Como colar corretamente papel de parede em tinta à base de água passo a passo e é possível
Antes de iniciar o reparo, é importante saber se é possível colar o papel de parede sobre tinta a óleo ou água. Com efeito, o tempo de vida do material colado depende do estado da superfície e da composição de coloração previamente aplicada. Será problemático colar papel de parede em uma parede perfeitamente plana e lisa. Antes de colar, é desejável tornar a superfície áspera. A opção ideal é desmontar o revestimento antigo.
Como determinar o tipo de composição de tinta antiga
Normalmente, as paredes internas das instalações são pintadas com uma emulsão aquosa, uma dispersão aquosa, cal, com menos frequência - óleo, silicone, alquídica, tinta látex. Antes de colar o papel de parede, é aconselhável determinar o tipo de composição colorida antiga. A tampa pode precisar ser removida.
As tintas a óleo, alquídicas e outras tintas à base de resina geralmente têm uma superfície perfeitamente plana, lisa e brilhante. Qualquer um desses compostos, depois de aplicado na parede e seco, forma uma película dura que não penetra no reboco, mas fica do lado de fora.O revestimento pode rachar e descascar com o tempo. É problemático colar papel de parede em tal composição colorida.
Superfícies lisas têm pouca adesão. A tinta velha é separada em camadas, camadas, rasga bem. Para desmontar o revestimento, são utilizados agentes amaciadores químicos especiais (decapantes). A tinta velha pode ser removida mecanicamente (com raspadores, escova de aço).
Se as paredes forem pintadas com uma composição à base de água ou dispersão aquosa, uma camada de tinta que penetrou profundamente na base não pode ser arrancada em camadas. O revestimento antigo sob estresse mecânico (raspagem) descasca em pequenos pedaços secos, flocos, poeira. A parede rebocada é impregnada com uma emulsão aquosa. Você pode desmontar essa tinta por simples enxágue ou mecanicamente (com raspador, lixa).
Regras para escolher o tipo certo de papel de parede
Normalmente, o papel de parede é escolhido de acordo com o estilo da sala, a área da sala, as cores e os padrões que você gosta. Se a composição de coloração antiga não for adequada para colagem, ela será desmontada ou levada ao estado desejado. Você pode colar qualquer papel de parede na parede, o principal é preparar bem a superfície para colar.

Algumas dicas que serão úteis na hora de escolher os materiais a serem colados:
- telas de papel de parede grossas não são coladas à superfície pintada a óleo;
- em uma superfície plana de gesso, papéis de parede de papel, vinil, não tecido e têxteis podem ser colados;
- para uma parede com pequenas irregularidades, o papel de parede líquido e texturizado (texturizado) é adequado.
Como preparar a superfície antes da colagem
O papel de parede é colado apenas na parede preparada para colar.Idealmente, a superfície é rebocada com gesso e preparada antes da colagem. Se houver uma composição de tinta aplicada anteriormente na parede, é aconselhável desmontá-la.
Limpeza de superfície
Antes de colar, a parede é limpa de tinta rachada, sujeira e poeira. Para limpar a superfície, use ferramentas de construção (raspadores, espátulas, escovas), detergentes e produtos químicos. É aconselhável limpar as paredes com respirador e óculos de proteção.
As composições de óleo são removidas usando reagentes especiais ou mecanicamente (escovas de metal, raspadores). Se a tinta aderir bem à parede, pode deixá-la. É verdade que a superfície terá que ser lixada. Uma parede adequada para papel de parede deve ter rugosidade.
Verificação de aeronave
Após a limpeza, a parede é verificada quanto a rachaduras, irregularidades, amassados, furos, lascas. A inspeção é feita durante o dia com boa iluminação. Recomenda-se colar o papel de parede em uma superfície perfeitamente plana. Papel ou materiais não tecidos não são capazes de esconder todos os defeitos da parede.

colocar e nivelar
Defeitos nas paredes são eliminados com massa. Recomenda-se colar o papel de parede apenas em uma superfície perfeitamente plana. A solução de massa é aplicada em locais de rachaduras, buracos, depressões com uma espátula. Anteriormente, as áreas de massa são tratadas com um primer. Se uma grande área precisar ser nivelada, é aconselhável comprar gesso e rebocar a parede.
Preenchimento
Recomenda-se preparar uma parede perfeitamente limpa, seca, plana e áspera antes de aplicar o papel de parede. Para isso, você pode usar um primer, pincel ou rolo. O primer é um líquido especial inodoro, transparente ou branco. Após a aplicação, seca em cerca de 24 horas.
Depois de preparar a superfície da parede seca, você pode caminhar novamente com lixa de grão fino.
Caso a base a ser colada já tenha sido pintada em cores vivas, recomenda-se adquirir um primer branco que cobrirá a base colorida. Cada tipo de parede e papel de parede tem seu próprio tipo de primer. A impregnação permite que os materiais sejam fixados de forma rápida e firme à superfície da parede. O primer melhora a adesão do papel de parede à parede. É impossível realizar a colagem ignorando o primer de superfície.
Tipos de primers de papel de parede:
- Primários à base de PVA - adequados para papel, não-tecidos e materiais vinílicos;
- primer de látex - usado para fortalecer uma base em ruínas;
- primers anti-sépticos para papel de parede - contêm substâncias antibacterianas e antifúngicas;
- pasta de papel de parede contendo solo - uma composição universal que encurta o procedimento de preparação para colagem;
- primer acrílico - penetra profundamente na parede rebocada, melhora a adesão;
- primer alquídico - aplicado em tábuas de madeira, evita o inchaço da madeira.
Alguns fabricantes de primers recomendam aplicar primer não apenas nas paredes, mas também no papel de parede. Existem materiais de papel de parede para pintura. Antes de aplicar a tinta, a superfície deste papel de parede deve ser preparada. A impregnação é aplicada à base em duas camadas.

Tecnologia de colagem passo a passo
As etapas do papel de parede:
- Desbaste a parede limpa.
- Prime a superfície e seque bem.
- Corte o rolo em tiras iguais à altura da parede ou ao comprimento do teto.
- Prepare uma composição adesiva.
- Aplique cola na parede ou na parede e no interior do papel de parede (dependendo do tipo de material do papel de parede).
- Cole papel de parede nas paredes (começando pelo canto ou janela).
- Alise a superfície com um rolo seco, começando pelo centro, em diferentes direções.
- Limpe os restos do adesivo deslocado com um pano limpo.
Existem várias nuances que devem ser prestadas atenção. Antes de colar papel de parede grosso na parede, recomenda-se colar papel especial ou jornal velho comum com antecedência. A cola é aplicada nas telas com rolo ou pincel. A composição adesiva deve saturar o suporte do papel de parede. A impregnação dura de 5 a 10 minutos. As telas de papel de parede são coladas de ponta a ponta ou sobrepostas.
Se as tiras não estiverem bem coladas, o erro pode ser corrigido antes que a cola seque, é aconselhável secar a sala forrada com papel de parede com as janelas fechadas e as portas abertas. Em correntes de ar ou em alta umidade, as telas podem se afastar da parede.
O que fazer se a tinta não passar no teste
É aconselhável desmontar a antiga composição de coloração da parede antes de colar. As telas de papel de parede se encaixam perfeitamente em uma superfície áspera e preparada. Se a tinta não for removida da parede e a base não for preparada, há uma grande probabilidade de que os materiais colados caiam. Nesse caso, você terá que refazer os reparos e colar na peça. Normalmente, as superfícies pintadas com tinta a óleo ou alquídica não resistem ao teste. Substrato liso tem adesão ruim.

Recomenda-se remover o papel de parede caído da parede. A parte de trás das telas deve ser completamente limpa de tinta, gesso e poeira aderentes. Recomenda-se prestar atenção especial às paredes. Eles devem ser completamente limpos do revestimento lascado antigo.Para remover a composição de coloração, use produtos químicos (lavagens) e detergentes.
A tinta é removida com espátula, raspador, pincel. Após retirar o revestimento antigo, recomenda-se nivelar a parede com reboco e aplicar primer. Após o trabalho de preparação e limpeza, você pode começar a colar.
O que fazer se a tinta ficar gordurosa
Nos antigos edifícios soviéticos, as paredes são geralmente pintadas com tinta a óleo. Com o tempo, uma superfície lisa, brilhante e uniforme começa a rachar, descascar e inchar. A única forma de tornar as paredes apresentáveis é desmontar o revestimento antigo. No entanto, é preciso muito tempo e dinheiro para remover a composição de coloração aplicada anteriormente. Você precisa comprar um líquido (decapante) para remover a tinta. Após desmontar o revestimento antigo, será necessário nivelar as paredes com gesso cartonado. Imediatamente antes de colar o papel de parede, a superfície deve ser preparada e bem seca.
Você pode pegar um atalho: deixe a tinta a óleo na parede, mas passe uma lixa ou uma escova de aço por cima. A superfície a ser colada deve tornar-se áspera. Na fase final, as paredes são tratadas com primer e lixadas novamente.
O papel de parede pode ser colado sobre a composição de tinta à base de óleo. É verdade que a parede deve ter uma superfície perfeitamente plana. A base deve primeiro ser rugosa. Se a parede estiver irregular, com defeitos e a tinta estiver esfarelando, inchando, é melhor primeiro remover o revestimento antigo e nivelar a superfície. É importante lembrar que o papel de parede só pode ser colado em uma superfície plana e áspera. Antes de colar, a parede deve ser tratada com um primer.


