Como escolher o tule certo, variedades e exemplos de soluções prontas
Para criar um interior decente de uma sala, é importante saber escolher um tule que combine harmoniosamente com cortinas, móveis, paredes dos quartos. A escolha certa de material e estilo irá enfatizar a beleza da sala, sombrear uma iluminação muito forte ou adicionar luz a uma sala escura devido à sua textura e transparência. Não será supérfluo lembrar as qualidades dos têxteis como praticidade e funcionalidade.
Principais critérios de seleção
Os estilistas aconselham a privilegiar vários critérios na escolha do tule:
- o grau de luz natural da janela;
- o tamanho da sala e as janelas;
- altura do teto;
- a quantidade de móveis na sala;
- a aparência de cortinas;
- estilo geral do interior.

Encontro
As cortinas de tule são projetadas para que a luz do sol da janela entre de forma mais difusa, não perturbe os habitantes da sala, não danifique as superfícies naturais de madeira. Se o apartamento estiver no andar térreo, as cortinas estão fechadas de olhares indiscretos da rua.
Dimensões da janela e da sala
A parte mais difícil é escolher tule para uma pequena janela. Cortinas densas com um padrão grande podem aumentar o efeito de uma "sala pequena", por isso escolhem um material translúcido com um padrão pequeno ou nenhum. Cortinas curtas são aceitáveis, especialmente quando o acesso ao peitoril da janela é necessário.
Com janelas grandes tudo fica mais fácil - o tule deve combinar com o estilo das cortinas e do ambiente. Cortinas com um grande padrão brilhante, bordados são aplicáveis.

Iluminação do quarto
Se as janelas de uma sala estiverem voltadas para o sul ou sudoeste, considera-se que elas têm mais luz. O tule neste caso é usado como uma tela para difundir os raios. Cortinas em tons de marrom ficam ótimas.
As janelas do lado norte são decoradas com materiais muito transparentes e cortinas leves, ou não são usadas.
estilo interior
Os têxteis para o interior da sala são mantidos no mesmo estilo - tule, cortinas, colchas, toalhas de mesa, móveis estofados devem reproduzir ou destacar. Elementos inerentes ao estilo de design também são enfatizados em objetos, acessórios, cores, formas de cortinas.

Praticidade e comodidade
As cortinas de tule devem ser diferenciadas pela ergonomia, ou seja, uma combinação de praticidade e funcionalidade. Seu objetivo não é apenas cumprir tarefas estéticas, mas também facilitar a vida.Então, é melhor encurtar o tule na cozinha para manter a segurança de trabalhar com aquecedores, no quarto você pode usar tons escuros para suavizar a luz, o berçário deve ser equipado com cortinas que deixem entrar a luz e não interfiram com brincadeiras infantis.
Recursos de escolha por estilo
Combinar diferentes estilos de cortinas de tule fica ótimo em diferentes interiores.
Minimalismo
Este estilo assume um mínimo de elementos, toda a ênfase é transferida para a textura do tecido das cortinas de tule. Seu corte é simples, sem frescuras. Na maioria das vezes, essas cortinas são usadas para salas pequenas com janelas voltadas para o norte.

Clássica e Barroca
O estilo clássico é vistoso e austero. É caracterizada por combinações complexas - cortinas grossas escuras e cortinas claras de tule com lambrequim de tons de branco, bege e creme.
O estilo barroco envolve cortinas de veludo ou brocado e tule com bordados ou rendas.
Provença
O estilo do "interior francês" é caracterizado por tons pastel de cortinas de tule e muitos elementos - babados, cordões, laços. O acesso à luz deve ser maximizado; cortinas encurtadas são usadas para a cozinha e berçário. As cortinas são selecionadas com base na tonalidade do tule, dando-se preferência a materiais naturais com padrão floral.

chique
Traduzido, o nome significa chique "desgastado" ou "desgastado". O estilo pertence ao retrô, mas segundo os designers, é combinado com cortinas multicamadas em tons contidos com detalhes brilhantes (babados, babados, rendas, bordados, franjas). Para o chique gasto, uma combinação de serapilheira e renda, romantismo e clássicos é aceitável.
Cabana
O estilo combinava minimalismo e country. Mas a casa de campo é mais funcional e o número de elementos decorativos é minimizado. As cortinas são de formato simples, o material é natural, protegem de forma confiável da luz forte e de olhares indiscretos.

Étnico
O estilo tem muitas direções, cujas características incluem:
- ampla gama de cores de tule;
- uma variedade de texturas de materiais e tecnologias de fabricação;
- o uso de padrões nacionais no tecido;
- combinação de cortinas densas com cortinas leves e arejadas.
indiano
O estilo indiano é caracterizado pela presença de pompons, franjas, cristais, miçangas, fios de ouro. As cores laranja e roxo com padrões ricos distinguem as cortinas em estilo indiano. A seda para cortinas de tule pode ser um pouco áspera, decorada com padrões em forma de folhas de palmeira, pepinos.

japonês
Linhas geométricas claras caracterizam as cortinas japonesas. As cores principais são branco e preto, e o vermelho é usado para o padrão. As formas são lacônicas e simples. Desenhos de pássaros, borboletas, ramos de sakura, hieróglifos são a principal decoração do tule.
africano
Cortinas imitando peles de animais, guarnições de pele, padrões de cores vivas e mosaicos são sinais do estilo africano. O tule pode aparecer como tecidos separados ou fios brilhantes.
As cores mais comuns para desenhos africanos são marrom, laranja, areia, vermelho, verde.

Tecnologia avançada
O estilo de alta tecnologia é caracterizado pelo minimalismo, rigor e funcionalidade. Linhas retas e materiais de alta tecnologia de cortinas de tule são uma característica do estilo. Tons obrigatórios para cortinas de alta tecnologia são metálicos, bronze, cobre. É permitido o uso de tule nas cores branco e preto.
Vanguarda
O estilo surgiu no início do século 20 como um estilo experimental. Executando o interior em primeiro plano, vale a pena usar os tons mais ousados. As cortinas devem ser fora do padrão, começando pelo método de fixação e terminando com um corte.

Principais variedades
Graças à enorme variedade de modelos de tule para as janelas de qualquer ambiente, você pode encontrar uma solução de design interessante. As opções diferem em muitos aspectos - padrão, textura, densidade.
Com desenhos
Um elemento decorativo na forma de uma foto ou impressão de foto em cortinas de tule pode decorar o interior de qualquer cômodo - cozinha, sala de estar, quarto de bebê. É importante escolher uma decoração que combine com o estilo e a finalidade da sala. Essas cortinas são capazes de chamar a atenção para si mesmas devido ao brilho e beleza do padrão.

renda
Os tules de renda ajudam a criar uma atmosfera calorosa e acolhedora. Na maioria das vezes, eles são usados \u200b\u200bem interiores criados no estilo da Provence ou da arte surrada. A renda parece especialmente impressionante na sala de estar e na cozinha.
Textura
O tule com uma textura incomum parece muito expressivo. O entrelaçamento de fios de diferentes cores e espessuras confere às cortinas um visual único. Nós, listras, caminhos, feitos de forma caótica ou em uma determinada ordem, são elementos decorativos perceptíveis das cortinas.

Malha
O tule de malha é muito popular ultimamente. Sua textura esparsa permite que a luz do sol passe bem. A cortina de malha parece mais vantajosa se fios coloridos ou brilhantes forem tecidos no tecido.
Kiseya
As cortinas de filamento ou chiffon estão na moda no mercado têxtil para janelas.Eles representam uma trança montada a partir de fios nos quais as contas são amarradas. Kiseyu é usado para decorar janelas e espaço de zoneamento.

austríaco
O tule austríaco em forma de cortina é um tecido retangular que é unido por meio de cordões enfiados em anéis costurados. Ele é levantado, reunindo-o em belas dobras. Ao costurar essas cortinas, o comprimento deve ser calculado com cuidado para que o tule tenha vieiras quando desdobrado.
romano
Para fazer uma sombra romana de tule, você precisa dobrar a borda superior do tecido, inserir um encaixe nele e prendê-lo na cornija. O inferior ao longo de todo o comprimento está equipado com um dispositivo de ponderação que mantém a cortina esticada. Depois de levantá-lo, lindas dobras se formam nele.

turco
Com a ajuda do tule turco, é fácil fechar o panorama não tão bonito da janela. Os têxteis são capazes de alterar a geometria do espaço e preenchê-lo com luz.
Tule turco com textura especial, lindos bordados com fios de ouro, bijuterias e acessórios que você quer levar em consideração.
Organza
Um belo tecido transparente para janelas com um leve brilho, a organza é durável e resistente à luz ultravioleta. Não amassa porque é feito de seda combinada com fibras sintéticas. O tule de organza é decorado com bordados ou impressão de fotos.

Velejar
O tecido é leve, macio, translúcido. O véu tem uma superfície mate e ligeiramente áspera. A estrutura de malha é feita de algodão, poliéster ou seda. O tecido cai lindamente e decora a janela de forma eficaz. Frequentemente usado em interiores de estilo provençal ou campestre.
Viscose
O material é muito parecido com a seda, mas seu custo é menor.A viscose é obtida por processos químicos a partir de matérias-primas orgânicas - abeto, abeto, pinho. O tecido é resistente à luz solar, mas fios de poliéster são adicionados para maior efeito. O tule de viscose é decorado com bordados ou estampas.

Chiffon
Tule chiffon com estrutura macia, transparente e mate. É feito de seda, algodão, poliéster, nylon. As cortinas são decoradas com rendas, estampas. O material é conveniente, despretensioso no cuidado.
fatine
Tecido de malha de nylon e poliéster. Para tule, use tule de dureza média. As cortinas podem ser transparentes e translúcidas, com malhas grandes e pequenas, brilhantes e foscas. Na maioria das vezes, o tule é usado sem cortinas, formando dobras profundas no tecido.

Recursos de escolha em diferentes salas
A escolha do tule depende da finalidade da sala, do grau de iluminação, das preferências e da idade dos moradores.
Quarto
Para um quarto com janelas voltadas para o sul, escolha um tecido denso em tons de marrom ou com um padrão estampado para filtrar a luz do sol.
Para um escuro, uma organza colorida sem padrão, um véu transparente ou chiffon é adequado. Eles não apenas transmitem bem a luz, mas também aumentam visualmente o volume da sala.

sala
O tule para o corredor deve estar em harmonia com todos os objetos tanto quanto possível e criar um ambiente aconchegante na composição com cortinas. As cortinas podem se tornar um objeto de estilo, um destaque brilhante extraordinário ou um fundo discreto para a decoração do quarto.
Crianças
O tule para o berçário é escolhido com base no respeito ao meio ambiente, segurança e conformidade com o estilo da sala. Com a ajuda de cortinas criam uma atmosfera de fabulosidade e criatividade.
Para os meninos, tons de azul, amarelo, tule marrom com padrões de tema marinho ou espacial são adequados, para meninas - tons mais delicados de branco e rosa com várias decorações e acessórios.

para um adolescente
Para meninos mais velhos, você precisa usar tule high-tech em tons de cinza claro com fios metálicos. Eles vão bem com persianas localizadas verticalmente ou horizontalmente.
Recomendações para escolher uma cor
Para escolher as cores do tule, elas se deixam guiar pelos conselhos dos estilistas:
- o tule branco é combinado com tecidos de cores contrastantes ou com tons suaves de creme e turquesa;
- o amarelo não deve ser usado no quarto, combina bem com cortinas cinza e verde;
- cortinas de tule verde claro acentuadas com cortinas lisas verde escuro;
- tule e cortinas em diferentes tons de laranja são versáteis e podem ser aplicados em qualquer ambiente.
Exemplos de soluções de design prontas para uso
Os designers de interiores aconselham:
- o uso de cores contrastantes de tule e cortinas ou uma cor com uma diferença de vários tons;
- a sombra do padrão da cortina repete a cor de um objeto grande na sala;
- brinque com os contrastes: elementos claros na sala e uma vista calma da janela ou móveis discretos contra o fundo de um lindo tule de renda e cortinas intrincadas.


