25 melhores remédios caseiros para se livrar do mofo das roupas
Nem toda dona de casa sabe qual composição usar para tirar marcas de mofo do tecido nas roupas de casa. O aparecimento de formações fúngicas pode arruinar instantaneamente o seu humor. Mas não se apresse em levar seu item favorito para a lavanderia ou jogá-lo fora. Há uma saída. Munidos de volumes de enciclopédias, obras de referência e manuais de química, estudamos o inimigo "na cara". E só então, passo a passo, eliminamos a poluição com a causa.
Razões para a aparência
Sabe-se que alta umidade, umidade e mofo são sinônimos. Em quartos mal ventilados, no primeiro andar das casas, eles experimentam manchas pretas características.
Mas vendo isso em seu guarda-roupa, muitos ficarão surpresos. As principais causas do problema são:
- condições de temperatura favoráveis;
- umidade.
Da triste experiência acumulada, sabe-se que o mofo aparece no tecido se as coisas forem secas incorretamente. Parece que vale a pena estabelecer uma regra para você colocar roupas secas nas prateleiras, no armário, e o problema pode ser considerado resolvido. Infelizmente, não é o caso. A proximidade de coisas sujas e limpas faz com que o mofo cresça em todos os lugares. O microclima mofado e sem ventilação do guarda-roupa, estojo também levará inevitavelmente a uma vizinhança indesejável. Mas os principais motivos estão na atitude descuidada dos donos em relação a coisas usadas, sapatos.
O que fazer se aparecer mofo
Ao primeiro aparecimento de mofo, é necessário agir e não entrar em pânico. Em primeiro lugar, é preciso retirar as roupas da zona de atividade do fungo: armário, despensa, mezanino. Então, dependendo do grau de dano tecidual, eles começam a remover esporos, remover manchas de mofo.
Pode ser necessário lavá-lo novamente, tratá-lo com compostos especiais e secar bem as coisas.
Como medida preventiva, é necessário ventilar o espaço do gabinete. E, ao mesmo tempo, planeje medidas para evitar o aparecimento de mofo no futuro.
O que pode ser removido
Existem várias maneiras de se livrar dos esporos de mofo. Aos serviços dos cidadãos afetados pelo ataque do fungo - remédios de fábrica e remédios populares. O primeiro inclui Whiteness, Vanish, soluções contendo cloro.

Métodos alternativos incluem tratar o tecido com suco de limão, amônia, água oxigenada e até sabão. Às vezes basta lavar a peça na máquina de lavar em alta temperatura para destruir o fungo que penetrou nas fibras.
Qual das composições / métodos indicados para votar depende da negligência do caso, da presença desses mesmos produtos químicos ou remédios populares na casa. Mas deve ser lembrado que não existem métodos universais para matar o mofo. Teremos que encontrar o caminho certo empiricamente.
Remédios profissionais
A vantagem dos produtos profissionais é a garantia de alta eficiência, não é preciso pensar na composição, escolher as proporções: o mata-mofo pronto é despejado em frascos, frascos. Resta estudar as instruções de uso e você pode iniciar um ataque ao fungo.
branco
Para remover um pouco as manchas estéticas das roupas, para remover vestígios de mofo, às vezes há processamento suficiente na brancura familiar a muitas donas de casa. O cloro é um inimigo natural dos esporos de mofo. Com sua ajuda, desinfetam quartos, banheiros e eliminam microorganismos.
Para iniciar o tratamento das roupas afetadas, adiciona-se uma colher de sopa do produto a 500 mililitros de água. Se necessário, o número de componentes é aumentado proporcionalmente. A tarefa é mergulhar o tecido em uma solução, seguido de aquecimento (e até fervura). O procedimento padrão leva 15 minutos.
Desaparecer
Remova manchas da roupa - vestígios de fungos, você também pode usar alvejante sintético Vanish. Ao mesmo tempo, o produto eliminará o cheiro desagradável de umidade, que contribui para a formação de mofo. A vantagem do método proposto é que a composição age suavemente, não destrói a estrutura do tecido.

Domestos
Um desinfetante altamente concentrado pode ser benéfico para mais do que apenas limpar superfícies duras. Pode ser usado para combater manchas de mofo, pois o princípio ativo nele contido destrói efetivamente os microorganismos. Única condição: para não destruir a estrutura do tecido, Domestos deve ser diluído antes do uso. Melhor ainda, teste a ação em um trecho de teste.
Remédios populares
Não quero expor o tecido com manchas de mofo a produtos químicos agressivos - é possível usar remédios populares simples, mas eficazes. Eles têm um efeito leve e você não precisa ir à loja para usá-los. A maioria desses compostos mágicos é encontrada em todas as casas, cozinhas ou armários.
Suco de limão
O ácido, que faz parte do suco, tem efeito depressor sobre os esporos do mofo e vai ajudar a limpar as fibras do parasita. O líquido claro extraído do limão deve penetrar nos tecidos afetados. Depois cobrem com filme, esperam até meia hora. No final, o artigo tratado é lavado à máquina de escrever, seco e utilizado como novo.
Terebintina
Produto do processamento da resina de pinheiro, solvente para tintas a óleo - terebintina, que costuma ser usada no combate ao mofo. As roupas devem ser lavadas e secas primeiro. E só então iniciam o tratamento: embebem as manchas de mofo em um líquido de cheiro forte.
Quando a terebintina é levemente absorvida, uma camada de talco é aplicada por cima, após o que o tecido é coberto com papel. Resta passar o "sanduíche" resultante com um ferro quente, enxágue bem a peça com água limpa.

Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio, um ingrediente ativo no branqueamento de tecidos e cabelos, é uma ferramenta eficaz para matar o mofo.Você vai precisar de uma colher de sopa, não mais, que é diluída em 500 mililitros de água. As roupas afetadas pelo mofo são imersas na solução resultante, deixadas de lado por 20 minutos. Isso geralmente é suficiente para fazer os esporos desaparecerem sem deixar vestígios.
Amônia
A amônia é um líquido corrosivo, portanto é recomendável realizar um teste preliminar de sensibilidade dos tecidos à sua ação. O tratamento em si não leva mais de 10 minutos. O processo de desinfecção é completado por lavagem e secagem.
sabão em pó
Ácidos graxos incluídos em composição de sabão em pó, ajudará a limpar manchas de mofo de uma jaqueta jeans presa no armário. A receita de uso é simples: ensaboe bem as áreas contaminadas, deixe assim por um tempo. Em seguida, eles se livram dos vestígios de sabão e fungos enxaguando a coisa com água limpa.
o vinagre
Um ambiente ácido é o primeiro inimigo do mofo.Um tratamento com vinagre eliminará manchas cinzas e pretas em suas roupas. E também eliminará o cheiro desagradável que os acompanha.
Boura
Existem 2 opções para remover o mofo dos tecidos com bórax - lavar à mão e lavar à máquina. Levará cerca de 2 colheres de sopa do produto, que é dissolvido em 300 mililitros de água quente. A coisa estragada é imersa na solução acabada, deixada por 3 horas. Então eles lavam. Pequenas manchas são removidas mecanicamente adicionando 100 gramas de bórax ao detergente.
Ácido acetilsalicílico
O segredo da composição está na combinação de aspirina com vodka. 3 comprimidos são esmagados, misturados com 50 mililitros de líquido.A solução acabada é coberta com manchas de mofo, após a secagem, o local da contaminação é levemente enxugado com pincel. A coisa tratada é lavada.

Lacticínios
Kefir, iogurte e outros produtos lácteos fermentados resistem efetivamente a fungos. Tais métodos foram usados \u200b\u200bcom sucesso por avós e bisavós para se livrar do mofo, já que não havia produtos químicos modernos na época.
Iogurte
Você precisará de um subproduto da fabricação de queijo cottage se suas roupas estiverem tão ruins quanto mofo. Atua em qualquer tecido, não quebra a estrutura. As instruções de uso são simples: o leite coalhado é aplicado na poluição, mantido por algumas horas.
leite estragado
O leite azedo é uma composição pronta para limpar coisas do mofo. Não precisa inventar nada, o líquido é derramado sobre o cogumelo, se necessário, esfregado levemente com um pincel.
kefir
A bebida láctea fermentada favorita de todos é reconhecida como útil para a nutrição, pois tem um efeito benéfico no funcionamento da microflora intestinal. Também é útil para limpar manchas de mofo em roupas. Despeje, espere um pouco e estique.
leite sérico
Para usar este método, você precisará de:
- tigela;
- sérum;
- coisa mofada.
As roupas são colocadas em um recipiente, despejadas com soro de leite. As manchas devem desaparecer após 10-12 horas.
Ácido bórico
Cerca de 30 mililitros de ácido bórico, um litro de água - e a composição mágica para matar o mofo está pronta. Acredita-se que, além da ação de retirada, esse método seja adequado como método profilático.

Características da remoção de tecidos de diferentes tipos
Tecidos diferentes requerem abordagens diferentes para lavar, limpar mofo.Esta regra também se aplica à presença de cor. Se houver dúvidas sobre a ação do remédio, você sempre pode experimentá-lo em uma área discreta. Caso contrário, existe a possibilidade de estragar permanentemente a coisa.
lã e seda
Os tecidos de lã e seda são classificados como delicados, exigindo uma abordagem especial. Eles não podem ser usados com composições agressivas contendo cloro líquido. Dos meios existentes - terebintina, alvejantes suaves, produtos lácteos fermentados.
branco e delicado
Objetos brancos afetados pelo mofo podem ser completamente estragados se manuseados sem cuidado. Anteriormente, quando não havia uma ampla gama de produtos químicos, a brancura era usada. Basta escolher as proporções despejando 100 gramas do produto em uma tigela com água morna. Sua única desvantagem é que, com o uso excessivo, o tecido começará a se deteriorar.
Solução salina
O sal de mesa é um fiel auxiliar na luta contra o mofo. Dissolva 2 colheres de sopa em um litro de água, aprimore a composição com 5 mililitros de amônia. O conjunto é imerso no líquido, mantido por várias horas. Em seguida, lave e enxágue como de costume.
giz
Polvilhe giz seco sobre a mancha de mofo, umedeça levemente e esfregue se necessário. Em seguida, retire o mingau com o fungo absorvido da roupa, lave e seque bem.
Terebintina
Limpe as manchas de mofo com um pano ou cotonete embebido em terebintina, depois seque e lave à mão em uma máquina de escrever. Certifique-se de secar completamente o item tratado.

Peróxido de hidrogênio
Com peróxido de hidrogênio, é possível se livrar do mofo de uma vez por todas. O tecido é enxugado com uma composição líquida, de grande área - fica todo encharcado.
Sintéticos
Sintéticos cansados e despretensiosos, tentando "curá-lo" do mofo, tornam-se caprichosos. Fibras não naturais são sensíveis ao calor, fervura e vapor. Os produtos lácteos fermentados são os melhores para eles.
Produtos de couro
Sapatos, jaquetas, luvas macias atacadas por mofo devem ser recuperados imediatamente. Isso pode ser feito com vaselina, álcool, produtos de limpeza especiais (sprays, líquidos). Antes do processamento, os produtos pintados são verificados quanto ao efeito da composição.
jeans
Um caso difícil, porque o tecido tem uma estrutura densa na qual o fungo pode crescer profundamente. Além disso, o material é colorido e, devido à exposição a compostos agressivos, pode descolorir. É aplicado um tratamento de teste e, a seguir, o jeans, dependendo do grau de dano, é embebido inteiro ou como um fragmento separado.
Como não danificar a roupa ao remover fungos
Para isso, selecione um produto para o tipo de tecido, estude a ação de um antimofo em uma pequena área.
Certifique-se de seguir todas as recomendações. Isso ajudará a remover a sujeira e não danificará o tecido.
Como se livrar do cheiro
O odor desagradável que acompanha o desenvolvimento do mofo pode ser facilmente removido por tratamento com peróxido, clareamento, amônia e secagem completa ao sol. Às vezes é útil lavá-lo novamente e enxaguá-lo bem.

Secagem ao sol e vento
O mofo cresce em itens inacabados. Uma vez em um lugar escuro e quente, eles são atacados pelos onipresentes esporos. Portanto, a secagem ao ar livre, em condições naturais, a exposição ao sol e ao vento ajuda a remover completamente a umidade.Antes do advento das máquinas de lavar, secadoras, as roupas eram secas dessa maneira.
Ebulição
Moldes têm medo de altas temperaturas. Lavar em modos forçados, fervendo (a velha maneira de remover a sujeira profunda) ajudará a remover completamente os vestígios de mofo das roupas. Mas apenas para tecidos que permitem tal tratamento.
Branqueamento
O uso de alvejantes químicos também é extremamente prejudicial ao mofo, removendo-o da estrutura do tecido. Whiteness, Vanish e outros remédios semelhantes ajudarão a se livrar do fungo.
Uso de amônia
O fluido lacrimal corrosivo é prejudicial ao fungo. Um cotonete de amônia é usado para limpar a sujeira, depois secar e lavar a coisa. Proteja os olhos e as vias respiratórias durante o trabalho.
Lidar com as coisas sem lavar
A maioria dos métodos são "molhados". Implicam a lavagem obrigatória do produto após a desmoldagem. Mas também existem os "secos". Esta é uma limpeza seletiva, tratamento com solvente.
Lavagem a seco
Um spray especial, um lápis removedor de manchas é um par de formulações existentes em lojas de produtos químicos domésticos que podem ser usadas com sucesso para destruir fungos. Basta entrar em contato com o vendedor para obter conselhos ou ler as instruções.

Pulverizador
Uma pequena mancha pode ser borrifada com um produto derramado em um borrifador doméstico (água oxigenada, amônia, produtos químicos) e depois seco completamente.
soda de limpeza a seco
Jaqueta quase nova "suja" de mofo não é motivo para ficar chateado. Apenas cubra a mancha com bicarbonato de sódio, esfregue levemente. Em seguida, o mingau de soda que absorveu os esporos é sacudido, a coisa é limpa com uma escova de roupas e está pronta para ser usada novamente.
Vodka
Mold não gosta de álcool.Você pode enxugar a sujeira com um cotonete embebido em vodka, despeje uma pequena quantidade para que o líquido penetre no tecido. Resta esperar que o tecido seque.
Limpeza à seco
É permitido levar a peça danificada para lavagem a seco, mas neste caso é preciso ter 100% de certeza de que o tecido resistirá ao tratamento com solventes e temperatura.
Profilaxia
Fungos insidiosos podem "viver" não só nas roupas, mas também na máquina de lavar, já que quase sempre está úmido e quente ali. Para eliminar as lesões, o tanque é desinfetado periodicamente, acionando a máquina sem roupa com ácido bórico, Blancheur. Todos os esporos encontrados no manguito e na tampa são destruídos com álcool, amônia e bicarbonato de sódio.


