Como passar corretamente a roupa de cama após a lavagem e se isso deve ser feito
Algumas donas de casa se recusam a passar roupa de cama, pois ela mantém sua aparência até a primeira noite. No entanto, para que não fique muito enrugado, deve ser passado a ferro periodicamente. Antes disso, é recomendável entender como passar roupas de cama adequadamente.
Vantagens e desvantagens
Muitas pessoas não sabem por que precisam passar roupas de cama. Para responder a esta pergunta, você precisa se familiarizar com as principais vantagens de engomar:
- ajuda a eliminar ácaros e bactérias perigosas;
- itens de tecido engomado ocupam menos espaço nos guarda-roupas;
- tecido passado a ferro gasta menos;
- depois de engomar, a roupa fica macia.
As desvantagens são:
- se você passar o tecido com frequência, ele perde sua higroscopicidade;
- o linho passado é eletrificado.
Quando é necessário engomar
Existem várias situações em que é necessário engomar.
criança pequena
Os pediatras aconselham as jovens mães a passar a roupa se houver um bebê pequeno em casa. Atenção especial deve ser dada às coisas do recém-nascido, pois seu sistema imunológico está enfraquecido. Tratar o tecido com ferro aquecido destrói todos os micróbios e infecções que possam estar no tecido e prejudicam a saúde do bebê.
doenças
É aconselhável passar a roupa de cama durante o período de desenvolvimento de doenças. Os médicos aconselham fazer isso quando se desenvolvem resfriados ou problemas de pele. Estes incluem patologias fúngicas, dermatite e líquen. Nesse caso, tudo é lavado com água fervida e passado a ferro com vapor.
Chegada de hóspedes com pernoite
Muitas vezes acontece que amigos vêm nos visitar e passar a noite. Muitas pessoas não querem se cobrir com lençóis e edredons sujos e amassados. Portanto, deve-se garantir que sempre haja vários conjuntos de roupas passadas nos armários que possam ser entregues aos hóspedes. Isso não apenas ajudará você a evitar situações embaraçosas, mas também a se estabelecer como um bom anfitrião.

Como acariciar bem
Antes de começar a endireitar, você precisa se familiarizar com como fazer tudo corretamente.
Regras gerais
Existem várias regras que o ajudarão a passar rapidamente todas as fronhas e lençóis:
- Inspeção visual. Primeiro, você precisa examinar cuidadosamente todas as coisas e garantir que não haja buracos nelas. As folhas que vazam não devem ser passadas a ferro, pois se espalharão sob a influência de altas temperaturas.
- Preparando o tabuleiro. Você precisará de uma tábua de passar roupas especial para passar roupas.É pré-limpo de detritos e sujeira para não manchar a roupa.
Seleção de temperatura
A temperatura de aquecimento do ferro depende diretamente do material do qual a folha é feita.
Algodão
Muitos fabricantes de roupas de cama o fabricam com algodão natural. É um dos materiais têxteis pouco exigentes que podem suportar altas temperaturas. Portanto, pode ser lavado em água quente. Ao passar, o ferro é aquecido a 170-185 graus.
chintz
É um material delicado e leve que costuma ser usado para costurar lençóis, capas de edredons e fronhas para crianças pequenas. Ele, como o algodão, tolera leituras de alta temperatura sem problemas e, portanto, a chita é passada a ferro a uma temperatura de 160-170 graus.

Linho
O linho é o mais fácil de passar porque é resistente a altas temperaturas. Recomenda-se lavar os produtos de linho em água fervente. Passe-os com ferros capazes de aquecer até duzentos graus.
Viscose
Fronhas e capas de edredom de viscose requerem manutenção, pois se deterioram rapidamente. Donas de casa experientes recomendam passá-las cuidadosamente a temperaturas não superiores a 115 graus. Em temperaturas mais altas, o tecido se deteriora.
Seda
As fronhas de seda são as mais difíceis de manter, pois podem ser facilmente danificadas. Eles não toleram altas temperaturas, por isso não são lavados em água quente, mas em água morna. Também passe-os com ferros aquecidos a apenas 70-85 graus.
Jacquard
Os produtos Jacquard são despretensiosos na manutenção e suportam todas as temperaturas. Portanto, ao endireitar essas folhas, o ferro pode ser aquecido a 155 graus.
Procedimento
Antes de engomar a sua roupa, recomendamos que se familiarize com o procedimento em detalhe.

fronhas
Recomenda-se começar pelas fronhas, pois são o menor elemento do jogo de cama. Antes de iniciar o procedimento, eles são virados e borrifados com água. Em seguida, a superfície é cuidadosamente alisada com ferro aquecido.
Folha
Tendo acabado com as fronhas, eles estão envolvidos no lençol. Primeiro, ele é dobrado em largura e comprimento, para que no final você obtenha um quadrado. A folha é então colocada em uma tábua de passar e passada em ambos os lados.
Para melhor engomar, as folhas são borrifadas com água.
Capa de edredon
Passar uma capa de edredom amassada é considerado o mais difícil. Para começar, vire-o, dobre-o e coloque-o na tábua de passar. Em seguida, os cantos da capa de edredom são passados a ferro, após o que o restante é processado com ferro.
Quando você não precisa passar
Existem vários casos em que não é necessário passar roupa.
durante o calor
Algumas pessoas pensam que o engomar deve ser feito no verão, mas não é o caso. Muitas pessoas desaconselham passar roupas quando a temperatura excede 30-35 graus. Nestas condições, as peças engomadas absorvem menos humidade e tornam-se menos confortáveis.

Eletricidade
Os ferros modernos não consomem muita eletricidade, no entanto, às vezes podem consumir muita energia elétrica. Isso acontece com mais frequência se você tiver que passar muitas coisas todos os dias. Portanto, algumas pessoas se recusam a usar ferros para economizar energia.
Lavagem adequada
Na maioria das vezes, a roupa de cama é passada a ferro devido à má lavagem.Se você lavá-los em máquinas modernas equipadas com função de engomar, as fronhas ou capas de edredom lavadas não ficarão enrugadas.
Eletricidade estática
Se você passar a roupa de cama lavada com muita frequência, a eletricidade estática se acumulará nela. Ele interfere no sono de uma pessoa e a impede de dormir confortavelmente. Portanto, você não deve passar os lençóis com frequência.
Como tornar o engomar mais fácil
Existem várias maneiras de facilitar o processo de engomar roupa de cama.
ar condicionado especial
Os condicionadores costumam ser usados para facilitar o engomar coisas que foram lavadas da sujeira.É um detergente líquido que é adicionado à água durante o enxágue. Alisa o tecido e não o amassa após a lavagem.

Secagem imediatamente após a lavagem
Algumas pessoas deixam as roupas lavadas no tambor e só as penduram após 2-3 horas. É contra-indicado fazer isso, pois durante esse período o linho se deforma e enruga.
Portanto, é recomendado para estase após a lavagem remover os lençóis e pendurá-los para secar.
Cantos retos antes de secar
Para que a roupa de cama seque mais rápido, é preciso endireitar os cantos. Antes disso, eles são sacudidos e acariciados.
Como secar adequadamente capas de edredom e lençóis
Às vezes, as pessoas usam a máquina de lavar para secar as capas dos edredons, mas isso não deve ser feito. Recomenda-se pendurá-los em uma corda. Pode ser feito tanto na rua quanto na varanda.
dicas e truques
Existem várias dicas úteis para engomar:
- se houver um elástico elástico na capa do edredom, ele é passado a ferro a uma temperatura de 90-120 graus;
- para trabalhar com coisas grandes, é melhor usar um gerador de vapor;
- antes de passar, as coisas são tratadas com água.
Conclusão
Todas as donas de casa se deparam com roupas de cama para passar roupa. Para passá-lo, você precisa saber quando fazê-lo e como fazê-lo corretamente.


