TOP 15 métodos para lavar uma cortina de banheiro em casa
As cortinas de banheiro ficam sujas com o tempo, o que se torna perceptível, independente do tipo de material. Manter o banheiro limpo também se aplica às cortinas. Isso é necessário tanto para o aspecto estético das instalações quanto para a saúde das pessoas. Como lavar a cortina do banheiro é uma questão candente para toda dona de casa. O produto, livre de manchas, volta ao seu aspecto original, sendo um elemento da decoração do bloco sanitário.
Razões para o aparecimento de contaminação
O objetivo das cortinas é proteger o chão, as paredes e os encanamentos do banheiro da água durante a ablução. As razões para o aparecimento de sujeira nas cortinas estão associadas à água e à ventilação da sala.
Cor amarela
Manchas amarelas nas cortinas aparecem se o detergente não for enxaguado por dentro após o banho ou duche.
manchas brancas
Quando você toma banho, gotas de água caem nas cortinas. Água limpa, mas dura e seca forma calcário em todos os tipos de superfícies.
Ferrugem
A presença de ferrugem na água da torneira é perceptível por gotas secas marrons e estrias nas cortinas.
Mofo
A ventilação insuficiente da sala impede que as cortinas sequem, o que leva à formação de mofo.
Escolha de fundos
A escolha dos materiais de limpeza depende do tipo de material de que são feitas as cortinas.
Domestos
O principal componente do gel é o cloro. A ampla utilização do produto se explica pela sua versatilidade: para todos os revestimentos (exceto polietileno, estofamento), todos os tipos de manchas. Para limpar a cortina, basta usar a concentração de 1 tampinha para 5 litros de água (até 40 graus).

Desaparecer
Para limpar cortinas têxteis, você pode usar um removedor de manchas de alvejante. Pode ser usado para remover ferrugem, espuma de sabão.
sanitário
O objetivo do gel é remover a ferrugem de produtos de metal, cerâmica e terracota. O ingrediente ativo é o ácido oxálico. Use puro para remover vestígios de ferrugem.
Cometa
O gel pode ser usado para remover ferrugem, calcário e desinfetar contra fungos. O agente de limpeza contém: clorinol, ácido fórmico, ácido fosfórico.
Pemolux
Para limpar as cortinas de listras brancas, é conveniente usar um produto na forma de creme Sea Breeze ou líquido Citrus. O agente de limpeza é à base de refrigerante.
ás
Alvejante contém cloro.São utilizados para lavagem à mão e em máquina automática, a uma temperatura da água não superior a 40 graus.
Adriano
O detergente vem com um bico de spray, que facilita a limpeza da superfície das cortinas. As instruções do fabricante indicam a eficácia desoxidante... Os ingredientes ativos são ácidos de frutas e surfactantes aniônicos.

Métodos de limpeza
Como limpar as cortinas depende do tipo de material do elemento protetor e decorativo, da natureza das manchas.
Há uma máquina automática na máquina de lavar
Produtos têxteis, vinil, uma combinação de algodão e PVC podem ser lavados na máquina. As cortinas de banho têxteis são feitas de 100% algodão com impregnação repelente de água e agente de peso para manter sua forma. Eles só podem ser limpos adequadamente por lavagem. O produto é colocado no aparelho sem prender os aparelhos na haste. A temperatura da água deve corresponder às instruções do fabricante (geralmente não mais que 60 graus).
Para proteger as cortinas do estresse mecânico, você deve:
- definir o modo delicado;
- desativar a rotação;
- secagem.
Cortinas de vinil, têxtil-cloreto de vinila são lavadas da mesma forma com uma toalha, para melhor contato com o detergente. Se os anéis não forem removidos, os produtos são lavados em uma fronha para evitar danos ao tambor.
Como detergente, o sabão em pó é usado para máquinas automáticas. Na presença de manchas de ferrugem, depósitos de cal na superfície das cortinas para tecidos, adicione um pouco de Domestos, para outros - refrigerante.
Lavagem das mãos
Os produtos de polietileno são limpos manualmente. O método manual é aceitável para produtos de poliéster e vinil.Em caso de contaminação leve com manchas de sabão, as cortinas não são retiradas do bar, são tratadas com esponja.

Sequência de limpeza:
- endireite o interior da cortina acima do banheiro;
- umedeça do chuveiro com água morna;
- segurando por fora com a palma da mão, limpe a superfície com uma esponja e sabão;
- lave com um jato de água limpa do chuveiro;
- passar para o próximo segmento de cortina.
No final do procedimento, sacuda as gotas de água acima da cuba da cortina e limpe com um pano absorvente.
Em caso de sujeira forte, as cortinas são lavadas com imersão preliminar em um recipiente com água morna. A escolha do agente de limpeza depende da natureza da sujidade: manchas pretas de mofo, bolor, sabão, manchas de calcário. Após 20 a 40 minutos, o elemento decorativo do banheiro é limpo com uma esponja e sabão, limpando as manchas existentes.
O enxágue deve ser feito em uma banheira com quantidade suficiente de água morna. Para criar uma película protetora na cortina contra fungos e mofo, você pode mergulhar a cortina em uma bacia com água salgada fria por alguns minutos.
parcial
Uma vez por semana, as cortinas são limpas da sujeira sem removê-las ou molhá-las completamente. Apenas áreas contaminadas são tratadas. Este método de cuidado permite evitar a perda de superfície decorativa, prolongar a vida útil do produto.
Recursos para remover várias manchas
Cada poluição tem seus próprios componentes químicos. Para destruição e remoção, use mono-remédios projetados especificamente para essas manchas ou uma ampla variedade.

Ferrugem
Marcas marrom-acastanhadas em tecidos e vinil podem ser lavadas com géis de limpeza doméstica, onde a remoção de ferrugem é indicada.No PVC, polietileno, é utilizada uma mistura de amônia e peróxido de hidrogênio. A solução é preparada na proporção de 3 partes de água com amônia e 1 parte de peróxido.
A esponja é umedecida com o agente selecionado e a sujeira é enxugada. Após 5 a 10 minutos, remova o agente de limpeza e a sujeira. Lave a área com água limpa e seque.
fungos e mofo
O micélio de mofo penetra profundamente na estrutura de tecidos, cortinas de vinil, mas é mais fácil de lavar superfícies lisas. Os produtos são tratados com uma mistura de refrigerante e vinagre.
Procedimento:
- remova a cortina;
- coloque em uma bacia;
- hidrato;
- polvilhe refrigerante nas manchas;
- limpe com uma escova macia;
- adicione água morna;
- despeje o vinagre;
- enxágue na solução resultante;
- lave com água limpa;
- sacuda a água;
- seco.
Você pode usar removedores de manchas, alvejantes de mofo em produtos de algodão, se isso não for proibido nas instruções.
Calcário
Os depósitos de calcário são compostos químicos pouco solúveis. Para eliminá-los, use produtos químicos domésticos especiais. As instruções de uso indicam superfícies de metal, cerâmica e vidro. A placa é removida por ação química e mecânica.

Nas cortinas, esforços intensos levarão à destruição da camada de coloração. Os produtos são ligeiramente umedecidos com água. Um gel ou pó de limpeza é aplicado nas manchas. Resista conforme instruído. Esfregue suavemente as manchas com uma esponja limpa.
Remédios populares
Os remédios caseiros são usados uma vez por mês. Produtos químicos domésticos são usados contra manchas difíceis.
Um refrigerante
O bicarbonato de sódio ajudará a remover ferrugem e bolor em uma concentração de solução de 1:3 (refrigerante:água quente). A solução pode ser utilizada para todos os tipos de lavagem: à máquina, à mão, parcial.
Mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e óleo de pinho
Uma mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e óleo de pinho é adicionada no final da lavagem da máquina durante o enxágue.
A proporção de substâncias para 120 mililitros de água:
- vinagre - 50 mililitros;
- refrigerante - 25 mililitros;
- óleo essencial - 120 mililitros.
O processamento com composição semelhante confere aroma ao produto, protege contra o mofo.
vinagre branco
Uma mistura de branqueador e ácido acético (proporção 1: 2) permite limpar produtos de manchas sujas, ferrugem, mofo, que podem ser tratados com cloro.

leite com sal
Se você misturar 1,5 xícara de leite e 1 colher de sopa de sal, a solução resultante pode ser usada para limpar a superfície da placa amarela. O pano é embebido por 1 hora. Limpe com uma escova macia. Enxágue no chuveiro.
Suco de limão
O suco de limão elimina bem as manchas de mofo e ferrugem. A solução de tratamento é preparada a partir de 1 litro de água quente e suco de 5 limões. Limpe as áreas sujas com uma esponja embebida em água acidificada e deixe por meia hora. Finalize lavando à mão com detergente. O produto é enxaguado, agitado, seco.
Como lavar diferentes materiais de cortina
Apesar de os fabricantes indicarem a durabilidade das cortinas de banheiro, nenhum esforço físico é necessário durante a limpeza e lavagem. Para o método manual, utilize esponjas de espuma, escovas com cerdas macias, produtos de limpeza sem materiais abrasivos. A temperatura máxima de processamento é de 40 a 60 graus. Engomar cortinas 100% algodão é aceitável.
Polietileno
Telas baratas são processadas sem sair do bar. Na superfície do oleado, não aplique produtos de limpeza com componentes agressivos: cloro, ácido oxálico. Eles limpam a cortina com uma esponja ensaboada e a despejam no chuveiro. Para manchas brancas e enferrujadas, é usada uma solução de vinagre de soda. As gotas de água são lavadas com uma toalha e deixadas para secar.
Poliéster
As cortinas de material sintético não amassam, secam rapidamente, não molham e são fáceis de limpar. É melhor limpar pequenas manchas nas cortinas, sem removê-las dos suportes acima do banheiro. A sujeira persistente pode ser lavada à mão.
Têxtil
As cortinas de banho de algodão tratadas com um composto repelente à água requerem cuidados regulares, lavagem e engomadoria. O tecido combinado com o poliéster é seco de forma achatada. O tecido é lavado em máquina automática, utilizando os meios indicados pelo fabricante.

Cloreto de polivinila
Os produtos de vinil podem ser lavados à mão e em máquina automática. A superfície das cortinas é resistente a qualquer agente de limpeza.
Vidro ou plástico
As telas rígidas de vidro temperado são tratadas com compostos especiais, graças aos quais as manchas não permanecem na superfície. Para o cuidado de cortinas estacionárias, pode-se usar composições contendo abrasivos, componentes agressivos.
As cortinas de plástico são feitas de policarbonato, PVC, silicone, com o tempo podem ficar turvas, amarelas e com sabão, permanecem manchas de cal. O tratamento utiliza materiais e métodos semelhantes às cortinas de clareamento suave. Não use dispositivos de limpeza agressivos.
como secar bem
Cortinas feitas de tecidos naturais, vinil são secos de forma esticada, evitando a radiação ultravioleta. Sob os raios do sol, a camada de coloração e a estrutura do material são destruídas. Poliéster, polietileno são secos após a remoção da umidade com toalhas penduradas em seu lugar acima do banheiro. Quando as superfícies são limpas sem removê-las dos suportes, é necessário enxugá-las e alisá-las o máximo possível.
Prevenção de problemas
Para não perder o efeito decorativo, as cortinas de banho devem ser mantidas limpas.
Respingos de sabão devem ser removidos após cada banho, sem deixá-los secar. Para fazer isso, eles são lavados com um jato de água do chuveiro, depois as gotas restantes são sacudidas no banho.
Uma vez por mês, as cortinas do banheiro são lavadas: em máquina automática, manualmente ou sem removê-las dos suportes (caso seja impossível removê-las ou a contaminação seja insignificante).
A parte inferior das cortinas têxteis é pesada para manter sua forma. É preciso ter atenção especial com o piso das cortinas, onde surgem fungos e mofo em ambiente úmido. Uma vez por mês, essas cortinas devem ser lavadas e passadas com ferro quente.
Arejar o banheiro é um pré-requisito para combater fungos em todos os tipos de cortinas. Para secar a sala, você pode abrir a porta por um curto período de tempo, ligar ventilação adicional ou dispositivos de aquecimento.


