Variedades de tintas resistentes ao calor para o silenciador e o procedimento de pintura
Para pintar a superfície externa do sistema de escape, use uma tinta anticorrosiva para o silenciador e o tubo de escape (resistente ao calor). Existem tintas e vernizes especiais concebidos para a reparação de peças de automóveis expostas a aquecimento frequente. É verdade que o metal é destruído não apenas por fora, mas também por dentro. A pintura externa do sistema de escapamento e do silenciador ajuda a prolongar a vida útil das peças automotivas.
Requisitos para a composição de coloração
Para pintar o sistema de escapamento de um carro, é selecionada uma tinta térmica que possui as seguintes características:
- finalidade - pintar o sistema de escapamento e silenciador (externo);
- resistente ao calor (aplicado em superfície exposta a aquecimento constante ou periódico);
- pode ser aplicado a rolo, trincha, pistola, spray eletrostático especial;
- a camada de tinta aplicada endurece apenas sob a influência de altas temperaturas;
- após o endurecimento, o revestimento adquire resistência à água, corrosão, altas temperaturas;
- protege adicionalmente o sistema contra incêndio;
- distingue-se por um longo período de proteção e propriedades decorativas.
Como escolher a tinta certa
Para pintar um silenciador de carro, eles compram um certo tipo de tinta e verniz, especialmente projetado para trabalhar metais sob condições de aquecimento constante.
Silicone
É uma tinta resistente ao calor (resistente ao calor) que é utilizada para pintura protetora e decorativa de peças automotivas expostas a altas temperaturas (principalmente para pintura do sistema de escapamento e silenciador) . Contém cargas de silicone, aditivos metálicos, solventes. Recomenda-se aplicar apenas em elementos metálicos. A camada de tinta após a aplicação endurece sob a influência de altas temperaturas.

Pó
São composições pulverulentas do tipo termoendurecível à base de endurecedores e resinas (epóxi, acrilato, poliéster, poliuretano) que, após aplicação sobre elementos metálicos, conferem uma película dura, ignífuga, resistente ao calor e à corrosão. Eles são aplicados com uma pistola de pulverização especial que carrega eletrostaticamente as partículas de pó que aderem às peças metálicas aterradas e formam um revestimento.
É necessário um fermento em pó após a aplicação. Para isso, são utilizados fornos ou lâmpadas infravermelhas com temperatura de aquecimento de + 180 ...+ 200 graus Celsius por 10 a 15 minutos. Após a exposição a altas temperaturas, os pós passam para o estado líquido e aderem ao metal.

Aerossol
Tinta spray fácil de usar, à base de resinas de organossilício. É usado para peças de metal que costumam aquecer. A tinta de cozimento é necessária para a polimerização.

Ordem de coloração
A pintura do silenciador consiste em três etapas principais:
- preparação de elementos metálicos;
- pintura de peças de automóveis;
- tinta de cozimento.
Trabalho preparatório
Etapas de preparação:
- use um jato de areia pneumático para limpar a superfície da sujeira;
- secar o sistema de exaustão;
- trate o metal com um conversor de ferrugem;
- remover resíduos de ferrugem;
- usando um solvente químico, remova o óleo e várias manchas;
- lixe a superfície com lixa;
- limpe a superfície com acetona;
- aplique um primer (somente para tintas de silicone).
pintura de silenciador
O método de pintura do sistema de escape e silenciador depende do material de pintura escolhido:
- Silicone.A tinta é aplicada na superfície com pincel, rolo ou pistola. As peças sobressalentes são pintadas em 1-2 camadas, observando o intervalo especificado nas instruções de secagem de cada uma.
- Pó. Para aplicar pó em peças automotivas, é utilizada uma pistola eletrostática (para aplicação de tinta em pó). Um enchimento deve ser aplicado à superfície a ser pintada.
- Aerossol. O spray é agitado e pulverizado na peça do carro a uma distância de 20 a 30 centímetros. Recomenda-se a aplicação de 2-3 demãos de tinta. A exposição interlaminar deve ser de 5 a 30 minutos (conforme recomendação do fabricante).

Tratamento termal
Após a pintura, recomenda-se aquecer a superfície pintada do silencioso. As peças sobressalentes devem ser assadas em forno especial. Lâmpadas infravermelhas podem ser usadas para aquecer o sistema de exaustão pintado. O principal é assar o objeto a uma temperatura de 180 a 200 graus Celsius por 10 a 15 minutos.
No processo de aquecimento, ocorre o processo de polimerização e endurecimento do revestimento. Não é recomendado usar um forno de cozimento para assar peças de automóveis.
Dicas e truques adicionais
Dicas (úteis para pintar um silenciador):
- antes da pintura, recomenda-se limpar bem os elementos metálicos, retirar os restos de tinta velha;
- trabalhar com qualquer tipo de material de pintura, de preferência em respirador ao ar livre;
- antes de pintar, as peças do carro devem ser aquecidas (para derreter e remover óleo e graxa com mais facilidade);
- para que o metal não enferruje, toda a superfície deve ser coberta uniformemente com tinta, sem deixar lacunas;
- qualquer tinta resistente ao calor requer aquecimento após a aplicação, durante o qual endurece;
- após o aquecimento, a peça do automóvel deve resfriar ao ar livre; durante todo o período de resfriamento, não toque na superfície pintada;
- para assar uma camada de tinta, é proibido o uso de fornos a gás para assar;
- é proibido inalar os vapores de tintas e vernizes, provar as composições.
Imediatamente após a aplicação de tinta resistente ao calor na superfície do sistema de escapamento e do silenciador, o revestimento pode ser facilmente danificado. A camada de tinta só ganha em dureza e resistência após o cozimento.

