distância perto da borda deve ser reduzida em 10 centímetros. Isso permite que você obtenha a transição mais uniforme entre os tons.
  3. Após cinco minutos, uma segunda demão é aplicada.

Ao pintar placas, não aplique menos de duas demãos. Caso contrário, o material não ganhará resistência suficiente, o que exigirá a repetição do procedimento. Se necessário, você pode aplicar três camadas para tornar a cor mais rica.

Ao pintar placas, não aplique menos de duas demãos.

As tábuas também podem ser pintadas com pincéis. No entanto, neste caso, é mais difícil obter uma camada regular e uniforme. Portanto, os pincéis geralmente são usados ​​\u200b\u200bpara decorar o dispositivo e aplicar padrões intrincados.

É possível conectar o fogão à linha de gás e iniciar o fogo somente após a secagem completa da composição aplicada. A duração deste processo é indicada na lata com a composição do corante.

Restauração de churrasqueira a gás faça você mesmo

A grelha a gás é aquecida às temperaturas mais altas possíveis. Tintas resistentes ao calor são usadas para pintar esta peça. Tais composições devem suportar aquecimento de até 1000 graus.

Normalmente, as mesmas tintas são usadas para processar a churrasqueira a gás e para o acabamento do fogão a gás. Neste caso, recomenda-se realizar o procedimento ao ar livre ou em ambiente com ventilação forçada. A churrasqueira a gás deve ser colocada sobre jornal ou filme plástico. Devido ao fato de esta peça ter um design compacto com muitos locais de difícil acesso, a pintura deve ser feita com pincel, aplicando também pelo menos duas camadas.

No entanto, as churrasqueiras a gás geralmente não são tratadas dessa maneira. Esses componentes da placa são feitos de ferro fundido, um material durável que pode suportar oscilações extremas de temperatura. Para renovar a churrasqueira a gás, os depósitos de carvão são geralmente removidos com detergentes adequados.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha