Instruções passo a passo sobre como e como você pode colar silicone com silicone
O silicone é um material macio com estrutura plástica amplamente utilizado em diversas aplicações industriais e domésticas. A questão de como o silicone e o silicone podem ser colados geralmente surge quando os produtos são danificados. Para consertar um item, você precisa encontrar a cola certa e usá-la corretamente.
Contente
Descrição e características do silicone
Como resultado da síntese química de polímeros, obtém-se silicone elástico. Existem vários tipos de materiais - elastômeros, líquidos, resinas. O mais comum é o silicone emborrachado, amplamente utilizado desde meados do século passado.
As principais características do silicone são as seguintes:
- Segurança. O material não contém substâncias tóxicas, por isso é inofensivo para humanos, animais e meio ambiente.
- Ampla faixa de temperatura operacional. A capacidade de manter a forma e a qualidade em temperaturas extremas expande a gama de usos.
- Alta elasticidade. Mesmo após o uso prolongado, o material permanece flexível, não desmorona ou racha.
- Resistência à água.Os produtos de silicone podem ser usados em locais onde há contato frequente com líquidos, bem como diretamente em meio aquoso.
- Inerte para micróbios. A exposição a pragas não afeta a estrutura e a aparência do silicone. Além disso, a desinfecção pode ser realizada facilmente, se necessário.
Quais produtos podem ser colados
Seguindo as regras padrão, será possível colar qualquer produto, incluindo pulseira de relógio, brinquedos infantis, componentes de construção (lacres, anéis), tubos médicos. O resultado do reparo depende diretamente de uma série de fatores, incluindo o estado atual do produto, o grau de dano, a solução adesiva utilizada e a precisão do trabalho.
Seleção de adesivo
Vários tipos de cola são adequados para a restauração de produtos de silicone. Para selecionar a composição desejada, é recomendável conhecer as características das opções disponíveis e se debruçar sobre a mais adequada, levando em consideração as características do produto. Normalmente, selante de silicone ou cola de cianoacrilato é usado para unir as peças. Tais soluções eliminam defeitos de forma confiável e fixam firmemente as superfícies.

Um bom resultado de adesão é garantido por um adesivo que atende aos seguintes requisitos:
- elasticidade e resistência - a composição forma uma costura que não é danificada por influências externas e carga de vibração;
- consistência ideal - a densidade da mistura para penetrar em áreas de difícil acesso e preencher pequenas lacunas;
- a capacidade de suportar altas temperaturas - assim como o próprio silicone, a cola deve suportar o calor sem perder suas propriedades;
- facilidade de uso - a conveniência é afetada pela embalagem da substância e pelo método de aplicação;
- polimerização rápida - uma solução de alta qualidade pode endurecer em poucas horas.
Adesivos selantes de silicone
O selante de silicone elástico é feito de silício, que está na forma de quartzo ou areia.Primeiro, são criados polímeros a partir do material, que servem de base para o selante. O material inicial determina os principais parâmetros da massa. A principal característica é a alta capacidade de tração, o que permite o uso de uma massa para trabalhar com juntas móveis. O material compensa a deformação nas juntas e não colapsa sob influências externas.
A massa pode ser usada para fins domésticos e industriais, pois é capaz de suportar temperaturas ambientes de -50 a +200 graus.
Tipos especiais de selantes com maior resistência ao calor podem ser aquecidos até 300 graus. Além disso, a possibilidade de uso generalizado está associada à resistência da massa aos efeitos negativos dos raios ultravioleta, agentes de limpeza e umidade.
Adesivos de cianoacrilato
As soluções de cianoacrilato são baseadas em ésteres de ácido alfa-cianoacrílico. Como componentes adicionais, plastificantes são usados para ajustar a viscosidade e estabilizadores para melhorar a adesão. Dependendo da marca da solução de cianoacrilato, podem estar presentes componentes modificadores, responsáveis pela resistência da costura formada à umidade e ao calor.

As formulações de cianoacrilato exibem resistência a solventes orgânicos e propriedades de isolamento elétrico.Para dissolver a cola aplicada após o endurecimento, será necessário tratamento com substâncias especializadas.
O consumo de cola é lento, o que reduz o custo do trabalho de restauração.
marcas populares
Ao escolher um adesivo, não será supérfluo estudar os produtos dos melhores fabricantes. Entre as marcas populares, existem opções com preço acessível e características ideais para trabalhar com produtos de silicone.
VALMEXINsc38
A cola VALMEXINSC38 da empresa alemã Rema foi projetada para reparo e restauração expressos de produtos de silicone, independentemente de seu tamanho e condição. A solução é economicamente consumida e fácil de usar. VALMEXINsc38 é formulado com três solventes.
COSMOFEN CA 12
Composição Cosmofen CA 12 é um adesivo líquido monocomponente com estrutura transparente e baixa viscosidade. A linha de cola criada adquire resistência à precipitação atmosférica e temperaturas extremas.
A argamassa não se limita a reparos domésticos e encontra uso em aplicações industriais.
Devido à possibilidade de colar vários tipos de superfícies, o Cosmofen CA 12 é considerado universal. O adesivo é adequado para trabalhar com pequenas peças de produtos de silicone e onde é necessária uma colagem rápida de superfícies. Não é recomendado o uso desta marca apenas quando se trabalha com superfícies porosas e produtos que ficam muito tempo em contato com a água.

ELASTOIL E43
O adesivo Elastofil E43 é uma borracha autonivelante monocomponente que cura à temperatura ambiente e possui altas propriedades mecânicas. A substância é utilizada para trabalhar com produtos de silicone e para aderir o silicone às superfícies de outros materiais. As características dos produtos da marca Elastofil incluem:
- método de cura do acetato;
- adesão sem uso de primers;
- autonivelante após a aplicação.
A solução universal proporciona estanqueidade e isolamento elétrico, suporta temperaturas extremas e cargas de vibração e não perde suas características originais com o tempo. Graças à embalagem com bico, a solução é prática para aplicações ocasionais.
Precauções de segurança ao trabalhar com cola
Ao colar produtos de silicone, é recomendável se familiarizar com as precauções de segurança com antecedência. Seguir regras simples ajudará a evitar situações perigosas. As regras básicas de segurança são as seguintes:
- o trabalho com cola é feito em local bem ventilado;
- para não inalar os vapores da substância, pode-se usar um respirador;
- para proteger as mãos do contato acidental com a solução de cola, use luvas de borracha;
- durante todo o processo de trabalho, a temperatura ambiente deve estar entre 15 e 25 graus;
- se a umidade da sala ultrapassar a marca de 60%, é melhor trabalhar em outro local, pois isso pode afetar a qualidade da costura.
tecnologia doméstica
Para colar partes de um produto de silicone entre si, é necessário seguir as instruções passo a passo. Antes de iniciar o trabalho, as superfícies são cuidadosamente limpas de sujeira e poeira, após o que são deixadas para secar. O produto a ser colado é coberto com uma fina camada de solução adesiva e aplicado na segunda superfície.
Se for necessário conectar silicone ao metal, as instruções permanecem as mesmas.
A maioria dos tipos de adesivos seca à temperatura ambiente. Recomenda-se não utilizar o produto em pasta nas 24 horas de trabalho.Se a costura for irregular, é permitido separar as superfícies com produtos químicos e refazer o trabalho.


