Se as tintas acrílicas podem ser aplicadas ao esmalte e como usá-las corretamente

As tintas acrílicas são as mais populares entre muitos materiais de acabamento. Isso se deve ao alto grau de durabilidade. Além disso, essas substâncias podem ser aplicadas em diferentes tipos de superfícies e é bastante fácil fazê-lo. Para evitar problemas durante o reparo, é importante monitorar a compatibilidade dos materiais. Portanto, muitos se perguntam se é possível aplicar tintas acrílicas no esmalte.

Características da composição da tinta acrílica

As tintas acrílicas têm 3 componentes principais:

  • pigmento;
  • material de encadernação;
  • enchimento.

Eles também contêm muitos componentes adicionais. O aglutinante fortalece a composição. Devido à sua presença na composição, o corante adere melhor à superfície. Nesse caso, o pigmento confere ao produto a tonalidade desejada. Um enchimento é adicionado para preservar o fichário.

A base acrílica é feita de resinas. Durante a polimerização, endurece, o que torna o revestimento mais resistente a fatores externos. Depois que a substância seca, ela permanece na superfície e fornece adesão confiável. Como resultado, a camada acrílica adere firmemente à base.

Adições de pigmento também afetam a facilidade de aplicação da formulação na superfície.A resistência do corante aos raios ultravioleta e a capacidade de não desbotar sob a influência da luz solar também dependem de suas características de qualidade.

Hoje existem muitos tipos de pigmentos. Portanto, existem muitos esmaltes acrílicos à venda. Essas substâncias também incluem vários aditivos estabilizadores. Eles são responsáveis ​​por manter as características da composição por um período de tempo específico. Estes incluem plasticidade, elasticidade, uniformidade.

Durante a polimerização, endurece, o que torna o revestimento mais resistente a fatores externos.

Pode ser aplicado sobre esmalte

Nem sempre é permitido aplicar uma mancha acrílica no esmalte. Alguns tipos de corantes não são compatíveis entre si. Portanto, é recomendável usar uma camada intermediária. Deve ser neutro.

Para evitar que a tinta acrílica enrugue o esmalte, recomenda-se aplicar uma camada entre essas substâncias.

Deve ser resistente a diferentes solventes. É aconselhável aplicar primeiro um selante líquido no esmalte e depois aplicar um primer acrílico.

Como pintar corretamente com tinta a óleo

Para ter certeza de que o revestimento se encaixará bem na superfície oleosa, siga estas recomendações:

  1. Primeiro lixe a superfície e retire o pó. Recomenda-se usar um aspirador de pó para isso.
  2. Trate o revestimento com um primer.
  3. Deixe a composição secar completamente.

Recomenda-se aplicar acrílico com pincel ou pistola. No segundo caso, vale a pena usar diluentes especiais.

Recomenda-se aplicar acrílico com pincel ou pistola.

Comece a aplicar a mancha dos cantos da superfície para o centro ou de cima para baixo. Depois de revestir o teto ou as paredes, vale esperar um pouco a secagem do material. Geralmente leva 2 horas. No entanto, existem manchas que secam mais rápido.

Para que o revestimento fique bem na superfície, recomenda-se observar as seguintes regras:

  1. Remova a camada de óleo lixando. Depois disso, vale a pena remover a poeira.
  2. Toda sujeira deve ser bem limpa. Isso ajudará a uniformizar a camada de acrílico.
  3. Se o óleo corroeu fortemente uma superfície de madeira ou outra, vale a pena usar corantes especiais, que se distinguem por altos parâmetros de adesão.
  4. O lixamento do revestimento é necessário com lixa, que se caracteriza por um tamanho de grão fino. Uma máquina especial também é adequada para isso.
  5. Às vezes, uma broca com um acessório especial é usada para retificar. No entanto, é importante realizar o procedimento com o maior cuidado possível para evitar danos ao revestimento.
  6. As superfícies devem ser desengorduradas. Caso contrário, a nova composição mal caberá na camada original.
  7. Para que a tinta fique firme na superfície anterior, o acrílico deve ser espesso.

Possíveis dificuldades

A principal dificuldade na aplicação do acrílico é o problema da escolha da cor. Ao autodiluir a base com um corante ou misturar 2 tonalidades, a repetição da tonalidade será muito problemática. Mesmo substâncias acabadas de lotes diferentes correm o risco de apresentar diferenças de cor.

Outro problema é a secagem rápida do acrílico. Em um recipiente aberto, pode perder completamente suas características após 5-6 horas. No entanto, se o líquido não tiver evaporado completamente, é permitido adicionar água fria à composição.

As tintas acrílicas podem ser aplicadas em diferentes tipos de superfícies e alcançar excelentes resultados.Nesse caso, é importante seguir rigorosamente as instruções para trabalhar com essa substância.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha