Tipos de primers para poliestireno e classificação das melhores marcas, regras de aplicação
Recentemente, o revestimento de superfícies externas de edifícios tornou-se cada vez mais popular. Ajuda a melhorar as propriedades decorativas do revestimento e aumenta as características de economia de calor da estrutura. Para obter resultados de alta qualidade, use um primer de mousse especial. Ele fornece proteção confiável da superfície contra a influência negativa de fatores externos.
Primer de espuma: composição e características
A espuma de poliestireno de fachada tem uma estrutura bastante densa e não absorve umidade. De acordo com os códigos de construção, deve ser preparado. Graças a isso, é possível aumentar a aderência da superfície tratada com o gesso e a cola aplicados. O solo também ajuda a reduzir a absorção de água do substrato poroso.
A realização do primer de espuma antes do uso do gesso é considerada uma importante operação tecnológica.Com sua ajuda, é possível aumentar a aderência de misturas de argamassa de acabamento e nivelar as camadas. O primer ajuda a absorver o excesso de material ao rejuntar o reboco.
Muitos primers contêm ingredientes germicidas. Depois de tratar as paredes, elas reduzem o risco de mofo e bolor.
Em termos de composição, distinguem-se primers alquídicos, polivinilacetatos e fenólicos. Estes também são gliftal, perclorovinil, acrílico. A composição deve ser selecionada levando em consideração as características de desempenho da argamassa de gesso ou ladrilho. Também é influenciado pelo domínio do aplicativo.
Finalidade e âmbito
De acordo com suas características técnicas, as misturas de primers são divididas em meios para aumentar a resistência do revestimento e a adesão da base com materiais de acabamento. Dependendo disso, sua finalidade também é diferente:
- Primários de reforço devem ser usados para superfícies porosas. A principal vantagem de tais soluções é considerada uma grande profundidade de penetração. Atinge 100 milímetros. Além disso, após a secagem da camada, uma película protetora de alta resistência aparece nas paredes.
- Uma mistura de primer adesivo é usada como camada intermediária, o que melhora os parâmetros de qualidade do acabamento. Esse primer deve ser usado antes da aplicação de gesso e tipos decorativos de revestimento.

Vantagens e desvantagens de usar um primer sob a espuma
O piso para penoplex tem muitas vantagens. As principais vantagens são:
- aumentar a aderência da base com materiais de acabamento;
- fácil de usar;
- aumento das propriedades de economia de calor;
- prevenção da formação de mofo e bolor.
Ao mesmo tempo, o material também se distingue por algumas desvantagens:
- a necessidade de preparação cuidadosa da superfície para aplicação do material;
- a necessidade de uma boa escolha de composição;
- alta intensidade de trabalho.

Tipos de solo e recomendações de seleção
Para pintar
Antes de pintar o musgo, os especialistas recomendam tratá-lo primeiro com terra. Para fazer isso, você deve fazer o seguinte:
- Remova o excesso de objetos da superfície do revestimento.
- Limpe a superfície.
- Remova poeira e fragmentos de espuma.
- Aplique o primer na superfície preparada. O número de camadas é determinado pela qualidade do poliestireno expandido e pelas características da tinta planejada.
Devido ao cumprimento estrito da sequência de trabalho, é possível preservar os indicadores técnicos da espuma e garantir sua proteção contra a influência de fatores externos.

sob elenco
Hoje, o reboco em painéis de espuma de poliestireno não é incomum. Além das propriedades decorativas, esse método permite isolar superfícies adicionalmente. Neste caso, o uso da terra é de grande importância. A durabilidade do reboco decorativo e texturizado depende da sua aplicação.
Neste caso, um material texturizado, como besouro, deve ser aplicado sobre um primer contendo uma carga de quartzo. Artesãos experientes aconselham o uso da composição Ceresit CT 16. Trata-se de uma massa polimérica acrílica, que contém grãos de areia de quartzo. Se for planejada a coloração com tinta de fachada, vale a pena usar o primer universal Ceresit CT 17.

vidro líquido
Ao tingir o poliestireno, é importante escolher a composição certa. Deve ser elástico e resistente a flutuações de temperatura e precipitação. As pinturas modernas atendem plenamente a esses requisitos.No entanto, quase todos eles contêm substâncias agressivas que causam a destruição da estrutura da espuma.
Para evitar problemas, vale a pena usar substâncias protetoras. Para esse fim, geralmente é usado vidro líquido. É uma solução de silicato de sódio ou potássio. Devido à alta tensão dos fragmentos de espuma, é obtido um obstáculo confiável à penetração do vidro líquido na estrutura. Como resultado, é possível obter uma película protetora de alta qualidade.
Para tornar o vidro líquido mais elástico, recomenda-se adicionar um primer a ele, em vez de água. Além disso, deve ser universal.

Ranking das melhores marcas
Para aplicação em poliestireno, é permitido o uso dos seguintes tipos de misturas de primers:
- Knauf Betokontakt. Esta solução não penetra profundamente no substrato. Ele permeia principalmente a superfície até uma profundidade máxima de 4 a 5 milímetros. Ao mesmo tempo, a composição proporciona alta adesão da superfície porosa. Depois que o líquido seca, forma-se um revestimento áspero. Mesmo um acabamento seco se apega a ele perfeitamente.
- Eskaro Aquastop Profissional. Este produto tem propriedades de isolamento de umidade. Distingue-se pela sua composição concentrada. A profundidade de penetração é de 6 a 10 milímetros. A vantagem indiscutível da mistura é considerada secagem rápida - não leva mais que 1-2 horas.
- "Otimista G 103". Este produto é considerado ecologicamente correto. A solução é adequada para uso em uma variedade de superfícies e a espuma não é exceção. Após a secagem, o agente protege o revestimento de forma confiável contra fungos, bactérias e mofo. Demora cerca de 2 horas para secar.

Como preparar corretamente para impermeabilização
Para que o primer dê os resultados desejados, é importante seguir atentamente as instruções de aplicação. Nesse caso, é necessário levar em consideração muitas nuances.
Consumo de solo e características do preparo da solução
Na maioria das vezes, o consumo de terra para vasos é indicado na embalagem. Este parâmetro é diretamente afetado pela composição da substância:
- Primários acrílicos - seu consumo é de 80 a 120 gramas por metro quadrado.
- Primers de penetração profunda - são necessários 50-150 gramas da mistura por 1 metro quadrado.
- Formulações cheias de quartzo - você precisa usar 150-200 gramas da mistura por metro quadrado.
Levando em consideração os valores padrão, é possível determinar facilmente a quantidade de solo necessária para o trabalho. Para preparar a composição para aplicação, ela deve ser bem misturada. Se a mistura estiver muito grossa, é recomendável adicionar água. Nesse caso, vale a pena focar nas instruções.

Ferramentas necessárias
Para realizar o trabalho, recomenda-se preparar os seguintes itens:
- Flutuadores de poliuretano.
- Baldes de mistura.
- Misturador de construção com um batedor de metal.
- Mestre tudo bem.
- Malha ou bloco de moagem.
- Um conjunto de espátulas de tinta de diferentes larguras.
- Régua com nível.
Você também precisará de um adesivo especial, uma mistura de gesso seco, um primer e uma substância para o acabamento da decoração. Para o acabamento da espuma, recomenda-se o uso de compostos especiais de gesso. São minerais e acrílicos.

Preparação de superfície e nivelamento
O revestimento deve ser aplicado em uma superfície plana. Para avaliar se as placas de poliestireno expandido estão fixadas uniformemente, recomenda-se aplicar uma régua de gesso na base. Também é permitido usar uma espátula larga.Se as juntas das lajes adjacentes estiverem no mesmo nível, a superfície é considerada plana.
Recomenda-se prestar especial atenção às juntas entre as placas. Devem estar bem vedados. Nesse caso, o excesso de cola de montagem deve ser cortado.
Para melhorar a aderência da camada de nivelamento à espuma, ela deve ser processada com um rolo de agulhas. Nesse caso, o gesso penetrará profundamente nos poros.
Instalação de malha e técnica de preparação
Para preparar a superfície, recomenda-se proceder da seguinte forma:
- Prepare uma mistura de primer. Para fazer isso, misture bem. Se a consistência for muito grossa, você pode adicionar um pouco de água seguindo as instruções.
- Aplique o primer com um pincel largo ou um pincel chato comum. Também é permitido o uso de pulverizador ou rolo de pintura. Após o término do trabalho, as ferramentas devem ser bem limpas.
- Depois que o piso estiver completamente seco, a superfície ficará mais resistente à influência de fatores mecânicos.

Para melhorar a aderência do gesso nas placas de espuma lisa, recomenda-se o uso de malha de reforço de fibra de vidro de poliéster. Para corrigir isso, você pode usar os seguintes métodos:
- Anexe uma tira de reforço de malha à placa de espuma. Seu comprimento deve ser de 1 a 1,5 metros. Acima com uma espátula larga é necessário aplicar uma composição adesiva e nivelá-la na superfície da camada de reforço. A malha deve ser imersa na solução aplicada e, por assim dizer, imersa na cola.
- Espalhe o adesivo na placa usando uma espátula e espalhe-o uniformemente sobre a superfície. Coloque tiras de rede de máscara em argamassa fresca e alise com uma camada de cola.
Ao comparar esses métodos, o segundo é considerado a opção preferida. Quando aplicado sob a malha de reforço, os vazios não são formados sem cola. Como resultado, a fixação é muito mais forte.
Tempo de secagem do casaco
Muitos fatores afetam o tempo de secagem do piso. Estes incluem o tipo de mistura e as condições para a realização do trabalho. A duração pode variar de 30 minutos a 12 horas.

Continuação do trabalho
Após a fixação da malha de reforço, esta deve ser recoberta com adesivo preparado, alisada com espátula plástica e lixada com malha especial. Ao mesmo tempo, é permitido iniciar este procedimento após a secagem incompleta da composição.
Alguns mestres realizam este procedimento apenas no dia seguinte - depois que a solução estiver completamente seca. No entanto, esfregar um revestimento seco é muito problemático. Nesse caso, é necessário molhar constantemente a superfície com água e aplicar muito esforço na retificação.
Na fase final, é realizado um acabamento decorativo. Para o trabalho externo, foram inventados rebocos especiais para fachadas. Eles são resistentes a flutuações de temperatura e mudanças climáticas. As propriedades do gesso são influenciadas pelo tipo de aglutinante e pela presença de ingredientes adicionais. Os mais utilizados são os rebocos minerais, acrílicos e de silicato.
Para realizar o procedimento, você deve fazer o seguinte:
- Prepare a solução de trabalho. Isso se aplica à mistura mineral. Misture bem a composição acabada.
- Aplicar gesso. Nesta fase, é necessário planejar a estrutura de acabamento. A espessura da camada não deve exceder 40 milímetros. A próxima camada só pode ser aplicada depois que a anterior secar.
- Faça o rejunte. Isso é feito depois que a camada está meio seca.Para formar uma estrutura incomum da fachada, vale a pena usar um rolo especial.

Recomendações dos mestres
Ao preparar a espuma, você deve seguir as seguintes regras:
- após o término do procedimento, lixe as manchas;
- equipamento de proteção deve ser aplicado à malha de fibra de vidro;
- ao usar pigmentos, você deve primeiro fazer um lote de teste.
O uso de um primer de espuma ajuda a melhorar a adesão da base aos materiais de acabamento e protege o revestimento da influência negativa de fatores externos. Nesse caso, é importante seguir rigorosamente as instruções de uso da substância.


