Variedades e características de escadas transformadoras, dicas para escolher

Para realizar muitos trabalhos domésticos e profissionais em altura, é necessária uma escada confortável e confiável. A popularidade da escada multifuncional para transformadores se deve à sua compacidade quando dobrada e ao seu peso relativamente baixo. Este design pode ser desdobrado na forma de uma escada convencional, escadote ou plataforma. A escolha de um produto específico depende do escopo e finalidade de sua aplicação.

Características de design

Uma escada dobrável transformadora consiste em quatro escadas idênticas conectadas por 6 dobradiças (juntas móveis de travamento automático).

Usando essas dobradiças e braçadeiras, você pode formar:

  • uma escada comum;
  • Escada em L com suporte;
  • escada em forma de L;
  • andaimes na forma da letra P (muitos fabricantes também produzem pisos especiais para eles).

Ao mesmo tempo, quando dobrada, toda a estrutura é colocada no porta-malas de um carro. A armação de cada uma das seções é composta por duas cordas de um tubo retangular, na maioria das vezes de alumínio. Os degraus são montados nele em ranhuras especiais. Os degraus das escadas de transformação são mais estreitos que os das escadas comuns - seu tamanho é projetado para que não interfiram na dobragem.

As dobradiças de aço permitem uma rápida mudança de posição das seções na faixa de 0° a 180°.Como o alumínio e o aço carbono não são soldados, a dobradiça das cordas do arco pode ser aparafusada ou rebitada. A primeira opção é mais conveniente em termos de manutenção da estrutura, pois permite limpar os detritos que entraram sem furar os rebites. Dispositivos de travamento são alavancas que devem ser giradas lateralmente para destravar. Portanto, alguns modelos dobráveis ​​são equipados com um dispositivo de união que aciona as travas com uma mão.

transformador de escada

Variedades por material e tamanho

A esmagadora maioria dos fabricantes usa alumínio na produção de escadas de transformadores. Os produtos de alumínio são muito mais leves que o aço, confiáveis, duráveis ​​e não sujeitos à corrosão. É o aparecimento de ferrugem em estruturas com laterais metálicas quando utilizadas em ambiente úmido que as destrói rapidamente. Os modelos mais duráveis ​​​​são considerados alumínio anodizado.

Para uso doméstico e reparos padrão de habitações, são utilizados produtos baixos:

  • para trabalhos em altura baixa, é suficiente uma estrutura com dois degraus em cada seção (essas escadas de transformação são designadas pelos números 4 × 2). Com uma distância entre os degraus de cerca de 30 centímetros, sua altura máxima não ultrapassará 3,8 metros;
  • o comprimento da escada do transformador com três degraus na seção (4 × 3) quando totalmente desdobrado será de cerca de 3 metros;
  • para trabalhos em altura, é necessária uma escada transformadora com quatro degraus em cada seção ou um modelo 4 × 4. A altura total da estrutura em forma de escada será de 5 a 6 metros.

Os modelos mais duráveis ​​​​são considerados alumínio anodizado.

O comprimento das escadas do transformador para construção, trabalhos de instalação realizados na rua podem exceder 10 metros, para manutenção de prédios de escritórios com tetos altos - 7 a 9 metros.

dicas de seleção

Ao escolher uma escada transformadora, considere o comprimento da estrutura desdobrada, sua altura de trabalho e suas dimensões dobradas:

  • o comprimento total é constituído pela soma dos comprimentos de todas as seções;
  • altura de trabalho - uma altura confortável para as ações do usuário (aproximadamente - na altura dos ombros de uma pessoa que está no degrau superior).

Seu peso depende diretamente do comprimento do produto. As maiores escadas de transformação doméstica não pesam mais do que 20 quilos, e os modelos de 2 a 4 degraus em uma seção pesam apenas 10 a 15 quilos. A carga máxima da escada é indicada na documentação técnica. Para os modelos 4x4 ou 4x5 topo de gama (tendo em conta os degraus da plataforma), são 150 quilos.

transformador de escada

Ao escolher escadas transformadoras para trabalhos em altura, a segurança é o fator mais importante. Vale a pena conferir a qualidade da soldagem, a confiabilidade dos rebites ou juntas aparafusadas, a mobilidade e a resistência da fixação das fechaduras articuladas. A superfície dos degraus deve ser ranhurada para evitar que a sola escorregue.

Nas pernas, são necessárias tampas emborrachadas para garantir uma adesão confiável à superfície e evitar que a escada escorregue sobre ela (se for ladrilho, laminado).

A marca de qualidade do produto pode ser considerada como a presença da marca padrão europeia:

  • para escadas de transformadores industriais - Classe I (permite uma carga vertical estática máxima de 175 quilos);
  • para modelos comerciais - Classe EN131 (com carga até 150 quilos).

Existe também uma marcação de classe III para produtos domésticos que suportam 125 quilos de peso, mas os especialistas, por fiabilidade e segurança, aconselham mesmo para trabalhos domésticos ou de jardim a compra de escadas com classe d pelo menos EN131.

Na hora de escolher uma escada para transformador, você também deve ficar atento à popularidade da marca e ao prazo de garantia que o fabricante dá para seus produtos (para empresas conhecidas é de pelo menos um ano) .



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha