Como fazer uma escada com as próprias mãos, instruções de fabricação e desenhos

A escada é considerada um dispositivo essencial para qualquer casa, o que facilita muitos tipos de reformas. A escada dobrável é feita principalmente de metal ou madeira. Além disso, apesar da aparente complexidade, você pode fazer uma escada com as próprias mãos. No entanto, isso exigirá não apenas preparar as ferramentas necessárias, mas também selecionar um desenho adequado.

Finalidade da estrutura

Uma escada é uma escada dobrável de pequeno tamanho e peso usada principalmente para trabalhos de renovação. Além disso, esse design é usado para limpar o teto e outros locais de difícil acesso. O objetivo geral da escada pode ser resumido da seguinte forma: essas escadas são usadas nos casos em que é necessário um suporte estável e alto.

Esses designs possuem duas características - a presença de um mecanismo dobrável e baixo peso, o que facilita o transporte do produto. Além disso, deve haver uma ampla plataforma no topo da escada..

Para aumentar a segurança, almofadas antiderrapantes são aplicadas nos pés das escadas. Graças a isso, a escada pode ser instalada em qualquer superfície, inclusive lisa.

O que você precisa para fazer uma escada caseira

O tipo de ferramentas e materiais é selecionado levando em consideração os recursos do design selecionado. Para escadas de madeira, recomenda-se levar barras fortes que aguentem o peso de uma pessoa por muito tempo. E para uma escada de metal, você precisa de uma máquina de solda. Além disso, em ambos os casos, é recomendável adquirir a cola e a folha de borracha apropriadas, que, ao final da obra, deverão ser fixadas na escada, na plataforma superior e nas pernas para criar uma superfície antiderrapante. .

Para madeira

Para a fabricação de uma escada de madeira, recomenda-se a utilização de madeira de:

  • Carvalho;
  • larício;
  • pinheiros;
  • comeu;
  • álamo tremedor;
  • bétula;
  • cedro;
  • árvore da Lima.

Para fazer uma escada de madeira, você precisa preparar:

  • brocas para madeira;
  • serra (quebra-cabeças);
  • lixa de grão médio;
  • Chave de fenda;
  • martelo;
  • parafusos auto-roscantes.

Além disso, para uma escada de madeira, são necessárias 2 correntes e 4 suportes semicirculares, dos quais serão feitos os clipes.

escada de madeira

Para metal

Para uma escada de metal, você precisa de:

  • fivelas;
  • Búlgaro;
  • Máquina de solda;
  • borda;
  • fechos de hardware;
  • broca com brocas para metal.

Para a fabricação de escadas metálicas, recomenda-se a compra de perfis e tubos de alumínio. Este material não é suscetível à corrosão, é leve e possui maior resistência ao estresse.

Desenhos e dimensões

Sem projetos, você só pode criar um suporte regular e não dobrável. Se você precisa de uma escada completa, não pode prescindir de um desenho esquemático. Ao fazer uma escada, você pode se concentrar nas seguintes dimensões:

  • altura - 70-150 centímetros;
  • a diferença de comprimento entre o primeiro e o último degrau é de 30 centímetros;
  • a distância entre cada passo é de 250-330 milímetros;
  • número de etapas - 4-6;
  • largura do passo - 15-25 centímetros.

Recomenda-se montar o degrau inferior a uma distância de 25 a 35 centímetros do chão. Se necessário, as dimensões especificadas podem ser alteradas em função das tarefas que o escadote tem de resolver.

desenho de escada

Telescópico

Escadas telescópicas vêm na forma de escadas com várias seções deslizantes. Estes são fixados por meio de ganchos ou outras fechaduras. Estas escadas dobráveis ​​são muito altas.

Universal

A escada universal é dividida em 2 tipos: telescópica e clássica. No entanto, neste caso, a estrutura dobrável apresenta degraus apenas de um lado. Ou seja, esta escada pode ser usada como uma escada comum.

Clássico

As escadas clássicas têm degraus em ambos os lados e são completadas com um mecanismo dobrável. No projeto de tais escadas, um retentor é necessariamente fornecido.

cadeira escada

Uma cadeira de degraus é uma escada compacta com pernas pequenas e 2-3 degraus. Tais estruturas são projetadas principalmente para apartamentos com tetos baixos. A cadeira de degraus é inconveniente porque a escada não pode ser dobrada.

Etapas de fabricação

O procedimento para fazer uma escada difere significativamente dependendo dos materiais e do tipo de projeto escolhido. Porém, apesar do exposto, existem várias etapas na criação deste produto, que podem ser aplicadas em qualquer caso.

Trabalho preparatório

Nesta fase, todos os detalhes da futura escada estão sendo preparados. Ou seja, você precisará cortar o metal ou a madeira em pedaços de acordo com o desenho selecionado. Todos os materiais devem ser rebarbados. Além disso, a árvore deve ser prescrita com um anti-séptico para evitar o apodrecimento futuro.

escada faça você mesmo

Conjunto

O algoritmo geral para montar uma escada a partir de peças preparadas é o seguinte:

  1. As etapas são inseridas nas bandas laterais com slots de rack perfurados. Se a madeira for usada para fazer as escadas, cada ponta é pré-tratada com cola de madeira.
  2. A partir da parte terminal, cada ponta é reforçada com fixadores. Em particular, em uma escada de madeira, para isso, pregos são cravados nas faixas laterais ou parafusos auto-roscantes são aparafusados.
  3. Se forem usadas tábuas em vez de barras, cada degrau é fixado por meio de cantos de metal.
  4. Sob cada degrau, são feitos furos para os pinos, através dos quais as cordas do arco são montadas. Este empate aumenta a resistência estrutural geral e aumenta a vida útil da escada.

Depois de duas áreas de trabalho (ou uma de trabalho e uma persistente) terem sido montadas da maneira descrita, as duas partes da estrutura são conectadas por cima por meio de dobradiças com dobradiças ou suportes. No final, no centro ou abaixo, uma corrente é montada na escada.

Acabamento

Na fase final de fazer uma escada dobrável, você precisará de:

  1. Lixe todos os detalhes da construção com lixa. Se estamos falando de um produto de metal, é necessário limpar a borda e os pontos de fixação dos elementos individuais da escada.
  2. Trate o produto com um anti-séptico e verniz. Para estruturas metálicas, esta etapa pode ser ignorada.

Ao final, também é recomendável fixar um material antiderrapante nos degraus e pés.

Instruções de Fabricação

Conforme observado, o procedimento para fazer uma escada depende diretamente do tipo de material selecionado.

escada de madeira

Feito de metal

Para criar uma escada dobrável de metal, você precisará de:

  1. Corte um perfil de metal com seção de 20x40 milímetros em 4 segmentos iguais, a partir dos quais serão feitos postes de suporte no futuro.
  2. Perfure a igual distância nas laterais dos orifícios guia para fixação dos degraus.
  3. Corte degraus de comprimento apropriado do metal.
  4. Prenda as guias como uma tenda com dobradiças de metal.
  5. Fixe os degraus nos trilhos usando os parafusos. Para aumentar a resistência da estrutura, é recomendável soldar cada peça nas pernas de apoio. Nesta fase, é muito importante manter o nível das etapas.

No final do processo, você também precisa corrigir as restrições, conforme mencionado anteriormente.

Em madeira

Para fazer uma escada dobrável simples, você precisa preparar barras dos seguintes tamanhos:

  • 2 metros - 4 (para suporte);
  • 59 centímetros - 2;
  • 50 e 50,4 centímetros - um de cada vez;
  • 45,5 centímetros - 1;
  • 41 centímetros - 3.

Você também precisa preparar 2 fechos com dobradiças. Depois disso, você precisa fazer o seguinte:

  1. Marque os 2 postes de apoio a uma distância de 40 centímetros. O degrau inferior deve ser fixado a uma distância de 10 centímetros do chão.
  2. De acordo com as marcações, corte as ranhuras nos postes de suporte.
  3. Corte espinhos nas bordas das barras para usar como degraus.
  4. Insira as pontas dos degraus nas ranhuras cortadas e prenda as peças com parafusos ou pregos.
  5. Os dois suportes restantes são interligados por ripas, que são fixadas na forma da letra Z (duas ripas são instaladas horizontalmente e a terceira está em ângulo com a primeira).
  6. Conecte as duas estruturas de suporte usando travas metálicas com dobradiças ou outro mecanismo que permita dobrar e desdobrar a escada.

Ao final da obra, recomenda-se prender coxins de borracha nas pernas, e tratar toda a estrutura com antisséptico e verniz (tinta).

dicas e truques

Ao fazer uma escada, é recomendável colocar uma plataforma larga no topo, usando 2 tábuas para isso. Esta etapa pode ser feita removível. Nesse caso, é necessário cortar ranhuras na plataforma superior e fixar parafusos ou outros elementos adequados nos suportes.

Para simplificar o trabalho e aumentar a segurança, devem ser cortadas 2 pernas de apoio mais longas. Recomenda-se prender ganchos de metal nas faces laterais, nos quais você pode pendurar a ferramenta de trabalho. Além disso, é necessário instalar um mecanismo na escada que não permita a abertura espontânea da estrutura. Para isso, basta pendurar um gancho em um suporte e uma placa de metal com o orifício correspondente no outro.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha