10 melhores maneiras de se livrar de fungos no porão e como remover a umidade
A adega é um local ideal para guardar colheitas e torções, mas para que não se deteriorem por muito tempo, é preciso saber como prevenir o aparecimento de mofo e eliminá-lo se um vizinho perigoso ainda assim entrar na sala. É importante equipar adequadamente o armazenamento, para garantir a manutenção regular, e assim o mofo não impedirá que os produtos permaneçam resfriados por muito tempo.
o que é molde
O mofo é uma colônia de fungos. Os esporos microscópicos estão presentes em todos os lugares e quando caem em um local favorável e começam a crescer, manchas pretas, cinzas e acastanhadas aparecem a olho nu.Pontos ou manchas de mofo podem ser vistos em uma grande variedade de superfícies - são alimentos, paredes de um apartamento e teto de um porão - em qualquer lugar quente e úmido.
Razões para a aparência
No porão, o mofo é bastante comum. O fungo infecta vegetais armazenados no porão, engradados e caixas com alimentos, pisos de madeira, portas, além de paredes e tetos. Pode haver várias razões para o aparecimento de mofo na adega.
Ventilação
Quando o ar da cave circula mal por falta de ventilação, sobretudo no caso de massas de ar estagnadas, criam-se as condições mais favoráveis ao crescimento e desenvolvimento de bolores. Esta situação pode surgir se o sistema de ventilação não for abastecido, mal equipado ou obstruído.
Umidade
Problemas de ventilação também levam ao aumento da umidade na adega, o que pode ser evitado se a sala for regularmente e bem ventilada. Quando a umidade se acumula, forma-se condensação, caso em que quase certamente aparecerá mofo.
comida desperdiçada
O fungo tem a capacidade de se espalhar rapidamente. Se alimentos contaminados com esporos forem armazenados no porão, eles podem ser facilmente transferidos para outros suprimentos armazenados no porão, paredes e teto da sala. Na presença de um ambiente favorável, o mofo trazido à superfície de produtos podres crescerá em alta velocidade por toda a adega.

Produtos de madeira contaminados
Não menos rapidamente, um fungo que infectou caixotes de madeira ou outros recipientes nos quais foram trazidos vegetais ou tubérculos se espalhará pelas superfícies do porão. O aumento da umidade e do calor na sala promove o crescimento e o desenvolvimento de mofo.
o que é perigoso
O mofo é perigoso para qualquer superfície com a qual entre em contato. Alimentos afetados pelo fungo não devem ser ingeridos. Objetos e edifícios de madeira podem ser quase completamente destruídos pelo mofo; Anteriormente, as casas de carvalho, cujo piso estava afetado pelo mofo, eram queimadas para que os edifícios vizinhos não sofressem.As pessoas em uma sala afetada pelo mofo estão expostas à infecção por substâncias nocivas.
Para organismos vivos
O mofo prejudica todos os organismos vivos, é perigoso para a saúde humana, pois, ao entrar no corpo, leva ao desenvolvimento de envenenamentos e alergias. Crianças, idosos e aqueles cujos corpos estão enfraquecidos devido a doenças ou imunidade reduzida são particularmente afetados. A exposição humana aos fungos ocorre pela inalação de esporos, pelo contato com a pele e também pelo consumo de alimentos contaminados com o fungo.
Quando os esporos penetram na pele, ocorrem reações alérgicas. A derrota das membranas mucosas por esporos de mofo leva ao aparecimento de coriza crônica e tosse seca, os olhos podem ficar inflamados. O fungo pode causar ataques de asma e doenças do sistema cardiovascular, complexo articular-reumático.
O contato prolongado com o mofo pode até causar câncer.

Para materiais de construção e estruturas
Uma colônia de mofo pode crescer em quase qualquer material - madeira, concreto, alvenaria, tinta. O fungo não só estraga a aparência com manchas feias de vários tons, mas também corrói a superfície, enquanto a velocidade com que a base se deteriora depende do material e da umidade do ambiente.Objetos e estruturas de madeira podem virar pó dentro de meses.
Possíveis métodos de tratamento
Você pode e deve se livrar do mofo. Quanto mais cedo um vizinho perigoso for descoberto, mais bem-sucedida será a luta. Meios improvisados e medicamentos profissionais ajudarão a lidar com o fungo.
Produtos químicos
Existem muitas formulações modernas que permitem derrotar o mofo com rapidez e sucesso. Ao trabalhar com produtos químicos, não se esqueça dos equipamentos de proteção individual para mãos e órgãos respiratórios. Os seguintes remédios mostraram sua eficácia na luta contra fungos.
Formalina
As áreas da adega afetadas pelo mofo são tratadas com uma solução aquosa de formalina (formaldeído) a 40%. Para isso, dilua 0,25 ml do medicamento em 10 litros de água, umedeça um cotonete ou pano e retire o fungo. O produto é tóxico, por isso trabalhe com luvas e evite contato com alimentos.

Cloro
Para o tratamento da adega contra o mofo, vários compostos de cloro utilizados na casa são adequados - "Domestos", "Sanita", "Whiteness" ou qualquer outro. É aplicado puro na superfície infectada pelo fungo usando um borrifador, pincel ou esponja. É aconselhável processar não apenas uma colônia de cogumelos, mas também capturar uma área de 30 a 40 centímetros ao seu redor.
Deixe o produto agir na forma por 10 minutos, depois limpe com uma escova dura ou espátula e deixe secar. Depois de um ou dois dias, eles examinam o resultado e, se necessário, renovam o tratamento contra o mofo.
Deactin
Desactin é um pó usado para desinfetar produtos para diversos fins, desde instrumentos médicos até aparelhos cosméticos. Para eliminar o mofo na adega, o medicamento é diluído de acordo com as instruções e todas as superfícies são tratadas.
Fumigação de enxofre
O uso de um verificador sulfúrico não apenas elimina o mofo, mas também evita o aparecimento e a propagação de fungos no porão. Antes de usá-lo, todos os suprimentos ali armazenados devem ser retirados do porão, pois uma vez que o dióxido de enxofre tóxico das senhoras entra nele, não é mais possível comer. Se houver objetos de metal na adega que são difíceis ou impossíveis de remover, eles são generosamente cobertos com graxa para evitar a corrosão.
Terminada toda a preparação, instala-se o sabre, incendeia-se, após o que é necessário sair da sala muito rapidamente, pois o fumo é venenoso para os humanos, fecha-se bem a porta e deixa-se a cave para processamento. O verificador queima de meia hora a uma hora e meia, a porta não pode ser aberta mais tarde por mais um dia. Então é necessário ventilar bem a sala até que o cheiro de enxofre desapareça completamente, geralmente leva até 2 dias. Na adega, após a utilização do verificador de enxofre, é aconselhável proceder à limpeza húmida.

Remédios populares
Os remédios populares são alternativas às composições químicas para combater o mofo. Muitos deles estão disponíveis ou são facilmente adquiridos em qualquer loja de ferragens e ferragens.
composições de cal
Para o tratamento de paredes e tectos de caves contra o mofo, a cal vem em socorro... Existem várias receitas populares para compostos de cal.A mistura é aplicada, dependendo da densidade, com pincel ou pulverizador em todas as superfícies da adega, após o que a sala é seca e arejada. Na maioria das vezes, o tratamento do mofo é realizado com as seguintes composições de cal, que incluem, além da cal, ingredientes adicionais:
- Temperado e alvejante diluído em proporções iguais em uma pequena quantidade de água.
- Uma solução de cal e formalina é preparada adicionando meio quilo de alvejante e 200 gramas de formalina a um balde de água.
- Para 2 baldes de água, 1 quilo de cal apagada e 100 gramas de sulfato de cobre.
Fórmulas ácidas
As preparações à base de ácido são eficazes e de ação rápida. Qualquer limpador contendo ácido encontrado em um galpão ou garagem, mesmo um originalmente projetado para limpar aros de máquinas de metal, funcionará. Mas, na maioria das vezes, soluções à base de ácidos bórico e cítrico são preparadas para combater o mofo, são mais seguras.

Para preparar um produto contendo ácido cítrico, são necessários 100 gramas de pó e 1 litro de água. A solução é misturada e as áreas afetadas da adega são tratadas. O ácido bórico (1 parte) é combinado com 2 partes de peróxido de hidrogênio, 2 partes de vinagre e 4 partes de água.
"Branco"
Para combater o mofo, use "Whiteness" não diluído. Para grandes áreas, a ferramenta é ineficaz, é melhor usar uma ferramenta profissional. "Whiteness" é aplicado nas manchas de mofo com pistola ou pincel, após 10 minutos é limpo com pincel duro e arejado por pelo menos um dia.
Sulfato de cobre
Uma solução para tratar a adega contra colônias de fungos é preparada diluindo 100 gramas de sulfato de cobre em 10 litros de água morna.Você pode aumentar o efeito adicionando 200 ml de vinagre. A solução pode ser armazenada por até 3 meses em um recipiente de cerâmica ou vidro. Antes do tratamento, as áreas afetadas são lavadas com água e sabão e secas, em seguida, uma solução de sulfato de cobre é aplicada com um borrifador ou pincel. Após a secagem completa da superfície, o tratamento é concluído.
Método de temperatura
As condições ideais para o desenvolvimento do mofo são alta umidade e temperaturas de 18 a 20 graus. Assim, se você secar bem as paredes e remover a temperatura da zona confortável para o fungo, aumentando ou diminuindo, você pode se livrar do mofo. Um secador de cabelo de construção ajudará a secar e aquecer simultaneamente as paredes, embora seja necessária uma exposição bastante longa.

O modo de alta temperatura fornecerá o tratamento da tocha. Este método é radical. Quando outros métodos falham, o fungo é queimado com um maçarico a gás ou maçarico, depois de lascar a camada superior para garantir um impacto profundo.
Você pode reduzir significativamente a temperatura usando um método relativamente novo - o uso de gelo seco, esse método é chamado de jateamento criogênico.
O método proporciona uma limpeza rápida do mofo, que desaparece instantaneamente com o resfriamento repentino, mesmo em locais de difícil acesso. Quando o gelo seco evapora, não forma umidade, ou seja, eliminam-se as condições para o crescimento de fungos.Para tratamento com tecnologia de crioblasto, é melhor entrar em contato com um especialista.
Extrato de semente de toranja
10 gotas do extrato são adicionadas a um copo de água e a parede é tratada com um borrifador. A ferramenta não é apenas eficaz, mas também tem um aroma agradável.
Mecânico
Antes como remover mofo mecanicamente, uma colônia de cogumelos é umedecida com água para evitar a propagação de esporos. Então, usando uma ferramenta manual ou elétrica, a área afetada é limpa. Você pode usar raspador de metal, escova, acessório de broca, fresagem é possível para superfícies de concreto.

Um vácuo
Via de regra, a remoção do mofo com aspirador de pó não é utilizada como método separado, mas incluída em um complexo de medidas destinadas a eliminar o problema. Freqüentemente, usando o dispositivo, a superfície é limpa antes do processamento com produtos químicos ou remédios populares. Depois de usar o aspirador, descarte imediatamente o saco de lixo descartável ou enxágue bem o recipiente reutilizável, pois quaisquer esporos de mofo removidos se depositam ali e esperam condições favoráveis para o desenvolvimento e crescimento.
Preparando o porão para o procedimento
Antes de começar a tratar o porão em busca de mofo, você precisa remover todos os alimentos e móveis. Se o piso do porão for de terra, remova uma camada de terra de 20 cm de espessura, pois também está infectada. A peça é bem seca, e só depois disso procede-se ao processamento.
Desinfecção de cacifos e prateleiras na cave
Os materiais mais comuns para fazer prateleiras e prateleiras são madeira e metal. As estruturas metálicas podem ser tratadas de forma eficaz com uma solução diluída de dessactina de acordo com as instruções. É aconselhável retirar as prateleiras e prateleiras de madeira do porão e secá-las bem ao sol, depois aplicar uma solução de formol ou alvejante em todas as superfícies e deixar secar.
O que fazer com a fundação se a água subterrânea estiver próxima
O nível do lençol freático deve ser monitorado com antecedência e levado em consideração já durante a fase de construção.Se as águas chegarem perto, o terreno é drenado, uma parede ou vala de drenagem é criada e um sistema de esgoto pluvial é construído. Isso drenará o excesso de água e ajudará a manter o nível de umidade no porão.

Como eliminar a umidade
Primeiro, a umidade entra no porão através de rachaduras. Devem ser encontrados e eliminados, tapados com argamassa de cimento, para o que por vezes é necessário desmontar totalmente o tecto, as paredes e o chão da cave. Depois disso, o trabalho é realizado no dispositivo de impermeabilização externo e interno.
impermeabilização externa
Para evitar que a umidade entre na loja, é melhor impermeabilizar o exterior durante a construção. Se for necessário refazer, restaurar ou reequipar, a base de concreto da adega é exposta, limpa, seca e uma camada de impermeabilização é aplicada.
Nesse caso, são utilizadas misturas de revestimento prontas para impermeabilização, primer, reforço, materiais de cobertura, membranas poliméricas, mástiques e outros materiais. Terminadas as obras, procede-se ao enchimento com areia, cascalho e terra, colocação de geotêxteis e condutas de drenagem. A etapa final é o reforço e preenchimento da área cega.
Dispositivo de vedação interna
Para evitar a umidade no porão, é necessária uma impermeabilização interna devidamente equipada. Se for insuficiente, a adega deve ser reconstruída da seguinte forma. Antes de iniciar o trabalho, o armazenamento é bem seco, os revestimentos são removidos das superfícies, as rachaduras e rachaduras são seladas com cimento. Em seguida, o tratamento antifúngico da adega é realizado e seco novamente.Piso, paredes e teto são rebocados com massa de vidraceiro, os locais onde houve vazamento são tratados com alabastro.
As seguintes medidas ajudarão a aumentar o efeito de impermeabilização:
- As paredes do porão estão sendo rebocadas.
- A alvenaria é realizada a uma distância de 3 cm das paredes.
- Os poços de ventilação são colocados em novas paredes.

Piso de cimento
Se a umidade excessiva se acumular em um porão com piso de cimento, ele é impermeabilizado da seguinte maneira. Para começar, desmonte o piso antigo, depois elimine as rachaduras e rachaduras, cobrindo-as com cimento. A superfície seca é coberta com uma camada de areia ou argila expandida de 5 cm de espessura e o material de cobertura é colocado. A proteção adicional da adega será fornecida por uma película impermeabilizante especial para o piso. A seguir, é feita uma nova betonilha, reparando previamente as fissuras com mástique betuminoso. Por conveniência, você pode equipar um piso de madeira nas toras acima de tudo.
chão de terra
Se o piso for de barro no porão de uma casa particular, sua impermeabilização é garantida com o auxílio de polietileno colocado em 2 camadas. Para isso, retire a camada superior de argila com 5 cm de espessura, cubra o piso e a parte inferior das paredes com papel alumínio até uma altura de cerca de 10 cm e cubra com uma mistura de serragem de madeira e argila na proporção de 1 a 10 na mesma altura com a mesma camada de argila, desta vez cobrindo as paredes até uma altura de 25 cm.
Durante a estação chuvosa
Quando a umidade no porão aumenta diretamente na estação chuvosa, sem ultrapassar a norma no restante do tempo, o piso é coberto com uma camada de dez centímetros de areia ou cascalho, se necessário, aumentando sua espessura.O aparecimento de condensação nas paredes da adega pode ser evitado cobrindo-as com um gesso especial "respirável" como "Monolith" ou "Ceresit". Para a autoprodução de uma mistura de impermeabilização, são adicionados hidroaditivos ao gesso seco, por exemplo, "Tsemaplast" ou "Palmix".

Como reforçar um piso fino
Às vezes, o motivo da alta umidade no porão é o solo fino. Neste caso, a espessura necessária é conseguida com a colocação de uma nova betonilha de cimento, sob a qual é colocada a cobertura, revestindo cuidadosamente as juntas com mástique betuminoso.
Sistema de ventilação
O microclima na adega é muito importante para o armazenamento a longo prazo dos alimentos e a prevenção do aparecimento de bolor, enquanto a ventilação será parte integrante do microclima - circulação do ar. Dependendo do tamanho, tipo e finalidade do armazenamento, a ventilação natural ou forçada é equipada com um número diferente de tubos. O tipo mais simples de ventilação do porão é natural com um tubo de exaustão e abastecimento. Para sua correta instalação e posterior bom funcionamento, diversas regras devem ser observadas:
- Nos cantos opostos da sala, 2 tubos são montados - exaustão e suprimento.
- O suprimento de ar fornecerá ar fresco, sua extremidade inferior está localizada a uma altura de meio metro do chão e a extremidade superior a uma altura suficiente acima do nível do solo.
- Um tubo de exaustão, projetado para remover o ar do armazenamento, é instalado no canto superior da adega e se projeta meio metro acima da cumeeira. É isolado com lã mineral para que a condensação não se acumule.
- As aberturas exteriores das tubagens estão protegidas da neve e da chuva por toldos.
- O material para os tubos pode ser qualquer - metal, plástico, concreto armado.Recentemente, o PVC é frequentemente utilizado, escolhido por sua durabilidade e leveza.
- O diâmetro dos tubos deve ser o mesmo.
Uma adega bem equipada e bem conservada garantirá o armazenamento de longo prazo do estoque. Se o mofo começou na sala, esse problema pode ser resolvido usando ferramentas modernas e comprovadas. O tratamento antifúngico imediato e completo da adega não apenas economizará alimentos, mas também protegerá a saúde de seu dono.


