As melhores marcas de cola para fixação e artesanato temporário de tecidos
A necessidade de cola de fixação temporária para tecido é especialmente alta para quem faz bordados ou corta roupas. Este produto facilita muito a transferência do estêncil para o material. Mas apenas este campo de aplicação de tal adesivo não é limitado. Tal composição será útil para pequenos reparos, decoração da sala e até mesmo para fixação temporária de coroas dentárias.
como
Inicialmente, fita, alfinetes, fios e muito mais foram usados para fixar temporariamente o material no bordado. Mas há relativamente pouco tempo apareceu no mercado uma cola que, sem deixar rastros, permite fixar tecido, papel, plástico ou couro. Este produto geralmente está disponível em spray.
Princípio de operação e escopo
Independentemente do tipo de cola, este produto apresenta as seguintes características:
- incolor e inodoro;
- a capacidade de colar materiais dura muito tempo;
- após a aplicação não deixa marcas no material;
- com contato prolongado com o ar, a adesão da conexão criada diminui gradativamente.
O princípio de funcionamento de tal adesivo é o seguinte: após a aplicação de um aerossol, forma-se uma camada pegajosa na superfície do material, devido à qual partes individuais de tecido, plástico, etc. estão conectados. Além do spray, esse produto vem em forma de lápis e carimbos. Graças a isso, o escopo de aplicação da cola não se limita ao corte e costura.
corte e costura
Os adesivos capazes de prender materiais temporariamente são usados durante o corte e a costura para:
- prenda o estêncil ao tecido;
- aplicações de fixação e outras decorações;
- mantenha o material na superfície enquanto costura;
- fixação de entretelas não adesivas, de forma a evitar o estiramento do material.
Graças a esta cola, o consumo de tecido é reduzido e a costura é acelerada. A eficácia dos meios de fixação temporários também é revelada ao trabalhar com materiais com bordas esfareladas. Ao costurar esses tecidos, é difícil costurar zíperes ou botões. Nesse caso, ajuda uma cola temporária, que evita que as bordas caiam.

bordado
Ao trabalhar com materiais manualmente, nem sempre é possível proteger peças individuais com um aro e outros dispositivos. Nesse caso, ajuda a cola para fixação temporária, que confere ao tecido a rigidez necessária em determinado local. No entanto, ao usar este produto, você deve prestar atenção às características. Em alguns casos, o adesivo proporciona maior rigidez, o que impede que a agulha penetre no material.
Com esta composição, você pode fixar temporariamente pequenos detalhes decorativos (contas, etc.), que são costurados ou fixados na base. Além disso, essa cola facilita o processamento como patchwork. Os meios para fixação temporária e trabalho com a pele têm se mostrado comprovados. Neste caso, são utilizados principalmente produtos de alta qualidade, que se decompõem em contato com o ar. Essas ferramentas possibilitam a fabricação de produtos complexos com muitos pequenos detalhes.
Decoração de parede de jornal
Como no caso do bordado, esta cola permite distribuir corretamente as folhas ou figuras sobre o papel ou qualquer outra superfície, sem danificar a base. Ao decorar jornais de parede, esse recurso permite que você coloque todos os elementos de maneira bonita.
decoração do quarto
Usando esse adesivo, você pode fixar temporariamente elementos decorativos em móveis, cortinas ou paredes e ver como a aparência geral da sala mudará sem danificar as superfícies.
decoração do feriado
O agente de fixação temporária permite decorar as paredes e outros objetos localizados na sala. Terminadas as férias, esta decoração pode ser removida sem danificar as superfícies e reutilizada no futuro.
Primeiro atendimento odontológico
Ao contrário de outros adesivos populares, o retentor temporário pode ser usado para proteger dentaduras ou coroas removíveis. Este produto pode conter recheios e materiais similares por 10-12 horas. Recomenda-se o uso de um adesivo hipoalergênico para fixação de dentaduras.

Montagem e pequenos reparos
Muitas vezes, ao consertar ou montar itens, torna-se necessário segurar peças pequenas. Nesse caso, você precisa chamar um assistente.Mas se o reparo (montagem) for realizado por conta própria, um meio de fixação temporário também pode conter peças pequenas.
Como usar corretamente
As regras para o uso de fixadores temporários estão indicadas na embalagem. Recomenda-se pulverizar materiais com aerossóis a uma distância de 25 centímetros. As almofadas são amassadas à mão antes do uso e a cola em bastão é aplicada imediatamente na superfície.
Antes de unir os materiais, após a aplicação, é necessário aguardar até dois minutos (o tempo também está indicado na embalagem), prender e segurar a parte fixada por alguns segundos.
Ao trabalhar com tais formulações, as seguintes regras devem ser observadas:
- não deixe latas contendo sprays e outros recipientes sob luz solar direta;
- colocar equipamento de proteção individual (máscara);
- borrife e aplique adesivo abrindo as janelas;
- evitar o contato com membranas mucosas.
Em caso de contato com os olhos ou a pele, lave a área com água fria. Se o aerossol entrar no trato respiratório, você deve ir para o ar fresco. Uma característica importante desses adesivos é que a composição não endurece imediatamente. Ou seja, se necessário, a parte anexada pode ser movida para o lado ou transferida para uma nova área.
Revisão de marcas populares
Existe no mercado uma grande variedade de adesivos que são utilizados para a fixação temporária de materiais.
"Soldagem Scotch 2M"
O produto vem em forma de aerossol que pode ser usado para fixar uma variedade de materiais, incluindo tecidos e plásticos. Este adesivo é adequado para colar etiquetas e é usado em serigrafia. Após a aplicação, o spray não endurece com o tempo.

"Marabu-Fix It"
O aerossol desta marca é utilizado para fixar:
- Plástico;
- papel;
- cartão;
- bebida;
- vidro.
Este spray é capaz de fixar esses materiais no tecido. O adesivo não mancha e pode ser lavado em água fria.
"Melhor"
Como o anterior, este aerossol é utilizado para trabalhar tecidos. O adesivo mantém o material com segurança e pode ser lavado com água.
"Idéia de Corte"
Composto italiano de alta qualidade, com o qual papelão, tecido e polietileno podem ser colados repetidamente. "Idea Decoupage", devido às propriedades especificadas, é amplamente utilizado no design.
"KK"
Com a marca KK é produzido um adesivo transparente que é utilizado para trabalhar pequenos detalhes decorativos e tecidos não-tecidos, este produto também é utilizado para fixação de tecidos elásticos e malhas.
"UHU Tac Parafix PRO Power"
A cola desta marca é produzida em forma de pastilhas, que depois de amassadas são capazes de suportar até três quilos. Ao contrário de outros produtos similares, esta composição tolera bem o contato com a água e não altera suas propriedades quando exposta à luz solar direta. Portanto, a cola também é usada para acabamento de superfícies externas.

"Scottish 26207D"
Este lápis é caracterizado por uma baixa aderência, de modo que as peças podem ser conectadas e desconectadas várias vezes.
A ferramenta é utilizada na fabricação de diagramas e esboços, em casa - para fixação de anotações.
"Reposicionável"
O adesivo em spray, produzido em embalagem de 150 ml, é adequado para colagens temporárias, inclusive materiais finos. Os componentes da cola não penetram profundamente no papel ou tecido, não os deformam.Além disso, este produto pode ser utilizado para colagem de espuma e polietileno.
"Takter"
O aerossol desta marca é amplamente utilizado em bordado, corte, costura ou serigrafia. O produto não danifica nenhum tipo de tecido, garantindo uma fixação confiável dos materiais.
Espírito 5 Forte
A palavra "Forte" no título indica que o adesivo também fornece uma ligação segura. Mas, apesar disso, esta ferramenta é adequada para fixação, inclusive em materiais finos: papelão, papel, celofane e outros. Spirit 5 Strong é mais eficaz para criar colagens e apliques. A ferramenta também é usada para costura.
"Krylon Easy-Tack"
O adesivo em spray é livre de ácido e não penetra profundamente na estrutura do material. Graças a isso, o tecido ou papel fino não se deforma após o processamento.
Como remover corretamente
Apesar de os adesivos para fixação temporária não deixarem vestígios, algumas formulações devem ser removidas da superfície do material após a aplicação. Para fazer isso, lave o tecido com água morna e sabão. Você também pode remover os restos da massa adesiva com um pano úmido. Neste caso, recomenda-se umedecer o tecido em água morna. Agentes de fixação temporários de alta qualidade não precisam ser removidos. Os componentes que compõem esses produtos, em contato prolongado com o ar, se decompõem em elementos inativos.
como fazer em casa
Ao contrário de outros adesivos, é impossível fazer independentemente um agente de fixação temporário em casa. Esses produtos são compostos por muitos componentes, cuja lista, assim como a proporção, é classificada como segredo comercial. Os fabricantes não divulgam a composição dos adesivos de fixação temporária.


