Dicas sobre como lavar adequadamente a caldeira do cheiro de sulfeto de hidrogênio
É difícil imaginar a vida cotidiana sem o uso de água quente e, portanto, alguns instalam caldeiras especiais para aquecer o líquido. Com o tempo, um cheiro desagradável de sulfeto de hidrogênio aparece dentro da estrutura da caldeira, que deve ser eliminado. No entanto, antes disso, você deve descobrir como limpar adequadamente a caldeira do cheiro.
Características do design e princípio de operação
Antes de iniciar a limpeza, é necessário entender as principais características dos diferentes tipos de estruturas, bem como o princípio de seu funcionamento.
Acumulação
Na maioria das vezes, as pessoas instalam caldeiras de armazenamento em apartamentos. A principal diferença entre esses modelos e outros produtos é que o componente de aquecimento está localizado dentro do tanque. O líquido é aquecido usando eletricidade. Durante o processo de aquecimento, o líquido circula constantemente no interior do produto.
Entre as desvantagens dos modelos de armazenamento está o fato de consumirem eletricidade ao longo do dia. Devido a isso, um dispositivo consome mais de um quilowatt de eletricidade por dia. Portanto, esses modelos não são adequados para pessoas que desejam reduzir o consumo de energia.
Fluxo
Os interessados em produtos mais compactos devem ficar atentos às caldeiras de circulação. Tais estruturas são muito pequenas, pois seu tamanho não excede as dimensões de uma caixa de sapatos média. Graças a isso, os aquecedores de circulação de ar não ocupam muito espaço e cabem em qualquer interior.
A principal vantagem desse sistema de caldeira é seu custo, pois é várias vezes mais barato que a tecnologia de armazenamento. Também não consomem muita eletricidade, o que permite reduzir o consumo de eletricidade ao aquecer um líquido.
Elétrico
Produtos elétricos são muito populares. Eles são conhecidos por sua facilidade de uso e confiabilidade. O aquecimento do líquido frio é realizado por meio de um elemento de aquecimento instalado dentro do sistema de aquecimento. Os tanques dos modelos elétricos são feitos de materiais metálicos que não enferrujam e evitam o desenvolvimento de corrosão.

As vantagens das caldeiras elétricas são:
- facilidade de instalação, permitindo que pessoas que nunca fizeram instalem a estrutura;
- a possibilidade de conectar o produto a duas ou mais fontes de água;
- uma grande quantidade de líquido aquecido.
Entre as desvantagens das estruturas elétricas estão:
- aquecimento prolongado do líquido;
- desordem.
Gás
Esses vasos aquecem o líquido usando um queimador de gás embutido.As caldeiras deste tipo estão disponíveis com uma câmara de combustão fechada e aberta. Recomenda-se a utilização de modelos fechados, pois não necessitam de fluxo de ar adicional para melhorar a combustão.
A superfície dessas estruturas possui um revestimento protetor especial que evita o aparecimento e desenvolvimento de ferrugem.
As caldeiras a gás têm as seguintes vantagens:
- baixo custo em comparação com estruturas elétricas;
- resistência à corrosão;
- isolamento térmico de alta qualidade, devido ao qual a água não esfria por muito tempo.
As desvantagens das estruturas de caldeiras a gás são:
- tamanhos grandes;
- fluxo contínuo de gás para manter a temperatura do líquido.
Diagnóstico
Existem várias causas comuns de odor desagradável que precisam ser identificadas e eliminadas a tempo.

O problema com o aquecedor de água de armazenamento
Freqüentemente, o interior da caldeira começa a ter um cheiro desagradável devido a falhas no elemento de aquecimento de água de armazenamento. Existem as seguintes razões para falhas do aquecedor de água:
- Tensão instável na rede. Às vezes, uma peça para de funcionar corretamente devido a picos de energia. Portanto, é recomendável conectar equipamentos elétricos a estabilizadores especiais.
- Formação de corrosão ou incrustações na superfície. Com o tempo, ferrugem e outros depósitos aparecem no aquecedor de água, afetando seu desempenho. Portanto, é necessário limpar periodicamente o elemento de aquecimento.
- Reparos feitos na hora. Se um pequeno mau funcionamento do aquecedor não for eliminado a tempo, com o tempo ele parará de funcionar.
Qualidade da água
Outra razão pela qual a caldeira pode ter um odor desagradável é a má qualidade da água.Freqüentemente, um líquido de baixa qualidade é fornecido pelo sistema de abastecimento de água, que inicialmente exala um odor desagradável. Como pode ser armazenado dentro do tanque por muito tempo, o aroma permanece mesmo após a retirada da água da caldeira.
Nesse caso, você pode evitar odores desagradáveis usando filtros especiais. Eles se conectam ao sistema de encanamento e limpam o líquido de germes e eliminam odores.
Inspeção de tubulação
Se aparecer um cheiro desagradável na caldeira, é necessário verificar os tubos e o material de que são feitos. Na maioria das vezes, o aroma aparece ao conectar uma estrutura de caldeira a um sistema de encanamento composto por tubos de metal. Com o tempo, ferrugem e placa aparecem em suas paredes, que começam a cheirar mal. O cheiro, junto com a água, entra no tanque, por isso aparece um cheiro ali. Portanto, é recomendável inspecionar e limpar os tubos a cada seis meses.

remanso
O odor desagradável geralmente é causado por bactérias que se acumulam no interior do tanque da caldeira. Acumulam-se devido ao facto de a água fria ficar muito tempo no esquentador. Esta estagnação promove o desenvolvimento de microorganismos bacterianos. Portanto, os especialistas aconselham, como medida preventiva, aquecer a água pelo menos uma vez a cada 20 a 35 dias. Se você aquecer o líquido com muita frequência a uma temperatura baixa (35-45 graus), também aparecerá um cheiro por causa disso.
Fenóis e formaldeídos
Se a água dentro da caldeira começar a cheirar a anis, plástico ou guache, é hora de verificar se há formaldeído ou fenol na água.Esses oligoelementos são muito perigosos, pois podem prejudicar o corpo humano. Mesmo uma pequena quantidade de substâncias leva a uma deterioração do funcionamento dos órgãos internos e dores de cabeça. Os componentes geralmente entram no líquido através da superfície de tubos de plástico.
ânodo de magnésio
A maioria das estruturas de caldeiras tem um ânodo de magnésio que é usado para prevenir a formação de ferrugem dentro do tanque. Com o uso prolongado, o ânodo se desgasta e deve ser substituído por um novo. Se não a substituir a tempo, a água ficará com sabor e aroma metálicos. Para eliminar esse problema, você precisará trocar o ânodo e dar descarga no tanque da caldeira.
BOM
Às vezes, as pessoas tiram água não da rede, mas da própria fonte de água, portanto, o problema de odor desagradável no tanque pode estar relacionado ao poço. Pode conter muito sulfeto de hidrogênio, que se dissolve na água e dá um odor. Assemelha-se ao cheiro de ovos podres. Se esse fedor aparecer, você precisará instalar um filtro no poço para remover o sulfeto de hidrogênio. É a única maneira de se livrar do mau cheiro.
Métodos de eliminação de odores
Existem vários métodos para remover o cheiro desagradável, com os quais você deve se familiarizar com antecedência.

Eliminação de causas externas
Existem três maneiras de eliminar as causas externas de odor dentro do tanque:
- aprofundamento de um poço ou poço de onde a água entra na caldeira para aquecimento adicional;
- instalação de componentes de filtragem adicionais para purificar o líquido que entra no sistema de abastecimento de água da casa;
- peça ajuda ao departamento de água e reclame sobre a má qualidade da água.
Eliminação de causas internas
Às vezes, os fatores externos não afetam de forma alguma os odores dentro do tanque e, portanto, você precisa se livrar das causas internas. Para fazer isso, execute as seguintes ações:
- limpe completamente a caldeira de líquido;
- encha o tanque com água nova;
- ligue o aquecedor e aqueça o líquido a 80-85 graus;
- não desligue o aquecedor de água por 2-3 horas;
- escorra a água aquecida novamente;
- encha a caldeira com líquido frio e ative a operação normal.
Dicas e truques de especialistas
Para remover rapidamente o aroma, você precisa ler as recomendações e conselhos dos especialistas:
- se aparecer um leve odor, o tanque da caldeira é imediatamente limpo e lavado;
- se a lavagem não ajudar, o sistema de abastecimento de água está equipado com um filtro purificador;
- as caldeiras são limpas 1 ou 2 vezes a cada seis meses para que os micróbios não se acumulem.
Regras de manutenção e operação
Várias regras de operação da caldeira devem ser observadas:
- o aquecedor de água deve aquecer a água até 60 graus ou mais;
- se a caldeira não for usada por muito tempo, a água é drenada;
- ao usar um aquecedor, os tubos devem ser monitorados para que não entupam.
Conclusão
Com o tempo, a água da caldeira começa a cheirar mal e é preciso eliminar o cheiro desagradável. Antes disso, você precisa se familiarizar com as causas do odor desagradável e os métodos para eliminá-lo.


