As 8 principais marcas de tintas de parede texturizadas e métodos DIY
As tintas texturizadas permitem criar uma superfície de relevo nas paredes, imitar o gesso e incorporar outras ideias de design. Esses materiais são baseados em acrílico, silicone e outros componentes que conferem à composição certas propriedades. Dependendo do tipo de meio, tintas de parede texturizadas podem ser usadas para trabalhos internos ou externos.
Conceito de pintura texturizada
A tinta de textura é uma espécie de gesso decorativo à base de acrílicos ou polímeros. Além desses componentes, o material de acabamento inclui:
- lascas de granito e mármore;
- Areia de quartzo;
- serragem;
- metal triturado;
- componentes sintéticos.
A tinta está disponível apenas na cor branca. Para obter a tonalidade desejada, a composição deve ser misturada com a paleta de cores apropriada.
As tintas texturizadas têm uma consistência espessa. Graças a esse recurso, o gesso decorativo pode ocultar várias irregularidades da superfície.Além disso, este material distingue-se pelas seguintes características:
- hipoalergênico;
- resistente à abrasão e aos raios ultravioleta;
- capa de chuva;
- ecológico;
- usado para tingir vários tipos de materiais;
- seca rapidamente;
- previne a formação de mofo;
- resistente ao fogo.
Devido à consistência espessa, o consumo de material é significativamente aumentado. E levando em consideração o alto custo inicial da pintura, o custo de processamento de um metro quadrado chega a 250-1.000 rublos. Além disso, devido à superfície texturizada, esse revestimento precisa ser lavado com mais frequência, pois o pó se acumula rapidamente nas irregularidades criadas.

As principais variedades de tinta texturizada
O tipo de tinta texturizada, bem como o escopo de aplicação, é determinado dependendo do tipo de componente base.
Acrílico
Os corantes acrílicos são considerados versáteis. Graças à composição à base de água, esta composição seca rapidamente, tem uma consistência mais fina e é fácil de aplicar. O acrílico não emite odor desagradável e não causa reação alérgica.
No entanto, este material é menos resistente à umidade e à luz solar direta. Além disso, o acrílico se deteriora durante as flutuações de temperatura. Por esses motivos, o material é utilizado apenas para trabalhos internos.
Vinil
Os revestimentos vinílicos são mais resistentes aos efeitos do ambiente externo (variações de temperatura, etc.). Nesse sentido, o material é utilizado para a decoração de paredes externas. Mas, ao contrário do acrílico, o vinil é mais plástico, o que dificulta a confecção de um revestimento texturizado com essa composição. No entanto, as tintas vinílicas distinguem-se pelo aumento da adesão, pelo que o material adere rapidamente a qualquer superfície.
Silicato
Esses corantes são baseados em vidro líquido que, após a secagem, forma uma camada protetora durável na superfície. Nesse sentido, essa composição é recomendada para uso no processamento de paredes externas. As desvantagens dos materiais de silicato incluem preços inflacionados e consumo.

Mineral
Os corantes minerais contêm cimento, o que confere ao revestimento permeabilidade ao vapor e resistência à umidade. Esse produto vem na forma de um pó seco, que deve ser diluído em água. O material não tolera temperaturas extremas, por isso é utilizado para trabalhos internos. Para o acabamento das paredes externas, aditivos especiais devem ser adicionados ao pó original.
a base de água
Em termos de características, as tintas texturizadas à base de água e acrílicas são comparáveis entre si. No entanto, os primeiros toleram melhor os efeitos do ambiente externo. Além disso, os corantes à base de água criam um revestimento permeável ao vapor e durável.
Como distinguir na superfície
Os corantes texturizados também são divididos em vários tipos, dependendo do tipo de relevo que forma um revestimento após a secagem.
Alívio
As pinturas em relevo distinguem-se por uma grande variedade de texturas, cujo tipo depende das características da composição original. Esses materiais permitem criar manchas, rachaduras e outros efeitos na superfície.
Além disso, alguns desses corantes contêm substâncias devido às quais o revestimento adquire vários tons após a secagem.
seda molhada
Os corantes que recriam esse efeito são compostos por fibras de algodão ou celulose e pigmentos poliméricos que conferem a tonalidade adequada.Composições desse tipo criam uma textura atraente que brilha na luz como a seda. Alguns tipos desses materiais são capazes de criar um efeito aveludado ou aveludado na superfície após a pintura.

cera de Marselha
Os corantes com tais efeitos são baseados em enchimentos de cera artificial. Após a secagem, o revestimento assume a aparência de uma pedra envelhecida, na qual se alternam manchas escuras e claras. Neste caso, o material brilha na luz. Corantes desse tipo são usados para decorar ambientes com alta umidade.
Atacama
As tintas da série Atacama contêm areia de quartzo, devido à qual o revestimento torna-se áspero após a secagem. Graças a cargas especiais, o material adquire um brilho metálico, característico de um espelho envelhecido.
Misuri
Essas tintas são à base de acrílico e amido. Graças a esses componentes, o material adquire um relevo ondulado após a secagem. Ao adicionar os pigmentos apropriados, a tonalidade da composição original pode ser alterada. Nesse caso, após a secagem, a tinta adquire um brilho brilhante. As peculiaridades desse revestimento também incluem o fato de as paredes serem processadas principalmente à mão com esse material.
Especificações principais
As tintas estruturais são caracterizadas pelas seguintes características:
- adequado para aplicação em diversas superfícies, inclusive pintadas;
- capaz de imitar vários tipos de relevo;
- não contém solventes, graças aos quais estes corantes podem ser utilizados para decorar o quarto das crianças;
- resistente à umidade, estresse mecânico, luz ultravioleta;
- após a secagem, pode ser tratado com verniz ou outros corantes;
- não requerem preparação prévia da superfície;
- resistente a produtos químicos e evita o aparecimento de mofo;
- longa vida (10 anos e mais).

As tintas texturizadas levam de 6 a 8 horas para secar completamente em um apartamento. Ao mesmo tempo, o revestimento adquire a resistência necessária em uma semana.
Apesar dessas características, ao trabalhar com tinta, recomenda-se nivelar a superfície e limpá-la da sujeira. Além disso, o material é consumido rapidamente, pois é necessário aplicar uma espessa camada de revestimento para criar o efeito desejado.
Revisão dos melhores fabricantes
As características, bem como a qualidade das tintas dependem diretamente da marca do fabricante. Isso afeta em particular a maneira como o revestimento é obtido após a secagem.
cor do amor

As tintas Amourcolor vêm em três tipos: efeito camurça ou mosaico, branco perolado e tons alternados. A base desses materiais é a água, devido à qual o revestimento seca rapidamente.
tactite

A tinta Tactite é comparável em desempenho aos produtos Amourcolor.
Este material é à base de água. A paleta de cores Tactite inclui até 156 tonalidades.
Pérola

As tintas Perlata têm uma base de água misturada com mica perolada, o que confere esse brilho ao revestimento.
escente

As tintas desta marca são recomendadas para decoração de paredes em instituições médicas e outros edifícios em que os requisitos de qualidade da composição são aumentados.
"Lacra"

Os produtos desta marca são adequados para as condições russas e são adequados para o acabamento de paredes externas.
VTG

Uma variedade de manchas são produzidas sob a marca VTG, inclusive para paredes externas.
Branco

Assim como no caso do VTG, diversos materiais de acabamento, inclusive transparentes, são produzidos sob a marca Blancolor.
Clavel

As peculiaridades dos corantes Clavel também incluem o fato de que certos tipos desses materiais podem recriar o efeito de superfícies envelhecidas artificialmente.
Critérios de escolha
Devido ao fato de existir no mercado uma grande variedade de corantes texturizados, na hora de escolher esse material é preciso levar em consideração o escopo de aplicação.
Para decoração exterior
Para pintar a fachada, recomenda-se a compra de materiais que durem bem:
- flutuações de temperatura;
- luz do sol direta;
- precipitação.
Esses produtos incluem corantes de silicato e vinil. Compostos minerais também podem ser usados para a decoração de paredes externas. Mas neste caso é necessário misturar a tinta com aditivos especiais.
Para decoração de interiores
Ao escolher materiais de acabamento para interiores, você deve se guiar pelas seguintes recomendações:
- para quartos e salas de estar, são adequadas composições com efeito de veludo ou seda;
- para tetos - composições de tons claros;
- para o banheiro - revestimentos de dispersão de água;
- para a cozinha - corantes laváveis.

O tipo de efeito a ser recriado na superfície é selecionado com base na preferência pessoal.
Instruções de pintura
Na decoração de paredes internas e externas, é utilizado um algoritmo de pintura com tintas texturizadas. A diferença neste caso está apenas nos métodos de aplicação do material.
Decoração de interior
Na decoração de interiores, são utilizadas as seguintes ferramentas para criar o efeito desejado:
- Pincel duro ou pincel. Essas ferramentas permitem criar um padrão ondulado em uma superfície.
- Pentear. Esta ferramenta é usada para criar designs mais pronunciados.
- Espátula. Dependendo do tipo de ferramenta, permite criar imitações de pedra, tijolo e outros ornamentos.
- Rolar. O tipo de ferramenta selecionada depende do tipo de desenho. Ao enrolar um fio em um rolo, você pode criar um enfeite em forma de hastes; material de pele - superfície áspera e assim por diante.
- Esponja ou pano. A tinta é aplicada usando essas "ferramentas" por prensagem.
A pintura de superfície é realizada em três etapas. Primeiro você precisa nivelar e preparar as paredes. Ao colorir, neste caso, são permitidos desvios de 2-3 milímetros.
Na segunda etapa, o corante é preparado. Para fazer isso, de acordo com as instruções dadas, água (não mais que 1%), pigmentos e aditivos são adicionados à composição original, formando um relevo.
Na terceira etapa, você pode começar a aplicar tinta em camada espessa (mas não mais que 1,5 centímetro). Recomenda-se tratar áreas de 1,5 a 2 metros quadrados por vez. Em até 15 minutos após a aplicação, é necessário completar a formação do relevo. Durante esse tempo, a tinta tem tempo de apreender.

Acabamento exterior
Devido ao facto de grandes superfícies serem normalmente pintadas no exterior, o material deve ser aplicado a rolo ou por projecção, utilizando neste último caso um stencil. Outros métodos podem ser usados se necessário. As recomendações para aplicação neste caso são semelhantes às dadas acima.
Como você pode se fazer
Para fazer um corante texturizado com as próprias mãos, você precisará de:
- corante acrílico;
- esquema de cores à base de água;
- cargas (lascas de mármore, areia de quartzo, etc.).
O tipo e o volume do filler são selecionados dependendo do tipo de relevo a ser criado na superfície. Kohler não pode ser adicionado com mais de 10% de volume. Todos esses componentes devem ser misturados em um recipiente usando um misturador de construção. Depois disso, recomenda-se aplicar imediatamente a tinta na superfície.
Exemplos de trabalho finalizado
Graças à tinta texturizada, você pode tornar o interior mais aconchegante, tratando as paredes com materiais com efeito "seda molhada" ou veludo. Na decoração de apartamentos no estilo escandinavo, são utilizadas composições do tipo Mizuri, que são misturadas com pigmentos brancos.


