Formas de treliça para plantas trepadeiras e como fazê-las você mesmo

Qualquer amante do trabalho agrícola deseja equipar melhor o local para que fique bonito e funcional. Uma treliça ajustada para plantas trepadeiras no jardim é uma ideia útil. Este dispositivo torna-se um suporte para hastes esparramadas, facilita sua manutenção e é um elemento decorativo para manter uma aparência apresentável do local.

Descrição e propósito

A palavra "truss" tem raízes italianas e se traduz como "suporte" ou "ombro". Este é um dispositivo (semelhante a uma treliça) para apoiar os caules das plantas trepadeiras. As culturas em forma de bóia parecem magníficas, servem de decoração para o jardim. Os edifícios são usados ​​para:

  • decoração de superfícies verticais;
  • gazebos decorativos;
  • criar “paredes” verdes;
  • divida o site em zonas.

Plantas trepadeiras, deitadas na vertical, sentem-se melhor, pois expostas aos raios solares e bem arejadas, parecem saudáveis. A umidade não permanece em caules e folhas.

É mais fácil para um jardineiro cuidar dele, remover partes amareladas e mortas. Uma pessoa pode mover-se facilmente entre as fileiras sem danificar as plantas e a colheita.

Jardineiros experientes usam vegetação trepadeira para esconder lugares feios em seu quintal - uma cerca velha, paredes tortas e sem pintura. A combinação de vegetação luxuriante, flores com treliças coloridas dá sabor à dacha. O elemento decorativo é adequado para criar uma "cerca" verde, que isolará a área desejada no jardim de olhares indiscretos.

história de origem

Documentos históricos contêm informações de que os dispositivos de escalada de vegetação foram usados ​​pela primeira vez em vinhedos para fortalecer as videiras. E em meados do século 19 na Inglaterra e na França, as tapeçarias viraram moda como elementos decorativos na decoração de jardins. Então essa inovação se tornou popular no Império Russo. Nos jardins imperiais e nas propriedades dos nobres próximos à corte havia construções para rosas, uvas decorativas e lúpulo.

E no final do século 20, quando o paisagismo se espalhou na Rússia, as treliças se tornaram um dos elementos de um jardim bem cuidado. Esses produtos estão sempre na moda, são usados ​​para jardinagem vertical e decoração de sites. Os jardineiros compram desenhos ou os fazem eles mesmos.

tipos de treliça

Ao escolher o tipo de estruturas para plantas de loach, o jardineiro deve considerar:

  1. A aparência de intriga pessoal para que a treliça não pareça um objeto estranho nela.
  2. Durabilidade, resistência dos materiais.
  3. Aparência de dispositivos.

Vale a pena considerar se é necessário pintar e embelezar os elementos decorativos a cada estação, ou se essas operações não são necessárias.

Vale a pena considerar se é necessário pintar e embelezar os elementos decorativos a cada estação, ou se essas operações não são necessárias.

Por material

O mercado moderno oferece uma grande quantidade de materiais de construção com os quais são feitas as tapeçarias.

Plástico

O mais procurado é o plástico, além disso, nos pontos de venda já existem produtos acabados que se parecem com tubos de suporte e perfis de malha. Esses elementos são fixados com grampos e buchas.As estruturas têm uma variedade de formas devido ao fato de o plástico ser flexível. Mas lembre-se de que as treliças podem desabar sob o peso das plantas molhadas.Se um jardineiro deseja fazer um elemento decorativo de acordo com seu projeto, com a ajuda de um maçarico pode ser feito facilmente com canos de plástico.

ÁRVORE

Se você deseja fazer um produto de madeira, precisa escolher a raça certa:

  • o pinho é considerado uma opção de orçamento, é fácil de processar;
  • o larício não cede ao apodrecimento, mas tem um custo alto;
  • carvalho sempre parece elegante.

Se escolher uma madeira diferente, terá que fazer treliças personalizadas e escolher uma oficina para a venda. Deve-se lembrar que as estruturas de madeira desmoronam rapidamente.

Deve-se lembrar que as estruturas de madeira desmoronam rapidamente.

Ligas de metais

As estruturas metálicas são compostas por:

  1. Objetos forjados. Eles são caros, mas parecem muito impressionantes.
  2. Grades. É feito de fio resistente. Adequado para uvas.
  3. Acessórios. Para peças verticais e horizontais, são utilizados tubos de diferentes seções.

Após a instalação, o produto deve ser revestido com tinta prata para não enferrujar. Antes de escolher um material para uma treliça, você precisa estudar todos os seus prós e contras.

intencionalmente

Os escaladores de madeira estão disponíveis em dois modelos. Eles dependem do método de fixação das peças principais.

Com um entalhe

Barras e ripas são conectadas usando cortes. Essas tapeçarias são estáveis, mas a costura pode começar a apodrecer devido à alta umidade.

nota de remessa

A montagem aérea é considerada pelos mestres como simples e acessível. A madeira mantém a sua integridade e não está sujeita a destruição. Mas a rede é menos estável do que no primeiro caso.

variedades de formas

As formas de treliça são diferentes e dependem do gosto e das capacidades materiais do jardineiro.

As formas da treliça são diferentes e dependem do gosto e das capacidades materiais do jardineiro.

Borda

As adaptações em forma de quadrados (diagonais ou retilíneas) são pequenas para uma espécie de bóias ou extensões, dividindo o sítio em setores. Estas treliças são feitas de ripas de madeira, barras ou plástico.

Triângulo

Elementos decorativos triangulares são criados a partir de qualquer material. Eles são mais adequados como decorações do que como suportes. Isso deve ser levado em consideração ao decorar um site.

Retângulo

Os dispositivos retangulares são considerados padrão, mais adequados para o cultivo de vegetais encaracolados, pois essas estruturas são muito estáveis.

Letra T

O produto em forma de T é composto por pilares reforçados com duas barras espaçadoras inclinadas. Em seguida, os suportes são conectados à barra transversal superior. Eles amarram fios longos ao chão, cordas. Plantas trepadeiras escalarão ao longo delas.

treliça

O dispositivo de treliça é criado como uma barraca, cabana, meio-fio. As células podem ser triangulares, retangulares, quadradas.

Mas não é adequado para todas as plantas.

em forma de L

A estrutura em forma de L é usada principalmente para o cultivo de pepinos. As plantas são dispostas de forma que os vegetais possam ser vistos e recolhidos rapidamente.

Cambagem

O arco de treliça, entrelaçado com vegetação, transforma a entrada em outra decoração.Este notável objeto de design deve combinar harmoniosamente com o estilo existente.

O arco de treliça, entrelaçado com vegetação, transforma a entrada em outra decoração.

Uso de meios improvisados

Se o jardineiro não tem dinheiro extra, mas quer decorar o local, as tapeçarias podem ser feitas com as próprias mãos.

Arame

A moldura de treliça antiga é inserida na moldura de madeira. Acaba por ser um suporte para trepar a vegetação.

cano de plástico

Tubos de plástico são frequentemente usados ​​para as treliças produzidas por nós. Isso ocorre porque o material:

  • tem flexibilidade, leveza, força;
  • é barato;
  • pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens;
  • é fácil construir o produto desejado a partir dele usando uma ferramenta de solda.

A única desvantagem de uma estrutura de PVC é que depois de alguns anos os tubos ficam feios. Eles devem ser enobrecidos.

braçadeiras de metal

Braçadeiras de metal com um parafuso de fixação serão necessárias para fazer um acessório resistente. Poderá conter um grande número de cachos maduros ou trepadeiras pesadas.

ferramenta de trabalho de metal

Eles usam uma variedade de dispositivos de medição e ferramentas para trabalhar com plásticos, madeira e metal.

Recomendações e instruções de fabricação

Antes de fazer o dispositivo, você deve considerar os seguintes pontos:

  1. Quais são as dimensões de uma planta adulta. Quanto maior o seu volume, mais forte e confiável deve ser o quadro.
  2. A força do produto depende do tamanho das células. Quanto maiores forem, menor será a estabilidade da estrutura.
  3. As dimensões ideais são de cerca de 10 cm, é necessário observar sua uniformidade em toda a superfície da treliça. Os elementos são fixados com pequenas cavilhas ou parafusos autorroscantes.
  4. É possível combinar células pequenas e grandes, mas para que isso não afete a estabilidade de todo o quadro.
  5. A madeira é considerada um material de vida curta. Para aumentar a vida útil, os elementos da estrutura de madeira são protegidos por meios especiais: tintas, óleos, ceras e esmaltes à base de componentes que criam uma película elástica. É ela quem protege contra todos os fatores climáticos.
  6. Se você deseja instalar o produto separadamente, ele é reforçado com um pilar de suporte.

O mais importante no trabalho é fazer medições corretas e cálculos precisos, para fazer um projeto aproximado da estrutura. O não cumprimento dessas regras fará com que o produto seja frágil e feio. Terá que ser feito novamente.

exemplos de trabalho

Existem muitas opções para colocar o suporte, por exemplo:

  1. A tapeçaria está localizada em qualquer parede ou cerca, iluminando o visual.
  2. A treliça divide o terreno em setores ou se torna uma “cerca” verde.


Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha