Como colar papel de parede você mesmo, instruções passo a passo e regras de preparação

Decidindo fazer reparos por conta própria, muitos não sabem como colar papel de parede na parede. Normalmente, o rolo é cortado em folhas do mesmo comprimento, levando em consideração a altura da sala, e untado com cola. A solução de cola também é aplicada na parede. É mais fácil colar papel de parede não tecido: apenas a superfície da parede é lubrificada com cola. Você pode esquecer completamente a mistura de cola se comprar murais de fotos autoadesivos.

Como se preparar bem

Antes de começar a reforma, você precisa comprar papel de parede, ferramentas de construção e cola.Antes da colagem, a superfície da parede é limpa de materiais antigos, nivelada e reforçada com primer.

Como calcular a quantidade você mesmo

O papel de parede é vendido em rolos com a indicação do medidor. Para determinar a quantidade de tecido em rolo necessária para o reparo, você precisa medir o comprimento (a) e a largura (b) do remendo. Em seguida, calcule o perímetro: P = (a + b) * 2. Em seguida, você precisa medir a altura da sala (h) e descobrir sua área: S = h * P. Desse valor, você precisa subtrair a área ( S1 ) janelas e portas, pois o papel de parede não é colado nelas. O valor resultante é S2 = S - S1, igual à área das paredes que serão revestidas com papel de parede.

Então você precisa pegar um rolo e ver qual é o comprimento (a3) ​​e a largura (b3). Esses dois valores devem ser multiplicados para encontrar a área (S3 = a3 * b3) do rolo de tecido. Agora a área das paredes para colar o papel de parede (S2) deve ser dividida pela área do tecido do rolo (S3): S2:S3=N. Você obterá o valor N, precisará arredondar para um número inteiro para saber o número de rolos para fixar a peça.

Ferramenta necessária

Antes de iniciar o reparo em uma loja de ferragens, você precisa adquirir todas as ferramentas necessárias. É certo que os trabalhos de reparação se dividem em várias fases: preparação das paredes, aplicação das marcações, corte das ripas, colagem, alisamento das chapas. Na loja você precisa comprar ferramentas para remoção de revestimentos antigos, massa de vidraceiro e nivelamento de paredes, aplicação de cola.

Quais ferramentas são necessárias para colar as paredes:

  • rolo de pintura de lã para aplicação de cola;
  • rolo, espátula de borracha, pincel para alisar o tecido colado;
  • uma bandeja que permite que a cola seja distribuída sobre a superfície do rolo;
  • balde plástico (10 litros) para diluir a solução adesiva;
  • uma furadeira ou misturador de construção para misturar a cola;
  • um pincel largo e estreito para aplicar cola nas costuras, cantos;
  • uma faca de escritório ou tesoura para cortar as folhas;
  • chaves de fenda e fita isolante para desmontagem de tomadas e interruptores;
  • linha de prumo e nível para aplicar marcas verticais uniformes;
  • fita de construção para medir comprimento e largura;
  • espátula de metal larga para corte de chapas nas juntas;
  • uma escada que permite atingir a altura necessária.

Antes de iniciar o reparo em uma loja de ferragens, você precisa adquirir todas as ferramentas necessárias.

Desenergizando as instalações

Antes da reforma, o quarto deve ser desconectado da eletricidade. De fato, ao colar as paredes, você terá que remover os interruptores e tomadas. Para desligar a energia, é necessário desparafusar os plugues do painel ou mover a alavanca da máquina para a posição "desligada".

Após uma queda de energia, você deve verificar a tensão na tomada usando uma chave de fenda indicadora: o indicador não deve acender.

Remova o revestimento antigo

Antes de colar as paredes com novo papel de parede, é necessário remover o revestimento antigo. A limpeza da parede é considerada o processo mais longo e confuso. No entanto, você não pode ficar sem ele. Seja qual for o acabamento, a superfície deve ser limpa até o chão.

A água

A maneira mais fácil é se livrar do papel de parede de vinil antigo. Tudo que você precisa é de um balde de água morna, detergente e uma espátula larga. Para descolar o papel de parede, deve-se primeiro embebê-lo em água com sabão com a ajuda de uma esponja e, após 20 minutos, descascá-lo com uma espátula, retire-o da parede.

Química

Agentes químicos especiais ajudarão a remover o papel de parede que está bem preso à parede.Qualquer um dos medicamentos é diluído com água na proporção correta e a solução é aplicada na superfície da parede.

Cléo

É um líquido para remover papel de parede antigo. O agente diluído em água é aplicado na superfície e, após 15 minutos, a parede é limpa do revestimento antigo. É verdade, se você usou cola de madeira, vai precisar pegar uma furadeira com pincel e retirar o papel com o gesso.

Metilano

Este produto químico irá "descascar" qualquer tipo de papel de parede leve ou pesado. O produto não contém solventes e é inodoro.

O produto é previamente diluído em água, depois aplicado a rolo sobre o revestimento rasgado com uma escova de aço.

Este produto químico irá "descascar" qualquer tipo de papel de parede leve ou pesado.

Prospector

Este é um primer que é diluído em água e a superfície é impregnada com a solução. Ajuda a remover qualquer tipo de papel de parede (mesmo líquido) da parede.

Quelud

Remove papel de parede leve, papel ou vinil. O líquido é misturado com água na proporção necessária, a superfície é umedecida com uma esponja. O papel é embebido em umidade e agentes químicos, sendo facilmente removido com uma espátula.

Alinhamento de parede faça você mesmo

A parede sob o papel de parede deve ser plana e lisa. A massa de vidraceiro ajudará a eliminar pequenos orifícios, rachaduras e corrosão. É aplicado a uma superfície limpa e preparada. Uma parede irregular é nivelada com gesso. A mistura é aplicada na superfície limpa do revestimento antigo. A parede é pré-preparada. Você pode nivelar a superfície com drywall. Primeiro, uma caixa é instalada na parede e a placa de gesso é montada nela.

Preenchimento

As paredes são preparadas antes de aplicar massa ou gesso. O primer também é usado antes do papel de parede. Este produto fortalece a superfície quebradiça, aumenta a adesão, protege contra mofo e bolor.O primer seca rapidamente, fortalece bem a base, não permite que o gesso seque e descasque. O líquido é aplicado com um rolo na superfície limpa.

Como medir e cortar

Antes de colar o papel de parede na parede, é necessário cortá-lo em pedaços do comprimento necessário. Os rolos são desenrolados no chão; primeiro, o chão deve estar livre de móveis e coberto com papel alumínio. O comprimento do painel deve ser igual à altura da parede. Se a altura for de 2,5 metros e o comprimento do rolo for de 10 metros, serão obtidas 4 tiras de um rolo.

É verdade que o papel de parede é cortado levando em consideração o padrão, então você terá que mudar um pouco a linha de corte para que cada tela comece com o mesmo padrão. Os painéis padronizados são marcados na parte da frente. De um rolo de 10 metros, apenas 3 listras podem ser obtidas, começando do topo com o mesmo padrão.

Antes de colar o papel de parede na parede, é necessário cortá-lo em pedaços do comprimento necessário.

Técnicas básicas de colagem

Colar paredes é um processo trabalhoso. É verdade que, conhecendo algumas das complexidades desse problema, você mesmo pode fazer o reparo.

Como começar bem

Antes de colar as paredes, é preciso ventilar o ambiente, fechar bem as janelas, o papel de parede não gosta de correntes de ar. Se você planeja colar não apenas as paredes, mas também o teto, precisa começar com isso. Na parte superior, os painéis geralmente são colados sem padrão. O teto é colado da parede. O papel de parede com um padrão é colado do centro do teto em direções opostas. Nesse caso, a primeira tira deve ficar no meio. O segundo e o terceiro painéis são colados nas laterais da faixa central.

O papel de parede na parede é colado no canto, janela, porta ou no meio da parede. Na superfície da parede, são feitas marcas - uma linha vertical, ao longo da qual é colada uma tira cortada do rolo.O primeiro painel é colado de acordo com a marca, os seguintes são unidos lado a lado. A colagem das paredes é realizada no sentido anti-horário. Antes de colar a superfície, corte o número necessário de tiras e numere-as. Na parede, a numeração é repetida.

Variedades de estampas

O papel de parede tem um padrão diferente. O processo de colagem das paredes depende da impressão aplicada no painel. Os painéis lisos podem ser colados com uma sobreposição, as tiras com um padrão são coladas de ponta a ponta.

Monocromático

O papel de parede liso pode ser cortado em tiras do comprimento desejado e colado na parede. Não haverá desperdício no rolo, todo o painel será usado para colar a superfície da parede. Uma sala com esse papel de parede começa a ser colada de qualquer lugar.

Abstração

Um desenho abstrato com um padrão fora do padrão afeta o estado emocional e psicológico de uma pessoa. Esse papel de parede pode ser colado em uma das paredes da sala. O rolo é cortado em tiras do comprimento desejado, que devem começar com o mesmo padrão.

As folhas com abstração são coladas, começando no meio da parede.

Um desenho abstrato com um padrão fora do padrão afeta o estado emocional e psicológico de uma pessoa

Geometria

Uma estampa geométrica pode ser composta por diversas formas. Ao cortar o tecido em tiras, lembre-se de que cada uma delas deve começar com o mesmo padrão. Esse papel de parede é colado, começando no meio da parede, para manter uma clara simetria no design.

Sulcos

Normalmente, o papel de parede da sala não é com listras horizontais, mas com listras verticais. Ao longo de todo o comprimento do painel, o padrão é o mesmo - linhas longas. O rolo é cortado em pedaços, levando em consideração apenas a altura da peça. Comece a colar de qualquer lugar.

Vegetal

Ao colar uma sala com papel de parede floral, pode ser difícil combinar o padrão. Primeiro, você precisa cortar em tiras, que começarão da mesma maneira. Ao colar a área acima da porta ou janela, é feito um ajuste. Comece a colar a partir do meio da parede.

ornamento

Papel de parede com pequenos padrões repetidos pode ser colado no canto ou nas portas. Um design grande deve ser simétrico. A colagem começa no meio da parede.

Como colar em superfícies planas

Todos os tipos de papel de parede são colados da mesma forma: os rolos são cortados em pedaços do comprimento necessário e colados na parede. Certamente, cada tipo de material precisa de sua própria cola. Os fabricantes produzem misturas adesivas, nomeando-as de acordo com os nomes do papel de parede (papel, vinil, cola não tecida).

Instruções passo a passo para áreas planas autoadesivas:

  • diluir a cola com água até a consistência desejada;
  • a solução de cola é aplicada no avesso da chapa ou somente na parede a ser colada;
  • o tecido revestido com cola é dobrado ao meio, evitando dobras;
  • aguarde 5 ou 10 minutos para que a folha fique saturada de cola;
  • leve o tecido até a borda superior da parede, pressione e alise firmemente, deslocando os restos de cola;
  • a fita é colada, focando nas marcações na parede;
  • a parte inferior da folha permanece retraída, desdobra-se gradualmente;
  • o painel colado é alisado com rolo de cima para baixo, do meio para as bordas;
  • a cola que sai da borda da folha é removida com um pano seco.

Todos os tipos de papel de parede são colados da mesma forma: os rolos são cortados em pedaços do comprimento necessário e colados na parede.

Como colar nos cantos

Normalmente, o papel de parede começa no canto. É verdade que até os cantos são raros, portanto, os painéis traseiros não são colados ali.É melhor traçar primeiro uma linha vertical e colar as folhas a partir dela. O próprio canto é colado assim: de um lado a borda da tela deve ir até a parede adjacente em 4 centímetros, e do outro lado, a borda do painel deve ser colado com uma sobreposição desses 4 centímetros. Bem no canto, a folha não é colocada no meio, pois podem aparecer dobras após a secagem.

Ficar perto de janelas, portas e atrás do radiador

Deve haver um padrão simétrico em ambos os lados das portas. O papel de parede com grandes ornamentos deve começar na porta e não no canto da parede. A parte superior do desenho acima da janela deve corresponder à parte superior da folha adjacente. Em ambos os lados da janela, o padrão deve ser simétrico. Atrás da bateria, você pode colar a folha restante depois de cortar as tiras.

Como se hospedar em outlets

Antes de colar, é necessário retirar o invólucro do soquete, enrolar os fios com fita isolante. A eletricidade deve ser cortada.

O papel de parede é colado ao soquete. Os orifícios são cortados no tamanho certo quando a cola estiver completamente seca.

Articulações invisíveis

Normalmente, as folhas são coladas de ponta a ponta uma ao lado da outra e não se sobrepõem. É verdade que após a secagem, os painéis encolhem e aparecem lacunas entre eles. Essas áreas podem ser mascaradas com restos de cola e papel de parede. A camada superior é limpa da folha com lixa e uma argamassa é preparada para as lacunas.

Correção de defeitos

Arranhões ou juntas nuas podem ser mascaradas. Para fazer isso, você precisa pegar um lápis da mesma cor e esfarelar a mina. Lacunas ou arranhões no painel estão manchados com ele.

