Paleta de cores doces e tipos de composições, como usar para um carro

As tintas coloridas criam um efeito de cor no acabamento. A criação de uma superfície brilhante é necessária ao ajustar equipamentos automotivos. O efeito é produzido assegurando uma forte adesão do componente de base à superfície do carro. O componente básico das tintas Candy é o poliuretano. A vantagem das formulações é a capacidade de criar transições de cores sombreadas.

Descrição geral das cores doces

Ao descrever revestimentos automotivos, a frase persistente "cor doce" é frequentemente usada, mas na verdade estamos falando de um efeito especial. "Candy" é traduzido do inglês como "pirulito". Esta tradução reflete a propriedade do revestimento para criar uma superfície "doce" brilhante e única.

O revestimento é uma base translúcida que pode enriquecer qualquer tom de base. Além do tom translúcido, a paleta de cores é representada por 30 semitons, que podem se misturar facilmente e criar novos tons únicos.

Os tipos de cores doces são apresentados na tabela.

VerA descrição
A base usada para criar a camada inicial fornece cobertura densa
Vernizes transparentesCriado com partículas peroladas
tintas de poliuretanoAdequado para pintura corporal, velocidade de secagem rápida

Paleta de cores doces

As cores doces puras têm 11 tons básicos, incluindo vermelho, verde, cinza, azul, azul e branco. A mistura dos tons principais resulta em tonalidades únicas e inusitadas. Uma rica cor roxa é popular ao pintar o capô.

As cores marcadas em azul e vermelho são usadas com mais frequência para misturar e obter tonalidades interessantes. O tom prateado, que está incluso na paleta principal, dá um acabamento inusitado, desde que a cor seja adicionada.

Cores diferentes

O metálico é um dos tons mais procurados, com o qual são criadas transições de cores únicas, permitindo obter um efeito inusitado. O metal é frequentemente usado para retocar o capô ou a nervura de um carro.

Vantagens e desvantagens das tintas doces

Os pigmentos doces têm vantagens e desvantagens. Uma característica do uso de composições é considerada uma tecnologia de aplicação especial e conformidade com as regras de preparação de superfícies pintadas.

Vantagens das cores doces:

  1. O pó de pigmento de alta qualidade que forma a parte base ajuda a criar uma consistência adequada para uso com qualquer ferramenta.
  2. As peculiaridades da composição contribuem para a concretização de opções únicas: madrepérola, glitter, diferentes tons ou tonalidades se misturam na base.
  3. Os pigmentos doces permitem criar efeitos de gradiente, sombra, gota, luz para sombra ou sombra para luz.
  4. Eles têm formulações ecologicamente corretas.
  5. Permite a reprodução de desenhos realistas em superfícies.
  6. Contribuir para a criação de um design único.

As desvantagens dos doces são a complexidade do trabalho realizado, a impossibilidade de criar um desenho por conta própria, sem a ajuda de um especialista. O revestimento requer certas habilidades. Ao usar a pistola de pintura, não pare, pare ou faça listras verticais.

Variedades e campos de aplicação

O efeito candy resulta do uso de poliuretanos, vernizes ou concentrados. Todas as composições de doces diferem entre si em termos de características de qualidade. A consideração das qualidades características é importante ao criar um aerógrafo na superfície de um carro. Candy é usado na reparação e pintura de carros, motocicletas, bicicletas. Eles são adequados para cobrir equipamentos esportivos e equipamentos especiais.

A tinta doce, que é vendida a peso, é comprada para consertar e pintar barcos, equipamentos para desbravar territórios. As latas de aerossol estão disponíveis em um volume total de 520 mililitros. O pó é distribuído em 50 gramas. Essa quantidade é suficiente para preparar 0,55 kg de tinta. O pó é diluído com o material de base, que se torna a ligação entre o pigmento e o catalisador.

concentrados

Cor bonita

Esta é uma mancha de esmalte concentrada que nunca é usada em sua forma pura. Os concentrados requerem diluição com aglutinantes. Normalmente, 5 a 20 por cento de concentrado é necessário para criar um top coat.

Vantagens e desvantagens
adequado para trabalhar com esmaltes automotivos à base de acrílico ou poliuretano;
o concentrado é armazenado por mais tempo que a base ou verniz;
maior resistência à luz;
forte migração de luz é excluída;
adequado para aerógrafo.
alguns fabricantes criam formulações com alta migração de cor.

Poliuretano

base de doces

É um composto de dois componentes que inclui um endurecedor e uma base de poliuretano. O principal objetivo de uso é pintar a carroceria do carro.

Vantagens e desvantagens
vendidos em cilindros;
define rapidamente;
cria um vínculo forte;
resistente à luz;
evita a formação de pequenos cavacos.
não é adequado para aerodesign.

base de doces

Vernizes coloridos transparentes

Camada de base, que inclui 3 componentes: pérola, concentrado e aglutinante transparente. A tinta automotiva é adequada para a aplicação de uma camada que simula um revestimento doce. Isso se deve à inclusão de um pigmento perolado na composição. A base é aplicada às partes do carro quando o trabalho de restauração é realizado ou as peças individuais são pintadas.

Vantagens e desvantagens
cores ricas;
baixo custo em relação a outras bases de doces;
tem bom poder de cobertura;
requer 2-3 demãos para pulverizar.
engrossa rapidamente.

Vernizes coloridos transparentes

Vernizes coloridos transparentes

O efeito pirulito é obtido aplicando 2 ou 4 demãos de verniz. O verniz é indispensável na hora de criar um desenho aerógrafo, enriquece a textura, cria transbordamentos únicos.

Vantagens e desvantagens
dá uma cor rica, enfatiza o tom básico;
promove a criação de transições, ombre, outros tipos de coloração;
os esmaltes são fáceis de usar, aplicados de várias maneiras convenientes.
características do trabalho em andamento.

Como pintar um carro corretamente

A tinta doce pode ser aplicada de diferentes maneiras: aerógrafo, pistola, pincel. Para obter uma tonalidade saturada profunda, é necessário aplicar 6-8 camadas. O método mais comum é a pintura em spray.A técnica de aplicação requer certas habilidades.

Preparação de superfície para pintura

A superfície deve ser devidamente preparada. O processo inclui várias etapas:

  1. Endireitando solavancos. A superfície é endireitada e endireitada com equipamento profissional, que envolve a exposição a um agente de ponderação.
  2. Remoção de lascas e rachaduras. A etapa final, que remove lascas ou rachaduras, é massa de vidraceiro, mas na fase inicial é necessário limpar os arranhões com lixa.
  3. Remoção de vestígios de corrosão ou ferrugem. Eles são removidos com lixa. Para isso, a superfície é tratada para obter um revestimento fosco de tipo uniforme.
  4. Limpeza de defeitos. Lixe tudo para que não restem lascas.

O próximo passo é lixar a superfície. A moagem é realizada com um moedor, mas abrasivos de classe superior a P-800 não são usados. Após o lixamento, aplique um primer ou massa, mas evite o uso de compostos porosos. Após a retificação, a superfície deve ser desengordurada. Esta técnica fornece um acabamento durável.

A massa ajuda a remover defeitos visíveis, nivela a superfície para o primer subsequente. Usando a composição preparada, grandes amassados ​​​​são preenchidos e secos antes do primer. A melhor opção é escolher um primer cinza claro que combine bem com todos os pigmentos doces. O principal objetivo de um substrato de carro é criar uma superfície plana e economizar a principal matéria corante.

tinta de carro

Para acelerar o processo de processamento, um endurecedor é adicionado ao primer. A mistura é aplicada em lascas ou rachaduras e, em seguida, o revestimento é comparado ao longo de todo o comprimento. Os vazios resultantes são preenchidos novamente com a mistura e, em seguida, é realizado o nivelamento.O número máximo de camadas de nivelamento não deve exceder 8. Após a secagem completa da composição do primer, as irregularidades são reparadas com lixa.

O primer pode ser aplicado com pistola. Este método economiza tempo e permite criar uma superfície plana. O spray de primer deve ser aplicado em até 2 horas após o preparo da mistura, caso contrário ela endurecerá.

Atenção! Adicionar muito endurecedor fará com que o primer se esfarele.

Aplicação de substrato

O substrato do doce é escolhido levando em consideração que a camada de base é visível após a camada superior de verniz. Um tom metálico ou prateado é usado para criar um efeito de corte.

Os especialistas recomendam o uso de um meio alquídico. Tem várias propriedades:

  • ajuda a proteger contra danos mecânicos;
  • melhora a qualidade de adesão entre a superfície metálica e a tinta;
  • promove a criação de uma camada densa.

O suporte é aplicado estritamente de acordo com as instruções do fabricante. É importante deixar a camada secar antes de aplicar o acabamento.

Aplicação da base na máquina

A cobertura básica é escolhida de acordo com o que se espera do resultado da obra:

  • o revestimento de laca aprofunda a saturação do tom do substrato selecionado;
  • o concentrado é aplicado após a diluição, cobre o tom do meio, o efeito candy é criado repetindo as camadas.

Costuma-se aplicar a tinta com pistola, respeitando algumas regras:

  • o carro é pintado montado;
  • a camada é aplicada ao longo de todo o comprimento da máquina;
  • cada camada anterior deve ser coberta com uma pequena lacuna da próxima camada;
  • ao criar uma camada, você não pode fazer paradas para não violar a densidade do revestimento;
  • depois de criar uma camada superior completa de uma camada, comece imediatamente a pulverizar a segunda camada.

Atenção! Você não pode pintar o carro em detalhes. Ao montar a máquina, ela dará a impressão de uma superfície irregular.

Abertura

Uma das etapas necessárias para potencializar o efeito do doce é o envernizamento. O verniz é aplicado à tinta após a secagem completa das camadas anteriores. Os especialistas recomendam o uso de 2 demãos de verniz com tecnologia de proteção UV.

Criação de efeitos únicos

As tintas doces são procuradas ao criar aerógrafos. A combinação de um subcapa e uma camada de base dá a cor com que o esboço é feito.O desenho é feito com pincel, sprays e rolos. As tintas são combinadas com outras bases, contornos, sombras. A qualidade do desenho criado depende das habilidades do autopintor. Além disso, existem várias técnicas que consistem em obter meios-tons e sombras saturadas.

Luz

O princípio da coloração envolve uma aplicação especial de tinta para criar um efeito deslumbrante único. Descrição do método:

  • primeiro, aplica-se um substrato de cor metálica;
  • o próximo passo é cobrir as áreas de sombra com uma composição de doces.

A técnica de tingimento é usada quando querem mudar a cor do metal do carro. Isso geralmente é feito com carros de metal na fábrica.

Referência! O resultado de uma coloração clara é o efeito de um fluxo suave de um tom escuro para um tom claro. Essa opção de cor às vezes é chamada de "método de sombra".

Sombra

A pintura de sombreamento envolve trabalhar com uma superfície inicial escura. Isso significa que o carro já tem uma base escura ou é especialmente pintado em uma cor escura. Depois disso, as áreas claras são atribuídas.Estes incluem nervuras e protuberâncias do carro. Em cada área luminosa é feito um revestimento que cobre o substrato. Depois disso, 3 abordagens são realizadas usando pigmentos doces. O resultado do trabalho é a criação da impressão de que a cor muda de um tom claro para um tom escuro.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha