Dimensões e desenhos de escadas e como fazê-los você mesmo
As salas de estar costumam ter espaço limitado, o que obriga ao uso de estantes suspensas, móveis com mezaninos. Para alcançá-los, você precisa de suporte, o que também requer espaço para armazenar. Ter uma escada em casa ajuda a resolver o problema. Um produto funcional pode, ao mesmo tempo, ser um elemento do interior de uma casa.
O que é um escadote de madeira
A escada se assemelha a um banquinho ou uma cadeira. Ao contrário das amostras padrão, os elementos de mobiliário têm etapas. As barras de suporte podem ser fixadas permanentemente à estrutura principal ou escondidas sob o assento ou atrás do encosto. Os produtos de madeira não são inferiores às estruturas metálicas em termos de resistência e confiabilidade e são superiores aos de plástico.
Os estribos de madeira devem ter as seguintes propriedades:
- Estabilidade vertical, independentemente da altura acima do solo.
- Resistência da estrutura, assento, degraus em relação à carga de peso.
- Fixação confiável de mecanismos de dobragem.
As qualidades decorativas dependem das características de design do produto, do tipo de madeira e do método de acabamento.
aplicativos
Os primeiros banquinhos tipo escada surgiram há dois séculos nas bibliotecas dos ricos para facilitar o acesso às prateleiras altas. Com o tempo, eles se popularizaram entre o resto da população, que valorizava sua praticidade e comodidade. Os produtos de madeira provaram ser indispensáveis na cozinha, na despensa, na garagem.
Com esse suporte, é seguro fazer a colheita no jardim. Um banquinho com degraus pode ser usado tanto para o fim a que se destina (uma cadeira para sentar, uma escada) quanto um suporte para um vaso com plantas de interior, vasos de flores, potes e panelas de cerâmica.

Variedades
Os expositores de madeira vêm na forma de banquetas com degraus retráteis ou não retráteis, cadeiras e escadas transformáveis.
Banco alto
Um banco com um ou dois degraus fixos corresponde em altura a um banco alto (70-75 centímetros). A largura do assento e os degraus diferem ligeiramente. Em termos de resistência e confiabilidade, o elemento móvel não é inferior a outras estruturas. Pode ser utilizado como elemento do interior da cozinha, onde existe um balcão de bar, como rack em qualquer divisão.

cadeira conversível
Uma cadeira transformável com a ajuda de uma simples manipulação (dobrar o encosto para frente ou para trás) se transforma em uma escada com 2-3 degraus. Um produto com altura de 45 a 50 centímetros é transformado em um rack de escada estável com altura de trabalho de até 3 metros (1 metro acima da superfície do piso com altura média de uma pessoa com a mão levantada de 2 metros).

escada conversível
A escada de madeira conversível se assemelha a um banquinho alto. Os trilhos são articulados para que os degraus possam ser levados até o assento.

Escadote com módulo de parafuso
O mecanismo de parafuso permite que os degraus sejam removidos sob o assento. O produto não é inferior aos transformadores em termos de compacidade. A altura do banquinho é de 45 a 70 centímetros. O número de passos é 1-2.

Desenhos Dimensionais Faça Você Mesmo
Os desenhos podem ser desenvolvidos por você mesmo, se você tiver experiência, ou pode usar as opções da Internet. Ao escolher um documento de projeto, você deve se atentar à elaboração dos detalhes e à disponibilidade de todos os tamanhos.
Um exemplo de desenho de uma cadeira com escada dobrável:

Como fazer você mesmo
A fabricação de móveis requer certas habilidades ao trabalhar com ferramentas, habilidade para trabalhar com desenhos e conhecimento dos requisitos básicos para a qualidade do trabalho executado.
Ferramentas e materiais necessários
Para a fabricação de produtos de madeira, você precisa de ferramentas para cortar, retificar, furar, fixar e pintar. Um conjunto de ferramentas para trabalhos de carpintaria:
- serra de metal;
- Lixadeira;
- Chave de fenda;
- martelo;
- Furadeira elétrica;
- pincéis de pintura;
- alicate.
Se o design contiver peças com uma configuração complexa, você precisará de um quebra-cabeças. A presença de uma junta elétrica e de uma serra circular facilita e melhora a qualidade do trabalho de carpintaria.

Consumíveis (ajustados por modelo):
- furar;
- cola de carpinteiro;
- parafusos auto-roscantes;
- parafusos;
- pinos;
- Lixa;
- vernizes e tintas;
- rotações.
A escolha da madeira maciça depende das preferências do fabricante.
Você pode fazer uma escada de madeira com os seguintes tipos de madeira:
- pinheiros;
- bétula;
- tília;
- acácia;
- noz;
- Carvalho;
- faia.
O pinho é o material mais acessível. A madeira contém resina, que requer tratamento adicional antes da pintura.
A opção mais econômica é usar compensado multicamadas.A espessura da folha de 2-3 centímetros pode suportar uma carga de peso de até 80 quilos.
Trabalho preparatório
Primeiro você precisa decidir sobre o tipo de produto, encontrar ou fazer o desenho mais detalhado, que indica as dimensões e o número de peças.

Com base no projeto, é feito um cálculo:
- pela quantidade de madeira;
- Papelaria;
- Componentes.
A tecnologia de fabricação e a ferramenta necessária para isso são determinadas.
Procedimento
De acordo com o desenho, você pode preparar padrões para as partes onduladas dos móveis da escada.
A sequência de operações (pode ser ajustada dependendo do modelo de passo escolhido):
- As peças necessárias são cortadas da matriz de telas ou espaços em branco.
- As peças são lixadas, inclusive as pontas (para corte de compensado - bordas cortadas).
- A cola de carpinteiro é aplicada nas extremidades dos espaços em branco do degrau, conectada e fixada até secar completamente em grampos.
- Marcas são feitas nas pernas para fazer furos para as fixações.
- Os furos são perfurados para as conexões.
- Faça a montagem.
A montagem começa pelas guias laterais, às quais se fixam as pernas e os degraus. A etapa superior é instalada por último.
Um exemplo de fazer um banquinho com um módulo de parafuso
Painéis não aparados ou materiais de construção usados são usados como material de partida. As superfícies das placas são niveladas na máquina, limpas de camadas. A marcação do assento e o recorte estão feitos. As bordas internas das peças são tratadas com cola de carpintaria, unidas em uma única placa e fixadas com grampos. Após a secagem, o tecido é lixado em todas as faces e pontas.
As pernas sentadas (4 peças) são cortadas de acordo com padrões ou marcações. São educados.Em seguida, dois zars são cortados (juntas de prancha para as pernas). Os zares são conectados às pernas: adesivos e parafusos auto-roscantes (2 por perna). O assento é fixado nas barras laterais com parafusos autorroscantes (8 peças de cada lado). O quadro principal está pronto.
Eles começam a pisar na trave. Marque, corte no tamanho. Se a largura de uma parte não for suficiente, duas partes são coladas, fixando-as em grampos.
As pernas dos degraus são cortadas em pares de comprimentos diferentes. Afiação. Eles são conectados por gavetas: longas com curtas (para parafusos e cola). Os furos são feitos nas pernas curtas para a instalação de tubos ocos de madeira. A barra transversal é instalada e fixada com parafusos auto-roscantes embutidos.

A fixação das pernas curtas do degrau às pernas do banco é feita com parafusos auto-roscantes aparafusados nos tubos ocos. A altura em que as pernas curtas se conectam às pernas do banquinho deve corresponder à altura das pernas longas do degrau. Duas gavetas inferiores são instaladas nas pernas do banco. O produto está pronto para acabamento.
Acabamento
Quando o produto estiver totalmente pronto, inicia-se o processo de decoração. Os cantos nas extremidades das pernas, assento e travessas são pré-limpos com lixa. Dependendo da textura da madeira, as superfícies são coloridas, envernizadas em 2-3 camadas. Certifique-se de que o esmalte esteja completamente seco antes de aplicar a próxima demão. O compensado é pintado com tinta a óleo em 2 camadas e envernizado.
Dicas e truques adicionais
Ao utilizar uma tábua sem arestas, antes de cortar as peças, é necessário nivelar a superfície da base para que a tábua fique plana e não haja deformações no corte. As peças curvas devem ser cortadas usando gabaritos de compensado.
O assento, os degraus e a estrutura podem ser feitos de diferentes tipos de madeira ou com folhas de compensado.
Normas devem ser observadas para garantir a segurança e confiabilidade no uso das escadas:
- a altura entre os degraus é de 15 a 20 centímetros;
- larguras de piso 20-25 centímetros;
- as dimensões do assento são de pelo menos 30x40 centímetros.
A cadeira/banquinho dobrável da cozinha deve ter a mesma altura das cadeiras e banquinhos comuns. O elemento funcional não deve se destacar no interior da cozinha por sua cor ou decoração. Por exemplo, um produto de madeira parecerá estranho em uma sala de alta tecnologia. Interiores no estilo da Provença e Art Nouveau são adequados para ele.