Tecnologia para colar diferentes tipos de papel de parede

A sala é revestida com diferentes papéis de parede: pesados ​​(vinil, não tecido) e leves (papel). Cada tipo precisa de sua própria cola, um certo tempo de imersão e sua própria tecnologia de colagem.

 Cada tipo precisa de sua própria cola, um certo tempo de imersão e sua própria tecnologia de colagem.

O rolo é cortado em tiras do comprimento desejado, virado com a frente voltada para o chão e untado com cola. A mistura de cola é aplicada na folha do meio para as bordas e deixada de molho por 5 a 10 minutos. As paredes também são revestidas com cola. É verdade que a solução adesiva para a superfície da parede é tornada mais líquida e deixada de molho por 10 a 15 minutos. Você pode comprar cola com um indicador de cor para ajudá-lo a aplicá-la uniformemente na folha.

Se o papel de parede de vinil em uma base não tecida for colado, o painel em si não será revestido com cola. A mistura de cola é aplicada apenas na parede e deixada por 10 a 15 minutos. O papel de parede autoadesivo é colado na superfície sem o uso de cola.

Sutilezas e nuances

Para cada cômodo, o papel de parede é selecionado de acordo com suas características e padrão. As telas são coladas na parede com cola.

Papel

O papel de parede deixa o ambiente respirar. Adaptam-se perfeitamente a qualquer superfície. É verdade que o papel não pode ser colado em uma sala com alta umidade. Além disso, sua vida útil é curta. As folhas de papel são produzidas em 1 ou 2 camadas.

Os materiais de duas camadas dificilmente se deformam quando molhados. Para papel de parede, a cola de papel é adequada, é aplicada na parede e não muito grossa nas tiras cortadas, apenas por 5 minutos, caso contrário os painéis ficarão molhados.

Vinil, não tecido

Papel de parede bonito e durável com uma superfície lisa ou com relevo. Esconda perfeitamente todas as irregularidades na parede. Pode ser usado para quartos com alta umidade.Eles não esticam, encolhem após a secagem ou deformam quando molhados. Antes de colar com cola não tecida, apenas as paredes são rebocadas e, a seguir, são aplicadas folhas secas na superfície da parede.

Papel de parede

Eles são colados da mesma forma que os papéis de parede de papel comuns. A cola de papel é aplicada na parede por 10 minutos e na folha por 5 minutos. Em seguida, o papel de parede é colocado contra a parede e pressionado com força. Com uma espátula de borracha, a superfície é alisada, deslocando a cola restante.

Eles são colados da mesma forma que os papéis de parede de papel comuns. Papel

papel de parede do teto

É melhor colar o papel de parede por cima, você não pode fazer o reparo sozinho. Eles fazem marcas no teto e o cobrem com cola. As folhas são coladas, dependendo do padrão, da parede (da janela) ou do centro. O tecido é pressionado firmemente contra a superfície e alisado com uma espátula de borracha.

Papel de parede no papel de parede

Novos papéis de parede podem ser colados sobre os antigos. Afinal, as folhas de papel não são tão fáceis de remover da parede, elas literalmente crescem ali. Os tecidos não tecidos descascam facilmente, é melhor removê-los antes de colar o novo material. As de papel podem ser deixadas e bem untadas com cola. O novo papel de parede também deve ser impregnado com uma mistura adesiva.

Autoadesivo, autoadesivo

Esses papéis de parede são colados em uma superfície perfeitamente lisa, todas as irregularidades da parede abaixo são claramente visíveis. Possuem base adesiva e camada protetora no lado da costura. A película protetora é removida gradualmente, pressionando firmemente o adesivo contra a parede.

Erros comuns de rotulagem

Antes de colar, a parede deve ser limpa do revestimento antigo, nivelada com gesso ou buracos de massa e rachaduras com massa de vidraceiro.A base não cairá se a superfície estiver devidamente preparada antes de usar a argamassa de nivelamento. O primer é aplicado a uma camada de gesso de acabamento, após o que procede-se ao papel de parede da parede.

Dicas e truques de artesãos experientes

É melhor colar o papel de parede no verão. Afinal, a cola deve secar em temperatura ambiente, e no inverno pode-se ligar um aquecedor na sala, o que é indesejável, senão o papel de parede empenará. Não deve haver correntes de ar na sala onde está ocorrendo a reforma: todas as janelas e portas devem estar bem fechadas. Antes de colar as paredes, certifique-se de andar na superfície com um primer, caso contrário o papel de parede começará a cair junto com a massa.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha