Como pintar plástico, as 5 formulações mais adequadas e como aplicá-las
O plástico é usado na fabricação de muitas coisas, algumas das quais são usadas ativamente em condições domésticas. Este material é barato de fabricar, flexível e durável. No entanto, os produtos de plástico desbotam com o tempo. Além disso, rachaduras e lascas geralmente aparecem na superfície do material. Nesses casos, surge a questão de como o plástico pode ser pintado para restaurar a aparência anterior do produto.
O que você precisa saber ao tingir PVC
Antes de prosseguir com o processamento de painéis de plástico, é necessário descobrir de que material essas estruturas são feitas. Isso se deve ao fato de que alguns tipos desses produtos não são adequados para coloração. Dificuldades de processamento podem surgir com os seguintes tipos de plástico:
- ABDÔMEN. Copolímero opaco à base de resinas resistentes ao impacto. O plástico ABS é utilizado na fabricação de eletrodomésticos, móveis, autopeças, baterias e outros produtos. Ao pintar este material, a superfície é pré-preparada e compostos acrílicos são usados \u200b\u200bpara o processamento.
- PVC (marcado com PVC). Plástico incolor à base de cloreto de vinila.Este material é usado para fazer perfis para portas e janelas, painéis para acabamento de banheiro, tubulações e outros produtos usados no interior. A coloração desse plástico é realizada com esmaltes especiais. A superfície também é preparada.
- Poliestireno (PS). Distingue-se pela capacidade de suportar baixas temperaturas, razão pela qual o material é utilizado para a fabricação de revestimentos, painéis sanduíche, fôrmas e outros produtos. O poliestireno não está manchado.
- Policarbonato (PC). Material resistente ao gelo e ao calor. Por esta razão, carcaças de faróis de carros, painéis de estufa, vidros, etc. são de policarbonato. Policarbonato não mancha.
- Polietileno (PE). De acordo com as características e componentes constituintes, este material é utilizado na fabricação de filmes, garrafas, canos de esgoto, playgrounds e outros produtos. O polietileno não pode ser pintado.
- Polipropileno (PP). O material resistente a produtos químicos pode suportar calor direto de até 175 graus e luz solar. É utilizado na produção de embalagens, produtos para pavimentação, etc. O polipropileno não é pintado.
Com base nas informações fornecidas, verifica-se que apenas plástico ABS e PVC podem ser pintados.
Corantes apropriados
Para tingir plástico, recomenda-se usar compostos acrílicos. Esses materiais de acabamento são versáteis e têm boa adesão. Mas para o processamento de produtos de plástico, você pode usar outras tintas.
a base de água
As tintas à base de água são consideradas ideais para o processamento de plásticos. Além disso, para este material, recomenda-se a utilização de compostos poliuretano-acrílicos.Essas composições estão disponíveis na forma de dois componentes: um corante e um endurecedor, o que aumenta a resistência da camada aplicada.

O acrílico tem as seguintes características:
- boa aderência;
- não perde a cor com o tempo;
- não desbota quando exposto à luz solar;
- tolera influências externas;
- não requer preparação prévia da superfície.
As cores acrílicas estão disponíveis em uma ampla gama de cores. Algumas dessas formulações podem suportar alta umidade constante.
Mastro

As tintas foscas de toque suave são caracterizadas pelas seguintes características:
- criar uma camada superficial agradável ao toque;
- a camada seca abafa o som e a luz;
- resistente ao desgaste;
- secar rapidamente;
- não se espalhe durante a aplicação;
- capaz de suavizar visualmente os cantos.
Devido a essas características, os corantes foscos são utilizados no processamento de brinquedos infantis, peças de automóveis e outros produtos constantemente expostos a estresse mecânico.
Poliuretano-acrílico

Os compostos de poliuretano-acrílico são utilizados principalmente para pintura de grandes superfícies: painéis sanduíche, perfis de PVC, etc. Este material é caracterizado pelas seguintes características:
- água e resistente ao desgaste;
- resiste a lavagens regulares;
- seca rapidamente, para que os produtos pintados não grudem;
- rapidamente absorvido pela superfície.
Os compostos poliuretano-acrílicos também estão disponíveis em dois componentes: um corante e um endurecedor branco (leitoso). Este material pode ser misturado com elementos texturizados que vão criar o efeito de madeira, gesso, espelhos e outros na superfície tratada.
Aerossol

Tintas spray são melhores para áreas pequenas. Esses materiais são fáceis de aplicar e não deixam manchas. As tintas em spray apresentam as seguintes vantagens em relação a outras formulações semelhantes:
- nenhuma ferramenta adicional é necessária para a aplicação;
- você pode criar vários efeitos na bancada (imitação de madeira, espelhos, etc.);
- não desbota por muito tempo;
- armazenado por muito tempo;
- são gastos economicamente;
- cair sobre uma tinta spray velha.
As tintas spray estão disponíveis em esmalte soft-touch ou monad matte, o que confere um efeito brilhante à superfície tratada.
Esmalte / modelo
Na modelagem, é utilizado um esmalte especial, cuja base é o óleo. White spirit ou terebintina é usado como solvente para esta composição. O esmalte do modelo não deve ser seco à força. Em comparação com outras composições semelhantes, este material é capaz de reproduzir cores com precisão.

As desvantagens dos esmaltes modelo são:
- cheiro forte;
- toxicidade moderada;
- secar lentamente;
- risco de incêndio.
É necessário trabalhar os esmaltes modelo em local ventilado.
Critérios de Seleção de Tinta
Ao escolher tinta para plástico, você deve prestar atenção aos seguintes recursos:
- O grau de adesão. Este parâmetro é importante nos casos em que é necessário pintar plástico liso. Corantes de baixa adesão são rapidamente absorvidos por superfícies ásperas.
- Compatibilidade de hardware. O esmalte usado para pintar o plástico deve combinar tanto com a base quanto com o primer aplicado anteriormente. Se esta regra não for seguida, a camada seca ficará rapidamente coberta de rachaduras.
- O grau de espalhar e ocultar o poder. Ambas as configurações permitem que você entenda como até mesmo o corante é aplicado.Além disso, o consumo de materiais depende desses indicadores.
- Resistência à água. Este parâmetro é importante para os casos em que o plástico, que está constantemente em contato com a água, precisa ser pintado.
Ao escolher uma composição de coloração, também é recomendável prestar atenção a que tipo de plástico o material é adequado. Esta informação é geralmente indicada na embalagem.

Tecnologia de tintura
O procedimento de coloração de plástico praticamente não difere dos métodos utilizados no processamento de outros materiais.
Preparação de instrumentos
Para pintar plástico, você precisará de:
- lixa de grão fino;
- rolo, pincel ou pistola;
- água e detergentes;
- solvente.
Se você planeja manchar parcialmente o plástico, precisará de fita adesiva, que pode ser usada para limitar as áreas que não serão tratadas.
Como preparar adequadamente a superfície
Para evitar que a tinta rache precocemente, é necessário preparar adequadamente a superfície. Isso exigirá:
- remova o material de revestimento antigo (usando um solvente, secador de cabelo ou outro meio adequado);
- limpe a superfície de vestígios de graxa e derivados de petróleo usando solventes;
- limpe o plástico de vestígios de sujeira;
- desengordurar novamente o plástico com um solvente;
- trate a superfície com um agente antiestático;
- Sele rachaduras e lascas com massa.

Para melhorar a aderência, recomenda-se lixar o plástico com lixa de grão fino. Após este procedimento, também é necessário desengordurar a superfície com solvente. Se necessário, um primer é aplicado ao plástico e reprocessado com lixa.
A própria pintura
Ao pintar, recomenda-se abaixar a ponta do pincel na solução preparada. Graças a isso, a camada ficará uniforme. Ao aplicar tinta na superfície, é recomendável manter o pincel em declive.
Ao pulverizar a composição de uma lata, você deve seguir o seguinte algoritmo:
- O plástico pintável é colocado sobre uma superfície plana.
- A fita adesiva limita a área a ser pintada.
- A caixa é sacudida ativamente e exposta a uma distância de 20 a 30 centímetros da superfície de trabalho.
- Ao pulverizar, a lata se move lentamente ao longo do plástico que está sendo processado. É impossível manter o recipiente em um só lugar por muito tempo. Isso fará com que uma mancha escura apareça.
Ao pintar em plástico, recomenda-se aplicar 2-3 camadas, esperando cada vez que a anterior seque. Mas esse parâmetro depende do grau de estresse sofrido pelo material tratado. Se o plástico estiver constantemente exposto a esforços mecânicos, várias camadas devem ser aplicadas.
Como secar plástico depois de pintar
Recomenda-se que o plástico doméstico seque naturalmente. Esse material pode derreter quando aquecido. A secagem completa leva de 2 a 6 horas, dependendo do tipo de corante utilizado. Nesse período, recomenda-se cobrir o plástico com um filme para que o pó não se acumule na superfície.


