A composição e finalidade da cola EVA, instruções de uso em casa

As propriedades da cola elástica de EVA conferem-lhe ampla aplicação na reparação de calçados, roupas de trabalho e outros produtos feitos de etileno-acetato de vinila, PVC e poliuretano. A solução ajudará a reparar rasgos e outros tipos de defeitos em todas as situações. Antes de usar o produto, é recomendável estudar as instruções e vários recursos.

A composição e características distintivas da cola EVA

Em termos de composição, a cola EVA é um composto polimérico à base de espuma de etileno e acetato de vinila.

Em comparação com outras soluções adesivas, pode-se distinguir a seguinte lista de características distintivas do EVA:

  1. O polímero utilizado na produção é elástico e de poros finos, o que confere ao produto acabado uma qualidade ortopédica - um efeito memória. Quando os defeitos são eliminados, a cola restaura e mantém a forma original do produto.
  2. A solução é resistente à humidade, pelo que os sapatos recondicionados podem ser usados ​​em todas as condições climatéricas e também para a pesca, quando é necessário ficar frequentemente na água.
  3. O polímero é durável, o que elimina a necessidade de reparos frequentes do produto.Além disso, a solução é impermeável a substâncias quimicamente agressivas, incluindo solventes e óleos.
  4. A cola EVA tem longa vida útil, não mofa com o tempo e não contribui para o crescimento de bactérias.
  5. A substância é hipoalergênica, o que amplia as possibilidades de seu uso na área de reparo de malhas e calçados médicos.

Além de um grande número de aspectos positivos, a cola EVA tem uma desvantagem - resistência mecânica insuficiente. A área selada pode ser facilmente perfurada ou cortada com um objeto pontiagudo.

Encontro

A cola EVA é especialmente projetada para o reparo rápido de produtos de acetato de etileno-vinila. Na maioria das vezes, a solução é usada para restaurar sapatos desse material quando é necessário um alto nível de impermeabilização. Esses sapatos incluem botas de caça e pesca, bem como variedades de silicone.

O polímero de espuma contido na composição não apenas protege contra a penetração de água, mas também retém o calor devido à sua estrutura especial.

As características da solução permitem também a sua utilização na reparação de produtos de poliuretano. Eles são usados ​​​​ativamente nas áreas de medicina, decoração e construção. Depois de aplicada no objeto a ser tratado, a solução seca e fica transparente, não deixando riscos ou manchas visíveis na superfície.

A cola EVA é especialmente projetada para o reparo rápido de produtos de acetato de etileno-vinila.

Instruções para consertar sapatos de borracha em casa

Para colar calçados de borracha em ambiente doméstico, deve-se primeiro preparar a superfície do produto a ser tratado. O local danificado nas botas é limpo e, se possível, desengordurado com acetona.A colagem direta de sapatos é realizada de acordo com as seguintes instruções passo a passo:

  1. A área danificada é comprimida para que a superfície porosa do material fique do lado de fora. Se isso não for feito, os sapatos não conseguirão aderir bem.
  2. Uma fina camada de solução é aplicada na superfície, aguarde 5 minutos e repita o procedimento, então a junta é conectada pressionando-a com força aplicada.
  3. Deixe os sapatos por um dia, pois esse tempo é necessário para que a cola de EVA seque completamente.

No processo de reparo de calçados de borracha, é imprescindível a aplicação de cola em camadas finas. Uma quantidade excessiva de argamassa reduzirá a qualidade da presa das diferentes partes do material.

Seguindo as instruções, será impossível rasgar o produto restaurado no local do corte.

Além da parte superior do calçado, o solado das botas de borracha também é passível de reparo com cola EVA. Para restaurar a estrutura da sola e eliminar os danos detectados, a área é processada em uma brunidora especializada para garantir suavidade. Como o uso de patch nesta situação é impraticável devido ao risco de desgaste rápido, é preferível usar uma solução adesiva. É aplicado na área danificada e um selante de silicone é aplicado por cima. Depois de esperar que as substâncias sequem completamente, você pode continuar usando botas de borracha sem medo de desgaste rápido e de se molhar com o contato com a água.

Ao processar a sola de sapatos de borracha com cola EVA, deve-se ter em mente que as características antiderrapantes da solução são insuficientes.Para compensar esse inconveniente e operação confortável do calçado, recomenda-se colar apenas pequenos danos ou restaurar apenas solas com nervuras especiais, que se caracterizam por maior aderência ao solo.

Além da parte superior do calçado, o solado das botas de borracha também é passível de reparo com cola EVA.

Características de aplicação para produtos de PVC

A composição da cola EVA também é adequada para o reparo de calçados cuja fabricação utiliza PVC. Para consertar as botas, você precisa preparar o seguinte conjunto de ferramentas e materiais adicionais:

  • vários remendos de tamanho adequado, feitos de material impermeável, para esconder a área danificada;
  • Secador de cabelo;
  • lixa de malha fina;
  • acetona para desengorduramento de superfícies;
  • luvas de proteção;
  • toalhetes para limpar o excesso de cola espremido.

O reparo direto de sapatos de PVC é realizado executando etapas simples sequencialmente. Incluindo:

  1. A lixa limpa suavemente a superfície danificada e o remendo. As áreas tratadas ficarão ligeiramente ásperas.
  2. O local onde é necessária a restauração é desengordurado com acetona.
  3. Uma pequena quantidade de cola é aplicada no defeito e no remendo e deixada por 15 minutos. Em seguida, aplique a próxima camada e aguarde meia hora.
  4. A cola é aquecida com um secador de cabelo e um remendo é aplicado. Tendo fixado exatamente o adesivo, ele é pressionado e mantido por 5 minutos.

A composição da cola EVA também é adequada para o reparo de calçados cuja fabricação utiliza PVC.

Dicas e truques adicionais

Ao planejar a compra de cola EVA para consertar sapatos ou outros produtos, você deve considerar várias dicas e recomendações. O consumo da solução adesiva dependerá do tamanho do dano existente, do método de aplicação - manualmente ou com ferramentas especializadas e da rugosidade da superfície a ser tratada. É possível garantir o consumo ideal da substância sem reduzir a qualidade da ingestão, possivelmente experimentalmente.

Durante a operação, não exponha soluções à base de etileno-acetato de vinila ao calor excessivo, pois a exposição a altas temperaturas afetará negativamente as características físico-químicas. À temperatura ambiente de 5 a 35 graus, a solução pode ser armazenada por um ano a partir da data de fabricação.

Uma consideração importante ao escolher um adesivo EVA é o material que precisa ser reparado. A maioria dos produtos é adequada para trabalhar com produtos de silicone e borracha, mas também existem variedades para processar itens de poliuretano e PVC. A solução de cola selecionada corretamente ajudará a eliminar defeitos em vários produtos e estender a possibilidade de operação por muito tempo.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha