Como passar rapidamente o tule após a lavagem e as regras para escolher a temperatura

O tule é um material arejado e atraente usado para costurar roupas e vários detalhes de interiores. A principal desvantagem desse tecido é a dificuldade de manutenção, principalmente na hora de passar. Muitos proprietários de itens de tule não sabem o que fazer com eles após a lavagem e quais nuances devem ser consideradas. Vamos ver como passar o tule corretamente em casa sem danificar um item caro.

características do produto

O tule é um material leve e agradável ao toque e vem na forma de um tecido liso ou estampado. Existem muitas maneiras de fazer tule, que afetam o conjunto final de características do tecido:

  • Organza.

O poliéster é usado como material de base na produção de organza, o que confere ao tule maior densidade e resistência a danos. A organza enruga menos durante a operação e não acumula poeira em sua superfície, o que é típico de outros tipos de tule.

  • Velejar.

O véu difere de outras opções com textura de tecido fosco. Caso contrário, é tão denso e durável. Na produção do véu são utilizadas fibras de algodão, seda e lã.

  • Relatório.

A malha é um tule com estrutura de favo de mel, graças à qual o tule transmite bem a luz e fica extravagante. Devido à sua estrutura, a cortina acumula muita poeira, o que é um grande inconveniente para pessoas propensas a reações alérgicas.

  • Musselina.

Tule liso, o que resulta em excepcional durabilidade do tecido. É feito de materiais naturais e sintéticos.

  • Chiffon.

Combina bem com outros materiais, permitindo criar combinações inesperadas de cores e formas. É feito de algodão ou seda, o que afeta a durabilidade geral do tecido.

  • Kiseya.

O tecido é feito unindo frouxamente fios individuais em uma composição geral, o que confere ao tecido maior respirabilidade e leveza.

O tule é um material leve e agradável ao toque e vem na forma de um tecido liso ou estampado.

Métodos básicos de engomar após a lavagem

As donas de casa novatas assumem que só é possível passar o tule com um ferro de passar. Este é um equívoco, pois há muitas maneiras de suavizar uma cortina de tule recém-lavada, incluindo:

  • uso de gerador de vapor;
  • alise o tecido com um vaporizador;
  • pairando sobre a cornija;
  • engomar regularmente.

Anotar! Alguns métodos de engomar são considerados universais, enquanto outros são usados ​​apenas para certos tipos de tecidos. Considere esta nuance ao escolher a opção certa.

Pesando na borda

Nem todo mundo passa com sucesso um grande pedaço de tecido sem deixar vincos e vincos em sua superfície. Em tal situação, um método simples e universal de pesagem na cornija ajudará. Para implementá-lo, tudo o que você precisa fazer é:

  • equipamento de lavagem;
  • sem esperar que seque completamente, o tule é suspenso na cornija;
  • com o próprio peso, o tecido se endireita, adquirindo uma aparência elegante.

O método não requer o uso de equipamentos específicos ou habilidades especiais.

Gerador de vapor

O gerador de vapor permite remover todas as irregularidades do tule no menor tempo possível.

O gerador de vapor permite remover todas as irregularidades do tule no menor tempo possível.

Algoritmo de ações:

  • preparamos o gerador de vapor para o trabalho;
  • penduramos as cortinas na cornija;
  • tratamos a superfície do tecido com vapor, fazendo movimentos suaves de cima para baixo.

Graças à alta temperatura do vapor, o tule é alisado e todas as rugas que prejudicam sua aparência desaparecem.

Ferro

Usar um ferro é considerado uma coisa comum para todos. No entanto, no caso do tule, o engomadoria assume muitas nuances dependendo do tipo de tecido.

Entre as recomendações gerais adequadas para qualquer material tratado, destacam-se:

  1. Não exceda a temperatura máxima permitida para engomar indicada na etiqueta do produto.
  2. Quaisquer desenhos no tecido ou costuras são passados ​​por várias camadas de gaze, começando pela frente.
  3. Tente passar uma cortina levemente úmida depois de torcer o excesso de líquido.

spray

Usar o método de pulverização é semelhante ao método de pesagem em uma borda. Todos os pontos são repetidos da mesma forma, e a única diferença é manter o teor de umidade do tecido até que todos os defeitos visíveis tenham sido removidos. Para umidificação pontual, um frasco de spray é o mais adequado. Como alternativa, você pode umedecer suavemente o tule à mão.

Usar o método de pulverização é semelhante ao método de pesagem em uma borda.

O que fazer se o tecido for grande

As principais dificuldades de engomar surgem com grandes peças de tecido, como cortinados ou cortinados.Tecidos longos são difíceis de endireitar e devem ser desenhados com várias técnicas auxiliares. São muitos, mas uma ideia os une - a cortina é pendurada na cornija, após o que qualquer método adequado para a dona de casa é usado. Usado com mais frequência:

  • alise a cortina com seu próprio peso;
  • uso de gerador de vapor;
  • usando uma panela de água fervente. Este é um análogo econômico de um gerador de vapor que funciona em uma técnica semelhante.

Características de engomar certos materiais

A maioria dos tipos de tecidos combinados sob um conceito de tule tem métodos de processamento semelhantes. No entanto, existem vários tipos de materiais que requerem habilidades especiais para trabalhar. Esses incluem:

  • organza;
  • nylon.

Vamos olhar mais de perto.

A maioria dos tipos de tecidos combinados sob um conceito de tule tem métodos de processamento semelhantes.

Organza

Tecido delicado, cuja interação requer cuidados especiais. Se você não prestar atenção suficiente durante o processamento, o produto será facilmente danificado e se tornará inadequado para uso posterior. Ao eliminar rugas em cortinas de organza, considere as seguintes nuances:

  1. Alguns electrodomésticos utilizados para engomar tecidos têm uma função de jacto de vapor. Seu uso não é recomendado, pois aparecem dobras onduladas na superfície da organza, difíceis de eliminar no futuro.
  2. A organza só é passada a ferro quando estiver completamente seca.
  3. Em altas temperaturas, a base do ferro pode começar a aderir à superfície do ferro. Para evitar essa situação, a cortina é embebida em solução salina após a lavagem. Para sua fabricação, são levados 5 litros de água e 20 gramas de sal.

Nylon

O nylon não é um material menos caprichoso, cujo tratamento térmico requer alguma preparação:

  1. Durante o engomar, deve haver uma gaze entre a cortina e a base do ferro.
  2. Não aqueça o ferro acima de 100 oh... Quando a temperatura especificada é excedida, dobras onduladas se formam na superfície do nylon.
  3. Não seque demais o náilon antes de passar. Quanto mais seco o tule, mais difícil é influenciá-lo.
  4. É proibido umedecer o tecido com borrifador, pois há grande probabilidade de formação de estrias amarelas em sua superfície.

O nylon não é um material menos caprichoso, cujo tratamento térmico requer alguma preparação.

Que tipos de engomar não precisam

Alguns tipos de materiais dos quais o tule é feito não requerem engomar após a lavagem ou requerem tratamento térmico mínimo. Esses tipos incluem:

  • tecidos sintéticos;
  • produtos de algodão;
  • produtos de linho.

Tecido sintético

A peculiaridade do sintético é que sua estrutura não sofre alterações significativas após a lavagem. Assim, não há necessidade de processamento adicional de tule, o que simplifica muito sua operação. Basta lavar a peça, após o que pode ser pendurada na cornija.

Se, no entanto, houver necessidade de passar a ferro, a cortina é dobrada em várias camadas, após o que é tratada com ferro quente, cuja temperatura da base não deve exceder 120 .

Algodão

As cortinas de algodão também não requerem tratamento térmico adicional, e o peso do produto é suficiente para eliminar rugas aleatórias. As donas de casa gostam muito de produtos de algodão por sua facilidade de uso e aparência agradável.

Linho

A tecnologia para trabalhar com cortinas de linho é semelhante às cortinas sintéticas. Suficiente:

  • lavar o produto;
  • pendure-o na cornija.

Se passar a ferro for essencial, pré-aqueça o ferro a cem graus e use gaze como tampão.

Se passar a ferro for essencial, pré-aqueça o ferro a cem graus e use gaze como tampão.

dicas e truques

Se o tecido amassar rapidamente durante o uso ou após a lavagem, provavelmente você está fazendo algo errado. Para evitar tais situações, observe as seguintes regras gerais:

  1. Independentemente do tipo de tecido, leia as instruções do fabricante na etiqueta antes de lavar e passar.
  2. Ao usar um ferro, na maioria dos casos, a cortina é processada por meio de gaze úmida dobrada em várias camadas.
  3. Antes de passar, comece a trabalhar em uma área discreta do tecido e depois passe para o restante da cortina. Se algo der errado e as marcas permanecerem no tecido, não será muito perceptível.
  4. Certifique-se de que não há sujeira na base do ferro, caso contrário, ela marcará o tule com uma mancha feia.
  5. A temperatura máxima permitida do ferro é de 150 oh... Ultrapassá-lo é inaceitável para qualquer tipo de tecido, seja malha ou organza.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha