Como fazer massa de farinha, receitas em casa
Uma alternativa econômica à cola comprada, cujo desempenho não é inferior, é a massa assada com farinha em casa. Será útil para trabalhos de construção, para criatividade conjunta com uma criança e para bordados. Facilidade de preparo, disponibilidade de ingredientes, respeito ao meio ambiente, facilidade de remoção de vestígios secos tornam a massa realmente digna de atenção.
O que é isso e por quê
Kleister é uma cola caseira feita de farinha ou amido misturado com água. Apesar da abundância de vários adesivos à venda, a cola caseira é amplamente utilizada em reparos e na vida cotidiana.
As aplicações mais comuns são:
- Colagem de papel de parede. Com uma grande quantidade de trabalho, o uso de pasta reduzirá significativamente o custo dos reparos. Ao mesmo tempo, a qualidade não é inferior às composições compradas em lojas.
- Colagem de janela. Isso ajudará a eliminar correntes de ar sem danificar os materiais.
- Embelezando as paredes. A mistura é perfeita para preparar as paredes para a decoração.
- Preparação de sementes para semear. Para uma distribuição uniforme das sementes, elas são coladas em papel higiênico antes do plantio no jardim. O adesivo natural não prejudicará as sementes.
- Criatividade infantil.Hipoalergênico e seguro para ingestão, a formulação caseira funciona bem com crianças.
- Costura. As artesãs são usadas para scrapbooking, composições de tecido, papel machê.
Fazer cola com as próprias mãos é uma brincadeira de criança. Na maioria das vezes, a farinha com água deve ser fervida e cozida por algum tempo, mas existem receitas sem cozimento, quando a farinha é diluída em um pouco de água fria, e água fervente é adicionada à mistura obtida.
As principais vantagens da cola caseira são o custo e a segurança para a saúde, pois é preparada com ingredientes naturais. A desvantagem é a fragilidade do armazenamento, portanto, é cozido imediatamente antes do trabalho planejado em quantidade suficiente para concluir a tarefa.

Para papel de parede
A cola de farinha é adequada para papel de parede de vinil grosso e fino, apenas as proporções dos componentes e a densidade da mistura resultante são diferentes. Para fazer a massa, levam a farinha mais barata, pois contém mais glúten devido ao processamento mais grosso, o que significa que será melhor manter essa composição.
Quais aditivos na solução adesiva são usados ao colar papel de parede:
- ACP. Melhora as características, aumenta a adesão.
- Cola de carpinteiro. Melhora as propriedades de fixação, não é adequado para papéis de parede de cores claras - podem aparecer manchas. Eles são usados exclusivamente para papéis de parede escuros.
- Sulfato de cobre. Uma pequena quantidade é suficiente para prevenir parasitas.
A cola caseira é boa para colar janelas com molduras de madeira, cujas rachaduras são perfeitamente fechadas com uma mistura de água e farinha.
Não use quente para evitar danificar os materiais.
Papel machê
O papel machê é uma técnica popular para fazer papel kraft e cola, porque o material de partida está disponível e o produto final é leve e durável. Para trabalhar na técnica de papel machê, você não precisa de conhecimento ou educação especial, o resultado é limitado apenas pela imaginação do autor. O papel machê é usado para decoração de interiores , como hobby, na arte infantil, para fazer máscaras e adereços de teatro.

bordado
A cola de água e farinha é muito utilizada pelas costureiras. Por exemplo, é impregnado com ele na fabricação de flores artificiais. Para trabalhar o tecido, a vanilina é adicionada à pasta de papel de parede, que dará brilho ao produto acabado.
Decoração
A cola de farinha também pode ser útil para fazer itens de decoração para festas. Por exemplo, é melhor colar flocos de neve de ano novo nas janelas com uma solução caseira, pois assim é fácil limpá-los do vidro. Com massa e papel, na técnica do papel machê, criam elementos decorativos como estatuetas, vasos e figuras de interiores.
Receita mais popular
Existem muitas opções para fazer uma pasta. A receita mais popular pede farinha, água, uma tigela, uma panela, um batedor e um fogão. As ações são executadas na seguinte ordem:
- A farinha é colocada em uma tigela.
- A água é adicionada à farinha (é importante colocar água na farinha e não vice-versa).
- Mexa a mistura resultante com um batedor até que os caroços desapareçam.
- Leve a água para ferver em uma panela.
- Água fervente é despejada lentamente na mistura de farinha, mexendo continuamente.
- A composição resultante deve ser cozida por 5 minutos, quando se assemelha a uma massa de densidade, o fogão é desligado.
- Arrefecer a massa acabada. Deve-se ter em mente que, à medida que esfria, a solução engrossa.
As proporções aproximadas são de 5 colheres de sopa de farinha para 1 litro de água, mas podem variar dependendo da finalidade da massa e da qualidade da farinha. Por exemplo, para colar papel de parede de vinil grosso, você precisa de uma composição mais espessa e para aplicações com crianças - uma composição mais líquida.

Cozinhe adequadamente a partir de amido
Se for importante para o papel de parede que a cola não deixe manchas, pode-se soldar pasta de amido. A cola artesanal não possui características inferiores para armazenar produtos. Além disso, a composição do amido é mais econômica e inofensiva à saúde. Sua preparação é simples e semelhante ao cozimento de uma solução de farinha.
Primeiro, todo o amido é peneirado em uma peneira e despejado em um recipiente, após o que é despejado com água e bem mexido. A mistura resultante é combinada com água fervente, mexendo sem parar, para que não haja grumos. Cozinhe até a espessura necessária.
Após o espessamento, o PVA pode ser adicionado para maior impermeabilidade e resistência e fervido novamente. Ainda quente, a solução é novamente filtrada.
pasta de dextrina faça você mesmo
A pasta de dextrina é uma cola caseira feita de amido pré-aquecido. Usado para colar papel e tecido. Para preparar tal composição, o amido de batata é aquecido em uma assadeira no forno a uma temperatura de 400 graus, o que transforma o pó branco em pedaços marrons.Os caroços devem ser resfriados e triturados, depois misturados com água na proporção de 10 g de pó por 25 ml de água.
Uma receita simples para uma solução adesiva de meios improvisados pode ajudar em situações em que você precisa colar algo com urgência, mas não há cola pronta à mão. Uma composição caseira economizará dinheiro e não prejudicará sua saúde.

