Como cultivar e cuidar de Kalanchoe em uma panela em casa

Todo mundo conhece o rei das plantas medicinais caseiras - aloe. Mas os floricultores amadores costumam voltar sua atenção para outra cultura - Kalanchoe medicinal. Quando bem cuidada, esta planta é uma excelente flor decorativa e uma valiosa curandeira doméstica. Considere como cuidar de Kalanchoe crescendo em uma panela em casa, para que a planta não apenas agrade com uma aparência saudável, floração exuberante, mas também revele totalmente suas propriedades medicinais.

Descrição e características da planta

A pátria do Kalanchoe são os países da Ásia quente e, especialmente, a ilha de Madagascar. Isso explica a capacidade da planta de reter a umidade e usá-la de maneira muito econômica.Sua peculiaridade são seus caules grossos e folhas carnudas, como se estivessem saturadas de líquido. Uma película especial que cobre sua superfície brilhante evita a evaporação excessiva em climas quentes. Essa cultura pertence às chamadas suculentas.

A planta de interior floresce alegremente com inflorescências brilhantes, principalmente na primavera e no inverno. Atualmente, muitos híbridos foram criados, diferindo em uma ampla variedade de cores. O cultivo é despretensioso, mas cada variedade (e são mais de 200) tem características próprias de cuidado. Você precisa se decidir sobre eles antes de comprar uma flor.

Como escolher o certo

Ao comprar, você deve prestar atenção à aparência da planta para escolher uma instância ao seu gosto. Por sua aparência, você pode determinar se está doente, qual é a natureza de sua floração, se é afetado por pragas. Recomenda-se a compra no início do inverno, quando o arbusto está apenas entrando na fase de floração.

Folhas

A condição das folhas mostra as condições em que a planta estava antes da compra. Você precisa escolher uma flor com folhas densas e carnudas de uma cor verde escura uniforme. Danos, manchas, manchas podem indicar doença. Se a planta é compacta, tem vegetação densa e rica, então foi cultivada em condições ideais. Um caule alongado com folhas esparsas sugere que o Kalanchoe sofre de falta de luz.

botões

Ao comprar, os botões devem estar em formação. Logo todo o arbusto estará coberto de inflorescências brilhantes. Pela cor dos botões, pode-se julgar com que tons o arbusto Kalanchoe se deliciará durante o período de floração.

doenças

Ao comprar, é extremamente importante não perder os sinais desta ou daquela doença. Pode ser podridão, áreas amolecidas, manchas, danos.

Ao comprar, é extremamente importante não perder os sinais desta ou daquela doença.

pragas

Traços de atividade de pragas geralmente estão concentrados na frente e atrás das folhas, caules, no centro dos botões ou flores desabrochando... A vigilância deve ser causada por vários crescimentos, placas, formações crostosas.

como cuidar

O cuidado com as plantas é simples. Consiste na implementação regular de procedimentos básicos que fornecem à planta a possibilidade de uma vida normal. Atenção especial deve ser dada a ele durante o período de adaptação, que ocorre quando as condições de detenção mudam (em particular, após a saída da loja).

Quarentena e cuidados pós-compra

Imediatamente após a compra, a planta deve passar por uma quarentena de duas semanas. Neste momento, é colocado separadamente do resto das flores, para que apareçam os sintomas ocultos de doenças, se houver.

Temperatura e iluminação

Escolher o local certo e observar o regime de temperatura é extremamente importante. Kalanchoe é uma cultura que ama a luz. Após o início do período de floração, a planta é transferida para o lado sul, onde há bastante luz. Em outras ocasiões, é bom estar no lado oeste ou norte. Uma redução artificial das horas de sol ajuda a aproximar o período de floração. Para fazer isso, a planta é removida para uma sala sombreada antes do anoitecer.

No verão e no inverno, a planta precisa de um regime de temperatura diferente. No verão, as temperaturas confortáveis ​​variam de 18 a 30 graus Celsius. No inverno, eles são um pouco diferentes - de 10 a 16 graus Celsius. Kalanchoe deve ser protegido do frio. Em baixas temperaturas (menos de 10 graus Celsius), a planta pode morrer.

Tamanho e convergência

O procedimento de poda após o final do período de floração ajuda a preservar as qualidades decorativas. Nesse momento, as folhas inferiores do arbusto caem e o caule é fortemente esticado. A parte aérea é podada, deixando um rebento baixo. Ao mesmo tempo, a quantidade de rega é reduzida. Nessas condições, ocorre a formação de brotos jovens e a planta recupera seu antigo esplendor e força.

O procedimento de poda após o final do período de floração ajuda a preservar as qualidades decorativas.

Devido ao esgotamento gradual dos brotos apicais, a planta começa a carecer de nutrientes, o que a agrava. O procedimento de aperto evita isso. Isso é feito com uma tesoura, tratando imediatamente os cortes com carvão ativado. Se tudo for feito corretamente, um par de brotos jovens logo se formará no local do corte. Após o beliscão, a planta é colocada em um quarto escuro por um mês para se adaptar e se recuperar.

Cobertura e fertilização

Uma vez por mês, Kalanchoe é fertilizado usando um complexo adubo para plantas - suculentas... É necessário observar a medida, pois uma grande quantidade da droga causará uma aparência abundante de massa verde, mas não de floração. Antes de fertilizar, derrube a planta com água limpa.

rega

Kalanchoe não requer rega abundante e frequente. A umidade se acumula nas folhas e caules carnudos e é consumida quando necessário. Portanto, a seca não é tão perigosa para a planta quanto a rega excessiva e o encharcamento do solo. É uma causa comum de podridão radicular.

A planta deve ser regada desta forma:

  • no inverno - uma vez por semana;
  • no verão - 2 vezes por semana.

Para evitar a estagnação da água, a drenagem do solo é fornecida. Ao regar, a água é despejada sob a raiz ou em uma panela e as folhas são protegidas da umidade. Durante o período de adaptação, a flor precisa de um regime especial de rega.Nesta fase, certifique-se de que o pedaço de terra esteja constantemente umedecido moderadamente. O curativo superior não é aplicado.

Ao regar, a água é despejada sob a raiz ou em uma panela e as folhas são protegidas da umidade.

Transferir

Kalanchoe está crescendo ativamente, por isso precisa ser transplantado regularmente para liberar o sistema radicular crescido demais. As plantas jovens são transplantadas uma vez por ano e as velhas a cada três ou quatro anos. A planta é submetida ao mesmo procedimento nos primeiros dias após a compra. Isso deve ser feito de acordo com certas regras.

Como escolher uma jarra

Para o transplante, é selecionada uma panela de barro mais espaçosa com orifício de drenagem, uma camada de drenagem (argila expandida ou areia grossa) é colocada no fundo, com pelo menos dois centímetros de espessura.

Antes de usar, um novo frasco é derramado sobre água fervente e colocado em água quente por 2 horas.

Requisitos do solo

Para transplantar Kalanchoe em uma floricultura, eles compram solo especial para suculentas. Você mesmo pode preparar o terreno. Sua composição deve ser a seguinte:

  • relva - 4 partes;
  • terra da folha - 2 partes;
  • turfa - 1 parte;
  • areia - 1 parte.
  • carvão de bétula (para soltar).

Datas de desembarque

Escolha o horário das horas mais longas de sol (até 12 horas). Este é o período de crescimento mais intenso (abril-maio). Recomenda-se transplantar uma planta trazida da loja depois de desbotada.

como transplantar

Ao transplantar uma flor, eles agem com muito cuidado:

  • prepare um novo vaso, coloque a drenagem no fundo e uma camada de terra fértil por cima;
  • faça um tubérculo no centro;
  • retire a planta do vaso velho com um pedaço de terra, sem danificá-la;
  • uma planta com um pedaço de terra é colocada sobre um tubérculo e despejada com terra preparada de forma que a superfície da terra fique 3 centímetros abaixo da borda do vaso.
  • Regue bem a planta e coloque-a em um local com sombra por vários dias.

prepare um novo vaso, coloque a drenagem no fundo e uma camada de terra fértil por cima

Características do enxerto após a compra

Após a compra, a planta é transplantada da mesma forma, mas, ao retirá-la do vaso, os restos da mistura de transporte são completamente sacudidos das raízes. Em seguida, são colocados em um novo vaso em um monte de terra, as raízes são endireitadas e cuidadosamente polvilhadas com terra.

durante a floração

Durante o período de floração, após a formação dos botões, não é recomendado perturbar a planta. Isso pode fazer com que botões e flores caiam. Você pode iniciar o procedimento de transplante somente após a floração completa.

Foi notado que os arbustos que crescem em vasos ligeiramente apertados florescem de maneira especialmente bonita. Para espécies floridas de Kalanchoe, você não deve escolher vasos muito espaçosos.

Como plantar várias flores no mesmo vaso

Um grande arbusto é dividido para refrescar a planta. Mas isso deve ser feito com extrema cautela. Uma flor dividida é difícil de criar raízes, e o período de adaptação a um novo local pode durar muito tempo.

No verão

No verão, a atenção principal deve ser dada à iluminação ideal do mato. Você pode expô-lo aos raios diretos de 11 a 15 horas. No resto do tempo, recomenda-se criar luz difusa para a flor. Isso é especialmente verdadeiro para variedades de flores cultivadas.

A rega deve ser feita com moderação, evitando umidade estagnada ou ressecamento do solo.

Métodos de reprodução

Uma planta comprada em uma loja pode ser de má qualidade, doente. Para evitar esse risco, os jardineiros são aconselhados a se envolver na autocriação de Kalanchoe. Existem vários métodos para sua reprodução:

  • estacas;
  • folhas;
  • soquetes de meninas ou crianças;
  • sementes.

Uma planta comprada em uma loja pode ser de má qualidade, doente.

A propagação mais comumente usada por estacas e sementes.

Estacas

O broto ou caule cortado é pré-enraizado. Isso é feito no solo ou em um recipiente com água. O procedimento é o seguinte: um broto cortado (com cerca de 8 centímetros de comprimento) é colocado em um copo com água ou plantado em solo úmido. Após um curto período de tempo, as raízes aparecerão e o broto poderá ser plantado em um local permanente. Em um mês, uma pequena planta independente crescerá. Para que crie raízes mais rapidamente, uma espécie de estufa é criada acima do vaso com a ajuda de um filme.

Crescer a partir da semente

A reprodução começa com a semeadura em solo decíduo úmido. Eles são colocados na superfície, pressionando suavemente, mas não adormecendo. De cima, o recipiente é coberto com papel alumínio ou vidro, colocado em uma sala com luz solar difusa. Cultivada em local aquecido, arejando periodicamente o ambiente, após a germinação das sementes, a proteção é retirada e o recipiente com as mudas é levado ao sol.

Um mês depois, as mudas são colhidas em recipientes comuns. Após o desenvolvimento das folhas, elas são transplantadas para vasos individuais com uma mistura de nutrientes. Forme arbustos apertando o topo. À medida que crescem, são transplantados para vasos grandes.

Se tudo for feito corretamente, as plantas jovens florescerão dentro de um ano a partir da primeira semeadura.

Possíveis problemas

No processo de criação de Kalanchoe, os floricultores podem encontrar um ou outro problema. Em cada caso, você precisa conhecer os algoritmos de sua solução e agir de acordo.

não floresce

Se o Kalanchoe não floresceu nesta estação, é necessário descobrir a causa e eliminá-la.

Uma planta comprada em uma loja pode ser de má qualidade, doente.

A falta de floração pode ser observada nos seguintes casos:

  1. Muito fertilizante tornando o solo muito pesado.
  2. Iluminação excessiva. A luz solar direta queima a planta, impedindo a formação de brotos. Horas muito longas de luz do dia retardam a formação de botões.
  3. Falta de iluminação. Se a planta ficar muito tempo na sombra, o caule se alonga, o que também impede a floração.
  4. Ausência de uma fase dormente após o período de floração.
  5. Falta ou excesso de umidade. A alternância de períodos de seca com períodos de solo encharcado é muito prejudicial.

As folhas murcham e ficam amarelas

Murcha, amarelecimento e queda de folhas podem indicar falta de nutrientes, solo pobre ou pouca luz. Freqüentemente, esses sinais são sintomas de uma infecção por pulgão de flor de arbusto.

Doenças e pragas

Kalanchoe é resistente, raramente doente. Se isso ainda acontecer, podemos falar sobre a falta de cuidado e nutrição, o que levou à diminuição da imunidade.

Mofo

O mofo nas folhas indica rega e pulverização muito frequentes, mantendo a planta em uma sala fria e úmida.

Oídio

A razão para o aparecimento de uma flor branca no caule e nas folhas (oídio) é mantida em uma sala muito quente. A planta cresce lentamente e desaparece gradualmente. O tratamento consiste no tratamento com drogas - fungicidas (Topaz, Chistotsvet).

pulgão

Pulgões de flores danificam folhagem, brotos. Os sintomas são folhas amareladas, caindo e uma camada pegajosa sobre elas. Para o tratamento, são usadas drogas Aktellik, Commander. Ajuda a tratar a poeira do tabaco.

Os sintomas são folhas amareladas, caindo e uma camada pegajosa sobre elas.

cochonilhas

A infecção por cochonilha da planta se manifesta pelo aparecimento de secreções oleosas e cerosas nas folhas, o que leva ao murchamento gradual.O tratamento é o seguinte:

  • as partes afetadas da planta são removidas;
  • em estágios graves, inseticidas ou sprays de óleo mineral M-30, M-50 são usados.

Propriedades médicas

O suco de Kalanchoe tem um forte efeito antiinflamatório. Além disso, devido ao conteúdo de componentes biologicamente ativos, a planta é um bom imunoestimulante. Há muito que é utilizado na medicina tradicional - para o tratamento de patologias dentárias e ginecológicas. O suco de Kalanchoe é utilizado no tratamento de doenças de pele - úlceras, queimaduras, furunculose. Ele efetivamente ajuda com doenças do trato gastrointestinal, trato respiratório, articulações, veias.

Você pode começar a tomar suco e tinturas de Kalanchoe somente após consultar seu médico.

tipos

Considere vários tipos populares de Kalanchoe, que são frequentemente usados ​​\u200b\u200bna floricultura de apartamentos.

benta

Uma planta com boas propriedades decorativas. Arbusto alto, não ramificado, com caule forte e folhas grandes. Floresce com grandes flores brancas, de até 2,5 centímetros de tamanho. Floresce em abril-maio, adora frescor.

Bekharskoye

Planta com caules nus e folhas inteiras e pubescentes. O comprimento das folhas chega a 20 centímetros, a largura é 10. Floresce com pequenas flores amarelas, coletadas em guarda-chuvas.

Blossfield

A planta tem um longo período de floração. Atinge 30 centímetros de altura, possui folhas verde-escuras e arredondadas. As flores são geralmente vermelhas, mas podem ser amarelas, laranja ou rosa.

A planta tem um longo período de floração. V

sentido

Devido ao formato especial das folhas pubescentes, densamente localizadas no caule, a planta é chamada de "orelha de gato".Floresce com pequenas flores multicoloridas que combinam tons de vermelho, roxo e prata.

Degremona

Pode atingir uma altura de meio metro. Possui folhas carnudas, em cujas bordas se formam pequenas rosetas - bebês que podem criar raízes e brotar. Floresce no inverno com inflorescências em forma de sino, roxas ou rosa. Tem fortes propriedades medicinais.

flor grande

Cresce até 60 centímetros de altura, tem folhas verdes claras, às vezes avermelhadas. Flores amarelas são coletadas em guarda-chuvas. O período de floração é maio. O local de nascimento da flor é a Índia.

mangá

A planta se distingue por grandes inflorescências rosa com 10-15 flores rosa em forma de sino. A floração ativa ocorre na primavera.

panícula florida

A planta atinge uma altura de 60 centímetros, densamente coberta por grandes folhas prateadas. Os inferiores têm a forma de uma roseta, enquanto os superiores crescem com menos frequência. Floresce com pequenas flores amarelas, reunidas em inflorescências panículas. O período de floração é no final de abril ou maio.

Mármore

Tem folhas oblongas com uma borda serrilhada. A planta recebeu esse nome devido à cor original das folhas. Do verde, eles gradualmente se tornam cinza, com manchas acastanhadas. Floresce com flores brancas, conectadas em uma espécie de guarda-chuva. Tem um longo período de floração (janeiro a abril).

Cirro

O emplumado Kalanchoe atinge um metro de altura. Densamente coberto por grossas folhas dentadas nas quais se formam rosetas filhas. Conhecido por suas propriedades medicinais.

Densamente coberto por grossas folhas dentadas nas quais se formam rosetas filhas.

Ardente

Planta baixa com tronco ligeiramente ramificado. Floresce com grandes flores vermelhas brilhantes, coletadas em guarda-chuvas. Você se sente bem em salas frias.

com flores tubulares

Arbusto grande com grandes folhas oblongas. Floresce com lindas flores vermelhas.As corolas são dispostas na forma de um tubo de até 2,5 centímetros de comprimento. A planta possui muitas variedades, com flores em todos os tons de vermelho.

dissecado

O caule vertical do arbusto com o tempo muda a direção do crescimento e começa a ceder. Tem folhas cerosas verdes claras com bordas divididas. Floresce com flores de cor laranja brilhante.

Dom Sérgio

Tem um longo período de floração e é muito decorativa. Folhas grossas e escuras são agradavelmente combinadas com inflorescências duplas brilhantes. O período de floração começa no início do inverno.

Kalandiva

Planta baixa, distingue-se por abundantes e densas flores duplas. Folhas grandes e brilhantes crescendo aos pares tornam a planta ainda mais bonita.

Para misturar

A planta tem um longo período de floração (até seis meses). Difere na riqueza de tons durante a floração, despretensão e boas qualidades curativas.

rosalina

A planta compacta floresce com flores duplas em delicadas cores pastel. Tem folhas arredondadas brilhantes com uma borda ondulada.

dicas e truques

Para que o Kalanchoe pareça exuberante e bonito, é necessário formar cuidados em três etapas: rega, iluminação, fertilização.

  1. Blooming Kalanchoe cresce bem em solo solto e denso.
  2. É útil adicionar componentes de fósforo e zinco ao solo de Kalanchoe.
  3. Não é recomendado cortar Kalanchoe no outono - então não terá tempo de se recuperar. Este é um motivo comum para a falta de botões no mato.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha