Composição e características das tintas a óleo para madeira, escopo de aplicação

Ao realizar trabalhos de construção ou acabamento, uma questão importante é a seleção de compostos eficazes que protegem a madeira. Este material não tolera influências externas e se decompõe em condições de alta umidade. Para evitar tais consequências, são utilizadas tintas a óleo para madeira, que evitam o apodrecimento da base e o aparecimento de mofo com fungos.

Idéia geral sobre pinturas a óleo

As tintas a óleo são menos usadas em obras de construção e acabamento do que alquídicas, acrílicas, silicone e outros compostos semelhantes. Isso ocorre porque os últimos criam um revestimento mais durável que dura vários anos.

As tintas a óleo são produzidas em dois tipos:

  1. Revestimento líquido. Este tipo de corante está imediatamente pronto para uso.
  2. Gustotert. Antes de iniciar o trabalho, este corante deve ser misturado com óleo secante nas proporções recomendadas.

As tintas a óleo à base de óleo de secagem natural são consideradas ideais para uso doméstico. Este componente protege a madeira de influências externas e não tem efeito negativo no corpo humano.

A abrangência e as características desse material também dependem da forma como o produto é lançado. Tintas a óleo e esmaltes estão disponíveis. A primeira é uma suspensão à base de óleo, a segunda é uma mistura de pigmentos e cargas. Neste caso, o esmalte é à base de verniz.

Composição e especificações

Esta tinta é composta pelos seguintes componentes:

  1. Pigmentos e substâncias inorgânicas. Estes são componentes insolúveis na forma de partículas de pó mineral. Essas substâncias são responsáveis ​​​​pela cor do revestimento, pela pureza do tom e pela capacidade de tingimento do material.
  2. Óleo gliftálico, combinado, pentaftálico ou secante natural.
  3. Preenchimentos. Quartzo, areia, amianto e outras substâncias são usados ​​como componentes adicionais. Os enchimentos fornecem as principais características do material (resistência, resistência a influências externas, etc.).

A abrangência e as características desse material também dependem da forma como o produto é lançado.

As principais características das tintas a óleo são as seguintes:

  1. A concentração de substâncias que são responsáveis ​​pela formação do filme. A quantidade mínima desses componentes é de 26% do volume da tinta. Quanto maior a concentração dessas substâncias, menor a vida útil do material. Além disso, esses componentes aumentam o poder de cobertura da tinta.
  2. Fração de conteúdo volátil. Em um corante de alta qualidade, esse indicador não deve exceder 10%. Quanto maior a concentração de substâncias voláteis, mais perigoso é o material para os seres humanos.
  3. O grau de moagem dos componentes. As tintas a óleo de acordo com este critério são divididas em lisas (grau de moagem - mais de 90 micrômetros) e de grão fino (menos de 90 micrômetros).
  4. Grau de viscosidade. Para corantes à base de óleo, esse indicador varia entre 65 e 140 unidades.
  5. O grau de resistência à água. Um indicador de 0-0,5 unidades é considerado normal.
  6. Dureza. Um indicador de 0,13 unidades é considerado normal.

O tempo de secagem completo do material depende das condições de uso. Formulações separadas curam em 12 horas. Mas na maioria das vezes esse processo leva até um dia.

Marcação de tinta a óleo

Essas tintas são marcadas de acordo com as características da composição e o escopo de aplicação. As primeiras letras significam:

  • GF - a base do corante é gliftal;
  • MA - óleo secante (natural ou combinado);
  • PF - óleo secante pentaftálico;
  • PE - resinas de poliéster.

Para uso externo, são utilizadas formulações com o número "1" na marcação, para trabalho interno - "2". Se "3" ou "4" for indicado, essas são variedades de preservação de corante; "5" e "6" são materiais especiais. Compostos marcados com "7" que são resistentes a produtos químicos.

O segundo dígito também indica o tipo de pasta de trabalho:

  • 1 - óleo secante natural;
  • 2 - oxol;
  • 3 - óleo secante gliftálico;
  • 4 - óleo secante pentaftálico;
  • 5 - óleo secante combinado.

Se forem utilizados outros números na marcação, estes ocultam o número de série do produto.

O tempo de secagem completo do material depende das condições de uso.

paleta de cores

A paleta de cores é determinada pelo tipo de pigmento. A composição dos corantes a óleo inclui cores de origem orgânica e inorgânica. O primeiro tipo de pigmentos é raro. As cores minerais também são subdivididas em 2 tipos. Os acromáticos são usados ​​para obter as cores cinza, branco ou preto.

Caso sejam necessárias outras tonalidades, é necessário adquirir tintas com pigmentos cromáticos. Essas cores ajudam a obter qualquer cor.

Vantagens e desvantagens da pintura com composições de óleo

1. Versatilidade. Dependendo da composição, o revestimento é capaz de suportar mudanças de temperatura e precipitação.

Vantagens e desvantagens
Versatilidade. Dependendo da composição, o revestimento é capaz de suportar mudanças de temperatura e precipitação.
Durabilidade e resistência à abrasão. Após a secagem, o revestimento é resistente ao estresse mecânico.
Resistente a humidade.
Facilidade de manutenção. O revestimento pode ser lavado com produtos químicos domésticos.
Boa adesão.
Preço acessível e bom poder de cobertura.
Toxicidade. Os corantes contêm solventes que são perigosos para o corpo. Portanto, é necessário trabalhar com esses materiais em um respirador e em local ventilado ou ao ar livre.
Fedor. Essa desvantagem também se deve à presença de solventes na composição.
O revestimento não deixa passar o vapor. Por causa disso, a árvore não consegue "respirar".
Elasticidade ruim. Com as constantes flutuações de temperatura, fazendo com que a árvore se expanda e se contraia, a tinta racha.

Esta última desvantagem é típica de todas as formulações à base de óleo. Por esses motivos, esses materiais são usados ​​principalmente para trabalhos externos.

aplicativos

Como afirmado, as tintas a óleo são usadas principalmente para uso externo. Basicamente, essas composições são usadas para tratar superfícies que estão em contato regular com a água. Porém, ao criar as condições necessárias (por ventilação, etc.), esses corantes podem ser utilizados para trabalhos internos.

Regras e recursos do aplicativo

A pintura de superfícies com composições à base de óleo é feita em duas etapas. Antes de tudo, você precisa preparar a base, para a qual precisará executar as seguintes etapas:

  1. Remova a tinta velha e limpe a superfície com raspadores e solventes.Se o tratamento da madeira for planejado, as partes podres devem ser substituídas antes de iniciar o procedimento. A tinta velha é removida com um removedor de tinta especial e pincéis duros.
  2. Preencha as irregularidades.
  3. Lixe a superfície tratada.
  4. Aplique um primer. A madeira deve ser tratada com compostos com propriedades anti-sépticas. Neste caso, recomenda-se a aplicação de 2 demãos de primário.
  5. Cubra as áreas que não serão pintadas com fita crepe.

A pintura de superfícies com composições à base de óleo é realizada em duas etapas.

Na segunda etapa, é necessário decidir sobre a forma de aplicação da tinta.Se pretende processar uma grande área, é recomendável o uso de pistola. Em outros casos, rolos e escovas são usados.

Antes de usar, a tinta a óleo deve ser bem misturada até obter uma consistência suave e cremosa. Se isso não for feito, o revestimento ficará irregular após a aplicação. A película que se forma na superfície da tinta deve ser cuidadosamente removida com gaze ou pano. Se pequenas partículas entrarem na composição, o material deve ser filtrado.

Recomenda-se aplicar primeiro o revestimento em áreas de difícil acesso com um pincel. Em seguida, usando um rolo, as superfícies lisas são pintadas. O retratamento pode ser realizado após a secagem completa da primeira camada.

Se necessário, antes de iniciar o trabalho, deve-se adicionar à tinta um solvente (aguarrás, gasolina, querosene, óleo secante ou outro). Isso ajudará a alcançar a consistência ideal da composição.

Condições de armazenamento

As tintas a óleo devem ser armazenadas em recipientes bem fechados, em local escuro e bem ventilado. O material mantém suas características por 1-5 anos.Este indicador depende tanto do fabricante quanto das características da composição.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha