Como manter adequadamente um caldeirão de ferro fundido, problemas comuns e armazenamento

Kazan é um prato universal de ferro fundido. O recipiente clássico é feito em forma de caldeirão com fundo semicircular e tampa, projetado para cozinhar no fogo. Os pratos assim preparados são mais saborosos e aromáticos. As panelas de ferro fundido, com os devidos cuidados, são duráveis. Para que dure o máximo possível, é importante saber fazer a manutenção correta de um caldeirão de ferro fundido.

Calcinação de um novo caldeirão de ferro fundido

O ferro fundido é um material que é feito pressionando ou fundindo uma liga de ferro. A composição contém uma pequena porcentagem de carbono, que com o tempo leva à formação de corrosão. Para evitar que isso aconteça, na produção dos pratos eles são tratados com óleo técnico. Antes do primeiro uso, é necessário eliminar a gordura de produção por calcinação. É realizado uma vez após a compra dos pratos.

Você pode remover a camada oleosa com sal. Se a atividade for realizada em um apartamento, é recomendável ventilar o local, pois será gerada uma quantidade suficiente de fumaça. O sal é derramado no caldeirão, o fogão é ligado. Mexa o sal periodicamente, espere até dourar. Em seguida, é removido, as paredes do recipiente são enxugadas com papel. A segunda etapa do processamento é iniciada.

Um caldeirão de ferro fundido é lubrificado com óleo de girassol para que as paredes internas fiquem saturadas, formando um filme. Ele protege os alimentos de degola e degola. O óleo de girassol é derramado no caldeirão e os pratos são aquecidos. A gordura animal é adequada para lubrificar as paredes. O ideal é usar óleo de linhaça, ele obstrui os poros do metal mais rápido, formando uma película fina na superfície. Aqueça o recipiente com óleo por meia hora. Em seguida, desligue o fogão, esfrie o caldeirão, limpe as paredes com um pano limpo. Os utensílios estão então prontos para cozinhar.

Como lavar corretamente um produto após o cozimento?

A manutenção adequada do caldeirão de ferro fundido ajudará a preservar a aparência original do produto por muito tempo e prolongar sua vida útil. Não requer cuidados especiais, é importante apenas seguir algumas recomendações.

caldeirão de ferro fundido

Em casa

Após o tratamento inicial, os resíduos de alimentos não aderem às paredes e ao fundo, pelo que não é necessária uma limpeza e imersão preliminares. Não é recomendado lavar pratos de ferro fundido com escova de aço. O caldeirão é liberado de restos de comida. Encha o recipiente com água, deixe ferver. Em seguida, é resfriado, lavado com uma esponja e detergentes.

No campo

Na natureza, você pode limpar rapidamente o caldeirão da sujeira. Depois de cozinhar em fogo de lenha, os pratos são limpos de restos de comida e enchidos até a borda com areia de rio. Nesta forma, o caldeirão é deixado aquecer sobre as brasas até de manhã. Em seguida, retire os pratos do fogo, deixe esfriar. Retire a areia, encha o recipiente com sal, ligue. Depois que o sal escurecer, despeje o conteúdo, limpe o interior com um pano seco.

Resolver problemas comuns

Dependendo do tipo de contaminação, os métodos de manutenção de um caldeirão de ferro fundido diferem. O cuidado com a louça envolve as seguintes etapas: limpeza, imersão, fervura. Apesar da aparência "áspera", a panela de ferro fundido requer um manuseio cuidadoso.

caldeirão sujo

Nagar

Para limpar a superfície de um caldeirão de ferro fundido dos depósitos de carbono, é proibido o uso de produtos químicos domésticos. Tais agentes destroem a estrutura do filme de óleo, a superfície se deteriora rapidamente. Detergentes convencionais ou receitas populares ajudarão a lidar com a poluição. Uma mistura de sal e água limpa bem o recipiente dos depósitos de carbono. O mingau é aplicado na área contaminada, enxugado com uma esponja e lavado com água.

O sabão em pó e a cola para papelaria ajudam a remover os depósitos de carbono em casa. A louça é lavada com detergente. Abaixe o recipiente no balde. Uma mistura é preparada a partir de uma barra ralada de sabão e 100 gramas de cola. Encha o balde com água, coloque no fogão. Adicione a mistura preparada e dissolva em água. O conteúdo é fervido por 2-3 horas. Limpe o caldeirão com uma esponja, enxágue com água.

Odores

Se um cheiro de mofo se desenvolver, ele pode ser eliminado de várias maneiras. No primeiro caso, você pode simplesmente acender o caldeirão com óleo, o cheiro desaparecerá. Você pode usar sal de mesa para inflamar o recipiente.

No segundo caso, água fervente com vinagre ajuda muito. Prepare uma solução na proporção de 1: 1. Após este método de limpeza, será necessário reacender o caldeirão.

Ferrugem

A umidade é o principal inimigo do caldeirão de ferro fundido, porque o material contém ferro.Quando os primeiros sinais de corrosão aparecem, eles devem ser eliminados imediatamente, caso contrário, a louça ficará inutilizável. Pequenos pontos de corrosão são removidos com bicarbonato de sódio. O produto é aplicado na área problemática, adiciona-se uma gota de água e a área é limpa com uma esponja. Deixe por 10 minutos e repita o procedimento. Lave o caldeirão em água corrente.

A umidade é o principal inimigo do caldeirão de ferro fundido, porque o material contém ferro.

Camadas grossas de ferrugem podem ser removidas com vinagre. É misturado com água na proporção de 1: 1. Coloque o caldeirão nesta solução e deixe por 3 horas. Limpe a área problemática com uma escova de aço.

Recursos de cuidado e armazenamento

A principal condição para armazenar um caldeirão de ferro fundido é a ausência de umidade. Após a lavagem, os pratos são secos. Para armazenamento, escolha uma sala com umidade moderada. Em caso de uso frequente do caldeirão, limpe o interior com óleo. Se os pratos forem usados ​​​​em casos raros, as paredes externas também serão tratadas com óleo.

O caldeirão deve ser guardado com a tampa entreaberta. É necessário fornecer acesso livre ao ar, caso contrário, um cheiro desagradável aparecerá no interior.

A observância de dicas e truques prolongará a vida útil do produto de ferro fundido, ajudará a eliminar problemas desnecessários associados à formação de ferrugem, mofo e cheiro desagradável. O cuidado e o armazenamento adequados permitem que você desfrute de pratos deliciosos e aromáticos cozidos no caldeirão por mais tempo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha