De que cor pintar a varanda, tipos de revestimentos e instruções passo a passo

A pintura de varanda é o tipo mais simples de reparo cosmético. Escolhendo que cor é melhor pintar a varanda, vale a pena considerar opções populares e direções estilísticas. Uma ampla variedade de soluções de design permite incorporar ideias clássicas e originais.

Os principais critérios para escolher uma cor

Pensando em pintar as paredes de uma varanda ou loggia, você deve seguir vários critérios. Incluindo, o que importa:

  1. Preferências individuais. Para decorar o espaço agradável aos olhos, você precisa escolher seus tons favoritos.
  2. O estilo geral do apartamento. A combinação harmoniosa de cores com a sala à qual a varanda está anexada criará um estilo unificado. Nesse caso, você pode brincar com os contrastes e escolher o tom oposto, o que será um bom plus.
  3. Cores de outros revestimentos.Se o revestimento do piso já estiver instalado na varanda e o teto estiver pintado, a cor das paredes deve ser adaptada.

Pensando em pintar as paredes de uma varanda ou loggia, você deve seguir vários critérios.

Variedades de revestimentos

Vários tipos de revestimentos são adequados para pintar uma varanda. Ao escolher a melhor opção, é recomendável se familiarizar com os principais recursos, vantagens e recursos de uso.

Acrílico

As tintas acrílicas são feitas de uma emulsão poliacrílica que se dissolve em água. O material cria uma superfície com alto desempenho e propriedades decorativas. As seguintes características são inerentes ao revestimento acrílico:

  • preservação do brilho por mais de 10 anos;
  • resistência à umidade e solventes, exceto para substâncias especiais;
  • ausência de emissões tóxicas quando aquecido;
  • estrutura densa, resistente a arranhões e outros defeitos.

As tintas acrílicas são feitas de uma emulsão poliacrílica que se dissolve em água.

alquídico

A tinta alquídica contém resinas de poliéster usadas como componente formador de filme. As principais características distintivas do revestimento são a menor luminosidade e um efeito fosco suave. Uma ampla gama de soluções de cores abre oportunidades para a implementação de ideias artísticas e trabalhos básicos de construção e acabamento. A imunidade às intempéries permite que o material seja usado para pintar não apenas o espaço interno, mas também a fachada.

Látex

O revestimento de látex é um esmalte criado à base de dispersão de água. Suas principais vantagens são:

  • facilidade de aplicação em qualquer tipo de superfície de diferentes formas;
  • revestimento durável e duradouro em comparação com outras tintas à base de água;
  • respeito pelo meio ambiente e ausência total de substâncias tóxicas;
  • produção em branco e possibilidade de tingimento em qualquer tom com pasta especial.

Dos pontos negativos da variedade de látex, vale destacar a baixa resistência às mudanças de temperatura. Isso geralmente leva a rachaduras na camada superior e à necessidade de acabamento adicional.

Dos pontos negativos da variedade de látex, vale destacar a baixa resistência às mudanças de temperatura.

Silicone

Os revestimentos de silicone são feitos de partículas orgânicas, água e resinas oxigenadas.

Estes conferem à tinta características únicas e a seguinte lista de benefícios:

  • universalidade de aplicação em qualquer superfície, incluindo divisórias internas e elementos externos da varanda;
  • preservação da aparência original por vários anos sem a necessidade de reparos em grande escala;
  • facilidade de aplicação na superfície e possibilidade de mudança de tonalidade com o auxílio de cores;
  • resistência à poluição, bem como influências mecânicas, térmicas e outras.

Silicato

Nos trabalhos de acabamento, são frequentemente utilizadas tintas de silicato à base de vidro de água. A adição de pigmentos especiais em pó permite dar ao revestimento a tonalidade desejada. A presença de etil silicato na composição contribui para a formação de um filme fino com alta refratariedade e resistência. Ao decorar uma varanda, é importante levar em consideração que o material de silicato é incompatível com madeira natural, pedra e vários tipos de plásticos.

Nos trabalhos de acabamento, são frequentemente utilizadas tintas de silicato à base de vidro de água.

a base de água

A composição da emulsão aquosa inclui látex, espessante, anti-séptico e enchimento. Após a aplicação na superfície, o material seca rapidamente e não emite substâncias perigosas. Em comparação com muitos outros tipos de revestimentos, a emulsão aquosa não apresenta odor pronunciado.

Recursos para escolher dependendo da base

Diferentes tipos de substratos só podem ser pintados com materiais especialmente selecionados. Para que a tinta fique plana na superfície e não perca sua aparência e desempenho em pouco tempo, deve-se levar em consideração a compatibilidade com o substrato.

Alvenaria

Em muitos edifícios residenciais, as paredes das varandas são de tijolo. Antes da pintura, a base é coberta com uma emulsão acrílica, após o que são aplicadas duas camadas de emulsão à base de água. Se desejado, a composição é diluída com um corante para obter uma determinada tonalidade.

Em muitos edifícios residenciais, as paredes das varandas são de tijolo.

Concreto

As melhores opções para substratos de concreto são tintas plásticas e de silicato. Podem ser aplicados em paredes interiores e exteriores. A forte adesão ao substrato proporciona durabilidade e resistência a influências externas.

superfícies de gesso

É melhor tratar as superfícies rebocadas com compostos de acrilato, caracterizados por maior resistência à umidade e exposição aos raios ultravioleta. Usando pigmentos coloridos, você pode dar à superfície a tonalidade desejada.

Madeira ou compensado

Você pode pintar compensado ou revestimento de madeira com material acrílico comum, fácil de aplicar e com boas propriedades decorativas. Também é permitido terminar com tinta a óleo simples.

drywall

Para drywall, as composições à base de água diluídas com cores são adequadas. Recomenda-se o uso de tons foscos que escondam visualmente as imperfeições da base.

Para drywall, as composições à base de água diluídas com cores são adequadas.

Plástico

A maneira mais fácil de pintar plástico é usar um material acrílico à base de água. Se um revestimento inadequado for selecionado, ele vazará na base de plástico.

Como pintar com as próprias mãos

O processo de decoração das paredes da varanda requer etapas preparatórias e pintura direta competente. Para evitar erros comuns, vale a pena estudar com antecedência as instruções para reparar a lacuna.

massa de vidraceiro

A aplicação do betume forma uma superfície plana e lisa, eliminando todos os defeitos. A mistura do betume é aplicada numa única camada, alisada com uma ferramenta adequada e deixada secar.

A aplicação de massa forma uma superfície plana e lisa, eliminando todos os defeitos.

cartilha

O primer é realizado antes da aplicação da massa para melhor aderência da camada superior à parede. Para aplicar o primer, use um rolo especial.

Pintar

A tecnologia de coloração depende do tipo de substrato e do revestimento escolhido. As recomendações para aplicação de uma composição específica, via de regra, são indicadas pelo fabricante na embalagem com tinta.

Todo o trabalho de acabamento na varanda é realizado em temperaturas acima de 10 graus.

A tecnologia de coloração depende do tipo de substrato e do revestimento escolhido.

Esquemas de cores populares

Na prática, várias cores se espalharam, muitas vezes usadas na decoração de uma varanda. Cada paleta de cores é adaptada a condições específicas.

branco

A cor branca clássica complementa todos os tons de uso no design do apartamento. Além disso, a composição branca ajuda a resolver o problema de queima quando a varanda fica do lado ensolarado.

A cor branca clássica complementa todos os tons de uso no design do apartamento.

Bege

O acabamento bege é considerado versátil e usá-lo como base reduz o risco de descumprir padrões de design. Você pode usar o bege como pano de fundo para cores naturais ou vibrantes.

marrom

Tons de marrom estreitam visualmente o espaço. Na varanda, portanto, é melhor pintar apenas uma parede ou separar fragmentos dela. Combine marrom com cores pastel suaves.

Combine marrom com cores pastel suaves.

Cinza

Tons quentes de cinza funcionam bem para fundos básicos que podem ser diluídos com detalhes e texturas fortes. Na maioria das vezes, o cinza é combinado com madeira natural e superfícies de tijolo.

Azul

As varandas voltadas para o sul são pintadas de azul para ampliar visualmente o espaço. Acentos de cores brilhantes e quentes ficam ótimos em um fundo azul.

Acentos de cores brilhantes e quentes ficam ótimos em um fundo azul.

Outras cores e combinações possíveis

O uso de cores originais permite um design único. Na varanda, você pode usar tons de verde claro, terracota e rosa. Ao experimentar, você pode descobrir muitas combinações de cores harmoniosas.

Recursos de estilo

Conhecendo o básico para escolher as tonalidades para pintar uma varanda, será possível determinar um único estilo. Existem vários estilos populares com características especiais.

chique

Uma característica distintiva do estilo chique gasto é a cor branca com um efeito de envelhecimento pronunciado. Arranhões e negligência são criados em paredes e móveis.

Uma característica distintiva do estilo chique gasto é a cor branca com um efeito de envelhecimento pronunciado.

Mediterrâneo

O estilo mediterrâneo é baseado no uso de tons claros. Além das paredes claras, plantas são colocadas na varanda.

japonês

Ao equipar uma varanda em estilo japonês, as paredes são pintadas de creme ou bege e as vigas são deixadas escuras para criar contraste. Você pode diversificar o interior japonês com ornamentos nacionais, decorações de bambu e móveis baixos.

Ao equipar uma varanda em estilo japonês, as paredes são pintadas de creme ou bege e as vigas são deixadas escuras para criar contraste.

marroquino

O estilo marroquino é caracterizado pelo uso abundante de itens de interior exóticos em cores vivas. Ao organizar uma varanda, você pode usar tapetes coloridos, móveis e pratos marroquinos. As paredes são acabadas com gesso bege e rosa.

Cabana

Você pode criar o estilo de um chalé usando forro de madeira, que é estofado nas paredes. A superfície da madeira é tratada com verniz ou cera. O estilo chalé tem uma paleta de cores característica, projetada em tons de terracota, chocolate e creme.

Você pode criar o estilo de um chalé usando forro de madeira, que é estofado nas paredes.

estilo ecológico

O estilo ecológico moderno envolve o uso de tons naturais da natureza, incluindo bege, areia e oliva. As inserções de palha e bambu são um ótimo complemento.

Sótão

Ao decorar no estilo loft, uma escala de cinza claro das paredes é usada como base. Uma das bases pode ser feita em uma cor viva ou criar a textura da madeira envelhecida.

Sótão

Dicas e truques adicionais

Ao escolher um material para pintar uma varanda, você deve sempre estudar a composição. O revestimento não deve emitir componentes tóxicos, ser facilmente lavado de molduras de plástico e vidro, passar vapor. Uma escolha cuidadosa de materiais de acabamento e tonalidades para as paredes da varanda facilita a implementação de soluções originais de design.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha