Como calcular o consumo de tinta de fachada por 1 m2 e quais fatores considerar

Todo o trabalho de pintura de fragmentos exteriores de edifícios envolve necessariamente o cálculo do consumo de tinta de fachada por 1 m2. Isso economiza significativamente o orçamento e o tempo de sua família. Não é lucrativo comprar tinta com margem de lucro, pois isso acarretará custos significativos. Se a tinta não for suficiente, você terá que comprá-la, o que também nem sempre é prático. Portanto, ao calcular a vazão, várias características devem ser levadas em consideração.

Variedades de pintura de fachada

As tintas para fachadas são de tipos diferentes. Eles são usados ​​para decoração exterior de edifícios e estruturas. Ao mesmo tempo, o material deve ser escolhido levando em consideração as especificidades da estrutura e outros parâmetros.

Por tipo de solvente

Dependendo do tipo de solvente, os seguintes tipos de corantes são selecionados:

  • Disperso em água. Esses corantes incluem pequenas partículas da composição de trabalho, que são batidas com água até que apareça uma suspensão fina.Durante a aplicação, parte da umidade é absorvida pela base e a outra parte evapora. O filme formado forma um revestimento durável que resiste à umidade. A vantagem de tais substâncias é a ausência de odor pungente. Além disso, vestígios de tinta podem ser removidos com água limpa.
  • Substâncias à base de solventes orgânicos. Tais materiais são caracterizados pela presença na composição de solventes químicos - em particular, o white spirit. Esses corantes têm certas vantagens. Isso inclui tons brilhantes e densos, brilho de superfície, características repelentes de água aumentadas. Eles também podem ser usados ​​​​na estação fria e com alta umidade. No entanto, os materiais têm um odor forte e têm um longo tempo de secagem.

consumo de tinta de fachada por m2

Por material de base

Dependendo do material de base, distinguem-se os seguintes tipos de manchas de fachada:

  • Mineral. Vários minerais finamente moídos são usados ​​como pigmento para tais substâncias. Estes incluem cimento, cal, giz, talco. Na maioria das vezes, esses materiais são produzidos como misturas dispersas em água. Eles são caracterizados por maior permeabilidade ao vapor, resistência a baixas temperaturas e preço relativamente baixo.
  • Silicato. A base desses corantes é o vidro líquido. O material é caracterizado por uma composição de dois componentes. Os ingredientes são misturados antes do uso. A composição finalizada deve ser usada em 8 horas. Esses corantes são caracterizados pela resistência à temperatura e aos fatores climáticos. No entanto, eles emitem muitas substâncias tóxicas e são considerados altamente inflamáveis.
  • Silicone. Estas substâncias são caracterizadas por um maior grau de elasticidade. Isso ajuda a compensar a vibração, encolhimento e outros movimentos da parede.Além disso, o material é altamente repelente à água. Isso permite que ele seja usado em áreas com alta poluição. A principal desvantagem da substância é seu alto custo.
  • Acrílico. Esses materiais são feitos à base de resinas acrílicas, bem como seus derivados, existem em vários tipos, são fáceis de usar e têm um custo relativamente baixo.

A base desses corantes é o vidro líquido.

Como calcular corretamente o consumo de gesso

O consumo de tinta de fachada é considerado um parâmetro bastante importante. O revestimento exterior está sujeito a cargas acrescidas durante a sua vida útil, o que reduz a sua durabilidade.

Certas propriedades absorventes são características dos substratos de gesso. Os corantes aplicados podem ser absorvidos com bastante força, o que exigirá o uso não de duas camadas, mas de três ou até mais.

No caso de usar material acrílico por metro quadrado, são necessários 100-150 gramas do produto.

Para as demais substâncias, o consumo varia de 150 a 400 gramas.

Ao mesmo tempo, as propriedades das paredes rebocadas podem diferir significativamente. Assim, o reboco de silicone é caracterizado por uma menor absorção em comparação com o cimento-areia.

consumo de tinta de fachada por m2

Consideração de fatores adicionais

Para determinar corretamente o consumo de materiais, é necessário levar em consideração um grande número de fatores.

Dados do fabricante

Os fabricantes indicam informações diferentes na embalagem. Mas, em geral, dizem respeito a precauções, benefícios, finalidades de uso. Muitas dessas informações se refletem no consumo de materiais. Graças às descrições, é possível selecionar o produto mais adequado.

consumo de tinta de fachada por m2

Conteúdo da pasta de trabalho

Independentemente do tipo de corante, quanto mais aglutinante ele contiver, melhor será o produto em questão.

consumo de tinta de fachada por m2

Coeficiente de absorção de água

Este parâmetro deve ser o menor possível - cerca de 0,05 quilogramas por metro quadrado. Quanto menor esse indicador, mais resistente o revestimento se torna à influência da umidade. Além disso, a superfície não está tão fortemente contaminada.

consumo de tinta de fachada por m2

resistente a UV

A exposição excessiva ao sol causa descoloração. Nesse caso, rachaduras e inchaços aparecem na superfície. Os mais resistentes são os corantes acrílico, polissilicato e silicone-acrílico.

consumo de tinta de fachada por m2

Permeabilidade ao vapor

Cada camada da parede deve ser permeável ao vapor. Isso é considerado um excelente recurso. Os fabricantes costumam indicar a quantidade de vapor de água que pode passar pela parede. Quanto maior este parâmetro, mais respirável é o corante. Este indicador deve ser superior a 100 gramas por metro quadrado.

consumo de tinta de fachada por m2

Resistente à abrasão

Este indicador é indicado nos ciclos de lavagem - seco ou molhado. Quanto mais ciclos, melhor. Este parâmetro é de cerca de 5000.

consumo de tinta de fachada por m2

Tempo de secagem

A descrição do corante geralmente indica quando a próxima demão é permitida.

consumo de tinta de fachada por 1 m2

Como preparar adequadamente uma superfície para economizar tinta

O trabalho preparatório realizado corretamente pode economizar até 20% dos materiais. Para isso, recomenda-se proceder da seguinte forma:

  • remova o revestimento antigo;
  • remover fragmentos arruinados;
  • limpe a superfície de poeira e sujeira;
  • limpeza e desinfecção de áreas afetadas por mofo;
  • remover ferrugem do metal;
  • alinhe a base;
  • preparar a superfície.

Os moldes podem penetrar na estrutura de materiais porosos. Portanto, é tão importante removê-los não apenas das áreas afetadas, mas também das áreas adjacentes.

consumo de tinta de fachada por 1 m2

Para a aplicação bem-sucedida da tinta, as seguintes regras devem ser observadas:

  • O trabalho da fachada é realizado a uma temperatura de pelo menos +5 graus.
  • É importante que as paredes estejam completamente secas. Portanto, é importante aderir às normas temporárias de secagem do gesso e não pintar a superfície após a chuva.
  • Para aplicação, use apenas ferramentas novas - rolos ou pincéis.
  • Cada camada subsequente é aplicada perpendicularmente à anterior. Nesse caso, é recomendável alternar as direções.
  • A próxima demão não deve ser aplicada até que a anterior tenha secado, pois há risco de rachaduras.
  • Não trabalhe com tempo ventoso, pois a poeira se depositará em superfícies molhadas.
  • Vale a pena iniciar a aplicação pelas partes superiores da fachada.

Antes de realizar reparos, é importante calcular o consumo de corantes. Isso economizará tempo e dinheiro. Para obter um resultado preciso, é importante considerar as nuances básicas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha