Como colar corretamente um pedestal em um teto tenso, os melhores métodos de fixação
Os tetos altos são uma parte prática e bonita da decoração, o que facilita os reparos no interior. Todos os anos eles estão ganhando popularidade, aparecendo em mais e mais apartamentos. No entanto, seu uso tem nuances próprias, cujo mal-entendido complicará a vida de construtores inexperientes. Essas coisas incluem a tecnologia de colagem do pedestal do teto, que difere do usual. Como colar corretamente o pedestal no teto tenso, descobriremos a seguir.
Características do trabalho com teto tenso
A principal característica que distingue o trabalho com tecto falso do habitual são as regras de fixação do plinto. Se numa situação normal é fixado tanto na parede como no teto, no caso dos modelos montados é fixado apenas na superfície da parede. É por causa de:
- Flexibilidade de teto falso.É feito de um filme fino que se deforma à menor pressão sobre ele. Devido a isso, dobras e irregularidades se formarão na superfície do teto, o que não agradará a nenhum proprietário de apartamento.
- A fragilidade da estrutura. O material do teto não é apenas flexível, mas também frágil. Sua estrutura é danificada por efeitos físicos e químicos. Devido ao fato de a maioria dos adesivos conter componentes químicos ativos, seu contato com o filme do teto levará a tristes consequências.
- Em caso de reparos repetidos, os rodapés não conseguirão se desprender perfeitamente da superfície do teto e também deverão ser refeitos.
variedades de materiais
O mercado da construção oferece uma ampla gama de rodapés que diferem entre si no material de fabricação. Algumas das variedades mais comuns incluem:
- redes de poliestireno;
- modelos de poliuretano;
- produtos plásticos;
- duropolímero;
- produtos de borracha;
- plinto extrudado.
poliestireno
Um material difundido na produção com as seguintes vantagens:
- baixo custo do produto;
- os produtos são leves;
- filetes de espuma são fáceis de trabalhar.
Padrões:
- Não é adequado para salas em que prevalece uma abundância de linhas curvas complexas. O material é extremamente frágil e quebra rapidamente quando dobrado.
- É necessário selecionar cuidadosamente a cola, pois alguns compostos destroem a estrutura do material.
Poliuretano
Os rodapés de poliuretano são muito diferentes dos rodapés de espuma e apresentam as seguintes qualidades:
- flexibilidade;
- força;
- resistência a solventes químicos.
Entre as desvantagens estão:
- peso pesado, o que não permite fixar a malha ao papel de parede, principalmente se a fixação for realizada apenas na parede da sala.

Plástico
Um tipo de material popular e acessível, cujos produtos apresentam as seguintes vantagens:
- Uma vasta gama, graças à possibilidade de imitar outros materiais mais caros.
- É conveniente trabalhar com plástico, combina bem com papel de parede.
Duropolímero
Duroplimer é obtido pelo processamento de poliestireno expandido sob alta pressão. Os produtos feitos com esses materiais são várias vezes mais resistentes do que outros análogos vendidos no mercado de construção. As desvantagens do duropolímero, segundo o cidadão comum, incluem o peso excessivo das peças.
Borracha
É utilizado para a melhoria das instalações em que é registrado um alto nível de umidade. Além disso, sua aparência atraente e facilidade de fixação o tornam muito popular entre os compradores.
Extrudado
Uma excelente escolha para quartos onde reina uma abundância de curvas e linhas intrincadas. Graças à maior flexibilidade, o rodapé extrudado cobrirá facilmente qualquer área, mesmo as mais fora do padrão. Como um fixador confiável, a cola solúvel em água é mais usada.
Como colar depois de terminar o acabamento
Muitas pessoas experientes na indústria da construção ainda discutem sobre a melhor forma de colar o rodapé - antes ou depois do acabamento. Consideraremos ambas as opções, e qual delas escolher depende de você.
Anotar! Se você não for um construtor experiente com as habilidades e equipamentos adequados, tente colar o rodapé depois de terminar. Isso reduzirá o risco de calcular incorretamente a localização do anexo de filete e você não precisará refazer todo o trabalho.

A escolha do adesivo
Ao escolher um adesivo, é necessário levar em consideração o material do qual o rodapé é feito e as características da peça a ser reparada.Para quem não quer se preocupar em comprar cola, aconselhamos que fique atento aos seguintes produtos:
- Momento;
- unhas líquidas;
- Adefix;
Momento
Um adesivo muito procurado pelos compradores devido à sua versatilidade e praticidade. Benefícios:
- Adequado para a maioria dos materiais de construção utilizados em renovações.
- Fixa a peça com segurança.
- Seca rapidamente.
unhas líquidas
A melhor escolha para modelos com fios grossos que necessitam de cola para maior segurança na fixação. A cola não se desintegra quando exposta à água, o que permite a sua utilização em ambientes com elevada humidade.
AdefixName
Cola acrílica indicada para rodapés em:
- poliuretano;
- mousse;
- poliestireno extrudado.
Após o endurecimento, a cola não perde sua elasticidade, o que amplia significativamente o escopo de sua aplicação.
Preparação de instrumentos
A preparação correta e precoce da ferramenta acelera e simplifica o trabalho de reparo. Para colar o rodapé do teto após o acabamento, você precisará de:
- escada;
- faca de papelaria;
- régua ou fita métrica;
- serrote;
- uma bandeja para cortar madeira perfilada;
- pano limpo;
- lápis.

Execução de marcação
A marcação é feita com lápis e fita métrica, enquanto se anota:
- a borda inferior da localização do pedestal do teto;
- juntas.
Aplicando cola
A cola é aplicada no verso da rede, após o que deve ser dado alguns segundos para que a substância comece a endurecer.
Lembre-se de pré-fixar o rodapé no ponto de fixação pretendido para garantir o corte correto.
Tamanho
O corte é feito com serra e tábua de corte de perfil. Possui slots padrão em diferentes ângulos para fácil marcação e corte.
Anotar! Não se esqueça que você precisa cortar o rodapé, focando no ângulo que deseja obter no final - interno ou externo.
Como instalar antes de terminar o acabamento
O algoritmo para instalar o rodapé antes de terminar o acabamento é muito diferente do usual, e entre os pontos-chave estão:
- preparação de cola e mástique;
- umedeça a superfície de trabalho;
- preparação de uma solução de trabalho à base de massa de vidraceiro;
- adesivo líquido.

Preparação de cola e massa de vidraceiro
A escolha da colagem antes de terminar o acabamento envolve dois modos de execução:
- com cola;
- com massa.
O uso de cola é feito da mesma forma que na versão anterior, e você terá que mexer na massa. É necessário atingir tal estado da solução, que será um pouco mais espessa do que no processamento das paredes.
Umedeça a superfície
Depois que o rodapé é colocado e pronto para ser colado, a superfície da parede é umedecida para melhor aderência da massa. Além da parede, certifique-se de molhar o interior do próprio rodapé.
Preparando uma solução de massa de trabalho
Algoritmo de ações necessárias para preparar uma solução de trabalho para trabalhar com um pedestal de teto:
- Tomamos um recipiente de mistura.
- Nós o enchemos com água.
- Aos poucos, adicionamos a mistura seca até que a solução tenha a consistência necessária para o trabalho.
- Agitamos a mistura com um misturador de construção por 2-3 minutos.
Se a solução for feita à mão, primeiro despejamos a mistura, depois despejamos água.
Como colar redes
Ao colar o rodapé, é necessário pressioná-lo fortemente contra a parede para que parte da solução aplicada seja espremida por baixo, preenchendo as irregularidades da parede. O excesso de solução é então removido com uma espátula convencional e um pano limpo.
Casos difíceis de instalação de um pedestal de teto
Casos difíceis de colagem de pedestais de teto incluem:
- trabalhar com produtos de espuma;
- cola rodapés de poliuretano;
- fixação de rodapés pesados.
Ligação de malha de espuma
A colagem das redes de espuma requer o maior cuidado. Os produtos são extremamente frágeis e, se você exagerar, o rodapé racha facilmente.

Como colar corretamente um rodapé de poliuretano
Ao colar um rodapé de poliuretano, siga estas orientações:
- Para eliminar as lacunas entre a parede e o rodapé, use uma massa à base de acrílico.
- A colagem começa em um canto da sala, após o qual você precisa se mover em uma direção até passar por todas as paredes em um círculo.
- Como adesivo, é aconselhável usar grades especiais desenvolvidas para trabalhar com esse material.
Como amarrar uma rede grossa
Rodapés pesados têm orifícios adicionais para parafusos auto-roscantes, com os quais são fixados nas paredes. Se isso não for levado em consideração, a cola não suportará a carga e o filete cairá.
Erros comuns
Alguns erros comuns incluem:
- Seleção incorreta de cola - sem levar em consideração o material de que é feito o pedestal do teto.
- Proprietários de salas pequenas adquirem filetes dimensionais que não se encaixam adequadamente no interior da sala após a instalação.
- Durante a reforma, o quarto fica muito arejado ou nada arejado. No primeiro caso, as correntes de ar secam rapidamente a cola e a malha não tem tempo de grudar na parede com segurança.No segundo caso, é possível o envenenamento por vapores que emanam da cola.
dicas e truques
Os especialistas recomendam:
- Enquanto trabalha com o rodapé, cubra as paredes e o chão com película aderente. Isso eliminará a possibilidade de manchar a superfície já reparada.
- Pratique o corte em uma placa desnecessária antes de trabalhar com o rodapé. Por hábito, é fácil cortar o material de construção incorretamente, o que custará caro ao seu bolso.


