Escopo e consumo de cola de espuma, a diferença com a composição da montagem

Muitos estão familiarizados com a espuma de poliuretano, mas nem todos estão familiarizados com a cola de espuma. Este adesivo apareceu recentemente no mercado, mas já é popular entre os entusiastas do bricolage. A cola especial é embalada em cilindros. É fácil de usar. É fácil de aplicar. Objetivo - fixação de painéis de poliestireno expandido. Eles são usados ​​para isolar instalações residenciais e industriais. Diferentes marcas de adesivos estão à venda. Antes de comprá-lo, você precisa entender os principais pontos da escolha.

Descrição e características

A cola de espuma é uma massa de cola à base de poliuretano. A cola de poliuretano é uma boa alternativa às vedações cimentícias utilizadas na fixação de painéis. Áreas de aplicação do adesivo de espuma:

  • conexão de isolamento de poliestireno;
  • fixação de espuma de concreto;
  • fixação de placas de gesso;
  • colagem de revestimentos de madeira e pedra;
  • reforço de peitoris de janela;
  • isolamento.

A espuma adesiva é usada para reforçar superfícies isolantes. Com sua ajuda, as tiras e placas iniciais são instaladas.Ajuda a fixar as tábuas ao solo. A cola de espuma é usada para fixar materiais isolantes de poliestireno expandido em vários substratos: ladrilhos de cerâmica, concreto, tijolos.

principais características

A espuma adesiva de poliuretano é um material moderno. Permite fixar painéis de espuma, realizar trabalhos externos e internos. A fixação feita por ele é durável e confiável. O adesivo proporciona durabilidade e um acabamento de alta qualidade.

Principais características técnicas da cola de espuma:

  1. Alta adesão. Esta qualidade garante excelente adesão de corpos diferentes.
  2. Resistente à umidade e à água. Permite o uso de cola de espuma para trabalhos exteriores e interiores.
  3. Bom isolamento térmico. Este é um bônus adicional ao isolar a fachada e as paredes do edifício.

Entre os ingredientes da cola de espuma não há substâncias tóxicas, nem freons. Isso sugere que o adesivo é completamente inofensivo para a vida e a saúde humana.

Qual é a diferença com espuma de poliuretano

Espuma de poliuretano ou cola de espuma? É difícil para uma pessoa desinformada entender. Para entender a diferença entre esses materiais, você precisa compará-los. A espuma de poliuretano é um selante de poliuretano. Objetivo - instalação. Além disso, possui propriedades de isolamento acústico e térmico. Usado na instalação de portas, preenchimento de lacunas, vedação de juntas. Pode ser usado para fixar materiais de construção, mas a expansão que dá na solidificação torna a fixação problemática.

A cola de espuma é um material de construção profissional.

A espuma adesiva é uma cola de poliuretano. Sua principal função é conectar peças. Difere da espuma de poliuretano em suas qualidades.Sua capacidade adesiva e adesão são várias vezes maiores que as da espuma de poliuretano. Isto é conseguido através de aditivos especiais. A espuma adesiva não se expande. O aumento de volume é mínimo. Para colar uniformemente o painel na parede com espuma de montagem, é necessária uma fixação adicional. Caso contrário, a espuma, expandindo-se, levantará o ladrilho.Ao trabalhar com cola de espuma, não são necessários fixadores. O painel é simplesmente preso à parede e pressionado.

Um tubo adaptador está incluído com a espuma. A cola de espuma é um material de construção profissional. Você precisa de uma arma para usá-lo.

Vantagens e desvantagens

A cola de espuma tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os benefícios do adesivo de espuma incluem:

  1. Econômico - um cilindro é suficiente para 12 metros.
  2. Praticidade - o adesivo é vendido pronto para uso.
  3. Fácil de usar. A cola é aplicada a partir de um balão. As sobras são cortadas.
  4. Velocidade. A cola endurece muito mais rápido que a espuma de poliuretano.
  5. Ampliação mínima.
  6. Excelente aderência.
  7. Respeite o meio ambiente. Não há substâncias nocivas na composição.

As desvantagens incluem:

  • Preço Alto;
  • a necessidade de dispositivos adicionais - a espuma de cola é fornecida por uma pistola de construção.

As vantagens da cola de espuma cobrem com sucesso todas as suas desvantagens. É muito melhor e mais confiável colar painéis de espuma com eles do que espuma de poliuretano.

espuma de cola

Critérios de escolha

Ao escolher uma espuma de cola, você deve prestar atenção às qualidades de trabalho. O adesivo é usado para uso interior e exterior. Isso sugere que deve impedir a transferência de calor. A velocidade é importante para o trabalho. Quanto mais cedo a composição estiver concluída, mais cedo você poderá continuar a terminar o trabalho.O adesivo de isopor deve ter boa adesão. Quanto melhor a aderência, melhor o desempenho. Uma qualidade igualmente importante é a consistência. A distribuição da cola na superfície depende muito da consistência.

Consistência

A consistência é o estado de líquidos e sólidos, determinado por sua densidade. Substâncias de alta densidade são distinguidas por sua densidade. Ao colar, isso atrapalha a distribuição adequada da composição e aumenta seu consumo. Uma substância de baixa densidade se espalhará. Isso tornará o trabalho de má qualidade. Uma boa espuma de cola é caracterizada por uma consistência leve, espessura média e densidade quando solidificada, cerca de 25 g/cm3.

Estanqueidade ao vapor

A permeabilidade ao vapor é a capacidade de um material de transmitir ou reter o vapor de água. A qualidade é muito importante para a construção de isolamento e decoração. Se o material de acabamento for permeável ao vapor, isso representa uma ameaça à sua fragilidade. A deposição de vapor de água na superfície leva à formação de mofo. A melhor opção é um material repelente de umidade, em cuja superfície a condensação não se acumula. Muitos adesivos têm essa qualidade. A cola de espuma não é exceção.

Resistência ao gelo

A resistência ao congelamento é a capacidade de um material de suportar congelamento e descongelamento repetidos. Na construção, esse parâmetro é utilizado para avaliar a preservação das propriedades operacionais do material sob influência de umidade e baixas temperaturas. A espuma de cola tem essa qualidade ao máximo. Ele pode suportar temperaturas extremas por muitos anos.

em um balão

Requisitos de composição

A composição é de grande importância na avaliação da qualidade dos materiais de construção.Não só as capacidades operacionais dependem disso, mas também a saúde das pessoas. Os adesivos devem ser inodoros. Em sua composição, a presença de substâncias tóxicas é inaceitável. A composição da cola de poliuretano não deve conter dióxido de carbono e freon. Essas substâncias são prejudiciais à saúde.

Período de ajuste

O tempo de presa é um parâmetro de trabalho importante para a massa adesiva. A velocidade do trabalho depende disso. O período de pega é entendido como o tempo entre a montagem das peças e seu encaixe inicial. O tempo de presa da cola de espuma é de 10 a 15 minutos. Este é um período de tempo relativamente curto.

nível de acoplamento

Ao colar, as partículas de cola penetram nos dois materiais, conectando-os. Os materiais colados são uma espécie de sanduíche, no meio do qual existe uma composição adesiva, são adicionadas substâncias à espuma adesiva que aumentam sua energia superficial e ajudam a umedecer a superfície de trabalho. Por esta razão, o adesivo de espuma é amplamente utilizado para fixar diversos materiais.

Visão geral de marcas e fabricantes

Nas lojas de construção, é vendida espuma adesiva de vários fabricantes. As amostras diferem em preço e qualidade. A mais alta qualidade, mas também as opções mais caras são produzidas na Alemanha e na Finlândia. Realmente não vale a pena comprar espuma de cola fabricada na China. Mas entre esses fabricantes ainda existe uma ampla gama de produtos de outros fornecedores.

Nas lojas de construção, é vendida espuma adesiva de vários fabricantes.

T-Vanguard

T-Vanguard combina poliestireno expandido com concreto e tijolo. Pode ser usado para isolar uma parede coberta com massa de gesso. As formulações estão disponíveis em versões sazonais. Eles diferem na exigência de condições de temperatura. A desvantagem do adesivo é que ele é vendido na forma de pó.Antes de usar, a cola é diluída em água.

Tytan Styro 753

A espuma de cola é embalada em cilindros. Uma característica distintiva é a configuração rápida e a secagem completa. Você pode continuar a retificação e outros trabalhos de instalação algumas horas após a colocação das placas.

Ceresite ST 83

Ceresite é vendido em sachês. É uma mistura em pó. Peso da embalagem - 25 kg. O pó é diluído com água. As instruções de diluição estão na embalagem.

TechnoNIKOL

A espuma adesiva TechnoNIKOL é usada para fixar painéis XPS e EPS para isolamento externo e trabalhos internos. As rachaduras são seladas com poliestireno expandido e colado. O adesivo é resistente à umidade. Ele não tem medo de mofo. A composição se distingue pela alta adesão ao concreto e outros materiais. Um cilindro com capacidade de 750 mm é suficiente para 12 m de superfície de trabalho.

Macroflex

A cola de espuma Macroflex é produzida em cilindros. Existem dois tipos de cola: para o verão e para o inverno. A desvantagem é a grande expansão. Em expansão, o Macroflex 65 é capaz de dobrar. Outras marcas deste adesivo se expandem menos em baixas temperaturas.

cola Macroflex65

Ao escolher uma espuma adesiva, você precisa levar em consideração as condições ambientais e os tipos de materiais de acabamento.

Sutilezas de aplicação

Ao trabalhar com cola de espuma, você deve seguir o seguinte algoritmo:

  1. Antes do trabalho, leia as instruções de uso da composição. É particularmente importante observar a temperatura do ar indicada na embalagem.
  2. A tampa é removida do cilindro. O cilindro é instalado na arma.
  3. Agite bem o recipiente instalado.
  4. Primeiro, o perímetro da placa de PVC é coberto com cola de espuma.Isso é feito com um recuo de borda de 20 cm, depois o adesivo é distribuído na diagonal.
  5. O objeto com o adesivo aplicado é pressionado contra a superfície de trabalho e mantido por 5 minutos.
  6. Após esse período, verifique a regularidade da postura. Se necessário, a alvenaria é corrigida.

As lacunas resultantes podem ser preenchidas com cola. Isso aumenta o consumo.

dicas e truques

Artesãos experientes compartilham dicas para comprar e usar cola de espuma:

  1. A cola não deve ser líquida. Você pode verificar a consistência no momento da compra. Existem testadores nas lojas. Basta apertar um pouco de cola para avaliar sua consistência.
  2. Ao comprar cola de espuma, deve-se observar a embalagem quanto à densidade de sua composição. Quanto maior for este indicador, maior será o consumo de cola.
  3. A etiqueta indica se é possível trabalhar a cola a frio. Quanto menor o número, melhor. O fato é que formulações com regime de baixa temperatura também toleram altas temperaturas.
  4. Ao comprar cola de espuma, certifique-se de se familiarizar com o conteúdo do recipiente. Não deve conter dióxido de carbono e freons. Um bom indicador é a presença de oligômeros de isocianato.
  5. O tempo de presa inicial está indicado na embalagem. O ritmo ideal é de 10 a 15 minutos.
  6. Avalie o grau de adesão. O indicador mínimo para concreto é de 0,3 MPa, para poliestireno expandido - 0,8 MPa.

Existem muitas ferramentas disponíveis para unir painéis de PVC a concreto e outras superfícies. A espuma adesiva especialmente recomendada para este fim é a melhor solução.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha