Como escolher uma paleta de cores para pintar as paredes e as cores dos diferentes cômodos

Uma habitação não é apenas um espaço onde uma pessoa passa uma parte significativa do seu tempo, mas um local com uma atmosfera harmoniosa e confortável. Para que o proprietário se sinta relaxado e confortável na casa, é importante na hora de projetar o interior escolher não só os móveis certos, mas também as cores das paredes internas. Uma paleta selecionada corretamente tem um efeito positivo no estado psicoemocional, altera visualmente o espaço e complementa o estilo.

Variedades de paleta de cores

Ao escolher tinta para paredes internas, considere três técnicas de design:

  • combine tons próximos na roda de cores (por exemplo, azul escuro e azul);
  • contraste de dois tons;
  • uma combinação de tons da mesma cor, de intensidade diferente (por exemplo, turquesa e ciano).

As cores escuras são escolhidas para reduzir visualmente a sala, ocultar os defeitos da superfície. Se as janelas estiverem voltadas para o norte, é aconselhável escolher tinta clara, se for sul - tinta brilhante. Uma parede pintada lisa parece mais clara do que uma parede áspera pintada da mesma cor.Superfícies foscas parecem mais quentes do que superfícies brilhantes pintadas de forma semelhante.

Frio

Tons mais frios são formados principalmente de azuis e verdes. Eles são ideais para quartos espaçosos com janelas voltadas para o sul. Quanto menor o cômodo, mais claro deve ser o tom frio. Tendo escolhido um tom frio, o principal é não exagerar, para não ficar com a sensação de burocracia hospitalar. A cor deve ser apenas um tom discreto para móveis, decoração interessante e agradável aos olhos.

Quente

Os tons quentes são formados principalmente de vermelho, amarelo e marrom. Eles tornam a sala mais confortável, mas não são adequados para uma sala pequena, eles a reduzem visualmente. Uma paleta quente é a melhor opção para salas do norte mal iluminadas. Ao escolher uma combinação de cores para as paredes, leve em consideração que as principais cores quentes, além do laranja, dão tons quentes e frios. Por exemplo, em vez de tinta vermelha, você pode usar escarlate, rosa, cereja, tijolo, bordô.

Os tons quentes são formados principalmente de vermelho, amarelo e marrom.

Brilhante

Você precisa trabalhar com cuidado com cores brilhantes, não pode cobrir partes significativas das paredes com elas, caso contrário, o interior "arrancará os olhos". Uma paleta intensiva é escolhida para enfatizar os elementos individuais do interior. Por exemplo, padrões brilhantes na parede em uma cor calma parecem elegantes.

Ao criar um estilo moderno original, é utilizado o contraste das paredes adjacentes, esta opção é ideal para quartos espaçosos. Se quiser reduzir, deixar o espaço mais confortável, tons de vermelho, laranja, amarelo servem.

calma

Para criar um interior suave e relaxante, são utilizados principalmente tons frios, e não necessariamente tons claros. Profundo, mas não chamativo também são adequados: azul, roxo, verde.Dos tons claros, cinza, azul e prata são os mais aplicáveis. As cores profundas devem ser escolhidas por quem deseja enfatizar o alto status, enquanto as cores claras criam uma atmosfera de paz e conforto.

Entre os tons calmos e quentes, os tons de marrom são os mais aplicáveis. Uma parede, pintada em tom de marrom escuro, cria um destaque, o restante das paredes claras contrastam com ela. Neste contexto, a decoração fica bem com pequenas inserções de ouro e bronze.

Para criar um interior suave e relaxante, são utilizados principalmente tons frios, e não necessariamente tons claros.

A relação entre cor e estilo

Ao escolher uma tinta, o estilo de decoração da sala é levado em consideração:

  • para um estilo minimalista, tons frios e calmos (branco, cinza, espuma do mar) são ideais;
  • tons contrastantes de vermelho e preto prevalecem nos interiores orientais;
  • o estilo clássico adora tons suaves e suaves;
  • em salas pop art e de alta tecnologia, cores saturadas e contrastantes estão em ordem;
  • para o barroco, deve escolher 2-3 tonalidades associadas ao luxo e à aristocracia (vermelho, castanho natural, dourado, vegetal);
  • o estilo antigo está associado ao mar, a costa grega, bege, verde-oliva, branco, tons de mar calmos, complementados por afrescos e inserções de gesso, são adequados.

Tons de branco (bege, creme, amêndoa, leite, marfim) são os mais populares e versáteis. Eles expandem visualmente a sala, têm um efeito calmante na psique. Para dar leveza e leveza ao interior, dilua a cor viva dos móveis, use pastéis: limão, céu, rosa, menta claro, amarelo ensolarado.

Os tons escuros, ao contrário da crença popular, não deprimem o psiquismo, parecem elegantes e elegantes, se as proporções forem observadas, os móveis são selecionados corretamente.Paredes escuras dão profundidade e expressividade ao ambiente, idealmente combinadas com móveis antigos. Em interiores modernos, a combinação de paredes pretas e móveis claros já se tornou um clássico.

A cor azul acalma a psique, cria uma atmosfera serena e relaxante. Mas é importante selecionar corretamente a proporção e a combinação com outras tonalidades para que não surja um clima melancólico.

Para criar uma atmosfera romântica, as cores de lavanda, cravo e limão de baixa intensidade são ideais. Lilás, violeta, roxo, lilás, ameixa - as cores criativas têm um efeito positivo no desempenho do cérebro. Sálvia e azul centáurea tornam a cozinha aconchegante. Tons de verde aliviam o estresse, ajudam você a se concentrar no trabalho.

Pintar as paredes

Marrom é a cor do status, da riqueza, do conservadorismo, a melhor opção para um interior em estilo clássico. Tons marrom-avermelhados indicam riqueza e alto estilo. O vermelho é a cor da energia, da vida agitada e agitada, do desejo de chamar a atenção. Tons de amarelo criam um ambiente alegre e despreocupado, mantêm uma atitude positiva dos moradores da casa.

Sutilezas de correspondência de cores para pintura

É difícil para uma pessoa desinformada escolher uma tinta de parede ideal para o interior. Muitas vezes acontece que o esquema de cores escolhido, que parecia ótimo na loja, parece completamente diferente na parede.

Aqui estão algumas diretrizes para escolher tinta para paredes internas:

  1. É mais fácil escolher quando há poucas opções, os olhos não se dispersam. Na loja, peça a um consultor um catálogo de tonalidades limitado e não exaustivo que inclua as cores mais populares.
  2. Escolha tinta de um catálogo de papel, não por meio de um computador.O monitor distorce as cores.
  3. É aconselhável preparar um layout da sala com antecedência. Compre quadros, guiando-se por eles, para não sofrer, estudando o catálogo da loja.
  4. Se for planejada uma reforma completa das instalações, é melhor comprar móveis primeiro e combiná-los com uma cor para as paredes.
  5. Seja a parede planejada clara ou escura, leve uma tinta rica e bem pigmentada. Dá profundidade ao ambiente, parece harmonioso em qualquer luz.
  6. Se você gosta de uma determinada cor em uma loja, não a compre imediatamente. Peça ao vendedor uma amostra da composição do corante para verificar como ficará na parede sob uma determinada luz.
  7. Para verificar, aplique a amostra de cor em uma superfície livre, longe de móveis e outras distrações.
  8. Se não for possível testar uma amostra, adquira uma versão de cor mais clara. Em uma parede à luz, a tinta geralmente parece mais brilhante do que em um pote.
  9. Concentre-se não apenas nos conselhos dos designers, mas também em seus sentimentos. A cor das paredes deve ser confortável para os moradores da casa.
  10. Escolha cores saturadas com cuidado. Tente imaginar como será uma sala com paredes dessa tonalidade, se for confortável lá.
  11. Não se esqueça que as paredes com padrões ásperos, tratadas com gesso texturizado, parecem visualmente mais escuras.
  12. Pinte de acordo com as instruções. A cor final da parede é influenciada pela correta preparação da superfície, pela qualidade da tinta, pela temperatura e umidade ideais.

cor da parede

Dicas práticas para quartos diferentes

Ao escolher a tinta para as paredes, a decoração e o estilo do interior vêm em primeiro lugar.A finalidade do cômodo é muitas vezes esquecida, embora seja um fator igualmente importante na escolha da cor das paredes.

Corredor

Entrando no corredor, os convidados formam a primeira impressão dos anfitriões, então a cor das paredes deve ser agradável e convidativa. Tons de cereja, amadeirados e cobre diluídos com tons claros são adequados. Se forem escolhidas cores vivas, elas devem ser diluídas com detalhes em branco e bege.

belo corredor

Sala de estar

Como a sala de estar é um cômodo prático e ao mesmo tempo confortável, tons chamativos e múltiplas combinações contrastantes são inaceitáveis. Uma paleta suave e neutra é ideal.

Tons claros de marrom, verde claro servirão. As salas de estar Loft e Art Nouveau adicionam cor cinza. Se o estilo ecológico for escolhido, você não pode prescindir de uma paleta de cores à base de plantas. Para uma sala de estar espaçosa, amarelo damasco e cores quentes são aceitáveis.

linda sala de estar

Quarto

A cor das paredes deve ser suave, calmante e relaxante. Tons médios, pastéis e tons suaves são os melhores, mas não muito brilhantes. O branco é categoricamente contra-indicado, ele fará o quarto parecer um quarto de hospital. As melhores opções são lilás, cinza esfumaçado, lilás, creme, cinza, azul celeste.

Para criar um interior suave e relaxante, são utilizados principalmente tons frios, e não necessariamente tons claros.

Comida

Para a cozinha, você pode usar qualquer paleta de cores, criar combinações brilhantes e originais. No entanto, você não deve usar mais de três tons ou ficará com um gosto ruim.

As opções clássicas são branco, amadeirado, tons naturais, estilo ecológico ou decoração campestre. As paredes claras ficam ótimas - limão, laranja, amarelo quente. Se o cinza for escolhido para as paredes, a ênfase está nos móveis claros. Quanto mais intensa a cor dos móveis da cozinha, quanto mais padrões, mais contida deve ser a cor das paredes.

bela cozinha

Crianças

Ao contrário da crença popular, o quarto das crianças não pode ser iluminado, gritando, pois isso afeta negativamente a psique da criança. Tons contidos suaves devem prevalecer. Apenas detalhes individuais podem ser brilhantes.

É aconselhável escolher dois tons, você pode combinar quente e frio. Rosa para meninas, azul para meninos há muito tempo é um padrão. Melhor focar nas preferências da criança. Os mais procurados são tons de verde claro, celestial e café.

bonito quarto

Banheiro

Combinações monocromáticas e contrastantes são permitidas aqui. Além disso, você pode combinar várias cores básicas, o principal é que o encanamento não se perde em um fundo claro.

Clássico - um banheiro todo branco associado à limpeza e frescor. Mas muitos vão achar essa opção chata, então em vez do branco é melhor usar cores claras: baunilha, bege, creme. Uma excelente opção é diluí-los com pastilhas cinza ou pretas.

Os tons amadeirados são ideais para qualquer estilo de banheiro, os tons de azul são ideais, o principal é que sejam claros, não saturados, senão terá a impressão de um banheiro de pousada antiga.

bom banheiro

Estudar

Quanto menor o gabinete, mais clara deve ser a tinta. Se as janelas estiverem voltadas para o sul, vale a pena escolher um tom frio ou neutro. Se o escritório for escuro, dê preferência a cores frias, claras e quentes.

A cor ideal para o escritório é o marrom clássico, calmante, ajudando a focar, associado à riqueza e autoridade.O cinza também é adequado para um interior minimalista, bege para criar uma sensação de paz e estabilidade, azul para uma atmosfera corporativa e acalma o sistema nervoso, roxo para trabalhadores criativos.

Você não pode decorar o escritório com cores vermelhas. Vermelho é agressivo, deixa a pessoa nervosa e irritada, rosa é a cor dos românticos e sonhadores, atrapalha a concentração.

sala de trabalho

Bons e maus exemplos

Bons designers pintam as paredes para criar um interior luxuoso, economizando assim o dinheiro do cliente. E os ruins desfiguram a sala, tornam-na desconfortável para o resto da vida.

A tabela lista os erros mais comuns ao pintar paredes:

Más açõesações corretas
abusar do branco, tornando os lugares sem vidacombinação de paredes brancas com móveis e acessórios coloridos
uso excessivo de bege, deixando o ambiente sem graça, como um quarto de hoteladicione detalhes ricos - azul, vermelho, amarelo
usando um tom branco puro que refresca o ambienteusando variações quentes de branco - leite, creme, marfim
o uso de tons monocromáticos que privam a sala de profundidade e volumecombinação de meios-tons da cor principal e detalhes contrastantes
distribuição das três cores selecionadas em proporções iguais, o que torna o interior variegadoproporção 60:30:10
usando móveis contrastantes que parecem uma mancha ridícula sob as paredeso uso de várias peças de mobiliário e elementos decorativos contrastantes
usar cores puras em contrastes cansa a vistaclarear ou escurecer uma das cores
o uso de cores pastel nas regiões do norte - as paredes parecerão desbotadasuse em áreas com tempo nublado, cores quentes e ricas
combinação de tons quentes e frios da mesma coruma combinação de cores contrastantes ou neutras
abuso da cor pura, que torna o interior insuportável de se verneutralização da cor pura com branco, cinza ou preto
coloração brilhante de uma grande parede - vai cansar os olhosescolha para uma parede grande em uma cor suave e suave

A escolha de tintas e soluções estilísticas para decorar salas de estar é enorme. A tinta de parede devidamente selecionada torna a sala confortável para se viver e complementa o estilo escolhido.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha