Qual é o peso da tinta em 1 litro e sua densidade, como converter de kg para l
A maioria dos fabricantes de tintas lista o volume em litros e o peso em quilogramas em seus rótulos. No entanto, exceções não são incomuns. Ao consertar, você precisará de muito para calcular corretamente o custo dos materiais. Para resolver o problema, você precisa entender como é feita a conversão de litros para quilogramas. Você pode descobrir o peso de qualquer tinta em 1 litro graças à densidade.
Por que você precisa saber a massa de tinta
Um novo cálculo da quantidade de tinta em quilogramas é necessário nos casos em que surge uma necessidade tecnológica. Por exemplo, a substância estará em um recipiente não padronizado ou em um tanque.
Os compradores ou construtores novatos que ainda não enfrentaram esse problema estão mais interessados na massa da substância. Às vezes, as informações podem ser encontradas rapidamente na Internet, mas se não der certo, a única saída é fazer as contas você mesmo.
como calcular corretamente
De acordo com o GOST, as medições são permitidas apenas em kg / m3. Assim, tal valor não é adequado para uma solução, seu volume é medido em litros, o que significa que é necessária uma massa em kg / l. Esse valor será mil vezes menor do que o aprovado.
Quando você sabe quanto pesa uma lata de tinta, pode determinar a quantidade total do peso de tinta desejado. Se forem obtidas informações sobre a massa e o volume da solução, isso permitirá um cálculo mais detalhado da vazão. Essa abordagem pode ajudar a economizar dinheiro.

Dados iniciais necessários para tradução
Além do fato de que o tipo de produto afeta os resultados do cálculo, o fabricante também é de grande importância. Para realizar um cálculo você mesmo, você precisa dos seguintes dados iniciais:
- densidade - um indicador de quanto uma substância é mais pesada que a água do mesmo volume a uma temperatura de 4 graus;
- substâncias adicionais na composição - aditivos, modificadores;
- a densidade da tinta.
Os dados necessários podem ser encontrados na embalagem do fabricante.
Fórmulas de cálculo e tamanho do erro
A maneira menos trabalhosa de calcular quanto pesa 1 litro de tinta é pegar uma fórmula de uma aula de física. Sabe-se que a densidade pode ser calculada conhecendo o volume e a massa. Para obter a massa, você deve, portanto, transformar a fórmula. A versão original é assim: p = m / V. Nesta fórmula:
- p é a densidade;
- m é a massa;
- V - volume.
Normalmente, nessas substâncias, a densidade está entre 1,2 e 1,6. Esta informação é indicada no recipiente do fluido.
Agora você precisa lembrar da matemática e refazer a fórmula para que fique a massa desejada. Ficará assim: m = V * p. Esta fórmula é simples de entender e permite saber rapidamente o peso da lata. A densidade da tinta é uma ordem de grandeza superior à dos líquidos à base de água. Isso sugere que a massa de uma lata de litro sempre será maior que 1 kg.

Como no erro de cálculo doméstico todos os dados podem não ser conhecidos, o erro de cálculo pode não ser 100% preciso. Como regra, a porcentagem de erro não excede 5. Se a tinta for destinada a uso doméstico, isso não é crítico. Para quem aprecia precisão, é melhor usar equipamentos especializados. Também dá uma figura com erro, mas muito menos, mesmo com um trabalho delicado e escrupuloso não se fará sentir.
Exemplo
Você pode usar um exemplo para determinar como calcular o peso de uma solução. O primeiro passo é encontrar a densidade na margem. Pode ser indicado em kg/m3 ou em kg/l. No exemplo, será considerada uma lata de revestimento com volume de 1 L e densidade de 1,4 kg/L. Acontece que para calcular o peso você precisa de 1l * 1,4kg / l = 1,4kg.
Às vezes, você pode ter que calcular mal o inverso - o deslocamento, que contém 1 quilo de cobertura. Para fazer isso, você precisa de: 1kg/1,4kg/l = 0,714l. Para saber quantos litros conterá um quilograma de vários corantes, desde que o volume do recipiente seja superior a um litro, é necessário usar a multiplicação.
É importante lembrar que para cada cobertura é necessário um cálculo separado, levando em consideração as características de um determinado banco.
Peso aproximado de diferentes tipos de tintas
Como o peso da tinta já foi calculado várias vezes por pessoas, existem valores indicativos. Os dados também diferem dependendo do tipo de material. Por conveniência, os números são apresentados na tabela:
| tipo de tinta | Peso aproximado em quilos |
| pentaftálico | 0,90-0,92 |
| a base de água | 1,34-1,36 |
| Acrílico | 1,45-1,55 |
| Tikkurila | 1,3-1,6 |
| cartilha | 1,49-1,52 |
Em qualquer caso, é possível um erro de até 5%.
Uma massa de tinta em 1 litro será necessária durante as obras. Pode haver uma pequena discrepância nos cálculos, mas isso não é crítico para trabalhar em casa. Se estamos falando de atividades profissionais, por exemplo, em laboratórios, então é melhor escolher outro método de determinação da massa - equipamentos especiais.

