Como colar uma cisterna rachada em casa, as melhores ferramentas e instruções

Seja qual for a causa das falhas, as questões sobre o que fazer quando o tanque do banheiro está rachado e como o encanamento danificado pode ser colado são resolvidas de acordo com um único algoritmo. Ao mesmo tempo, é importante escolher um produto que possa não só eliminar o defeito, mas também resistir ao contato constante com a água. Para isso, são adequadas formulações comerciais e misturas adesivas caseiras.

As principais causas de rachaduras no tanque do vaso sanitário

Os encanadores identificam três causas comuns de danos aos tanques sanitários;

  • Choque mecânico;
  • erros de instalação;
  • a temperatura cai.

Os vasos sanitários são feitos principalmente de terracota ou porcelana. Ambos os materiais são mais exigentes em termos de manutenção. Portanto, independentemente das condições de operação, os vasos sanitários começam a vazar com o tempo.Em alguns casos, é impossível eliminar defeitos usando os métodos descritos.Isso se aplica em particular a grandes fraturas da base da tigela.

Não é recomendado eliminar o último defeito do encanamento com a ajuda de meios improvisados. Nesse caso, substitua o vaso sanitário quebrado por um novo.

Estresse mecânico

Lascas, rachaduras e outros danos ao vaso sanitário ocorrem quando um objeto sólido cai sobre o encanamento de uma altura suficiente. Freqüentemente, os defeitos vêm de um golpe na louça de barro ou porcelana, ou mesmo em um frasco de espuma de barbear. Nesse sentido, é recomendável instalar armários nos quais sejam armazenados produtos químicos domésticos e outros itens, se possível, fora do banheiro.

A diferença de temperatura

Água fria é usada para dar descarga nos banheiros. Essa escolha se deve a vários motivos (incluindo economia nas contas de serviços públicos). Em contato com a água quente, a faiança e a porcelana começam a se expandir. Além disso, esse processo ocorre apenas em uma determinada área. A expansão desigual cria tensão no material, levando a rachaduras.

Falhas de instalação

Não é recomendado usar força excessiva ao apertar os parafusos que prendem o vaso sanitário e as partes individuais do encanamento. Devido a isso (no contexto do aumento da pressão exercida pelo fixador), também surge tensão dentro do material, fazendo com que a porcelana e a faiança fiquem cobertas de rachaduras.

força excessiva não é recomendada.

Como ficar bem em casa

A dificuldade de colar o vaso sanitário se deve ao fato de que rachaduras e lascas na superfície de faiança e porcelana não apresentam textura lisa. Por esse motivo, o adesivo não mantém juntas as partes quebradas do dispositivo.Portanto, esse procedimento geralmente precisa ser realizado duas vezes ou mais.

o que é necessário

Para colar produtos de porcelana e faiança, você precisará de:

  • lixa fina;
  • acetona (gasolina), necessária para remover a gordura do banheiro;
  • cola;
  • Escocês.

Você também precisará de lenços para remover o excesso de adesivo. Antes de prosseguir com a colagem, é necessário desligar o abastecimento de água e drenar o tanque.

Preparação da superfície

O procedimento para preparar a superfície para trabalhos de restauração depende da natureza do defeito. Este procedimento exigirá mais força para rachaduras profundas que se estendem para ambos os lados do tanque.

Danos unilaterais

Em caso de dano unilateral, as rachaduras devem primeiro ser limpas de sujeira (uma escova com cerdas duras é adequada para isso) e, em seguida, limpe a graxa com acetona ou gasolina. Ações semelhantes devem ser tomadas com relação à parte escapada.

Ações semelhantes devem ser tomadas com relação à parte escapada.

fissuras bilaterais

Antes de proceder à limpeza da superfície e colagem do autoclismo, recomenda-se a utilização de uma broca de cerâmica fina para fazer um furo no fundo da fissura. Isso é necessário para evitar mais discrepâncias entre a falha e a divisão do encanamento. Então você precisa usar um moedor para expandir a rachadura e processar as superfícies internas de acordo com o algoritmo descrito. Posteriormente, a área danificada é reparada com resina epóxi bicomponente.

tecnologia de colagem

O procedimento para colagem de acessórios de terracota e porcelana depende do tamanho do defeito. O algoritmo dentro do qual este procedimento é realizado é o mesmo para todas as formulações utilizadas.

Adesivo à prova d'água universal

Recomenda-se o uso de adesivos deste tipo para eliminar defeitos em locais que não estão em contato constante com a água:

  • a junção do tanque e da tigela;
  • borda do vaso sanitário;
  • o lado externo do tanque e outros.

A colagem da cisterna é realizada em três etapas. Os detritos e outras partículas estranhas são removidos primeiro. Em seguida, o material é desengordurado. E depois disso, a cola é aplicada e o fragmento quebrado é espremido. O período pelo qual você precisa segurar o material é indicado nas instruções da cola.

Este método é adequado para restaurar as partes do tanque do banheiro que não estão sujeitas a estresse aumentado.

Uma resina epóxi

A resina epóxi é usada para selar rachaduras unilaterais. Este produto remove defeitos melhor do que cola para todos os fins. Para consertar um tanque danificado, você deve misturar os dois componentes desse agente (endurecedor e resina) e aplicar na área problemática. Depois disso, você precisa pressionar o local de colagem. Nesse caso, qualquer remédio serve, inclusive fita adesiva. Após o endurecimento da resina, recomenda-se a limpeza do local de colagem com lixa fina e feltro.

A resina epóxi é usada para selar rachaduras unilaterais.

Selante de silicone ou solda líquida

Ambos os produtos são adequados para reparar pequenas fissuras e colagem de fragmentos lascados. A preparação da superfície para este caso é realizada de acordo com um algoritmo semelhante. Se for usado selante, deve-se primeiro saturar as superfícies com silicone, retirando o excesso com uma espátula, depois passar com a mão ensaboada, alisando assim a composição. Esta opção de recuperação é conveniente porque o tanque pode ser usado 20 minutos após o término das manipulações.

A soldagem líquida dá o mesmo resultado que a massa. Esta ferramenta deve primeiro ser lançada entre as mãos e, em seguida, aplicada nas áreas problemáticas, compactando as rachaduras.Após as quatro horas necessárias para o endurecimento da pasta, lixe a superfície com lixa de esmeril.

Acabamento final

Recomenda-se tratar a superfície com lixa de grão fino em cada um dos casos acima. Se a rachadura for grande, após a vedação, os pontos de conexão devem ser pintados na cor apropriada. Caso contrário, a área onde o defeito está localizado se destacará do restante do tanque.

E é recomendável selar a junta interna com rejunte de ladrilho.

Visão geral de formulações prontas para uso

Vários meios são utilizados para eliminar defeitos em cisternas. Além dos descritos, as unhas líquidas, aplicadas de acordo com o algoritmo especificado, ajudam a restaurar produtos de terracota e porcelana. Meios especializados, como Unicum, BF-2 ou Rapid, também são capazes de lidar com esses defeitos.

BF-2

BF-2 é um adesivo universal que é usado para restaurar vários materiais, incluindo telhas de encanamento. Ao comprar este produto, você deve prestar atenção à rotulagem. Várias variedades de BF-2 não são adequadas para colar um vaso sanitário.

BF-2 é um adesivo universal que é usado para restaurar vários materiais

Exclusivo

Resina epóxi monocomponente à base de borracha e outros aditivos. O Unicum se distingue por sua maior resistência a temperaturas extremas, mas não tolera os efeitos do fogo aberto.

Rápido

Outro tipo de epóxi usado para restaurar encanamentos. Rapid, ao contrário do Unicum, é adequado para remover defeitos em porcelana. Este produto seca completamente em dois dias.

receitas de cola caseira

Para colar porcelana e faiança, você pode preparar suas próprias composições a partir dos seguintes componentes (opcional):

  1. 1 volume de vidro para 2 volumes de areia peneirada. Em seguida, adicione 6 partes de silicato de sódio.
  2. 1 parte de cal para 2 partes de giz e 2,5 - silicato de sódio. Após a mistura, a composição deve ser aplicada imediatamente.
  3. 1 parte de terebintina para 2 partes de goma-laca. Após a mistura, a composição deve ser aquecida e depois resfriada. Antes de cada uso, a massa deve ser derretida no fogo.
  4. O gesso é mantido em alume por 24 horas. Em seguida, a composição é seca, calcinada e dividida em várias partes. Em seguida, cada peça é diluída em água até obter uma mistura cremosa.

Recomenda-se aplicar as formulações acima nas superfícies problemáticas imediatamente após a preparação.

Como colar grandes rachaduras

Grandes rachaduras são reparadas usando o seguinte algoritmo:

  1. Os furos são feitos nas extremidades do defeito.
  2. A fenda é alargada com esmerilhadeira, sem aplicar força excessiva para que o vaso sanitário não estoure.
  3. As partes internas da rachadura são tratadas com acetona.
  4. A fita é colada na parte de trás, após o que o epóxi é aplicado na lacuna.

Depois que a cola endurecer, a superfície deve ser lixada com lixa.

Medidas de precaução

Para evitar a formação de rachaduras e desníveis no vaso sanitário, é recomendável manter afastados objetos que possam cair de cima do encanamento. Após a instalação, não aperte o tanque ou a base adicionalmente. E se o trabalho for feito no banheiro com ferramentas, o banheiro deve ser coberto com um material macio.

Dicas e truques adicionais

Ao escolher um adesivo, deve-se orientar pelos materiais para os quais essas composições são adequadas. Os produtos multifuncionais não fornecem adesão suficiente. Portanto, recomenda-se levar uma cola separada para cerâmica, e um banheiro de porcelana deve ser restaurado com uma composição adequada.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha