Como limpar um lago no país com as próprias mãos, instruções passo a passo e regras de manutenção

Os jardineiros usam várias técnicas para resolver o problema de limpar um lago no campo com as próprias mãos. Alguns dos métodos disponíveis são adequados para grandes massas de água. Isso se deve ao fato de que tais técnicas exigem custos financeiros elevados. E para outros métodos de limpeza da lagoa, é necessário um esforço físico mínimo. Mas ao escolher um método, é recomendável levar em consideração o tipo de contaminação.

As principais causas da poluição

Toda a poluição das casas de veraneio é convencionalmente dividida em 3 grupos:

  • folhas e detritos levados pelo vento;
  • pequenos resíduos biológicos (partes de plantas, insetos, etc.);
  • resíduos biológicos volumosos (roedores, vermes, etc.).

Em lagoas correntes, bem como em corpos d'água localizados em áreas com chuvas frequentes, muitas vezes entram partículas sólidas (pedras, areia, etc.), que gradualmente se depositam no fundo. Como resultado, as formas dos bancos mudam. Sem limpeza oportuna, esses reservatórios tornam-se rasos.

Em alguns casos, você terá que bombear completamente a água, primeiro transferindo os peixes para um aquário temporário. Este tipo de limpeza é usado principalmente para contaminação pesada por várias partículas e detritos.

Métodos de tratamento de água em casa

As lagoas do campo são relativamente compactas em tamanho. Em tais corpos d'água, é difícil recriar um ecossistema autolimpante. Por esta razão, o tanque deve ser limpo periodicamente usando um dos seguintes métodos:

  • biológico;
  • químico;
  • UV;
  • mecânico.

lagoa rural

Cada um desses métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens. Esses métodos de limpeza podem ser variados, aumentando assim a eficácia do procedimento.

Biológico

O método de limpeza biológica envolve o uso de produtos especializados, que são divididos em 2 grupos:

  1. Preparações bacterianas, que incluem Stater-Bacterien, JLB FilterStartPond e outros. Tais agentes removem depósitos de lodo, suprimindo a formação de compostos de nitrogênio (nocivos para as plantas). As preparações bacterianas começam a agir imediatamente após serem introduzidas no tanque.
  2. Meios como Pond Cleaner, Aqua Balance e outros que inibem o crescimento e desenvolvimento de algas microscópicas. Esses produtos, disponíveis na forma de pó ou gel, inibem a fotossíntese por até seis semanas após o uso.

Os produtos orgânicos são muito eficazes, mas sua demanda é relativamente baixa. O último se deve ao preço muito alto e ao fato de tais produtos alterarem a composição da água. Portanto, ao mesmo tempo que os produtos biológicos, devem ser adicionados ao tanque outros produtos que normalizam o pH, ou usar dispositivos de aeração para limpar completamente o tanque.

A organização nas imediações de um reservatório menor separado ajuda a resolver o problema do assoreamento das lagoas. Isso funcionará como um filtro. Neste pequeno reservatório é necessário plantar plantas que farão aeração.Ao organizar tal lagoa, uma camada de drenagem com espessura de pelo menos 150 milímetros deve ser derramada no fundo.

Meios como Pond Cleaner, Aqua Balance e outros que inibem o crescimento e desenvolvimento de algas microscópicas.

Químico

O método químico de limpeza é adequado para casos em que não vivem plantas aquáticas ou peixes no lago. As substâncias utilizadas neste método têm um efeito agressivo nos organismos vivos e inibem o desenvolvimento da flora. Nesse caso, o equilíbrio ácido da água não muda. Agentes contendo bromo são considerados ótimos, cuja eficácia é drasticamente reduzida sem a adição de cloro.

Dentre os métodos utilizados, destaca-se a purificação por sorção, na qual materiais porosos (zeólitas) de origem natural ou artificial são colocados na bacia. Essas pedras removem amônia e fósforo da água. Os absorventes são despejados no fundo do tanque ou adicionados aos filtros de fluxo.

Para uma limpeza rápida do tanque, utilize cal apagada (cal virgem) e calcário triturado. Ambas as ferramentas são capazes de:

  • acelerar a decomposição da matéria orgânica;
  • destruir microorganismos patogênicos e parasitas;
  • aumentar a concentração de hidrogênio na água.

A quantidade de cal utilizada é calculada tendo em conta vários parâmetros. Em particular, este indicador é influenciado pelo método de depósito de fundos. Para o tratamento de lagos de jardim, recomenda-se o uso de cal virgem na proporção de 1 quilo por 10 m2. Para profilaxia, esse agente é introduzido em maio.

O método químico de limpeza é adequado para casos em que não vivem plantas aquáticas ou peixes no lago.

A radiação ultravioleta

Este método de limpeza é adequado para tanques compactos. Com lâmpadas UV voltadas para a água, as algas podem ser suprimidas e o lodo removido. Este método não prejudica os peixes e outros organismos que vivem na lagoa. Para a limpeza de lagoas de jardim, recomenda-se levar lâmpadas com comprimento de onda de 180-300 nanômetros.A duração da exposição aos raios UV é determinada levando em consideração o grau de assoreamento e a área da superfície da lagoa. Este método não ajuda a remover detritos grandes e pequenos.

Portanto, além das lâmpadas ultravioleta, é necessário utilizar outros métodos de limpeza.

Mecânico

O método mecânico é considerado o mais comum e popular. Como parte dessa abordagem, é possível limpar a bacia de detritos manualmente ou com equipamentos especializados. A primeira opção é indicada para retirar folhas e outras partes da planta que não afundam no fundo do tanque. Para isso, é utilizada uma rede ou rede. Os verdes que se depositaram nas paredes da lagoa são removidos com uma escova. No entanto, o método manual não é capaz de limpar completamente a água da contaminação. A remoção de outros detritos da lagoa exigirá equipamentos especializados.

Este último inclui filtros, que são divididos em dois tipos: pressão e fluxo (externo). O equipamento do primeiro tipo tem a forma de uma bomba colocada no fundo do tanque. O princípio de operação de tal filtro é o seguinte:

  1. A bomba puxa a água para dentro do alojamento, que contém as escovas e esponjas.
  2. Escovas de esponja retêm detritos grossos e sujeira.
  3. A carga mineral biogranulada localizada mais a jusante é limpa por um método biológico.
  4. Ao final, a água entra no compartimento com lâmpadas ultravioleta, que destroem as bactérias nocivas.

Os filtros de linha são limpos da mesma maneira. A diferença entre os aparelhos é que, neste último caso, a água é trazida para o tanque de forma natural (através de um ralo organizado). Os skimmers foram criados para remover grandes detritos que se acumulam na superfície do tanque.Esses dispositivos sugam a água com partes de plantas e as enviam para a cesta. Alguns dos skimmers são projetados para limpeza de fundo.

limpeza de lagoa

Os aspiradores de lodo se distinguem por sua alta eficiência. Esses dispositivos coletam lodo, algas e sujeira do fundo da lagoa. Alguns modelos desses equipamentos são complementados com acessórios funcionais e sacos de lixo. Aspiradores de pó são maneiras de limpar o fundo em relevo. Este tipo de equipamento não deve ser usado em águas onde vivem rãs e peixes, pois os aspiradores, juntamente com o lodo e a sujeira, sugam os alevinos e girinos. Devido a isso, a população de peixes na lagoa diminuirá drasticamente após a primeira temporada.

Filtros automáticos e aspiradores simplificam muito a manutenção do seu lago de jardim. Basta que os proprietários do local substituam periodicamente os cartuchos e enxáguem o equipamento dos restos de lodo, algas e sujeira.

Mudança de água completa

A substituição completa da água em uma lagoa é realizada nos casos em que os métodos descritos acima não trouxeram resultados positivos. O procedimento ocorre em várias etapas:

  1. Todos os peixes e anfíbios são capturados na água e transferidos para um aquário temporário. Girinos e alevinos também são recomendados.
  2. Remova as plantas ornamentais (se possível).
  3. Escorra a água. Para isso, uma bomba é usada. Se a lagoa for pequena (menos de 1 metro quadrado), você pode cavar uma vala por onde a água fluirá.
  4. Após o esvaziamento, o fundo e as paredes do tanque são limpos manualmente de lodo e sedimentos do fundo.
  5. O fundo e as paredes são completamente drenados em 1 a 2 dias.

Após a conclusão das manipulações descritas, você pode encher a lagoa com água nova, devolvendo as antigas moradias e plantas ao tanque. Além disso, o peixe deve ser solto após alguns dias. Durante esse tempo, a água deve se acalmar e encontrar seu próprio ecossistema. Alguns jardineiros soltam os peixes e outros permanecem uma semana depois de encher o tanque.

lagoa dacha

provocante

Esta opção de tratamento é usada para grandes corpos d'água. Em pequenos lagos, um aspirador pode desempenhar funções semelhantes. O princípio de operação de ambos os dispositivos é o mesmo. Como um aspirador de pó, uma draga suga água, sujeira e lodo. Além disso, este último dispositivo é caracterizado por maior potência. A draga é capaz de remover até uma tonelada de lodo da água em uma hora.

Antes de iniciar a limpeza com este método, é recomendável explorar o tanque removendo manualmente os detritos de plástico e metal. Em seguida, é realizado um "execução" de teste, no qual é possível depurar o equipamento.

Como cuidar corretamente do seu lago

A manutenção de um lago de jardim consiste em respeitar as seguintes regras:

  1. Um filtro de circulação forçada e um enchimento contendo cascalho ou areia são instalados no tanque. O primeiro limpará constantemente a lagoa de pequenos detritos, saturando a água com oxigênio.
  2. Cercar a lagoa com pára-choques de pedra com mais de 30 centímetros de altura.
  3. Remova detritos grandes da superfície da água e pequenos detritos do fundo diariamente.
  4. Encha a água regularmente no verão.

Recomenda-se que o tanque esteja localizado em uma área que não receba luz solar por mais de seis horas por dia. Com exposição prolongada à luz brilhante, a lagoa fica encharcada.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha