Regras e métodos DIY para restaurar móveis de cozinha, as melhores ideias

Cada pessoa tem um desejo natural de mudar o interior ao longo do tempo. Novos modelos, materiais aparecem, gostos mudam. Substituir um fone de ouvido na cozinha não é uma tarefa fácil, principalmente se sua configuração for prática e funcional, e não apenas o design da fachada. Nesse caso, é necessário fazer a restauração dos móveis da cozinha com as próprias mãos.

Os principais tipos de fachadas

O corpo dos móveis da cozinha é feito de madeira, aglomerado, MDF. A parte frontal, as portas e o lado visível das caixas podem ser de outros materiais. Graças a essas composições, são criados conjuntos de móveis de qualquer estilo e valor.

Laminado

O aglomerado laminado é um material durável e resistente à umidade, disponível em uma ampla variedade de cores.

A frente da cozinha pode ser:

  • uma cor, com superfície lisa;
  • liso, texturizado para metal, concreto;
  • imitar madeira natural;
  • decorado com uma impressão;
  • com um brilho brilhante.

As cozinhas com fachada high-tech, minimalista e escandinava são feitas de aglomerado laminado.

Quadro

A fachada de moldura é uma construção de 2 partes. Pode ser feito de um ou mais materiais.

Por exemplo:

  • MDF - vidro;
  • madeira - vidro;
  • Placa de partícula - plástico.

O quadro é feito de materiais mais caros.

Plástico ou PVC revestido

Aglomerado, painéis de MDF cobertos com plástico não têm medo de fumaça, mudanças de temperatura, raios ultravioleta. Os móveis de cozinha com fachada de plástico são práticos, fáceis de limpar, pois o plástico não tem medo do uso de detergentes.

Aglomerado, painéis de MDF cobertos com plástico não têm medo de fumaça, mudanças de temperatura, raios ultravioleta.

Um revestimento com termofilme é obtido por prensagem a quente de painéis de MDF e filmes de PVC. Material barato, durável, ácido, alcalino e resistente a UV é usado para as frentes de conjuntos de cozinha econômicos.

madeira

O conjunto de móveis em madeira distingue-se pela sua durabilidade e originalidade. As fachadas do conjunto da cozinha são decoradas com entalhes, molduras, sobreposições. Móveis de cozinha de madeira maciça são muito mais caros do que conjuntos feitos de outros materiais. O material natural requer manutenção cuidadosa do revestimento, proteção contra umidade acima de 70% e exposição ao sol.

Formas e ideias para restaurar uma cozinha antiga

O conjunto de cozinha perde sua apresentabilidade com o tempo. Em primeiro lugar, isso é perceptível na fachada das caixas e armários. Rachaduras, manchas aparecem, tinta desbota. A ideia de design torna-se obsoleta. Se o corpo, os móveis estão em boas condições, então, aplicando as idéias dos designers na prática, é fácil transformar um conjunto de móveis desatualizado em um original e moderno.

decoração de capacete

O capacete antigo ficará novo se você substituir os acessórios, decorar as portas e gavetas com strass e adesivos temáticos. Usar folha de ouro para acentuar detalhes individuais dará à frente da cozinha uma aparência sofisticada.

Cole com papel alumínio

Há uma grande variedade de vinil autoadesivo à venda. Com sua ajuda, você pode transformar a aparência de um conjunto de cozinha de maneira rápida e econômica. A tecnologia de colagem é simples, mas requer cuidado e atenção para obter uma superfície sem bolhas e sem rugas.

O trabalho de colagem da fachada começa com a preparação das superfícies:

  • as portas são retiradas das dobradiças;
  • gavetas são puxadas para fora dos armários;
  • remover alças, suportes;
  • lave as frentes com água morna e detergente;
  • seco;
  • limpe com um desengordurante.

Determine a área a ser colada e sua configuração. Para maior comodidade, é feito um gabarito, segundo o qual é fácil cortar o filme no tamanho desejado. Antes de colar, a camada protetora é removida e o filme é transferido para a superfície. A suavização começa do centro para as bordas. As bolhas que aparecem são perfuradas com uma agulha. No final da obra, instalam-se as ferragens, penduram-se as portas e colocam-se as caixas.

Há uma grande variedade de vinil autoadesivo à venda.

Tingimento

Usando tinta à base de água ou à base de óleo, você pode repintar toda a cozinha, incluindo as laterais e a parte superior. Os trabalhos de pintura são realizados em superfícies horizontais para evitar a formação de manchas. As fachadas são livres de acessórios e fixações. Rachaduras, lascas são massa de vidraceiro, limpas com lixa.

Os painéis desengordurados são preparados e depois pintados em 2-3 camadas. A próxima camada é aplicada após a secagem completa da anterior. Os pontos de fixação dos puxadores são pintados de uma só vez.

O método de restauração da fachada deixa espaço para a imaginação. Todas as combinações de cores são possíveis, o que não pode ser obtido com elementos decorativos prontos.

Aplicação de verniz

O envernizamento de superfícies é um meio de proteger e decorar a fachada dos móveis. É principalmente adequado para superfícies de madeira. As fissuras são seladas em toda a superfície das fachadas antes do envernizamento. A reparação depende da profundidade dos danos: os visíveis são preenchidos com massa de madeira com adição de pigmento a condizer com a cor do capacete; pouco visíveis são preenchidos com verniz. Após a secagem, as áreas tratadas são cuidadosamente lixadas. O verniz, como a tinta, é aplicado a uma superfície desengordurada. Para obter um revestimento durável, o agente é aplicado em etapas, em 2-3 camadas, após a colagem.

Corte

Uma forma de decorar que permite inclinações criativas. O método de decoupage consiste em colar pinturas em papel ou tecido nas fachadas, seguidas de envernizamento. Um método simples e barato é conveniente porque o resultado desagradável pode ser facilmente removido da superfície com um solvente de verniz.

O método de aplicação e fixação das pinturas depende da área ocupada e da ideia de decoração: pequenos quadros podem ser colados sem retirar portas ou puxar gavetas. A preparação da superfície e aplicação de verniz para decupagem não difere da colagem da fachada com filme.

Uma forma de decorar que permite inclinações criativas.

O uso de molduras e tiras decorativas de madeira ou plástico

Com a ajuda de faixas decorativas (molduras), revestimentos de madeira encaracolados e plásticos, é fácil transformar o interior da cozinha em:

  • tecnologia avançada;
  • Provença;
  • moderno;
  • clássico.

As molduras para decoração de fachadas são lâminas, volumétricas ou planas, de diferentes configurações:

  • reto ou redondo;
  • retangular ou quadrado;
  • angulares ou encaracolados.

As molduras são em poliuretano (cortes a metro) e em PVC (rolos). O poliuretano é fácil de danificar, por isso não é recomendável instalar o elemento decorativo em locais de contato constante com as mãos e a louça. Para fixação de superfície, as molduras são feitas com fita adesiva dupla face ou sob cola. Molduras de PVC são mais duráveis. Os elementos decorativos são fixados nas fachadas com pregos sem cabeça usando uma pistola pneumática.

O trabalho de instalação de molduras é realizado em fachadas desmontadas: retiradas de dobradiças, ranhuras, sem acessórios. Sob a moldagem autoadesiva, a superfície é limpa do revestimento antigo, polida e marcada, em seguida, remova a película protetora e fixe-a, começando pelos cantos. O resultado será mais nítido se bicado em pequenas áreas. Molduras de PVC são anexadas ao contorno designado.

Molduras de poliuretano requerem acabamento. Os forros de PVC estão disponíveis para pintura ou em uma paleta de cores prontas para uso. Para coloração, são utilizadas dispersão em água, pintura a óleo, esmaltes com primer preliminar. O revestimento à base de água deve ser envernizado para sua durabilidade.

As opções de moldagem de madeira são as mais caras e demoram mais para serem instaladas. Os artigos decorativos são feitos à mão em tília, freixo, faia, carvalho, amieiro, MDF. A textura do material será combinada organicamente com móveis de madeira, aglomerado, MDF. Para conectar à superfície, use cola de poliuretano ou pregos para móveis.

As opções de moldagem de madeira são as mais caras e demoram mais para serem instaladas.

As fachadas são limpas de tinta, verniz, massa de vidraceiro, graxa de sapato. Os elementos de madeira são tratados com óleo de linhaça, um anti-séptico.As molduras são pintadas, envernizadas ou decoradas com folha de ouro. A localização do forro é marcada na superfície. Eles começam a traçar um desenho intrincado a partir dos cantos.

Almofadas de plástico são duráveis ​​e resistentes à umidade. Eles são produzidos em uma ampla gama de cores e se prestam bem à pintura. O método de fixação é o mesmo que para molduras de poliuretano.

Papel de parede

Restaurar uma cozinha com papel de parede fotográfico é criar um design exclusivo com suas próprias mãos. O papel de parede disponível comercialmente permitirá que você decore o interior no estilo do minimalismo moderno, sheybi-chic. A fachada com papel de parede 3D é particularmente impressionante. Para a cozinha, o papel de parede liso à base de vinil é adequado.

As principais vantagens do material decorativo:

  • forte adesão à superfície da fachada;
  • revestimento resistente ao desgaste;
  • facilidade de desenho.

A parte da cozinha é tratada com desengordurante antes da restauração. A cola PVA é aplicada na fachada. O papel de parede fotográfico é colado pressionando e alisando de um lado sobre toda a superfície para que a cola seja distribuída uniformemente sob o papel de parede. As bordas do papel de parede devem se projetar do perímetro da parte da cozinha. Após a secagem, as pontas são fechadas com tiras protetoras, a parte colada é envernizada.

azulejo de cerâmica

O conjunto de cozinha em azulejo é durável e fácil de limpar. A cerâmica é resistente a altas temperaturas, vapor, pode ser facilmente lavada de graxa e sujeira. A desvantagem é a possibilidade de lascas e rachaduras devido ao impacto. O uso de telhas cerâmicas permite criar um interior rústico. A telha pode ter uma textura na forma de mármore, tijolo, granito.Ao decorar as fachadas com azulejos, prevalecem os tons marrom, dourado e bege. A peculiaridade da decoração com cerâmica é que ela deve estar em harmonia de textura com o avental, a bancada e o revestimento do piso.

O conjunto de cozinha em azulejo é durável e fácil de limpar.

elementos de moagem

Lixar é um método de restauração usado para restaurar fachadas de madeira natural. Remove manchas, arranhões. Danos menores podem ser removidos manualmente com lixa e danos maiores com lixadeira.

Como restaurar uma bancada queimada

A complexidade da restauração de uma bancada depende do material (aglomerado ou madeira), profundidade, tamanho e localização do dano. Para restaurar marcas grandes e profundas, você precisará de ferramentas e habilidades especiais para lidar com elas.

Se a massa de madeira for queimada perto da borda, pode-se usar um bloco de madeira para reparos, ajustando-o em tamanho e espessura.

Um retângulo ou quadrado é desenhado perto da área queimada. Usando um cinzel e um martelo, selecione a madeira e nivele a superfície interna em toda a madeira sólida. A barra é serrada no tamanho certo, retificada e montada com cola. Após a secagem, as lacunas são seladas com uma carga com pigmento. Na fase final do restauro, lixar, aplicar primário e tingir na cor da bancada.

Se sua bancada de laminado estiver danificada, você precisará de um cortador portátil com acessórios. Com ele, a parte queimada é removida em camadas. O recesso é preenchido com massa e nivelado. Após a secagem, é lixado, polido, preparado e pintado para combinar com o laminado.

exemplos de trabalho

Conjunto para uma pequena cozinha. Na fila inferior entre o lava-loiça e o fogão encontram-se 3 armários com portas, 1 armário com gavetas. A pia é fechada com a imitação de um móvel.Fila superior: 4 armários estreitos com portas de vidro e um armário com portas sólidas. A parte central das mesas de cabeceira é decorada com uma inserção colorida: buquês brilhantes estilizados sobre um fundo marrom. Há uma inserção semelhante na porta sólida do armário.

Cozinha de canto com frente em moldura MDF. O conjunto de móveis é feito em duas cores: marrom leitoso. Todas as molduras, laterais e tampos dos armários são marrons. Os centros das frentes e bancadas são brancos leitosos. Alças de metal, com forma semelhante à grade do forno para fogão a gás.

Cozinha de canto com frentes maciças. Na parte inferior e superior do capacete, há papéis de parede com fotos. Abaixo, sobre fundo verde, com simetria angular central - troncos de árvores curvados. Os armários superiores são decorados com papel de parede verde com duas árvores verticais simétricas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha