Regras de reparo e restauração faça você mesmo para portas de madeira

Operação diária, estresse mecânico, mudanças de temperatura - esses e outros fatores afetam negativamente a condição das portas. A madeira perde o brilho original com o tempo. E a tinta ou verniz fica coberto de pequenos arranhões e se afasta da superfície. Você pode eliminar esses defeitos consertando portas de madeira, o que você pode fazer com suas próprias mãos.

Benefícios da restauração

É aconselhável realizar a restauração, pois este procedimento permite:

  • dê à folha uma aparência que se harmonize com o design de interiores;
  • crie uma folha de porta única com um ornamento original;
  • obtenha uma porta que corresponda exatamente à abertura;
  • mantenha o nível de isolamento térmico da sala, porque a porta acabará por se encaixar perfeitamente na abertura.

A restauração é possível desde que não haja grandes defeitos (rachaduras) na tela ou a porta seja feita de materiais baratos (MDF, chapa de fibra e outros).

O reparo também é justificado por outros motivos. Em particular, a madeira seca com o tempo, pelo que a porta restaurada, ao contrário da nova, não se deforma após a instalação.

Preço

O trabalho de restauração geralmente é mais barato do que comprar uma tela nova. Além disso, a diferença é mais perceptível nos casos em que é necessário adquirir uma porta de tamanho fora do padrão.

Projeto

Com as ferramentas e materiais necessários em mãos, você pode dar à folha da porta a aparência que combina exatamente com as características do interior circundante. Muitas vezes basta retirar a tinta velha e aplicar uma nova.

antiguidades

Os produtos antigos têm um certo valor - tanto material quanto estético. Portanto, é aconselhável restaurar portas antigas e não substituí-las por novas.

Coaching

Os materiais e ferramentas de acabamento são selecionados com base nas especificidades do trabalho futuro. Em particular, se você planeja pintar a porta sem defeitos visíveis, pode se limitar a removedor de tinta, lixa e uma ferramenta elétrica.

Ferramenta e material

Recomenda-se preparar a maioria dessas ferramentas e materiais com antecedência. Isso se explica pelo fato de que durante os trabalhos de restauração muitas vezes são revelados defeitos que permaneceram invisíveis durante a inspeção inicial da folha da porta.

Os materiais e ferramentas de acabamento são selecionados com base nas especificidades do trabalho futuro.

espátulas

Espátulas médias e pequenas são usadas para remover tinta velha e pequenos defeitos de rejunte, respectivamente.

Tesoura

Tesouras são necessárias se você precisar fazer furos para instalar dobradiças de portas ou outros nichos.

Chave de fenda

Chaves de fenda são necessárias para remover e apertar as dobradiças e maçanetas das portas.

faca de carpinteiro

É usado para remover uma fina camada de madeira e rejuntar partes individuais da tela.

Martelo

A necessidade de um martelo é rara. Mas esta ferramenta também é recomendada para tomar.

Avião

O uso da plaina é justificado quando é necessário eliminar defeitos em uma grande superfície.

Lixa

Também utilizado para rejuntar superfícies e preparar a madeira para posterior pintura. Para a restauração de portas, recomenda-se o uso de lixas grossas e finas.

Lixa

Ferramenta de poder

A ferramenta elétrica acelera o trabalho de restauração. Mas para restaurar as portas, você pode fazer isso com dispositivos tradicionais.

Furadeira elétrica

Você precisa de uma furadeira elétrica se precisar fazer novos furos em uma porta ou parede.

Chave de fenda

A chave de fenda acelera significativamente o trabalho de restauração e fornece o nível necessário de aperto do parafuso.

lixadeira

Recomenda-se levar a máquina se for necessário moer uma grande área. Lixa deve ser usada para remover pequenas imperfeições ou costuras.

Secador de cabelo de canteiro de obras

O secador de cabelo do prédio é usado para remover tinta velha.

materiais de acabamento

Para prolongar a vida útil de uma porta de madeira, é recomendável usar todos os materiais de acabamento especificados.

Líquido para remover tinta e verniz

Durante o processo de produção, as portas são revestidas com verniz ou tinta, que conferem proteção adicional à madeira. Para remover esse revestimento, são usados ​​​​fluidos especializados.

 Para remover esse revestimento, são usados ​​​​fluidos especializados.

impregnação anti-séptica

Esta impregnação é usada para proteger a madeira de mofo e bolor.

cartilha

Primer melhora a adesão (permite penetração profunda) de tinta e madeira.

massa de madeira

A massa é necessária para selar defeitos profundos (especialmente orifícios de pregos).

Pintar, pintar, envernizar

A escolha entre estes materiais depende do tipo de porta que pretende oferecer. A mancha, ao contrário da tinta ou verniz, pode substituir a impregnação anti-séptica.

pregos e parafusos

São necessários pregos e parafusos para fixar a porta à folha.

móveis de porta

As ferragens são entendidas como dobradiças, puxadores e outras partes semelhantes.

Como remover as dobradiças com as próprias mãos?

O algoritmo usado neste caso depende do tipo de loops instalados. Em alguns casos, basta levantar a porta para retirá-la dos eixos. Em outras situações, será necessária a ajuda de uma segunda pessoa. Isso manterá a porta na posição. E o instalador neste momento começará a desparafusar os parafusos que prendem as dobradiças.

Em alguns casos, basta levantar a porta para retirá-la dos eixos.

Como remover a tinta?

A tinta é removida por:

  • afiação;
  • substancias químicas;
  • tratamento termal.

A escolha do método de decapagem é principalmente uma questão de preferência pessoal.

Afiação

Usando uma lixadeira ou lixa, você pode remover camadas novas e antigas de tinta. Ao restaurar portas, é recomendável usar uma ferramenta elétrica, pois agiliza o processo.

Aplicação de química

Produtos químicos especializados removem apenas a camada superficial da tinta. Essas substâncias são aplicadas na porta com pincel ou spray. Alguns minutos após o tratamento, a tinta deve ser removida com uma espátula ou água.Ao trabalhar com produtos químicos, é recomendável usar um respirador e luvas.

Use um queimador de gás

O uso de um queimador a gás é justificado nos casos em que o uso de outros métodos de decapagem não é possível. Isso é explicado pela complexidade de trabalhar com essa ferramenta. O queimador de gás não deve ser deixado no mesmo lugar por muito tempo, pois a madeira pode pegar fogo.

Secador de cabelo de canteiro de obras

Em vez de um queimador de gás, é recomendável usar um secador de cabelo de construção. Este último também promove a descamação da tinta, mas não incendeia a porta.Ao trabalhar com secador de cabelo predial, recomenda-se o uso de máscara de proteção, pois com o calor são liberadas substâncias tóxicas.

Em vez de um queimador de gás, é recomendável usar um secador de cabelo de construção.

Lixamento suave

O jateamento suave é realizado com um instrumento especializado. Portanto, a porta terá que ser enviada para a oficina. A essência do procedimento é a seguinte: ar comprimido é fornecido à superfície tratada com um agente de limpeza que dissolve a tinta.

Usando uma furadeira e acessório

Uma broca com um acessório de lixa pode substituir um moedor. O efeito é o mesmo em ambos os casos.

massa de vidraceiro

Após retirar a tinta, recomenda-se lixar a porta. Em seguida, a superfície é desengordurada, para a qual é utilizada aguarrás. Se grandes defeitos forem detectados no eixo, o eixo deve ser massa. O material deve ser aplicado uniformemente na superfície, caso contrário, após a secagem, será necessário lixar a porta.

cartilha

O priming é realizado após a conclusão das etapas descritas anteriormente. Este processo prolonga a vida útil da madeira e melhora a aderência da tinta à tela. O primer à base de giz é normalmente usado na restauração de portas. O material deve ser aplicado uniformemente em toda a superfície e aguardar a secagem completa.

Etapas principais

As etapas dos trabalhos de restauro dependem da finalidade a que se destina a reparação da porta, bem como do tipo de defeitos a reparar.

As etapas dos trabalhos de restauro dependem da finalidade a que se destina a reparação da porta, bem como do tipo de defeitos a reparar.

Reforço e reparação de danos

Para esconder amassados ​​profundos, pegue uma lasca do tamanho apropriado, cubra com cola e insira na fenda. Um dia depois, a área problemática deve ser lixada. Se a porta estiver rachada, é necessário pegar um canto de metal e consertar as peças soltas.

Para preservar o aspecto estético da tela, recomenda-se a utilização de produtos esculpidos para reforço, que são fixados com pregos finos.

Substituição de vidro

O algoritmo de restauração neste caso depende do método de fixação. Se o vidro for preso por esferas de vitrificação, as seguintes etapas devem ser seguidas:

  1. Levante as contas de esmalte usando uma espátula e insira-as novamente.
  2. Remova as unhas com um alicate.
  3. Use um cinzel ou faca de carpinteiro para limpar a abertura.
  4. Meça a abertura e corte o vidro no tamanho apropriado.
  5. Insira o vidro na abertura e empurre as esferas de vidro para trás. Se necessário, a abertura ao longo do perímetro pode ser vedada com um selante.

Se for usado um fecho oculto, será necessário desmontar a folha da porta e remover o vidro. É proibido o uso de silicone com esta opção de montagem, pois o material interfere na substituição. Em alguns casos, com fixação oculta após a instalação de um novo vidro, será necessário processar a porta com uma plaina.

Tingimento

Para pintar portas de madeira, recomenda-se o uso de água ou tintas acrílicas, que secam rapidamente e não emitem odor desagradável. Este procedimento ocorre em duas etapas.

Para pintar portas de madeira, recomenda-se o uso de tintas à base de água ou acrílicas.

Aplicação de camada de base

Depois de preparar a madeira para o acabamento, aplica-se a primeira demão de tinta na porta. Para isso, recomenda-se o uso de rolo e pincéis. Após o tratamento inicial, deve deixar a porta secar durante cerca de um dia.

Tonificação

A segunda demão de tinta age como uma mancha. Após o tratamento inicial, o material é absorvido pela madeira, perdendo sua cor original. Para obter a tonalidade desejada, a superfície é colorida (uma segunda camada é aplicada).

Decoração

Diferentes métodos são usados ​​​​para decorar portas:

  • aplicar gesso em relevo;
  • decoração com adesivos de vinil;
  • estênceis de colagem;
  • tratamento com compostos de craqueamento proporcionando o efeito "envelhecimento";
  • tratamento com lixa.

Os dois últimos métodos têm um efeito semelhante. Mas os compostos de rachaduras simplificam o envelhecimento da porta.

Abertura

Antes de realizar este procedimento, a porta deve ser colocada na posição vertical, agite o verniz antes da aplicação para que as bolhas deixem de aparecer na superfície. O material deve ser aplicado em três ou mais camadas. Recomenda-se realizar o procedimento rapidamente, para que as transições permaneçam invisíveis. Cada camada pode ser aplicada uma vez que a anterior tenha secado.

Revestimento de ripas

Esta opção de acabamento é interessante porque as ripas se distinguem por uma longa vida útil e resistem bem ao estresse mecânico. Os painéis também são pré-tratados com compostos antissépticos, polidos e pintados. As ripas são fixadas no torneamento ou diretamente na folha da porta, começando pela borda esquerda. Para a fixação, são utilizados pregos finos e as pontas são lixadas com lixa. No final do trabalho, o material deve ser envernizado.

Para a fixação, são utilizados pregos finos e as pontas são lixadas com lixa.

Laminação

Como opção de orçamento para acabamento de portas, os consumidores usam filme laminado. Esse revestimento tem uma variedade de padrões, até a imitação de alvenaria ou abstração. Filmes de alta qualidade não desbotam ao sol ou desbotam por 10 anos.

Substituição de dobradiças

Recomenda-se levar as dobradiças no mesmo tamanho das anteriores. Essa abordagem eliminará a inclinação das portas. Se for escolhida a opção de instalar novos loops, este deve primeiro ser fixado no "batente" e depois colocar as marcas apropriadas na tela.

Substituição da fechadura

Como no caso das dobradiças, é recomendável levar uma trava semelhante à antiga. Caso contrário, você terá que fazer novos furos na folha da porta, o que pode afetar negativamente a resistência da estrutura.

acabamento antigo

O envelhecimento artificial é adequado para folhas de portas feitas de:

  • larício;
  • pinheiros;
  • bordo.

A escolha do método de envelhecimento também depende das preferências pessoais.

Escovar

Esta opção prevê o processamento da folha da porta com uma escova de metal. Este último é usado para remover a camada macia. Após o procedimento, os restos de madeira são removidos com escova de polímero. Em seguida, a porta é coberta com verniz ou tinta.

Esta opção prevê o processamento da folha da porta com uma escova de metal.

coloração

O efeito envelhecido pode ser obtido aplicando duas demãos do corante, primeiro diluído em água e depois em solvente. Após o procedimento, recomenda-se esfregar a folha da porta com cera.

Patinação

Pode-se obter um efeito desgastado se, após a secagem da primeira demão de tinta, aplicar a seguinte, de tom mais claro, e enxugá-la imediatamente. Depois disso, a superfície deve ser envernizada.

Rachadura

Crackle é uma composição especial que confere um efeito “envelhecido” à madeira. O material é aplicado na primeira demão de tinta. Graças à rachadura, uma malha de rachaduras aparece na superfície da folha da porta.

Outras formas de decorar

Além dos métodos acima para decorar portas de madeira, você pode usar outros métodos de decoração: aplicação de adesivos de vinil, instalação de fachadas suspensas, etc.

Para colar

Colar a tela com papel de parede permite tornar a porta invisível contra o fundo do resto do interior. Antes do procedimento, a árvore deve ser tratada com primer. O papel de parede é colado na porta da mesma forma que nas paredes.

decoração de vitrais

O efeito vitral é obtido com o auxílio de tintas especiais, que são aplicadas de acordo com um estêncil previamente preparado. O procedimento é realizado de acordo com o algoritmo padrão.

A única diferença é que, após a secagem da tinta, são aplicadas flores decorativas na folha da porta.

Adesivos de vinil

Os adesivos de vinil não apenas decoram a porta, mas também ajudam a esconder pequenas falhas. Este material é aplicado diretamente na tela, sem preparo prévio. Os decalques de vinil devem ser achatados, removendo as bolhas de ar.

Os adesivos de vinil não apenas decoram a porta, mas também ajudam a esconder pequenas falhas.

Fachadas aéreas

As fachadas aéreas de MDF são a opção mais difícil para o acabamento de portas. Esta opção é conveniente porque permite ocultar defeitos sem preparação preliminar da superfície. As fachadas são fixadas na folha da porta com cola ou parafusos autorroscantes.

decoração de loja de ferragens

Se uma porta velha está sendo restaurada, mas as dobradiças e maçanetas não mudam, então, para restaurar os encaixes, estes podem ser lixados, removendo vestígios de corrosão, e depois cobertos com uma camada de primer e tinta.

Outros tipos de trabalhos de reparação

Normalmente, a restauração da porta não se limita ao reparo da folha da porta. Durante a operação, a madeira geralmente se desintegra, e é por isso que rachaduras profundas aparecem na superfície. Nesses casos, será necessário trabalho adicional.

portas laminadas

O principal problema com as folhas laminadas das portas é que o revestimento descasca com o tempo. Tais defeitos são devidos ao uso de materiais de baixa qualidade. Para eliminar esse problema, é recomendável remover o piso laminado antigo e instalar um novo. A borda deve ser fixada usando o mesmo método usado para prender a guarnição removida.

Deslizamento

As portas de correr geralmente são instaladas em apartamentos pequenos ou em grandes vãos. O principal problema de tais estruturas está associado ao mau funcionamento dos rolos, no qual o mecanismo de ajuste é enfraquecido ou a barra se solta. Para eliminar o último defeito, basta recolocar os componentes. Para resolver o primeiro problema, é necessário ajustar as portas colocando uma contraporca sob os respectivos parafusos.

Batentes de porta

Batentes de porta não podem ser restaurados. Em caso de avaria, estes componentes são substituídos por novos.

Batentes de porta não podem ser restaurados.

A porta está dobrada

Uma porta torta indica dobradiças soltas ou madeira inchada. Portanto, para restaurar a tela, é necessário descobrir a causa desse defeito. Se a porta estiver torta devido a dobradiças soltas, as dobradiças devem ser reapertadas.

Se a porta estiver rachada

Para resolver esse problema, será necessário usar uma plaina e depois uma esmerilhadeira (lixa) para processar a folha da porta nos locais onde a folha toca o "batente". Após este procedimento, a madeira é repintada.

Regras de cuidado

Para preservar o aspecto original da folha, a madeira deve ser lavada regularmente com:

  • a água;
  • solução de sabão;
  • solução de álcool a 10%.

A água é usada para remover a poeira e a água com sabão é usada para limpar vestígios sutis de sujeira. Este último é usado para tratar madeira com manchas difíceis. Se a folha da porta for envernizada, é recomendável usar um polidor à base de cera de abelha para limpeza.

Para evitar problemas futuros, as dobradiças devem ser lubrificadas e reapertadas regularmente. Além disso, atenção especial deve ser dada à porta da frente, que é mais afetada pelas mudanças de temperatura, e os acessórios ficam sujos mais rapidamente. Também é recomendável manter a umidade da casa em um nível aceitável para evitar que a madeira inche. Se aparecerem lascas ou rachaduras na superfície das telas, esses defeitos devem ser imediatamente reparados e cobertos com anti-séptico e primer.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha