As 4 principais maneiras de aumentar a transferência de calor da bateria com suas próprias mãos
A transferência de calor é a quantidade de calor que um aquecedor emite para a atmosfera circundante. Este parâmetro é levado em consideração ao projetar a habitação de forma a manter uma temperatura confortável dentro do edifício no inverno. Porém, com o tempo, esse indicador diminui, o que faz com que as pessoas busquem uma resposta para a questão de como aumentar a transferência de calor da bateria.
Por que a dissipação de calor da bateria diminui com o tempo
As razões para a diminuição da transferência de calor geralmente se devem às características de design dos radiadores de aquecimento. Este parâmetro depende de:
- o tipo de material do qual o radiador é feito;
- o número de seções na bateria;
- o tipo de conexão entre a bateria e o tubo de aquecimento;
- a velocidade de circulação do líquido (refrigerante) na bateria;
- nível de aquecimento do agente de aquecimento.
Isso significa que uma diminuição na transferência de calor geralmente ocorre devido a uma diminuição na temperatura do líquido refrigerante ou à instalação incorreta da bateria.
Mas se esses fatores forem excluídos, esse problema surge pelos seguintes motivos:
- entupimento de radiadores e tubos de aquecimento com ferrugem, incrustações e outros contaminantes;
- a formação de congestionamento de ar nas comunicações de aquecimento central;
- instalação de uma caixa decorativa na bateria;
- contaminação excessiva do radiador;
- muitas camadas de tinta foram aplicadas ao radiador.
Exceto pelas duas primeiras razões, o impacto dos fatores acima leva a uma ligeira diminuição na transferência de calor.
As principais formas de aumentar a transferência de calor com suas próprias mãos
Os métodos aplicados para aumentar a transferência de calor dão um efeito temporário. Se os motivos da queda desse indicador não forem eliminados, a situação se agravará com o tempo. Portanto, para aumentar a transferência de calor, é recomendável sangrar os radiadores. Este método permite que você se livre de bloqueios e bolsas de ar.

As baterias são purgadas usando:
- pressão hidráulica;
- soluções químicas ou carbonato de sódio;
- lavagem pneumohidro-impulsiva.
A sangria das baterias conectadas ao aquecimento centralizado é realizada pela organização apropriada. Nesse caso, o fornecimento de transportadores de calor é totalmente cortado e a água é drenada do sistema.
Tela refletiva
Uma tela reflexiva é a maneira mais comum de melhorar a eficiência dos aquecedores. Para fazer este dispositivo, você precisa pegar uma folha de polietileno expandido e cobrir o material de um lado com papel alumínio. Essa tela deve ser maior que o radiador. Este design é colocado atrás da bateria com o lado da folha voltado para a sala.
Recomenda-se instalar essas telas antes de instalar os radiadores. Neste caso, geralmente não é polietileno revestido de folha que é usado, mas uma folha de metal com nervuras. Esta opção permite uma melhor redistribuição do calor.
Este método de melhorar a eficiência da bateria tem 2 desvantagens. Acredita-se que após a instalação da blindagem, o ponto de orvalho seja alterado. No entanto, esse aspecto é influenciado por muitos fatores, mas a instalação de uma tela reflexiva não altera significativamente o ponto de orvalho.

A instalação dessa blindagem também permite reduzir o consumo de calor que aquecerá a parede atrás da bateria. Ao mesmo tempo, para que o efeito da instalação desta tela seja perceptível, o radiador não deve ser coberto com sobreposições decorativas, cortinas ou similares.
Coloração
Pintar a bateria com uma cor diferente praticamente não aumenta a temperatura ambiente. A diferença entre os indicadores é revelada principalmente com a ajuda de ferramentas especiais. No entanto, apesar do exposto acima, quando as baterias são pintadas de preto fosco, a transferência de calor aumenta.
Mas não é recomendado usar este método para aumentar a eficiência. Isso se deve ao motivo declarado: é impossível notar a diferença entre a transferência de calor anterior e atual após a pintura da bateria. Antes de tomar medidas tão drásticas, é recomendável usar outros métodos para melhorar a eficiência do radiador.
Em vez de pintá-la de preto, basta enxaguar a bateria de contaminação. Uma espessa camada de poeira acumulada na superfície do radiador atua como um isolante térmico.Também é recomendável remover uma camada espessa de tinta que absorve parte do calor irradiado.
Os procedimentos descritos devem ser realizados antes de ligar o aquecedor. Isso porque alguns tipos de tinta não se adaptam bem a superfícies quentes.

Cobertura especial
Caixas especiais ajudam a melhorar a transferência de calor no apartamento. Tais projetos aumentam a eficiência da redistribuição da radiação de calor. Isso ocorre porque as caixas são feitas de alumínio e outros metais que aumentam a transferência de calor. Além disso, esse design cobre a parte da bateria que aquece áreas "desnecessárias".
Melhorar a circulação de ar interior
Se os motivos acima para a diminuição da eficiência da bateria forem eliminados, mas a sala ainda estiver fria, isso se deve ao aumento da perda de calor. Estas ocorrem devido a:
- ventilação natural do ambiente;
- paredes aquecidas;
- isolamento térmico insuficiente das janelas;
- a presença de juntas entre as paredes;
- aquecimento de piso;
- aquecer o telhado.
Portanto, para aumentar a temperatura interna, é necessário realizar operações para reduzir a perda de calor. Para isso, é necessário isolar as paredes, piso e teto, além de verificar a qualidade do isolamento das janelas.
Além disso, é necessário remover todos os objetos que cobrem as baterias. Isso se aplica principalmente a cortinas e móveis. Mesmo essa operação melhorará a circulação do calor na sala.
Além disso, um ventilador pode ser instalado próximo ao radiador, cujas pás puxam o ar para a sala. Graças a esta solução, a convecção natural é melhorada, o que leva a um aumento da temperatura interior.No entanto, este método apresenta algumas desvantagens relacionadas com o funcionamento do ventilador: o nível de ruído na sala aumenta devido às pás rotativas e o consumo de energia aumenta. Nesse sentido, é recomendável instalar o aparelho em ângulo com o radiador e ligar o aparelho por várias horas.

Como determinar a transferência de calor atual
Para calcular a transferência de calor, são necessários os seguintes dados iniciais:
- temperatura do refrigerante;
- coeficiente de condutividade térmica da bateria (especificado nas instruções);
- área da seção.
Para obter o coeficiente de transferência de calor, você precisa multiplicar os indicadores fornecidos. Além disso, esse parâmetro é influenciado por diversos fatores. Estes últimos incluem o método de conectar a bateria ao sistema de aquecimento. A melhor opção é quando o tubo de alimentação é conectado por cima e o tubo de saída fica do outro lado, por baixo. Com este método de conexão, a perda de calor devido a este fator é reduzida a zero.
Você também deve considerar o tipo de material de que a bateria é feita:
- Ferro fundido. A transferência de calor de uma seção desses radiadores é de 50 a 60 watts a uma temperatura de refrigeração de 80 graus.
- Aço. O metal em combinação com o design especial dos radiadores proporciona transferência de calor por radiação e convecção. Isso é possível devido ao fato de que as aletas de aço são soldadas adicionalmente ao aquecedor. Este último atua neste caso como um convector. No entanto, o aço esfria rapidamente; portanto, quando a temperatura do refrigerante cai, a temperatura na sala cai drasticamente.
- Alumínio.A transferência de calor de uma seção de radiadores feitos desse metal chega a 200 watts. No entanto, as baterias de alumínio raramente são usadas. Isso se deve ao fato de o metal ficar coberto de ferrugem pelo contato constante com água contaminada.
Os mais eficazes são os aquecedores bimetálicos. Mas esses produtos são mais caros do que outros.


