Como e como pintar painéis OSB corretamente, composições para trabalhos internos e externos

O painel de fios orientados é procurado na construção devido à combinação de boas propriedades operacionais e técnicas e baixo custo. O material é considerado um material áspero que requer revestimento com um composto de acabamento, embora com a ajuda de tinta de alta qualidade, o OSB possa ser polido irreconhecível, usado em parte de uma decoração. O principal é escolher uma tinta adequada, pois nem todos os compostos estão na superfície do material.

O que é uma placa OSB

Os painéis OSB são feitos de lascas de madeira de grande porte (90%) e fixadores (10%). Para colagem, são utilizadas resinas de formaldeído ou adesivo de poliuretano. Existem vários tipos de materiais em termos de resistência e espessura, resistência à umidade, respeito pelo meio ambiente, presença ou ausência de juntas de pontas.

De acordo com os principais indicadores técnicos, o YUSBI é dividido em:

  1. OSB-1 - placas frágeis e instáveis ​​à umidade, utilizadas exclusivamente como matéria-prima. Eles são baratos, ideais para criar uma estrutura temporária para despejar concreto.
  2. OSB-2 é uma placa bastante forte, mas não resistente à umidade, usada apenas para revestir paredes internas e criar divisórias em edifícios secos.
  3. OSB-3 é um material versátil de qualidade média. É utilizado tanto no exterior como no interior das instalações: fecham as paredes, constituem uma caixa de tipo maciço para determinados tipos de coberturas, assim como pisos entre pisos, decks.
  4. OSB-4 é um material de alta qualidade, durável e resistente à umidade. Versátil na aplicação.

Os ladrilhos com dimensões de 125 × 250 cm e 122 × 244 cm são os mais vistos à venda, embora existam outras opções, cuja escolha permite evitar uma grande quantidade de refugos ao cobrir uma superfície de um determinado tamanho. Espessura entre 0,6 e 2,5 cm.

Para pintar, você não deve comprar placas OSB, nas quais os pedaços de casca são visíveis. Com o tempo, eles vão descascar, estragando a aparência da superfície pintada.

Os painéis OSB são divididos em:

  1. Os regulares com uma borda reta. Ao cobri-los, fazem costuras soltas, deixam uma distância de 3 a 5 mm para que o revestimento não se deforme com as variações de temperatura. As placas são fixadas com segurança com parafusos autorroscantes, espaçados de 35 a 40 cm. Se o painel for grande, insira parafusos auto-roscantes adicionais na diagonal.
  2. Ranhurado com uma conexão pontiaguda. Eles são usados ​​para criar uma camada superior para pintura e envernizamento. São obtidas costuras apertadas, graças às quais é quase impossível ver onde termina uma, começa a segunda folha. Para fixar o OSB, não é necessário um grande número de parafusos autorroscantes. Além disso, os painéis macho e fêmea são aplicáveis ​​para criar uma cobertura "flutuante" de uma superfície de concreto.

Para decoração de interiores, você não pode comprar painéis OSB à base de resinas de formaldeído, pois emitem compostos voláteis tóxicos. Este revestimento possui classe de alta emissão de formaldeído - E2.

Para pintar, você não deve comprar placas OSB, nas quais os pedaços de casca são visíveis.

Para a pintura de interiores, as placas marcadas "GREEN" e "ECO", feitas de madeira impregnada com compostos de parafina, são ideais. Sua base adesiva consiste em resinas de poliuretano polimerizadas seguras. As classes de emissão para instalações residenciais são E0,5 e E1.

Requisitos e critérios para a escolha da tinta

Devido às peculiaridades da composição dos painéis OSB, nem todas as composições de coloração caem em sua superfície. O material está saturado de resinas, portanto seu poder adesivo é fraco. As placas OSB absorvem mal as tintas à base de água e outras tintas solúveis em água.

As composições acrílicas e de outros polímeros são preferidas para a pintura OSB. Adaptam-se perfeitamente a materiais irregulares e oferecem uma boa proteção contra intempéries.

Ao escolher tinta para OSB, considere os seguintes critérios:

  • o tipo de placa para o componente de ligação na composição e as características técnicas;
  • método de revestimento e decoração adicionais (preservando uma superfície irregular ou alisamento);
  • superfície pintada (revestimento de piso ou parede);
  • indicadores de temperatura e umidade na sala, grau de influência da radiação ultravioleta.

Se você precisa de uma composição para pintura externa de OSB, precisa de uma que contenha componentes que neutralizem o efeito dos raios ultravioleta. Caso contrário, a placa começará a descascar e a repintura será necessária em breve. A composição para pintura de interiores deve ser amiga do ambiente, isenta de componentes tóxicos.

O mais difícil de pintar é o OSB que fica muito tempo exposto ao sol sem uma camada protetora. A luz ultravioleta e a precipitação reduzem significativamente a qualidade do material, torna-se difícil aplicar até tinta especial para painéis OSB. O material deve ser cuidadosamente limpo, lixado, tratado com anti-séptico.

O mais difícil de pintar é o OSB que fica muito tempo exposto ao sol sem uma camada protetora.

Fórmulas recomendadas

Tintas acrílicas, alquídicas, a óleo, bem como composições especiais para OSB, chamadas tintas primárias, são adequadas para pintar painéis derivados de madeira.

Para trabalhos de interiores

Para o acabamento interno do prédio, é melhor escolher tintas de poliuretano, acrílico, epóxi, uma mistura de mancha e verniz, além de uma composição especial para OSB.

Acrílicoideal para pintar paredes e tetos, forma um revestimento uniforme e denso de cor uniforme.
Corante de poliuretanoÉ utilizada para pintura de ambientes com alta umidade, à base de solventes orgânicos, a tinta, quando combinada com as resinas que compõem a laje, forma um revestimento de alta resistência e durabilidade.
corante epóxia melhor opção para criar um revestimento de piso liso, a tecnologia de trabalho é a mesma da fundição de um piso de polímero tridimensional, embora seja possível dar uma determinada cor ou preservar o padrão natural da madeira .
tinta primertem excelente aderência, protege os painéis de fatores externos negativos, não deixa passar umidade, forma uma camada densa e elástica, está disponível na cor branca, pode ser tingido em qualquer tonalidade, é usado tanto como acabamento de revestimento quanto como base para decoração .
Tintura e vernizÉ usado para enfatizar a textura natural da madeira, a mancha aplicada primeiro dá a tonalidade desejada e o verniz vinílico ou poliuretano fixa o resultado.

Para trabalho ao ar livre

Para a pintura de painéis OSB localizados fora do edifício, são utilizados compostos a óleo, alquídicos e acrílicos resistentes a fatores climáticos.

Corante de óleoa melhor opção para pintura externa de placas, possui excelente aderência, é pouco absorvido pelo material, forma um revestimento durável na superfície com longa vida útil e altas propriedades de proteção.
corante alquídicopenetra profundamente na madeira, proporciona um revestimento durável, não requer aplicação sobre uma camada protetora de verniz.
Mancha acrílicapara pintura externa, utiliza-se acrílico à prova d'água, que forma um revestimento uniforme; antes de aplicá-lo, é necessário tratar as paredes com um primer antimofo.

A qualidade da tinta depende do rigor da preparação da placa.

Ordem de coloração

Como as pranchas de madeira são texturizadas, com superfície irregular, é necessário usar mais tinta do que para cobrir materiais lisos semelhantes. Para uniformizar os painéis OSB, eles devem ser cuidadosamente preparados antes da pintura: massa e primer.

Trabalho preparatório

A qualidade da tinta depende do rigor da preparação da placa. Prepare o OSB para pintura antes de fixá-lo na parede.

Siga este algoritmo:

  1. Lixe a superfície com uma lixa para esconder a textura e também para remover a camada protetora que impede a absorção da tinta pelo material. É especialmente cuidadoso moer o OSB-3, pois essas placas são tratadas com uma composição de verniz e cera.
  2. Defeitos, juntas de painéis e locais onde são inseridos parafusos auto-roscantes, massa de vidraceiro. Use um selante de cola à base de óleo. Se as juntas permanecerem visíveis após o tratamento, você pode fechá-las com tiras de moldagem.
  3. Depois que a massa estiver seca, lixe a placa com lixa para que o revestimento fique perfeitamente uniforme.

cartilha

O próximo passo é a inicialização do OSB. Os mais usados ​​são os vernizes acrílicos e de poliuretano. São diluídos em água na proporção de 1:10, aplicados no fogão.

Um bom primer é um adesivo. Esse primer cria uma camada confiável entre o painel e a camada de tinta. Um primer de adesão é ideal se lascas de madeira oleosa forem usadas na produção de OSB. O primer evitará que os óleos da madeira se destaquem.

O verniz alquídico também é adequado para o processamento de placas OSB. Para diluí-lo, use aguarrás ou solvente similar.

O próximo passo é a inicialização do OSB. Os mais usados ​​são os vernizes acrílicos e de poliuretano.

Tingimento

Para pintar OSB com sucesso, siga o seguinte algoritmo:

  1. Pinte as bordas do painel. Pinte bem as bordas, porque aqui a tinta é mais ativamente absorvida pelo material.
  2. Role a tinta uniformemente sobre a superfície para formar uma camada fina. Não mude a direção do movimento.
  3. Deixe o fogão secar.
  4. Quando a superfície estiver completamente seca, aplique uma segunda camada de tinta. Role o rolo perpendicularmente à direção anterior.
  5. Aplique uma terceira demão de tinta, se necessário.

Secagem

A tinta deve secar bem entre a primeira e a segunda demão. Seque o painel pintado por cerca de 8 horas em uma sala onde não haja correntes de ar e flutuações de temperatura. Terminada a pintura, o OSB é seco na mesma sala.

Como envelhecer artificialmente o material

Para OSB, podemos aplicar o efeito de envelhecimento, a superfície é elegante e original. Para envelhecer o material, são utilizadas tintas pátina e vernizes especiais para madeira envelhecida.O método é aplicável para suavizar saliências visíveis sem alterações na textura.

Para pintar OSB semi-antigo, é necessário levar um moedor, uma esponja de lixa P320, uma roda de lixa P180, um aerógrafo, uma pátina, vernizes acrílicos e coloridos, um primer.

Para pintar uma tinta OSB envelhecida, faça o seguinte:

  1. Lixe com leve pressão ao redor. Passe por cada seção 3 vezes.
  2. Prepare o painel. Espere o primer secar.
  3. Contorne a superfície novamente para torná-la opaca e lisa.
  4. Aplicar o verniz acrílico em várias demãos. Deixe secar.
  5. Airbrush a pátina. O spray deve ser uniforme, sem lacunas. Deixe a assadeira secar por 10 minutos.
  6. Lixe a superfície com uma esponja para revelar um padrão amadeirado nítido.
  7. Aplique o verniz colorido da cor desejada, deixe secar por algumas horas.

Pintar OSB não é difícil.O material não é muito suscetível à influência de fatores externos, portanto, o uso de compostos de proteção sérios não é necessário. No entanto, para obter um revestimento de alta qualidade e durabilidade, é necessário escolher a tinta certa, seguir a tecnologia de preparação e pintura.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha