Tipos de composições que você pode colar em casa

Polyfoam é usado para isolamento e decoração de instalações. É um bom material, não é muito caro. É fácil trabalhar com ele. Mas há certos pontos que confundem a pessoa ignorante. Uma delas é como colar as folhas de espuma juntas. O poliestireno expandido é obtido a partir do poliestireno por enchimento com gás. O poliestireno é um polímero produzido quimicamente. Essas substâncias têm requisitos para componentes de conexão.

Requisitos básicos de adesivo

Antes de proceder à colagem da espuma, vale a pena entender as características da escolha dos adesivos. Requerimentos gerais:

  1. Avalie os requisitos do trabalho finalizado: em que condições será usado, quanto tempo a vida útil é calculada, etc.
  2. Qual será o local de colagem: superfície, aderência, materiais a serem colados.
  3. Processo de colagem: tempo de trabalho, tempo de cura e temperatura.

A escolha de materiais de ligação de espuma é bastante ampla. As respostas às perguntas acima permitirão que você escolha a opção apropriada.

Variedades

Partes de poliestireno expandido são coladas com vários adesivos. Esses incluem:

  • cola em pó;
  • espuma de poliuretano;
  • cola de poliuretano;
  • unhas líquidas;
  • formulações de aerossol;
  • misturas especiais;
  • cola betuminosa;
  • cola quente.

Cada um dos adesivos tem vantagens e desvantagens. A escolha depende dos objetivos.

cola em pó

Os adesivos em pó são vendidos em sacos grandes. Eles requerem diluição com água. As proporções estão indicadas na embalagem. A qualidade da colagem é alta. A confiabilidade não deixa dúvidas. A cola em pó é boa para grandes áreas. Esta é a opção mais econômica para uma reforma completa em um apartamento. Para colagem de pequenas áreas, não é rentável devido aos altos volumes de vendas.

Para colagem de pequenas áreas, não é rentável devido aos altos volumes de vendas.

Espuma de poliuretano

Espuma de poliuretano é usada como composto de ligação. Possui uma vedação adesiva confiável e excelente adesão à superfície. Vendido em qualquer loja de ferragens. Padrões:

  1. Velocidade de trabalho - a espuma endurece rapidamente.
  2. Expande após a solidificação - a ameaça de deformação do poliestireno expandido.
  3. Deforma-se de forma desigual - ameaça de formação de vazios que reduzem a qualidade do produto final.
  4. Alto consumo de materiais.

Conclusão: vale a pena colar a espuma com espuma de poliuretano somente quando a área de cobertura for pequena.

Adesivo de poliuretano

É o ideal. Os adesivos marcados "Para poliestireno expandido" estão à venda. Esta cola cola suportes horizontais e verticais. Tem uma série de vantagens:

  • consumo mínimo;
  • a velocidade de conexão é alta;
  • conveniente de usar;
  • tolera bem a umidade e as baixas temperaturas.

Fornece uma conexão confiável de todos os materiais com espuma.Vendido em cilindros prontos para uso.Poliuretano em spray e espuma de poliuretano são mais comumente usados ​​para espuma de colagem.

unhas líquidas

As unhas líquidas estão ganhando popularidade. Eles providenciam:

  • pontualidade do trabalho;
  • ótima adesão à superfície;
  • taxa de solidificação;
  • tempo de serviço.

As unhas líquidas estão ganhando popularidade.

O adesivo é caro. É melhor usado em áreas pequenas.

AVP

A cola é barata. Você pode comprá-lo em papelarias e até em um supermercado comum. A composição preenche rapidamente os vazios da parede, mas não fornece a força da conexão. Para grandes volumes em obras de construção e acabamento, é melhor não usá-lo. Mas é bom usar para artesanato.

Fórmulas de aerossol

O adesivo em spray é de presa rápida. Deve ser usado em áreas pequenas. A composição é fácil de usar - é pulverizada na superfície de dois objetos, que são pressionados um contra o outro. Para uma adesão duradoura, 30 minutos são suficientes. A fixação é confiável e durável.

misturas especiais

A cola especial para poliestireno expandido é a melhor solução para o problema. As substâncias incluídas em sua composição não deformam a estrutura, garantem a precisão da costura e a resistência da conexão. Misturas adesivas especiais projetadas para colagem de espuma plástica são econômicas. É conveniente trabalhar com eles. A instalação é feita rapidamente. A escolha de misturas especiais é bastante ampla.

cola betuminosa

A cola betuminosa é usada para reforçar materiais de isolamento e revestimento. A cola betuminosa é uma ampla gama de adesivos à base de betume com vários aditivos. É usado na forma de selantes quentes e frios. Os selantes a frio são usados ​​para trabalhos internos. Componentes especiais são adicionados a misturas frias para unir vários materiais.A cola betuminosa para poliestireno expandido fornece colagem confiável e impermeabilização de juntas. Vendido em diferentes pesos. Mais frequentemente usado para uso ao ar livre.

A cola betuminosa é usada para reforçar materiais de isolamento e revestimento.

Cola quente

A cola hot melt é popular entre os usuários por sua versatilidade. A cola termoplástica tem propriedades únicas:

  • força;
  • polimerização rápida;
  • neutralidade em temperaturas extremas;
  • falta de olfato;
  • hipoalergênico;
  • duração da operação;
  • a preço baixo.

A cola é amplamente usada quando você precisa conectar volumes decentes rapidamente. O adesivo é vendido como:

  • hastes,
  • pelotas,
  • travesseiros,
  • cilindros.

Um excelente material de ligação para pequenos trabalhos de acabamento.

Como calcular a despesa

Todos os fabricantes indicam o cálculo aproximado da cola na embalagem. Indica a quantidade por metro quadrado da superfície colada. Multiplicar esse número pela área dá a quantidade de cola. Você sempre tem que comprar material com um pequeno acréscimo. Se o isopor estiver grudado no isopor, isso é uma coisa. É completamente diferente quando a espuma de poliestireno deve ser combinada com materiais diferentes. É impossível levar tudo em conta aqui. Um suprimento de cola ajudará a evitar problemas.

O que não pode ser usado para criar

A cola para artesanato deve ter várias qualidades. Os principais são: ausência de toxicidade e hipoalergenicidade. As informações sobre a composição do adesivo estão indicadas na embalagem. Antes de escolher uma cola para artesanato, leia atentamente as instruções. Se a cola contiver substâncias tóxicas que podem causar queimaduras químicas ou reações alérgicas, você não pode usar a cola para artesanato.

Antes de escolher uma cola para artesanato, leia atentamente as instruções.

Como aderir a outros materiais

Esta questão atormenta muitos artesãos domésticos. É mais provável que o isopor grude em outros materiais do que em si mesmo. Não se preocupe. Os fabricantes também levaram em consideração esse ponto importante.

Concreto

Na maioria das vezes, as paredes de concreto são isoladas com espuma. Misturas adesivas secas são usadas para unir esses dois materiais. A massa velha é removida da parede, se necessário, reabasteça a massa. Cubra com terra. A mistura é diluída com água usando um misturador de construção. Se houver depressões rasas na parede, cubra a espuma com uma camada contínua de cola. Se os defeitos forem maiores, o adesivo deve ser aplicado em tiras. A espuma, untada com cola, é pressionada contra a parede. A cola restante é removida com uma espátula.

Metal

Quase todos os adesivos são usados ​​para unir metal à espuma:

  • misturas secas de polímeros;
  • cola de silicone;
  • aerossóis;
  • espuma de poliuretano.

A peculiaridade é que, em vez de solo, é usado um substrato de juta. Cole primeiro e depois coloque a espuma sobre ele.

Têxtil

Não é difícil conectar o tecido com a espuma. Para isso, é adequada qualquer cola que não deixe manchas na superfície do tecido: aerossol, silicone, PVA. Você também pode usar cola Moment-Crystal. É transparente, não deixa vestígios e é flexível. Outra maneira simples é umedecer a espuma com acetona. Em seguida, coloque um pano e enrole com um rolo.

Para isso, é adequada qualquer cola que não deixe manchas na superfície do tecido: aerossol, silicone, PVA.

Vidro

Para colar espuma de poliestireno em vidro, é melhor usar cola de vidro betuminosa. Contém betume, argila e água. Esta composição permite uma boa adesão do vidro a outros materiais.

Se a espuma grudar em pequenas quantidades, é melhor usar um spray ou adesivo multiuso.

Papel

Muitas vezes é necessário colar espuma no papel durante a elaboração. No trabalho de construção, a espuma de poliestireno é colada ao drywall. Os artesãos domésticos aconselham o uso de cola PVA ou cola de papel de parede para papel de parede de vinil para conectar o papel à espuma.

ÁRVORE

Na maioria das vezes, o poliestireno é colado em placas, compensados, forros, painéis OSB. Conecte-o de diferentes maneiras:

  • espuma de poliuretano;
  • pregos de montagem;
  • adesivos.

Os adesivos permitem que você conecte rapidamente a espuma de poliestireno à madeira. Na maioria das vezes, é usada argamassa de cimento, adicionando cola a ela. É resistente à umidade e neutro a temperaturas extremas.

Como fazer

Você pode fazer seu próprio adesivo de poliestireno. Isso exigirá 6 partes de epóxi modificado e 4 partes de endurecedor. Tudo é vendido em lojas de ferragens. Os ingredientes são combinados e misturados cuidadosamente. Obtém-se um adesivo muito forte. Tem apenas uma desvantagem: você não pode fazer muito com as próprias mãos. Adesivo à base de epóxi é melhor usado para pequenas áreas.

Você pode fazer seu próprio adesivo de poliestireno.

dicas e truques

As pessoas que desejam combinar poliestireno com outros materiais em casa devem seguir o algoritmo de ações:

  1. Antes de usar, estude cuidadosamente as instruções de uso e siga-as rigorosamente.
  2. Antes de colar, a superfície da placa de espuma é limpa de poeira e sujeira. Isso é feito com um pano seco. Matéria estranha residual na superfície afetará adversamente a conexão.
  3. Para que a espuma adira melhor à superfície, a cola é aplicada em toda a superfície da placa.É aplicado com spray, pincel ou espátula. Se não for necessária uma adesão forte, é permitido aplicar o adesivo em gotas ou tiras. Isso pode ser feito com uma espátula dentada ou pressionando a massa através da bola.
  4. Depois de conectar as superfícies a serem coladas, elas são pressionadas uma contra a outra. Dependendo do adesivo utilizado, o artesão tem de 1 a 2 minutos para montar as peças.
  5. Após fixar a placa de espuma na superfície desejada, retire o restante do adesivo com uma espátula ou pano seco.
  6. O tempo de fixação depende da composição escolhida.

Polyfoam é frágil. Deve-se ter cuidado ao trabalhar com ele. Os especialistas recomendam tratar a superfície da espuma antes de colar com verniz alquídico. Devido ao tratamento, a superfície perderá sua porosidade. Isso permitirá que você conecte com segurança a espuma de poliestireno com qualquer material, até mesmo o mais simples cola... Seguindo as recomendações e prestando atenção especial ao trabalho, cada artesão poderá finalizar ou decorar a casa com espuma.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha