As melhores marcas de tintas de paquímetro resistentes ao calor e como fazer você mesmo
Ao comprar um carro, cada proprietário procura não só transformá-lo, mas também melhorar o desempenho, melhorar o estado técnico do veículo. O sistema de freios de um carro é considerado um dos mais importantes, por isso é dada atenção especial a cada detalhe. As regras de manutenção prevêem a manutenção de pinças e discos de freio. Os proprietários de carros usam tinta de pinça resistente ao calor para prolongar a vida útil e ter uma ótima aparência nessas peças.
A necessidade de pintar as pinças
Para a maioria dos entusiastas de automóveis, as pinças do carro são pintadas em uma cor brilhante ou para combinar com a carroceria do carro. Para veículos com discos fundidos, todos os detalhes do sistema de freios são claramente visíveis. Elementos de cores vivas conferem estética ao carro, tornam-no mais atraente e aproximam-no visualmente da aparência de um carro de corrida.
As partes pintadas do sistema de freio não são apenas decorativas, mas também funcionais. Os estribos possuem superfície rugosa, em contato com o meio externo. A partir daí, os elementos ficam sujos mais rapidamente e a vida útil é reduzida.Sujeira e poeira acumuladas aumentarão o tempo de resfriamento. A camada de tinta e verniz protege contra poluição, corrosão, mantendo o equilíbrio da transferência de calor.
As pinças são pintadas em centros de serviço, onde especialistas realizam o procedimento com competência. Mas esse trabalho é fácil de fazer sozinho, armado com os materiais e ferramentas necessários.
Requisitos para a composição de coloração
A escolha do corante deve ser abordada com cuidado especial. A tinta comum não é adequada para esses fins, pois sua estrutura não suporta altas temperaturas e os efeitos do ambiente externo. A tinta de revestimento em pó também não resistirá a condições operacionais adversas.
Os freios do carro esquentam durante a condução, então a mistura de corante deve estar em alta temperatura. Você pode usar composições destinadas a decorar fogões.
Um dos melhores materiais para pintar pinças é a tinta resistente ao calor Foliatec com uma ampla gama de cores. Ela tem todas as qualidades necessárias:
- maior resistência a altas temperaturas, estresse mecânico;
- resistência química;
- maior resistência ao desgaste e força;
- uma ampla gama de paletas de cores.

As pinças do carro podem ser pintadas em qualquer cor que você desejar. A tinta deve ser fácil de aplicar, não deixar riscos, reduzir a condutividade térmica.
Como escolher a tinta certa?
A matéria corante está disponível em latas, garrafas, aerossóis. O pigmento em spray é fácil de aplicar, por isso é ideal para iniciantes. Existem no mercado kits de pintura para peças do sistema de freio com prazo de garantia de no mínimo 5 anos.Ao escolher uma tinta, considere a marca e a cor.
Marca
A tinta Foliatec é um produto de alta qualidade. A tinta resistente ao calor em várias cores e efeitos suporta manifestações agressivas do ambiente externo. Disponível em latas e aerossóis.Após a aplicação, é criado um revestimento forte e durável.
A composição de coloração do Motip pertence às opções de orçamento. Produto em lata aerossol. Possui altos índices de resistência ao calor e poder de cobertura, repele bem a água e a sujeira da superfície.
O revestimento em pó adere perfeitamente às peças aquecidas e rotativas e é ecologicamente correto. O revestimento com esse material possui altas propriedades anticorrosivas e resistentes a impactos. O mercado moderno oferece uma ampla seleção de esmaltes para pintura de peças automotivas. Um dos principais critérios de seleção é a conveniência de aplicar uma camada decorativa e protetora. As desvantagens das tintas spray são que, ao borrifar, você pode tocar em outros elementos, por isso é necessário remover a parte a ser pintada. A Foliatek fabrica tintas para pincel, que permitem pintar as peças sem removê-las.

Cor
Antes de pintar as pinças, o proprietário do carro é determinado pela cor da tinta. As principais cores dos estribos:
- o vermelho é uma cor popular que combina com qualquer tipo de carro;
- pinças amarelas chamam a atenção, diferem no brilho e distinguem o carro dos demais;
- partes pretas do sistema de freios são preferidas por quem não quer se destacar;
- pinças azuis são adequadas para todos os veículos, exceto aqueles com tonalidade vermelha.
Como pintar com as próprias mãos?
A gama de tintas para pinças é impressionante, mas a tecnologia de aplicação é idêntica. Não é difícil realizar o procedimento sozinho, o principal é atenção cuidadosa e observância constante de todas as etapas.
Trabalho preparatório
O procedimento pode ser realizado de duas formas: com retirada de peças ou sem retirada. No primeiro caso, a máquina é instalada em uma tomada. É conveniente trabalhar primeiro de um lado e depois do outro. Desparafuse a roda, desconecte as mangueiras do freio, as pinças permanecem abertas para o procedimento.
Para retirar as peças terá de seguir os mesmos passos, apenas com a posterior retirada dos elementos. As pinças são montadas em dois parafusos, que são lubrificados com líquido WD-40, deixados por um tempo e depois desparafusados. As partes removidas preparam:
- Com uma escova de metal e uma lixa, limpam a superfície da sujeira, removem vestígios de ferrugem.
- Limpa os elementos de borracha da contaminação.
- Limpe a superfície com um desengordurante. Essa etapa deve ser realizada com cuidado, a durabilidade do revestimento depende da qualidade da execução.
- Os itens que não serão pintados são lacrados com fita adesiva.
A sala em que o trabalho é realizado deve estar equipada com boa ventilação e fontes de luz.

Antes do processo de coloração, prepare os materiais e ferramentas:
- tinta resistente ao calor;
- verniz;
- panos limpos;
- Óculos de proteção.
É mais conveniente usar kits prontos, que incluem: tinta, limpador, primer, endurecedor e um conjunto de ferramentas de trabalho.
Tingimento
O processo de pintura das peças ocorre sequencialmente, inclui as seguintes etapas:
- Depois de limpar a peça e desengordurar, a superfície é preparada em 1-2 camadas. Um intervalo de tempo de pelo menos 0,5 a 1 hora é mantido entre as camadas.
- Antes de pintar, estude as instruções primeiro. Se a tinta for comprada em potes, agite bem o recipiente antes. A pulverização de teste é realizada em uma área separada. Se a composição de coloração ficar uniforme, você pode começar a colorir.
- A coloração é realizada em pelo menos 4 camadas. Aplique a primeira camada fina, deixe secar 5 minutos. Em seguida, uma segunda camada é aplicada em um ângulo de 90 graus. Desta forma, o aparecimento de manchas será mínimo. Normalmente, as duas primeiras demãos são aplicadas superficialmente e a terceira e a quarta demãos são empilhadas firmemente. Ao aplicar a composição com pincel, cada camada é deixada secar por pelo menos 15 minutos.
- Terminado o trabalho, os estribos são deixados a secar durante 24 horas. Em seguida, fita adesiva, o papel é removido, os elementos são instalados no lugar.
Dicas e truques adicionais
As pinças devem ser pintadas em várias demãos. A tinta é aplicada com o maior cuidado possível, tentando não exagerar, senão aparecerão manchas. A tinta spray é aplicada na segunda camada e nas subsequentes perpendicularmente à peça. Portanto, a aplicação da composição de coloração será o mais uniforme possível, sem estrias e estrias.
É melhor recusar o revestimento em pó, pois não tolera altas temperaturas. Após um verão quente e uso intenso do carro, partes do sistema de freio precisarão ser repintadas.
Com o tempo, os elementos do sistema de freio perdem sua aparência atraente e aparece corrosão. Uma camada decorativa e protetora ajudará a restaurar os estribos à sua aparência e estética anteriores, o que os protegerá dos efeitos de fatores ambientais negativos.Qualquer entusiasta de automóveis pode renovar independentemente o revestimento das peças, seguindo as instruções descritas acima.


