Instruções de bricolage para criar um caminho de jardim com pneus

Cada proprietário de uma casa particular ou chalé de verão procura transformar até o menor terreno em um canto aconchegante e confortável. Restrições financeiras não são motivo para desistir de criar sonhos. Você pode adicionar um toque especial, mudar o local, criar elementos incomuns de design de jardim sem gastar muito. Fazer um caminho de jardim com pneus com as próprias mãos não requer habilidades e materiais caros, e o resultado certamente agradará.

Vantagens e desvantagens de usar pneus

Um caminho feito de pneus velhos e gastos tem muitas vantagens. Vantagens principais:

  1. Simplicidade de pose e instalação. Nenhuma habilidade especial é necessária para construir um caminho - até mesmo um iniciante pode lidar com os processos.
  2. Sustentabilidade. O caminho de borracha da casa de campo servirá por muitos anos - o material dificilmente se desgasta e parece decorativo sem reparos.
  3. Preço baixo. Você não precisa gastar dinheiro na pista - cada proprietário terá equipamentos na garagem ou galpão.
  4. Cuidado mínimo.O caminho de borracha é fácil de limpar - basta derramar a superfície com um forte jato de água de uma mangueira ou remover a sujeira com uma vassoura.
  5. Resistência ao desgaste. A lagarta da borracha não tem medo de geadas severas, calor, luz solar direta - o material não se deforma sob a influência da temperatura.

Outra vantagem deve ser observada - a borracha é protegida contra deslizamento. Com tempo chuvoso ou gelado, já não precisa de temer quedas ou lesões, a pista irá protegê-lo de todas as surpresas. A trajetória do pneu também tem uma série de desvantagens. A principal desvantagem é que você precisará de uma grande quantidade de material. Em termos de decoração, a marca do pneu é significativamente inferior às superfícies de pedra ou cimento. A ductilidade da borracha também é considerada uma desvantagem - você terá que gastar muito tempo endireitando-a.

Outra desvantagem é que a borracha, sob a influência da luz solar, começa a liberar substâncias nocivas no ar. Recomenda-se organizar caminhos longe de playgrounds ou playgrounds.

Como você pode se deitar

Recomenda-se colocar as tiras de borracha na horizontal, em padrão espinha de peixe, ou formar uma longa tira de placas. Se houver muitos pneus, não há necessidade de dissolver os pneus para a pista - os pneus estão totalmente assentados, afundando no solo. Este método é bom para áreas inclinadas. Os pneus servirão como passarela e escada. Cada um dos métodos tem recursos e truques.

horizontalmente

Uma trilha horizontal é a maneira mais fácil de montar uma trilha de borracha. As correias, preparadas com pneus, são colocadas horizontalmente, com folgas mínimas.Se a pista for de concreto e a quantidade de material for limitada, recomenda-se fazer grandes folgas entre as borrachas. Preencher as lacunas com seixos e seixos brilhantes adicionará decoração ao caminho.

caminho do jardim

espinha de peixe

Uma opção mais difícil para instalar uma esteira com pneus desnecessários é organizar as listras em um padrão de espinha de peixe. Para o caminho, são usados ​​\u200b\u200bpneus finos ou médios - elásticos grossos são difíceis de moldar.

placas de borracha

Os pneus velhos são muitas vezes cortados em ladrilhos de diferentes formas e tamanhos. A instalação se assemelha à instalação de pavimentadoras. Aqui existe a oportunidade de aplicar a imaginação - é fácil criar diferentes padrões, tramas. Ladrilhos retangulares ou quadrados são fixados na base. Para a fabricação da base, recomenda-se o uso de cola de poliuretano e acetona. Ao colocar ladrilhos, é importante observar a proporcionalidade, caso contrário, a pista ficará desleixada.

Para decorar uma superfície de ladrilho, vale a pena usar pedrinhas coloridas. Pintar a calçada com uma cor que combine com as pedras melhorará drasticamente a aparência do caminho.

Trabalho de instalação faça você mesmo

A instalação da pista é simples - basta preparar com antecedência as ferramentas e materiais necessários e entender a tecnologia de assentamento. Vale a pena marcar o caminho com antecedência, para calcular aproximadamente a área. É importante levar em consideração as peculiaridades da área suburbana - a lagarta da borracha ajudará a esconder algumas falhas. Se necessário - nivelar o relevo - remover elevações, preencher buracos profundos.

Preparação de materiais e ferramentas

Para fazer um caminho de borracha, você precisará de: uma faca afiada (o quebra-cabeça vai facilitar o trabalho), um martelo, uma fita métrica e um machado. Para fixação, adquira pregos (a partir de 7 cm de comprimento), ripas de madeira. Se o terreno for acidentado, você precisará de uma pá.

pneu e homem

Dos materiais para a fabricação de um caminho de borracha, são necessários cascalho e areia. Alguns proprietários de terrenos usam um suporte de pedra, especialmente se a pista for instalada em solos argilosos e arenosos que são propensos a deslizamentos ou erosão.

Para o próprio caminho, são utilizados pneus de borracha. Os artesãos alertam - pistas mais atraentes são obtidas com pneus importados. A borracha é fácil de cortar e nivelar. Para cortar pneus domésticos, é melhor usar uma serra de vaivém, caso contrário, fazer a trilha se tornará um trabalho exaustivo. Para manter a pista lisa e limpa, recomenda-se o uso de pneus com o mesmo desgaste. Caso contrário, você terá que experimentar o suporte - aumentar ou aprofundar os elásticos.

formação de fita

A etapa mais difícil é a preparação dos elásticos:

  1. Com o auxílio de uma faca (aplicar lubrificante permanentemente na lâmina), separe o aro do pneu do protetor, para facilitar o trabalho siga o círculo.
  2. Corte a banda de rodagem (se a borracha for muito grossa, use um machado).
  3. Fixe a fita com pregos em tiras de madeira (primeiro aplique uma camada de resina derretida), deixe nivelar.

Dobre os elásticos acabados em pilhas organizadas, evitando deformações repetidas. Se um caminho incomum for planejado, tecer imediatamente os elásticos preparados e também reforçar o material com pregos e ripas de madeira.A largura e o comprimento dos retângulos são arbitrários - dependendo da forma pretendida da pista.

Dobre os elásticos acabados em pilhas organizadas, evitando deformações repetidas.

Como criar uma base sólida

A primeira etapa da obra é a preparação da trincheira. Dependendo da largura do caminho, a profundidade da vala é de 30 a 50 cm, recomenda-se compactar cuidadosamente o fundo. Aplicar uma camada de cascalho ou pedrinhas, compactar novamente, compactar o substrato. Se possível, preencha o substrato com uma solução de concreto, o que prolongará significativamente a vida útil da via. Para solos densos, não é necessário despejar concreto.

Alinhando e prendendo as fitas

Antes de colocar as lonas de borracha, considere quais elementos serão usados ​​para decorar a pista (lanternas, meios-fios, sistemas de drenagem). Em áreas inundadas com água, é recomendável instalar imediatamente um dreno.

Se os caminhos forem colocados com uma largura de 3-5 tiras, deixe lacunas de 1 a 2 cm de largura. A água entrará nas lacunas e a grama que passou pela camada de substrato se tornará um fixador confiável para a borracha dos "tijolos" As faixas são fixadas com argamassa de cimento (se a vala for preenchida com concreto). Se nenhum forro for usado, os elásticos são aplicados diretamente na superfície preparada. É fácil mover essa faixa para outro local, corrigir defeitos ou substituir fitas.

fazer fronteiras

As bordas são usadas para fixar com segurança o piso de borracha. Recomenda-se decorar as bordas do caminho das seguintes maneiras:

  • aprofundar totalmente ao longo das bordas do pneu (na posição vertical), deixando bordas baixas acima do solo;
  • triturar os elásticos que sobraram após a colocação da pista e traçar os meios-fios, fixando com pregos, argamassa de concreto, grampos de metal;
  • corte o pneu ao meio, cave os arcos resultantes ao longo das bordas, aprofunde-o no solo ou despeje-o com concreto.

As bordas são usadas para fixar com segurança o piso de borracha.

Também é recomendável decorar as bordas do caminho com os elásticos restantes. Simultaneamente à fixação da teia principal, as fitas servirão como um suporte confiável. As fronteiras se tornarão uma cerca para um jardim de flores. Flores ou plantas ornamentais plantadas ao longo do caminho adicionarão sofisticação e desviarão parcialmente as falhas da borracha, especialmente se pneus velhos tiverem sido usados.

Recomenda-se usá-lo para decorar as bordas dos pneus de caminhões, que diferem no padrão de relevo e na espessura da borracha.

Exemplos de soluções prontas

Na ausência de imaginação ou habilidades básicas, recomenda-se o uso de esquemas prontos para a fabricação de esteiras de borracha. A opção mais fácil é cortar os pneus cortados, esticá-los com ripas de madeira e pregos e colocá-los em local previamente preparado.

Este caminho parece pouco apresentável, mas servirá de forma confiável por muitos anos. A decoração do caminho ajudará na aplicação da tinta destinada à borracha. A vantagem de usar um revestimento especial é que a tinta criará uma camada protetora contra os raios ultravioleta e tornará a superfície lisa.

Outra opção mais difícil é preparar grandes quadrados idênticos. Aplique tinta em um terço dos "ladrilhos" de borracha, deixe o restante preto. Desenhe o meio do caminho com quadrados pretos, coloque quadrados coloridos nas bordas. A colocação deve ser feita em um padrão quadriculado. Prenda as bordas com bordas de cimento. Este caminho servirá como uma excelente entrada para a garagem.

Uma esteira de borracha de pneus velhos é uma opção eficaz e simples para mudar o jardim, a área de lazer, acrescentando sabor e individualidade à casa de veraneio. Com um pouco de tempo e esforço, paciência e usando materiais baratos e acessíveis, é fácil criar um caminho confortável e versátil que certamente será uma decoração.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha