Qual selante de cola é melhor para o vidro do carro e as regras de colagem
Que tipo de adesivo usar para vidros de carro arranhados não é apenas uma questão de proprietários experientes. Não é incomum que um fragmento de entulho escape acidentalmente sob as rodas e possa estragar o humor do dono de um carro novo. E a formação de uma rachadura, uma marca pitoresca no para-brisa é garantida. E a substituição custará um bom dinheiro. Uma solução razoável é usar um polímero (cola) para mascarar os efeitos do impacto do vidro.
Variedades
Quando alguém está convencido do próprio fato da existência de colas milagrosas para vidro, resta classificá-las por tipo. Dependendo da composição, existem selantes de silicone, poliuretano, epóxi e polímeros. Pela quantidade de reagentes - um e dois componentes. Pode haver também adesivos para fixação e ótica, restaurando a área danificada, mascarando o aparecimento do defeito no vidro.
Com hora marcada
De acordo com sua finalidade, as colas de vedação são divididas em montagem (para instalação de vidro novo) e reparo. É aconselhável evitar tentativas de vendedores e consultores de impor selantes universais.
A sutileza está no fato de que a estrutura de vidro não só proporciona visibilidade, mas também a rigidez geral do carro, sendo uma parte importante do quadro. Um vidro mal ou mal reparado não poderá cumprir esta função.
Composto de montagem para colagem
Essas tiras familiares, macias e elásticas, que fixam com segurança o plano do vidro na moldura, absorvem as vibrações transmitidas pela suspensão, pertencem ao passado. Em vez disso, é usada uma camada de selante no local à base de poliuretano ou silicone.
As vantagens desta solução são óbvias: ao pintar, endireitar, substituir peças (incluindo vidro), não há necessidade de se preocupar com a segurança do perfil de vedação. É substituído por cola, transparente ou colorida.
Mais frequentemente do que outros, os mestres usam formulações de selantes DOW, 3M, Sika, Wurth, Teroson, Eftec para colagem. Algumas horas se passarão e o selante endurecerá, fixando o plano do vidro do carro, proporcionando um contato confiável com a carroceria.

Selante óptico ou reparo
O próximo grupo de compostos destina-se a reparo ou ótica. Lidar com eles é fácil: você precisa se livrar de lascas, selar a rachadura no vidro - opte por um selante óptico. Para formar o cordão da junta de vidro que segura o plano da janela, você precisa de uma composição diferente - uma montagem. Esses adesivos não são intercambiáveis, pois servem a propósitos diferentes. Sua velocidade de ajuste não é necessariamente a mesma.
Para o silicone óptico, é importante que após a polimerização não fique turvo, não perca a transparência e não fique visível. Caso contrário, o reparo não faz sentido, então é mais fácil trocar o vidro. Ao serviço dos refinadores - composições das marcas Henkel, 3M, Dow, vedantes de outros fabricantes.
Por composição
A base dos adesivos milagrosos modernos são os polímeros.Poliuretano, silicone, compostos acrílicos com estabilização ultravioleta - esta é uma lista aproximada de selantes oferecidos pelos fabricantes de automóveis. Eles também diferem no grau de adesão, na profundidade de penetração no vidro e no tempo de cura da cola.
Bálsamo
O principal componente desta cola é resina de abeto, seiva. Adequado para colar vidros, fixar fragmentos juntos. A massa tem um leve tom amarelado.
Nas realidades modernas, está sendo gradualmente substituído por compostos poliméricos.

Bálsamo
Uma variação da composição anterior, com um amarelecimento mais acentuado da massa vítrea endurecida. Difere em maior aderência, confiabilidade. Apesar das características de qualidade da massa, a cola raramente é usada devido à sua baixa transparência.
Balzamin-M
Modificador à base de ingredientes naturais com transparência melhorada. A composição mantém as vantagens do bálsamo: elasticidade da junta, trabalho em ampla faixa de temperatura, transparência da cola.
ultravioleta
Para a estabilização, o ajuste desta composição, uma fonte de radiação ultravioleta é certamente necessária. Após a polimerização, a massa é transparente, durável e confiável.
à base de acrílico
Com a descoberta das resinas acrílicas, elas rapidamente encontraram uso em uma variedade de aplicações, incluindo reparo de vidros automotivos. Não há o que reclamar das características do rolo de cola resultante, exceto pelo ajuste lento e "pensativo". Em média, os selantes acrílicos curam em 2-3 dias.

Silicone
Composição viscosa com cheiro característico de vinagre. Usado em encanamento, construção, renovação. Também adequado para colagem de vidro. Fixa rapidamente, a costura é moderadamente elástica, a cola não perde as suas propriedades com o tempo.
à base de poliuretano
Os selantes de poliuretano semelhantes a borracha são um forte concorrente do silicone. Eles formam uma camada adesiva resistente a líquidos, durável e elástica. Eles não têm medo do calor e do frio, são confortáveis para trabalhar.
Polímero
Pelas suas características, as colas poliméricas se aproximam dos silicones e poliuretanos, mas após o endurecimento é difícil remover o excesso de composição sem solventes especiais. Os selantes são caracterizados por maior adesão, são resistentes a produtos químicos e podem ser manchados.

Qual é o risco de uma má escolha?
A escolha errada ou errada do selante levará a resultados imprevisíveis. Trata-se de perda de transparência, resistência insatisfatória da junta às vibrações, possível destruição por umidade ou ambiente agressivo.
Transparência do vidro reduzida
O mestre, ao escolher a cola para vedar a rachadura, cometeu um pequeno erro (ou o cliente decidiu economizar) usando bálsamo em vez de um composto de poliuretano transparente. O resultado não tardará a chegar: pingos, quedas visíveis e diferenças de cor entre a estrutura principal e a costura. E também desperdiçou dinheiro, a falta do efeito esperado do reparo do vidro.
Manchas feias
Uma das prováveis manifestações da escolha errada da cola. As manchas podem aparecer imediatamente após o início da polimerização, ou um pouco mais tarde, durante a operação do vidro. É impossível removê-los, e esse é o principal problema do selante.
Aumento do tamanho da fissura
Na prática dos artesãos, também acontece que o vidro quebrado continua a desmoronar por vários motivos: ele se expande (a rachadura se alonga), novos cacos aparecem. O fato é que em um carro, as janelas estão sujeitas às mesmas cargas dinâmicas que o restante dos elementos da estrutura. Se você não restaurar a integridade do vidro, não o fixe com segurança na abertura, os processos irreversíveis continuarão até que ele estoure ou caia completamente.

Regras de seleção
Para evitar dificuldades no futuro com as consequências quase irreparáveis da aplicação malsucedida da cola, ela deve ser escolhida corretamente. Tudo é levado em consideração: as condições de trabalho do vidro, os desejos do cliente, o regime de temperatura, o tempo previsto para o reparo, a necessidade de inserir ou reparar a superfície danificada.
Seria bom se familiarizar com as avaliações do selante para a máquina de venda automática com antecedência, ler suas características e composição. A ciência não pára, a cada dia surgem adesivos novos e aprimorados, superando os antigos. E a falta de informação se tornará um fator negativo na escolha, pois interferirá na determinação objetiva do produto necessário para determinado caso.
Visão geral da mistura
Abaixo estão várias formulações adesivas populares que são muito procuradas pelos reparadores automotivos.Esses selantes são usados não apenas em serviço, mas também em empresas conhecidas especializadas em marcas automotivas conhecidas.
Sika Tack-Drive
Cola elástica média, não particularmente fluida. O rolo aplicado não cai, o que é especialmente importante na hora de colar. Não requer primer de superfícies para aumentar a adesão, endurece em 10 minutos. Refere-se a misturas monocomponentes, fornecidas em bisnagas padrão de 310 mililitros.
Não é necessário aquecer a composição antes da aplicação; na faixa de temperatura de 20-22 graus, mantém sua plasticidade. O tempo médio "pronto" da máquina após a instalação do vidro é de 40 minutos. Para modelos com airbags, esse parâmetro é aumentado em 10 vezes - até 4 horas.
Uretano 3M Windo-Weld SuperFast
Um selante de poliuretano usado até mesmo em reparos de carros de corrida. O período de polimerização da composição é de cerca de 15 minutos, prontidão para uso automotivo - até 3 horas sem sistema de airbag e até 8 - com eles. A composição é monocomponente, não precisa criar condições adicionais para aplicação (aquecimento, limpeza profunda). A força de adesão aumenta com o tempo, atingindo um pico de 150 lbf/s2 após 8 horas de repouso.
Dow Automotive Betaseal 1527
Um conhecido fabricante europeu, um dos líderes na produção de polímeros. A cola desta marca é universal, pode ser usada para colar vidro de carro com airbag em uma hora. Mas não funciona sem primer e preparação prévia da superfície. O adesivo é certificado para atender aos requisitos da maioria dos padrões e não interfere nas comunicações de rádio e satélite (o selante não é condutor).
Dow Corning 7091
Selante tipo silicone.Adequado para instalação de vidro, reparo de peças de carroceria, possui alta aderência. Forte, mas elástico, pega rapidamente. A cola não perde suas propriedades após a polimerização na faixa de trabalho de 55 a 185 graus negativos. É amplamente utilizado em departamentos de serviço.
enfimastismo VR
Um único componente, alto desempenho garantido. A composição do fabricante francês é caracterizada pela resistência, elasticidade da junta acabada, bem como um tempo de polimerização de 30 minutos. A cola é facilmente aplicada ao vidro, não requer limpeza especial das superfícies.
3M EU 590
Selante de poliuretano de uma famosa marca norte-americana. O adesivo leva 25 minutos para carros mais antigos e até 40 minutos para airbags. Infelizmente, não tolera um limite de temperatura de 100 graus, é propenso a rachaduras.
ABRO WS-904
Uma opção inusitada, que difere das demais por não ser uma massa em tubo, mas uma fita adesiva especial. A base do produto é o poliisobutileno. Para usá-lo, você deve remover cuidadosa e sistematicamente as tiras de proteção em ambos os lados, aplicar e pressionar a fita. A massa é caracterizada por alta adesão, fácil de usar na colagem de vidro.

ConcluídoDeal DD6870
Adesivo de alta temperatura para uso universal. A massa é encontrada nas versões transparente e preta. É utilizado em pequenas reparações de automóveis, bem como na instalação de vidros. Ele define em 15 minutos, cura totalmente em um dia. A costura é estável na faixa de menos 45 a 105 graus. A desvantagem é a embalagem "pequena" - 82 gramas. Para um trabalho sério, um tubo de cola não é suficiente.
LIQUIMOLY
Produto de marca conhecida de óleos de motor, para vedação de pequenas costuras e rachaduras, a costura "segura" a temperatura em até 150 graus. Selante monocomponente de cura a ar.
Terostato
Composição monocomponente à base de polímero MS. A massa é moderadamente elástica, praticamente não altera o volume após a polimerização.
Resistente aos raios UV, é por isso recomendado para a reparação de pára-brisas, vidros laterais e traseiros de automóveis.
Betaseal
Feito de poliuretano de média viscosidade, cura rápida. Prática de aplicação, caracterizada pela ausência de estrias após o endurecimento. O adesivo precisa de um primer.

Kit FC Dinitrol
Uma solução original de uma grande marca europeia, que inclui um kit de reparação único pronto a usar: cola, primário, pano de limpeza, luvas. A base da composição de impermeabilização é o poliuretano.
Wurth
Marca alemã de produtos automotivos, também inclui adesivos do grupo dos polímeros de poliuretano. Refere-se a selantes universais, podem ser usados para colagem de vidros, reduzindo vibração e ruído na cabine.
Cálculo do consumo
As regras para calcular a cola são simples. Em uma situação padrão, um tubo cheio de selante (300-600 mililitros) irá para o para-brisa. Às vezes mais, é aconselhável ter em mãos um suprimento de cola da mesma composição e do mesmo fabricante.
Regras de colagem de pára-brisa
Todo o procedimento é dividido em várias etapas interdependentes. O resultado final depende do respeito pela consistência e precisão. Para que:
- Remova o vidro antigo. Ao mesmo tempo, as juntas e inserções decorativas são removidas. Uma faca afiada ou um pedaço de linha é usado e inserido na costura.
- Em seguida, as áreas de contato do novo painel da janela são limpas, as unidades de encaixe do corpo.Se forem encontrados danos na camada de tinta e verniz, eles serão restaurados.
- Se, de acordo com a tecnologia, a cola for aplicada a uma determinada temperatura, essa condição deverá ser atendida.
- Resta distribuir cuidadosamente a cola (criar um rolo) no vidro ou no recesso do corpo e depois colar o vidro na composição.

Remova a massa velha
O selo antigo é removido mecanicamente com uma faca afiada. Em seguida, as superfícies são limpas de poeira, sujeira, desengorduradas, preparadas para a instalação do vidro. É muito importante que não restem fragmentos, caso contrário não é garantida uma junta adesiva de alta qualidade.
quão seco
O tempo de presa da cola depende da marca da composição específica, da versão do carro (com ou sem almofadas), da espessura da camada, da temperatura. Para selantes de poliuretano modernos, o tempo médio de cura é de 10 a 15 minutos e o adesivo ganha força em uma hora. Para comparação: as misturas acrílicas secam até 3 dias.
Recomendações
Deve haver uma temperatura estável na sala ou garagem onde a colagem será realizada. É desejável que não seja inferior a mais 5 ou superior a mais 15 graus. Durante a polimerização da massa, dinâmica, qualquer carga na máquina e em suas partes individuais é excluída. Não abra e feche as portas, porta-malas, capô. As regras de segurança e higiene pessoal são rigorosamente observadas ao trabalhar com cola. Ao final da operação, evite contato com líquidos, inclusive lavando o corpo, por 2 dias.



