Design de interiores de cozinha em estilo provençal DIY e idéias de design interessantes
Cansado da agitação da cidade, quer mergulhar no silêncio, na tranquilidade do interior rústico da sua casa. E como o centro das atrações do apartamento é a cozinha, procuram torná-la aconchegante, aproximando o citadino da natureza. O design de interiores da cozinha provençal é popular por um motivo. Mas você deve ser capaz de combinar corretamente o principal e as pequenas coisas em uma unidade harmoniosa.
Contente
- 1 História e origem do estilo
- 2 Características distintas
- 3 Recursos de cores
- 4 Use padrões e estampas
- 5 Como escolher os móveis de cozinha certos
- 6 materiais de acabamento
- 7 Requisitos de iluminação
- 8 Decoração e acessórios
- 9 Cortinas e tecidos
- 10 ideias interessantes
- 10.1 Têxteis inteligentes
- 10.2 vigas do teto
- 10.3 forjamento artístico
- 10.4 capô cúpula
- 10.5 Prateleiras abertas
- 10.6 Ilha de cozinha com escorredor de pratos
- 10.7 cor oliva
- 10.8 Tons de baunilha e menta
- 10.9 Detalhes brancos e brilhantes
- 10.10 Chá verde
- 10.11 tons de cinza claro
- 10.12 azul profundo
- 10.13 gesso texturizado
- 10.14 Ladrilhos de cerâmica estampados
- 10.15 tábuas envelhecidas
- 10.16 ladrilhos de terracota
- 10.17 papel de parede floral
- 10.18 tijolo decorativo
- 10.19 oficina de cozinha
- 11 Erros comuns
- 12 Dicas e truques de designers experientes
- 13 Exemplos de soluções de design prontas para uso
História e origem do estilo
A Provença também é chamada de país francês. A simplicidade rústica, a naturalidade coabita com a elegância do velho mundo com suas próprias tradições originárias do sudoeste da França. No estilo, tudo se baseia na leveza e na simplicidade, na alegria de ser, por isso quem não tem oportunidade de comprar móveis luxuosos e pretensiosos se apaixonou pela Provença. O romantismo do estilo é próximo do boêmio. As paisagens provinciais de Cézanne e Matisse ajudaram os designers a abrir o espectro de cores para criar interiores. Os tons claros foram os preferidos, pois ajudaram a expandir visualmente o espaço, tornando-o aberto e ensolarado.
Características distintas
Criando o interior de uma cozinha provençal, você deve aderir aos recursos de estilo. Você não pode se desviar das regras, misturar móveis diferentes, escolher o esquema de cores de forma analfabeta. Tudo precisa de naturalidade sem detalhes desnecessários.
Materiais naturais
Você deve usar para criar o estilo provençal:
- madeira nobre;
- alvenaria;
- elementos decorativos em metal;
- gesso áspero na decoração das paredes.

Cerâmica de grande porte ou granito cerâmico são usados ativamente no design.
Superfícies envelhecidas
Para envelhecer o interior, você precisará de superfícies especialmente levemente polidas, com arranhões. Mesmo que o reparo tenha acabado de ser feito, você pode lascar o canto do ladrilho ou cortar as bordas das juntas. Os armários envelhecem como se expostos ao sol e ao vento por muito tempo.

Acabamento texturizado
Eles decoram a sala com tijolo ou calcário. Gesso, alvenaria, paredes pintadas estão próximas da cor rústica. Você pode decorar as paredes com madeira, azulejos.
Tons claros e tons de bege
Tudo na cozinha deve estar em tons naturais contidos... Móveis, paredes, teto e piso são dominados por tons pastéis suaves. A cor principal será bege.

Têxteis luminosos
Almofadas, cortinas, toalhas de mesa devem ser brilhantes contra o fundo de paredes e móveis claros. Harmonia com bege cria terracota, açafrão, mostarda, celestial.

Abundância de decoração e detalhes vintage
O estilo provençal requer uma abundância de elementos decorativos:
- castiçais;
- molduras antigas com fotografias;
- pinturas estilizadas antigas;
- brinquedos antigos, estatuetas;
- placas de parede;
- prateleiras com flores.
Não se esqueça do galo, símbolo da Provença. Itens surrados complementarão a sensação geral da cozinha.

Recursos de cores
Para interiores no espírito provençal, uma paleta de cores discreta é essencial. Mas você também pode usar cores nobres com prata e ouro, escurecidos de vez em quando.
Creme
Os tons de creme e areia ecoam as cores da costa mediterrânea.
Uma cozinha nesses tons cria uma sensação de serenidade, paz, depois de um árduo dia de trabalho é fácil relaxar nela.

dourado creme
Puxadores de móveis dourados, envelhecidos com pátina, e lustres antigos são adicionados às paredes de cor creme. E nas paredes você pode colar papel de parede creme ou colocar ladrilhos onde um padrão dourado seja visível.

era de ouro
Detalhes de decoração forjados irão adicionar luxo. Alguns elementos com douramento são suficientes. Almofadas, cortinas são usadas com fios de ouro na superfície. Você pode adicionar pó de ouro ao seu piso e tinta de parede. Mas tudo deve ser opaco sem brilho e brilho.
idade de prata
Em combinação com azul e azul claro, a prata é adequada. Mas mesmo o branco com padrão prateado parece nobre em móveis e superfícies. Em seguida, os tecidos são selecionados para que os padrões prateados estejam presentes.

Nefrite
A cozinha é elegante e fresca, com azulejos nas paredes ou pisos decorados em tons de jade cintilantes. Contra o fundo de paredes brancas, o estofamento de um sofá ou cadeiras na cor de uma pedra nobre parece original. Os tons de jade usados na cozinha lembram a floresta.
Lavanda
Tons pálidos de lavanda vão iluminar a cozinha. O interior irá envolvê-lo em ternura e tranquilidade. A lavanda pode ser usada na decoração de paredes e acessórios. A parede pintada de lavanda-lavanda estará em harmonia com um avental brilhante e um conjunto de cozinha. Móveis em tons de cinza-lavanda são usados em combinação com papel de parede com pequenas flores, almofadas e uma toalha de mesa leitosa.

champanhe
A cor vintage é usada como uma homenagem às tradições francesas. Móveis ligeiramente gastos e paredes monótonas dão a impressão de estar no sul da França na frescura dos carvalhos e castanheiros. Vai bem com cerâmica.
caxemira
Tons suaves de bege e marrom são usados para decorar móveis. O esquema de cores expande visualmente a sala, adequada para pequenas cozinhas. E os tecidos de caxemira natural completam a harmonia do acabamento.

O Velocino de Ouro
O charme do conforto rústico é usado com tons de areia. Mas o dourado não deve sobressair no fundo das paredes brancas. Deve ser feito com manchas escuras, levemente esfregadas até formar uma pátina.
velo de prata
A guarnição caiada nos móveis cria uma sensação de antiguidade. E se o piso for de terracota, trará luz e abertura para a cozinha.
veludo branco
A cor leitosa é a mais popular para o estilo provençal. Painéis de parede e móveis brancos devem contrastar com tecidos claros. Mas as superfícies não devem ser lisas, mas ásperas.

azul com prata
O azul profundo é usado em detalhes decorativos: cortinas, toalhas de mesa, pratos de parede. Contrastando com padrões prateados em armações ou tecidos azuis.
Use padrões e estampas
A natureza provençal se reflete no design das paredes, na seleção de elementos decorativos.Use toalhas de mesa, cortinas de padrões florais e florais. Imagens de girassóis, lavanda, rosas, flores silvestres são as preferidas.
É considerado tradicional usar padrões onde uma célula, uma faixa estreita prevalece.

Como escolher os móveis de cozinha certos
Criar um estilo provençal requer uma decisão competente na escolha do mobiliário. Você não pode escolher itens com acabamento em plástico. O charme é dado a eles por uma pátina translúcida, frestas nas portas.
Capacete
As tonalidades principais do conjunto de cozinha devem ser combinadas com leite, creme, marfim. Um sotaque brilhante contra o fundo de paredes e piso brancos será um conjunto de pistache, turquesa, azul marinho e areia amarela clara.
Os fabricantes oferecem cozinhas caras usando madeira de carvalho, faia, pinho e freixo em sua fabricação.
Mas dá para fazer um conjunto de MDF com tinta esmalte, verniz fosco. Uma cozinha com pátina dourada e prateada parece mais orgânica. É aconselhável pintar as fachadas e portas dos móveis com motivos florais.

Lavando
A pia para lavar louça deve ter bancada de mármore. Melhor escolher granito artificial. Mesmo que escolham um aço inoxidável comum, não se esquecem do embotamento das superfícies. O misturador é necessário para o bronze.O cobre também é adequado.
Eletrodomésticos
Para que os eletrodomésticos modernos não chamem a atenção, eles adquirem opções embutidas. O fogão deve estar com uma chapa leve.

Acessórios
As peças de mobiliário são feitas de metal. Além do revestimento, use bronze ou cobre. Você tem que envelhecer as alças para que pareçam gastas, um pouco descascadas.
Notas provençais são visíveis nos detalhes cerâmicos pintados com flores.
Almoço em grupo
No centro da cozinha está uma mesa de jantar, redonda ou retangular. A cor do tampo da mesa está em harmonia com o interior envolvente - branco, castanho claro, azul ou verde. A mesa é cercada por cadeiras com pernas finas e costas curvas ou retas. Um interior rústico é caracterizado pelo uso no design de um simples banco de madeira tosca, coberto com um colchão ou manta.

Os designers usam mesas com pernas de metal forjado e tampos de cerâmica. Uma bancada de vidro também é uma boa opção para uma cozinha provençal. Em vez de cadeiras, cadeiras de vime feitas de bambu ou rattan branco são adequadas.
materiais de acabamento
Iniciando a decoração do interior da cozinha, selecionam materiais como madeira, pedra natural. As telhas de cerâmica também são adequadas. Papel de parede raramente é usado.

Teto
É necessário aproximar a cozinha do estilo rústico. Assim, em uma casa particular, você pode abrir a vista do sótão. O melhor atributo serão as vigas de madeira do teto, escurecidas de tempos em tempos. Mas em um apartamento na cidade, é melhor optar por um acabamento pintado de branco ou gesso. Tectos altos também são usados, mas com superfícies foscas.
paredes
A textura das paredes não deve ser uniforme, portanto, é dada preferência a superfícies rebocadas, raramente - vinil grosso ou papel de parede não tecido. Criando um sabor provençal, os designers optam por leite, bege, tons de azul, azul, verde, areia. Uma boa opção é considerada uma decoração de parede de ripa. Mas você precisa pintar as placas de branco ou cinza perolado.

O pequeno espaço da cozinha é ampliado colando papel de parede fotográfico. A imagem de campos de lavanda, paisagens marítimas, ruas antigas se distanciando expandirá visualmente a sala. Justifica-se o uso de ladrilhos cerâmicos e pedras decorativas nas superfícies das paredes.
Estágio
É melhor colocar blocos de madeira ou laminado no chão. A pintura deve estar em harmonia com o estilo da cozinha. É necessário cobrir as superfícies com verniz fosco, óleo ou cera. O envelhecimento do solo é obrigatório. O piso de ladrilhos de terracota, coberto de rachaduras e arranhões, parece harmonioso.

Avental
Disponha o avental dos ladrilhos usando materiais com:
- modelo volumétrico;
- inserções de tons de bege e marrom;
- modelos diferentes.
Você pode pegar um painel de cerâmica que cobre a parede atrás do fogão e afundar com ele.

Requisitos de iluminação
A escolha de um lustre deve ser abordada minuciosamente. Melhor se for um lustre em forma de candelabro de bronze. A sombra de vidro fosco estilo retrô com desenhos florais complementa o ambiente rústico. As peças devem ser de metal ou madeira.
As luminárias são utilizadas com abajur de tecido ou madeira.
Decoração e acessórios
A presença de:
- prateleiras abertas com estatuetas, vasos de flores;
- nichos decorativos;
- potes e garrafas de cerâmica pintada;
- fotografias emolduradas;
- pinturas antigas;
- relógios de parede antigos;
- buquês de lavanda seca, flores silvestres em vasos.

É necessário colocar os acentos corretamente para que a cozinha não seja um local de coleta de aparelhos antigos e desnecessários.
Cortinas e tecidos
A presença de tecidos naturais: chintz, linho, tapetes - deixará a cozinha ainda mais confortável. A toalha de mesa com guardanapos é usada no mesmo esquema de cores. É melhor pendurar cortinas simples em uma flor de chintz nas janelas. Capas para cadeiras e almofadas para sofá ou banco completam o quadro.
Na versão clássica, você pode pendurar cortinas de tecido leve com cortinas romanas. Use persianas de madeira ou bambu. Isso criará uma cozinha iluminada e ensolarada.

ideias interessantes
Como uma característica do estilo provençal é a criação de conforto para toda a família, vale a pena criar um interior levando em consideração os gostos de todos os membros da casa. Mas você não pode se desviar dos requisitos de estilo.
Têxteis inteligentes
Tecidos brilhantes, flores sobre fundo verde - esses elementos são usados \u200b\u200bem cortinas, toalhas de mesa. Você pode decorar capas de cadeiras, capuzes com babados, babados. Certifique-se de precisar de almofadas decorativas para maior conforto.
vigas do teto
Em uma casa de campo, as vigas do teto fazem parte do interior. No apartamento, você pode substituí-los por caixas de poliuretano.

forjamento artístico
Uma cozinha com castiçais de cobre nas prateleiras e um lustre em forma de candelabro de bronze com cachos ficará mais elegante e sólida. As grades para uma lareira ou lareira estilizada são escolhidas para combinar com a cor e os detalhes do interior.
capô cúpula
A cúpula do capô é decorada com um cobertor de chintz com babados. Você pode fazer prateleiras em miniatura forradas com potes de especiarias.Coloque o exaustor por cima do fogão na parede ou no centro por cima da zona de refeições.

Prateleiras abertas
Não é costume esconder utensílios bonitos em armários. Prateleiras de madeira são projetadas para itens originais de talheres, estatuetas, vasos ou jarros com flores.
Ilha de cozinha com escorredor de pratos
Para enfatizar a originalidade estilística do interior, você pode fazer uma ilha onde o espaço de armazenamento de utensílios e pratos esteja localizado de forma compacta. Se a cozinha for pequena, uma ilha com suspensão será uma solução de design original.
cor oliva
É melhor decorar a cozinha com uma cor azeitona clara, que confere nobreza ao interior. Tons de oliva escuros são relevantes para superfícies de móveis.

Tons de baunilha e menta
A coloração em tons de menta e baunilha parece vantajosa em uma cozinha de estilo provençal. Aqui, os clássicos convivem com o romantismo da costa mediterrânica.
Detalhes brancos e brilhantes
Uma sala com paredes e teto brancos parece estar cheia de cor. Mas você precisa se concentrar em acessórios brilhantes. Podem ser travesseiros azuis, uma toalha de mesa em uma gaiola grande. Móveis brancos precisam de um acabamento bege.

Chá verde
fachadas A cor do interior do chá verde torna a cozinha orientação naturalista. Mas para harmonizar com o tom, são selecionados painéis de madeira, tons leitosos de móveis e um avental de cerâmica.
tons de cinza claro
Para criar um canto de conforto no estilo mediterrâneo, você precisa de tons de cinza claro e areia nas superfícies das paredes, tetos e móveis. A uniformidade de estilo será alcançada com pratos de cerâmica e trabalhos em madeira.

azul profundo
Escolha tons de azul para a cozinha para criar o ambiente das praias do Mediterrâneo. A cor fica ótima em cortinas, molduras, bordas. Sua combinação com o branco é sempre sofisticada e elegante. Móveis em tons de creme, um avental de travertino são escolhidos para a decoração em azul.
gesso texturizado
A cor bege e creme do revestimento está em harmonia com os móveis de madeira. Os têxteis são escolhidos para criar detalhes marcantes. As cozinhas são decoradas com elementos cerâmicos. Papel de parede lavável com superfícies ásperas e convexas pode ser colado em vez de gesso.

Ladrilhos de cerâmica estampados
É necessário projetar uma cozinha moderna com móveis minimalistas. Para respeitar as regras de estilo, ladrilhos com padrões geométricos são colocados no chão. Você só pode criar uma passarela ou tapete de um material cerâmico.
tábuas envelhecidas
A textura do parquet maciço é um detalhe original do estilo provençal. Dentro da cozinha, os blocos são substituídos por um revestimento laminado, criando um efeito de rugosidade, riscos.
ladrilhos de terracota
Entre os revestimentos para pisos, os designers dão preferência aos ladrilhos de terracota. Seu lugar no interior com móveis claros cria o sabor da natureza do sul da França.

papel de parede floral
Superfícies de papel de parede raramente são usadas em cozinhas de estilo provençal. Mas você pode escolher aqueles que serão uma boa solução interior. E se você fizer uma unidade com eles de acordo com os padrões de toalhas de mesa, cortinas, a sala de jantar ficará aconchegante.
tijolo decorativo
Superfícies de parede revestidas com tijolo branco ou claro serão uma boa solução de design. Tipos decorativos de tijolos são usados em combinação com materiais naturais. E superfícies queimadas e rachaduras não vão além do estilo.

oficina de cozinha
Cada detalhe em um estúdio deve trabalhar para criar uma unidade de estilo. Aqui, todos os móveis não vão além da gama de cores. Uma cômoda adequada é selecionada para a TV. Você não pode prescindir de uma tela de madeira feita de blocos de madeira para dividir o espaço em zonas separadas.
Erros comuns
Às vezes, deixe-se levar por soluções de design para o estilo provençal:
- sobrecarregue o interior com elementos decorativos;
- escurecer quartos;
- ligar as direcções marinha e naturalista;
- pegue tecidos com grandes padrões florais ou cores quentes rosa e vermelho;
- transmitir a imagem da Provence através de um aspecto.

Profissionais experientes irão ajudá-lo a criar o interior da cozinha certo no estilo rústico do sul da França.
Dicas e truques de designers experientes
A unidade de todos os elementos: cor, elementos decorativos, uso de materiais naturais - ajudará a criar um verdadeiro interior provençal. Muitas vezes, o uso errado da cor leva a um estilo diferente. Tanto vermelho na decoração é típico do país inglês.
Não se empolgue com superfícies texturizadas em uma cozinha pequena, pois parecerá apertada e desconfortável.
Se houver pouca luz na sala, deve-se atentar para as cores claras dos móveis, um mínimo de elementos decorativos. É preciso ampliar o espaço abrindo as janelas, que aumentam o teto.
Exemplos de soluções de design prontas para uso
Designers de interiores oferecem suas soluções para espaços grandes e pequenos. As cozinhas parecem originais com:
- as paredes são rematadas com painéis, o teto - com vigas caiadas e o piso - com tábua maciça na sala de jantar;
- móveis brancos, prateleiras abertas para pratos, parquet espinha de peixe em tom bege quente;
- gama interior em tons de baunilha, menta, champanhe, chão, forrado a azulejos metlakh;
- um avental de mosaico branco e móveis verde claro;
- um conjunto linear branco, sobre o qual pende um capô abobadado, e o vidro é inserido nas fachadas.
Os interiores em estilo provençal devem ser adaptados às necessidades da família. Você não deve lamber os vizinhos, mas deve criar seu próprio cantinho aconchegante onde todos ficarão confortáveis.


