Instruções passo a passo DIY para analisar e reparar um aquecedor a óleo

Ao reparar um aquecedor a óleo, é necessário estabelecer corretamente o fator que provoca o aparecimento de problemas. Existem várias opções para a quebra do dispositivo, cada uma com certas características. Para identificar as causas, é necessário determinar a natureza do dano. Você pode fazer isso sozinho ou entrar em contato com o mestre.

Como funciona um aquecedor a óleo

Para determinar uma avaria, vale a pena conhecer o princípio de funcionamento do aparelho. Inclui os seguintes componentes:

  1. Corpo - inclui um acordeão com óleo técnico. Além disso, a maioria dos dispositivos contém pequenas quantidades de ar.
  2. DEZ - presente na parte inferior do aparelho e é responsável por aquecer o óleo. Normalmente, este dispositivo inclui 2 espirais. Isso é necessário para ajustar a potência do dispositivo.
  3. Unidade de controle e segurança. Um termostato está localizado na parte superior, que não toca no corpo.
  4. Fusível - usado para desligar o dispositivo em caso de falha. Em primeiro lugar, é necessário em caso de vazamento de óleo. Os fusíveis são descartáveis ​​ou reutilizáveis.A primeira opção tem versão com fio, a segunda é considerada bimetálica.
  5. Interruptores - vários fios cabem em cada um deles. Isto é fase, zero, terra.

Como desmontar um radiador

Para reparar o radiador, você precisa identificar a causa da falha. Para isso, é recomendável desmontar o aparelho. Para começar, vale preparar tudo o que você precisa:

  • um elemento para levantar um painel de plástico - é desejável que tenha uma forma de cunha;
  • Chave de fenda;
  • álcool ou colônia;
  • testador;
  • Lixa;
  • toalha macia;
  • escovar;
  • arquivar.

Antes de iniciar a desmontagem, o dispositivo deve ser desconectado da fonte de alimentação. É estritamente proibido conectar um dispositivo desmontado. Todos os modelos de aquecedores são diferentes, portanto não existe um algoritmo padrão para o procedimento. No entanto, existem várias opções para resolver as tarefas atribuídas.

Primeiro de tudo, você precisa estudar cuidadosamente o painel de controle do dispositivo. Se houver parafusos ou suportes, é recomendável removê-los.

Mas, na maioria das vezes, uma trava de mola é usada como um retentor para o painel de plástico. Nesse caso, é necessário tocar a superfície com um objeto de plástico ou produto de outro material. Isso deve ser feito com muito cuidado para evitar danos ao invólucro. Você será capaz de sentir a área onde está a trava. Se você pressionar com mais força nessa área, será possível dobrá-la.

Se você tem pouca habilidade em analisar a técnica, vale a pena fotografar todo o processo de filmagem. Recomenda-se organizar os parafusos e porcas ao desmontar. Isso ajudará você a remontar o instrumento assim que o processo estiver concluído.Os especialistas aconselham não ter pressa para desmontar o aparelho. Alguns problemas podem ser identificados sem olhar para dentro do dispositivo.

Resolva os problemas mais comuns

Existem muitas opções para problemas que podem ser difíceis de resolver. Em primeiro lugar, vale a pena estabelecer as causas da avaria.

Existem muitas opções para problemas que podem ser difíceis de resolver.

Vazamento de óleo

A presença de vazamentos de óleo do aquecedor indica violação da estanqueidade do dispositivo. Para solucionar problemas, siga estas etapas:

  1. Drene o óleo e feche o reservatório. Não é recomendado o uso de solda de estanho para isso. É melhor usar latão ou prata. Cobre-fósforo também é adequado. Para o procedimento vale a pena usar um queimador.
  2. É importante remover cuidadosamente a ferrugem das bordas das costuras para que adiram com firmeza.
  3. Durante o procedimento, é recomendável encher o tanque de água. Isso ajudará a evitar incêndios.
  4. Após a conclusão do trabalho, o tanque deve ser seco. Depois que o reparo for concluído com sucesso, é recomendável trocar o óleo. O óleo do transformador é adequado para este dispositivo. Deve-se ter em mente que é proibido combinar óleos minerais com óleos sintéticos.

Os óleos usados ​​não são absolutamente adequados para radiadores. Eles fazem com que o elemento de aquecimento fique entupido com calcário. É importante levar em consideração que o óleo deve preencher até 90% do tanque. O espaço restante é ar.

Falta de aquecimento

Se o dispositivo não ligar, você pode suspeitar de uma falha no elemento de aquecimento. Esses elementos são integrados e removíveis. No primeiro caso, você não poderá prescindir de um centro de serviços. Às vezes, você não precisa comprar um novo dispositivo.

É muito mais fácil consertar um elemento de aquecimento removível.Para isso, é recomendável adquirir um novo elemento, retirar o suporte e desconectar os fios. Então você pode instalar um novo dispositivo.

Mau funcionamento do controlador de temperatura

Para testar esse elemento, faça o seguinte:

  • toque uma seção da corrente - isso é feito da saída para o controlador de temperatura;
  • ajuste o regulador para o valor mínimo de temperatura e teste - é importante que o circuito esteja aberto;
  • quando os resistores são ligados separadamente e dois elementos de aquecimento juntos, quando o termostato é ajustado para uma marca diferente de 0, o circuito deve ser fechado.

aquecedor à óleo

Se, portanto, foi possível identificar um mau funcionamento, é recomendável substituir o elemento, pois é muito problemático repará-lo. Se não houver quebras, o regulador deve ser limpo de poeira e apertar os contatos.

Falha da placa bimetálica

Ao usar o produto, a placa é frequentemente deformada. Isso geralmente faz com que o dispositivo vaze óleo. Em tal situação, a peça danificada deve ser substituída.

Para eliminar a avaria, proceda da seguinte forma:

  • desmontar o controlador de temperatura;
  • definir a temperatura mínima de aquecimento;
  • retire o manípulo do regulador do parafuso, desaparafuse as porcas e retire a moldura;
  • remova a placa empenada e instale uma nova.

Nenhuma viagem em caso de capotamento

Se o dispositivo for inclinado ou derrubado, o circuito elétrico deve abrir. Este efeito deve-se à presença de um peso suspenso no aparelho. Quando a unidade se desvia da vertical, ela mantém sua posição.

Se o dispositivo for inclinado ou derrubado, o circuito elétrico deve abrir.

Para verificar o funcionamento deste elemento, o dispositivo é desviado manualmente da vertical.Se o dispositivo não desligar, é recomendável limpar a peça do pó ou substituí-la por uma nova. Além disso, é muito fácil de colocar.

Deve-se lembrar que em caso de falha do interruptor de segurança, o dispositivo não explode. Se os elementos de aquecimento, não cobertos com óleo, superaquecerem, a proteção do aquecedor tubular é ativada. Além disso, o circuito elétrico pode abrir o relé térmico.

ruído alienígena

O ruído no aquecedor pode estar presente de forma intermitente ou contínua. A fonte do ruído geralmente é a água, que entra no óleo na forma de vapor. Conforme a água esquenta, ela se transforma em gás. Esse processo é acompanhado por um estrondo, o estouro de bolhas de ar torna-se outro fator que provoca o aparecimento de ruídos quando o aparelho é ligado. Isso se deve ao movimento do aparelho fazendo com que o óleo se mexa.

Depois de aquecer o dispositivo, o ruído desaparece. Eles não representam perigo para a operação subseqüente. Se o estalo estiver presente constantemente, isso indica uma falha na parte elétrica do dispositivo. É importante identificar e eliminar a avaria. É proibido usar tal aquecedor. Às vezes, o aquecedor estalará com a expansão linear dos elementos redimensionados devido ao aquecimento. Este fenômeno não é perigoso. Ao aquecer, os sons desaparecem.

O termoventilador aquece mas não sopra

Durante o funcionamento normal das pás, você pode suspeitar das causas de problemas no motor. No entanto, antes de mais nada, deve-se garantir que a tensão seja fornecida ao dispositivo. Seu eixo deve girar facilmente.

Em seguida, o motor é verificado com um multímetro. É importante que seus contatos toquem e mostrem resistência.

Se necessário, o motor pode ser desmontado e examinado por dentro. Às vezes fica muito sujo.Nesse caso, vale a pena enrolar os enrolamentos, limpar o conjunto do comutador e avaliar a confiabilidade da fixação das escovas. Em alguns casos, é necessário tratar as buchas da parte motriz do motor com óleo de máquina. Se os enrolamentos estiverem queimados, o motor deve ser substituído.

Durante o funcionamento normal das pás, você pode suspeitar das causas de problemas no motor.

Restauração da Integridade do Casco

Se o tanque do radiador falhar, você deve fazer o seguinte:

  1. Escorra o óleo. É importante prestar atenção ao tipo de óleo com o qual o tanque foi abastecido. Isso deve ser feito, pois a substância se espalhará no processo. Assim, as perdas terão que ser repostas.
  2. O corpo de metal pode ser restaurado por 2 métodos - soldado ou soldado. O segundo método é considerado o mais confiável. No entanto, nem todos podem realizar esse procedimento. A soldagem é feita com solda de latão ou prata. Cobre-fósforo também é adequado. Durante o procedimento, o tanque deve ser enchido com água.
  3. Após a conclusão do trabalho, é recomendável secar o interior do tanque. Deve-se ter em mente que é proibido derramar óleo de forma despreparada. Recomenda-se evaporar a uma temperatura não superior a +90 graus. Com mais calor, a substância começará a oxidar.

Dicas e truques adicionais

Para que o dispositivo funcione o maior tempo possível, é recomendável seguir estas regras:

  1. É proibido secar roupas em um aquecedor a óleo. Ele secará rapidamente, mas danificará o dispositivo. Isso ocorre devido ao superaquecimento dos elementos do dispositivo.
  2. A superfície do aquecedor de óleo pode estar quente. Para evitar queimaduras acidentais, é recomendável instalar uma tela de proteção especial no dispositivo.
  3. Limpe a poeira sempre que possível. Isso ajudará a evitar o superaquecimento e aumentar a dissipação de calor. Além disso, a poeira pode causar maus odores na sala.
  4. É proibido usar tal aquecedor em ambientes com alta umidade.
  5. O dispositivo seca significativamente o ar, por isso não é permitido usá-lo em salas muito pequenas.
  6. O aparelho só deve ser usado na posição vertical. Se o dispositivo foi armazenado na horizontal, deve-se segurá-lo na vertical antes de ligá-lo. Isso permitirá que o óleo escorra para baixo, eliminando o risco de superaquecimento dos elementos de aquecimento.
  7. É proibido usar adaptadores para conectar o radiador. Isso criará um contato incompleto. Como resultado, o dispositivo pode ser ligado e desligado periodicamente. Como resultado, ele simplesmente falhará.
  8. Não é recomendado deixar o aparelho ligado ao sair de casa. Não coloque o aparelho perto de móveis estofados ou cortinas.

O reparo do radiador de óleo possui vários recursos. Para obter sucesso nesse assunto, é necessário identificar claramente as causas da falha e seguir as recomendações básicas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha