Como fazer um riacho seco no país com as próprias mãos, vantagens e exemplos de soluções

Uma imitação decorativa de um riacho seco é um elemento decorativo eficaz que se encaixa habilmente em qualquer projeto paisagístico. Um riacho estreito expande visualmente o espaço, cria conforto e aconchego especiais no jardim. A criação de um curso de água seco no país não leva muito tempo, não requer habilidades especiais e custará muito menos do que a construção de um reservatório real.

Vantagens e viabilidade de organizar uma dacha com um riacho seco

Um riacho seco construído no jardim tem muitas vantagens sobre um reservatório natural. Entre as vantagens estão:

  • esse elemento de paisagismo custará muito menos do que criar um reservatório natural;
  • levará apenas 2-3 dias para projetar um canal artificial;
  • a manutenção do canal é simples - basta remover ervas daninhas e manter a forma;
  • você não precisa selecionar plantas que crescem apenas em corpos d'água - todos os tipos de plantas perenes ou anuais são adequados para decorar um riacho seco.

É aconselhável criar um riacho seco se a família tiver filhos pequenos. O elemento paisagístico do jardim é totalmente seguro e mosquitos e pernilongos, que muitas vezes ocupam reservatórios naturais, não se aglomeram ali.

Como fazer você mesmo

Para projetar um canal artificial, não é necessário gastar dinheiro com os serviços de um designer. É fácil criar você mesmo um jato seco, primeiro se familiarizando com as regras básicas e recomendações para criar um elemento decorativo.

marcação

Ao marcar um riacho de pedra, é importante levar em consideração as características da paisagem e o relevo do local. Recomenda-se delinear os contornos com um fino cordão de areia - se necessário, é fácil corrigir erros ou adicionar novos elementos. Se houver alguma falha na cabana de verão que precise ser velada, isso é fácil de fazer com a ajuda de um canal sinuoso. O fluxo de água "seca" vai esconder as falhas, expandir visualmente a área e até permitir delimitá-la em zonas funcionais.

Colocar uma camada de areia e uma camada de material contra a grama

A primeira etapa é a preparação de uma vala para colocação de materiais e uma camada de areia. Retire a relva e a camada superior do solo é de cerca de 30-35 cm, recomenda-se deixar as paredes da trincheira levemente inclinadas (em um ângulo de 45 graus). É importante remover cuidadosamente as raízes das ervas daninhas, compactar a superfície. Em seguida, cubra o canal com qualquer material de revestimento (material de cobertura, polietileno, lutrasil). Desenhe a sola da estrutura futura - despeje uma camada de argila expandida (5-7 cm) e areia.

A primeira etapa é a preparação de uma vala para colocação de materiais e uma camada de areia.

Decoração

Tendo preparado a trincheira e colocado uma camada de areia, brita e material de cobertura, que serve de almofada protegendo contra a germinação de ervas daninhas e a destruição da composição, começam a decorar o canal. É bom usar pedregulhos, pedras pequenas e médias. Freqüentemente, um riacho seco consiste em seixos, ardósia (distinguida por uma cor hábil), basalto.

Recomenda-se fazer acentos - abrir algumas pedras com verniz (cria um efeito "molhado") ou pintar com tinta à prova d'água.

variedades possíveis

Existem muitas variedades de reservatório seco, depende muito do tamanho do local, do relevo, do material utilizado para fazer o córrego. Se você escolher a forma certa, poderá enfatizar as vantagens do site e ocultar as falhas.

canal de loop

A maneira mais fácil de criar uma estrutura é um riacho sinuoso. É fácil dar à composição qualquer forma e direção, o que permite ocultar os defeitos no relevo e enfatizar as áreas benéficas do jardim. Recomenda-se chegar o mais próximo possível da forma natural do reservatório - estreitar e alargar o canal, fazer pequenas elevações.

Fluxo de ramificação

Uma composição mais complexa, composta por vários canais que convergem e divergem periodicamente. Parece vantajoso em grandes jardins, em gramados próximos à casa. Além da pedra, a areia é usada para decorar um riacho seco, o que permite fazer canais estreitos (até 25 cm) em harmonia com largas faixas de pedra. Os fluxos de areia devem ser desenhados em ondas (desenhar com um ancinho).

riacho seco

Cachoeiras e cascatas

Se o terreno for irregular no local, recomenda-se adicionar uma torção em forma de cascata (cachoeira). Coloque a fonte em uma colina. Para dar um toque mediterrâneo a um riacho seco, use um jarro, crie uma pequena pedra ou um poço antigo. Também é recomendável criar cascatas baixas ao longo de todo o canal, principalmente se o local não diferir em relevo plano. O principal é garantir que os "elementos de água" estejam localizados atrás da corrente, caso contrário, o reservatório artificial não parecerá natural.

Regras para o design e seleção de plantas

Para decorar um riacho seco, geralmente são usadas plantas herbáceas perenes ou coberturas de solo. Recomenda-se plantar plantas com flores azuis ou roxas que criem a ilusão de água corrente:

  • flox furador;
  • miosótis (amora de folhas grandes);
  • badan;
  • prímula;
  • geycher;
  • íris siberiana;
  • jacinto de uva;
  • sinos.

Na beira de um riacho seco, é melhor plantar juncos ou gramíneas. Este design se assemelha tanto quanto possível a matas selvagens crescendo perto de corpos d'água.

Ao criar um fluxo volumoso, recomenda-se plantar com segurança árvores coníferas perto do canal - zimbro, pinheiros anões e abetos. As plantas de folha caduca não são a melhor escolha para decorar um reservatório artificial, pois as folhas mortas complicam o cuidado.

Não é recomendado o uso de plantas que exijam rega complexa e se diferenciem pela maior delicadeza e precisão para decorar um riacho seco. Na estação quente, o leito pedregoso esquenta, o que muitas vezes se torna o motivo da remoção do sistema radicular. Só existe uma maneira de evitar o problema - umedecendo regularmente as pedras com uma mangueira ou pulverizador.

Para decorar um riacho seco, geralmente são usadas plantas herbáceas perenes ou coberturas de solo.

Resolva qualquer dificuldade

Ao criar um canal artificial e com os cuidados subsequentes, é raro, mas surgem dificuldades que requerem solução imediata. Na maioria das vezes, é preciso lidar com a deformação do canal, a inundação do reservatório por água derretida ou chuvas torrenciais, poluição. É melhor evitar alguns problemas mesmo ao criar um reservatório artificial.

Inundações em prédios

Chuvas fortes ou degelo geralmente causam inundações em um curso de água seco. Uma espessa camada de drenagem - brita ou argila expandida - ajudará a evitar o problema. Se o local estiver localizado em uma planície, é recomendável colocar um canal em uma colina, caso contrário, o rápido fluxo de água destruirá a composição.

Outra opção para evitar enchentes é direcionar o leito do riacho para uma pequena poça. Decore o reservatório com pedras, o substrato é areia. Não use materiais densos e argamassa de concreto - a água da piscina deve fluir livremente para o solo.

Reforço das paredes do canal

A destruição das paredes é outro problema que se enfrenta depois de criar um elemento decorativo do jardim. Para evitar transtornos, reforce com argamassa de concreto as pedras que formam o canal. Plantar plantas na margem do reservatório também ajudará a evitar quedas - após o crescimento, as raízes segurarão as paredes com segurança.

Grandes pedregulhos deslizam para fora do lugar

Para evitar que grandes pedregulhos se espalhem, recomenda-se fazer uma "almofada" dura - coloque uma camada de entulho ou seixos e aperte-os cuidadosamente. Se a rocha for grande, é aconselhável preencher a "almofada" com concreto.Após a instalação do elemento principal, reforce a base com brita, pedras pequenas, que também são recomendadas para compactação.

Folhas mortas

A maneira mais fácil de se livrar das folhas mortas é plantar plantas que não perdem a folhagem no inverno ou coníferas. Se você não pode ficar sem plantas perenes decíduas, compre um aspirador de jardim com antecedência, o que o ajudará a remover os resíduos.

A maneira mais fácil de se livrar das folhas mortas é plantar plantas que não percam a folhagem no inverno ou as sempre-vivas.

Se não houver muitas plantas que caiam das folhas, então durante o período de queda das folhas sob os arbustos, vale a pena colocar polietileno ou serapilheira, o que evitará que pequenas folhas penetrem nos interstícios entre as pedras.

Exemplos de soluções prontas

Se você não pode criar um projeto paisagístico habilidoso, é recomendável recorrer a esquemas prontos criados por designers.

A opção mais fácil é desenhar um canal (dê uma aparência natural estreitando e alargando o riacho), tendo preparado a trincheira, coloque grandes pedras nas bordas. Coloque várias pedras grandes ao longo do canal, plante plantas imediatamente ao longo de todo o riacho. Ao decorar uma composição com plantas perenes, não exagere - a ênfase está nos elementos de pedra e não nas flores.

Preencha as áreas restantes com pequenas pedras. Um riacho seco ladeado por longas pedras parece impressionante. Certifique-se de que os elementos de pedra estejam na mesma direção. Os designers se oferecem para complementar a composição com uma ponte de madeira.

Outra opção de projeto para um fluxo seco é colocar uma grande pedra na fonte, da qual um canal estreito pode ser desviado.Plante bambu ou juncos perto da pedra central. Desenhe o canal com pedras pequenas, complete a composição com várias pedras médias, criando a ilusão de ilhas. Plante íris variegadas, tenacidade, sinos e marrons ao longo das margens. Ao fundo, coloque matagais densos de junco arundo.

Dry Stream é uma solução ideal para um jardim se você não tem tempo, inclinação ou recursos para criar um reservatório real. O canal rochoso enquadra-se eficazmente em qualquer projeto paisagístico, chama a atenção pela sua singularidade e individualidade, torna-se um recanto acolhedor, junto ao qual se recomenda instalar um miradouro ou arranjar um local para relaxar. O cuidado adicional com este elemento decorativo também não causará dificuldades - regar regularmente as plantas e manter as pedras limpas é suficiente.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha