O melhor e como colar vidro à madeira corretamente, características e escolha da composição

Apesar dos requisitos rígidos para esses produtos, os carpinteiros oferecem várias soluções para a questão de como o vidro pode ser colado na madeira. No entanto, ao escolher um meio de fixação desses materiais, é necessário levar em consideração a estrutura e o tipo de superfície. Para vidros estampados, são adequados compostos reforçados e, para aquários, aqueles capazes de suportar muitos anos de contato com a água.

Requisitos básicos de adesivo

Ao contrário de outros materiais, o vidro tem um baixo grau de adesão. Portanto, neste caso, são utilizados produtos especializados para colagem, que devem atender aos seguintes requisitos:

  • não tóxico;
  • capa de chuva;
  • muito elástico;
  • depois de seco fica transparente;
  • consistência espessa;
  • resistente a temperaturas extremas.

O adesivo também deve ser adequado para vidro. Ou seja, fundos desse tipo devem se caracterizar por maior adesão.

Conforme observado, ao escolher um adesivo, é necessário levar em consideração as peculiaridades das superfícies coladas. Quanto mais complexa a textura do vidro, maior deve ser a adesão.

Qual cola é a certa

Apesar do fato de que requisitos maiores são impostos às características do adesivo usado para fixar o vidro, existem vários tipos de tais meios.

unhas líquidas

As unhas líquidas são um produto versátil que pode ser usado com uma variedade de materiais. Este produto adere bem mesmo em superfícies irregulares.

As unhas líquidas são classificadas em 2 tipos. A variedade solúvel em água não tolera contato com a água. Mas esse tipo de unha líquida é melhor para colar materiais porosos. Para colagem de vidro e madeira, recomenda-se a compra de um tipo solúvel orgânico. Essas unhas líquidas secam rapidamente, mas têm um cheiro forte. Portanto, você deve trabalhar com este produto ao ar livre. As unhas líquidas são mais usadas para colar madeira e vidro. Isso se deve ao fato de que essa composição pode ser aplicada tanto em todo o perímetro quanto pontualmente. Essa abordagem reduz o consumo de cola.

unhas líquidas

AVP

Cola barata, também usada para trabalhar com diversos materiais. O PVA em contato com fogo aberto não inflama e não emite odor desagradável. Este produto pode ser usado em casa. O PVA tolera bem as mudanças de temperatura e o estresse mecânico.

Ao comprar este produto, você deve levar em consideração que a carpintaria é usada para conectar madeira e vidro, e não cola de escritório. Este último é usado ao trabalhar com papel. A cola PVA é indicada para unir peças compactas de vidro e madeira. Ao trabalhar com outros materiais, outros meios são apropriados.

"Termoativado 3M TS230"

"3M Thermoset TS230" requer tratamento térmico após a aplicação (um secador de cabelo doméstico serve). Graças a esse efeito, a composição ganha força rapidamente e fornece uma conexão confiável de materiais. Este produto pode ser utilizado para colar vidro em diversas superfícies, inclusive madeira.

Scotch-Weld adesivo de dois componentes

Um adesivo bicomponente proporciona uma forte ligação entre o vidro e a madeira.Esta composição tem baixa viscosidade e cria uma camada selada que não deixa passar água. A junta permanece transparente independentemente da espessura da cola aplicada.

Um adesivo de dois componentes fornece uma forte ligação entre vidro e madeira.

Fita dupla face

Esta variante de colagem de superfície é utilizada nos casos em que o vidro é opaco. Além disso, a fita dupla face é adequada para fixar partes do material que permanecem ocultas.

regras de trabalho

Antes de iniciar o trabalho, é necessário limpar a superfície da sujeira e restos de cola antiga. Também é recomendável desengordurar vidro e madeira com álcool ou outros solventes. Esses produtos também são adequados para remover cola.

O vidro e a madeira são unidos de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Ambos os materiais são pré-tratados com massa ou outros meios que eliminem defeitos visíveis (lascas, rachaduras, etc.).
  2. Nos locais onde a cola é aplicada, o vidro e a madeira são tratados com lixa fina. Isso aumenta o grau de aderência. Ou seja, a cola conectará os materiais de maneira mais confiável.
  3. O adesivo é aplicado e as superfícies são prensadas.

O procedimento de aplicação da cola depende do tipo de composição escolhida:

  1. ACP. O adesivo deve ser aplicado em apenas uma superfície, evitando a formação de bolhas. Depois disso, os materiais devem ser mantidos sob carga por meia hora.
  2. "Momento-Cristal". Após a aplicação da cola, a conexão criada deve ser seca com secador de cabelo por 15 minutos. Durante esse tempo, a composição só tem tempo para secar. A ferramenta ganha força depois de um dia.
  3. "BF2" e "BF4". Ambos os produtos devem ser secos após a aplicação.Nesse caso, recomenda-se um secador de cabelo de construção, pois essa cola ganha força quando exposta a uma temperatura de 140 graus. Então você precisa conectar o vidro e a madeira e espremer, aplicando o máximo esforço.

Se forem usados ​​pregos líquidos ou PVA para unir madeira e vidro, o agente deve ser aplicado apenas em uma superfície com uma camada fina. Se este último requisito não for atendido, o adesivo permanece visível após a cura.

Produtos de dois componentes são aplicados usando um algoritmo diferente. Nesse caso, uma superfície deve ser tratada com cola e a outra com ativador. Depois disso, você precisa prender os materiais com firmeza e aguardar cinco minutos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha