Como fazer caminhos de madeira no país com as próprias mãos
Os caminhos de madeira no país são muito populares. Isso se deve à disponibilidade de materiais e à facilidade de criação de tais estruturas. Usar uma árvore como base permite criar trilhas de diferentes formas e configurações. No entanto, este material tem certos requisitos em termos de operação. Portanto, é necessário construir caminhos de madeira no local, observando rigorosamente as recomendações descritas.
Contente
- 1 Vantagens e desvantagens dos caminhos de madeira
- 2 Como fazer a partir de cortes de serra?
- 3 Faça trilhas de pranchas
- 4 Instalação do deck
- 5 Master Class de caminho de jardim de paletes faça você mesmo
- 6 Como fazer um modelo de vários níveis?
- 7 combinações com madeira
- 8 Aplicação de palha
- 9 exemplos de trabalho
Vantagens e desvantagens dos caminhos de madeira
Os espaços em branco de madeira, como base dos caminhos no local, apresentam as seguintes vantagens:
- total respeito pelo meio ambiente (desde que o material não seja tratado com tinta);
- disponibilidade;
- custo relativamente baixo;
- facilidade de fabricação de estruturas.
A madeira oferece muitas possibilidades para criar trilhas de diferentes configurações. Ao mesmo tempo, o material seca rapidamente, o que é especialmente importante após o derretimento da neve e da chuva.
A principal desvantagem dos trilhos de cânhamo e outros espaços em branco semelhantes é sua curta vida útil.Isso se deve ao fato de a madeira não tolerar exposição prolongada ao sol (rachaduras), apodrece e tem medo de fogo. Além disso, materiais úmidos tornam-se escorregadios e insetos como formigas podem roer os caminhos. Portanto, antes do assentamento, a madeira deve ser tratada.
Como fazer a partir de cortes de serra?
Para caminhos de jardim, são utilizadas toras com corte de serra longitudinal ou transversal. Ambas as opções permitem economizar na construção de tais estruturas. A utilização de cortes de serra também se justifica pelo facto de este tipo de material ser mais fácil de assentar. Esses caminhos são apropriados em uma paisagem rústica. Os espaços entre os cortes são geralmente preenchidos com brita, cascalho ou terra. Neste último caso, a grama também é plantada.
Os cortes também são usados ao criar etapas ou estruturas que suportam o piso elevado.
preparação de materiais
Para colocar faixas de cortes de serra, você precisará de:
- nível;
- barbante (qualquer fio grosso);
- luvas;
- roleta;
- escovar;
- motosserra;
- malho;
- pá.

Também é necessário preparar equipamentos para compactar a terra. Para esses fins, você pode usar as ferramentas disponíveis. Antes de colocar os caminhos do jardim, recomenda-se limpar a casca dos cortes. Isso prolonga a vida útil do material. Pedaços de pequeno diâmetro devem ser colocados entre tocos maiores.
Além disso, a madeira deve ser tratada para evitar o apodrecimento antes do assentamento. Para fazer isso, primeiro aplique óleo secante ou agentes antifúngicos no material. Após a secagem, a parte do corte da serra que ficará escondida sob o solo é tratada adicionalmente com resina. Nesse caso, é recomendável usar uma mistura de betume e gasolina.Se necessário, sulfato de cobre pode ser aplicado no topo dos tocos. Este material envelhece a madeira.
Larch, carvalho, pinho, bétula ou cânhamo são usados como base para os caminhos.
lariço
É considerado ótimo possibilidade de fazer caminhos de jardim... Larch, com preparação adequada, vai durar pelo menos 30 anos. No entanto, este material é caro.
Carvalho
A vida útil das passarelas de carvalho é de 10 anos. Este material é mais barato que o larício.
Faia
A faia, como o larício com o carvalho, é uma madeira dura. Portanto, o material tem uma longa vida útil.
Pinho
O pinho é usado com menos frequência, pois a vida útil desse material não ultrapassa sete anos. Além disso, o cânhamo libera uma resina pegajosa no primeiro ano.

bétula
Birch é uma opção média. Em termos de vida útil, o material é ligeiramente superior ao pinho, mas custa significativamente menos que o larício ou o carvalho.
Como embalar?
Para a fabricação de caminhos de jardim, vigas com altura de 150-200 milímetros são adequadas. Ao mesmo tempo, não é recomendável retirar toras com diâmetro inferior a 100 milímetros, pois tal peça acabará saindo do solo.
marcação
Antes de aplicar as marcações, é necessário fazer um plano detalhado da horta com antecedência e traçar as linhas centrais dos caminhos no desenho. Em seguida, você precisa decidir sobre a largura das passagens. Para um movimento confortável no local, esse parâmetro deve ser superior a 80 centímetros. Se os trilhos forem usados por uma pessoa, a largura é de 35 centímetros ou mais.
Depois disso, as linhas centrais são marcadas no local, ao longo das quais os pinos são martelados.Entre eles, então, passa-se um barbante, que marca os caminhos futuros e determina as áreas de escavação da terra.
Trincheira
Ao cavar uma trincheira, você precisa se concentrar no tamanho da peça de madeira. Ao calcular a profundidade do poço, você precisa pegar a altura do cânhamo, adicionar 50-100 milímetros. A largura da vala é escolhida dependendo das dimensões da pista futura.
Impermeabilização e base
Após a preparação da vala, o trabalho é realizado na seguinte ordem:
- Um material impermeabilizante é coberto na parte inferior (você pode usar um filme plástico que cubra as estufas).
- O filme é coberto com uma camada de cascalho ou cascalho fino necessário para criar drenagem. Este último protege a madeira do contato constante com a umidade. A altura da camada de drenagem é metade da profundidade da trincheira.
- A pedra britada (cascalho) após o aterro está bem incorporada.
- A camada de drenagem é nivelada.

Se um meio-fio for planejado ao longo do caminho, essa estrutura será erguida antes de colocar os cortes. Neste caso, são utilizados madeira e tijolos, chapas, pedras e outros materiais. Após a colocação do meio-fio, uma camada de areia é despejada no mesmo volume da drenagem. Então a base do caminho futuro é regada abundantemente com água.
Estilo
Os cortes são colocados de acordo com um desenho previamente preparado. Para evitar que a madeira pise sob os pés, os tocos na base são reforçados com buchas (você pode usar buchas de metal). Em seguida, o material é cravado e nivelado com um macete. Os vazios entre os tocos são preenchidos com terra ou entulho.
Faça trilhas de pranchas
Para criar caminhos de jardim, é utilizado um calçadão com espessura de 25 a 30 milímetros.Todos os materiais de madeira utilizados são pré-tratados com um anti-séptico. Caso os caminhos sejam utilizados para o transporte de cargas pesadas, recomenda-se a utilização de blanks mais potentes.
Você pode fazer uma trincheira e colocar a base de acordo com o algoritmo descrito. Em ambos os lados do buraco cavado, é necessário instalar uma viga de 100x50 milímetros na borda. Além disso, no meio do caminho, um lag adicional é colocado, o que aumenta a capacidade de carga da estrutura que está sendo erguida. A madeira é necessariamente envolvida com impermeabilização.
Em seguida, com um degrau de 1,5 metros entre os lags, são colocadas escoras transversais de 40x40 mm. Você pode usar pregos ou parafusos para conectar os materiais. Ao final dos trabalhos descritos, a vala é coberta com areia, que é socada com água.
Em seguida, tábuas de 150 milímetros de largura são colocadas ao longo do lag e pregadas. O espaço entre os materiais deve ser de 5 a 10 milímetros. Isso é necessário para o fluxo natural da água.
Instalação do deck
Parquet de jardim, ou deck, é mais comum no exterior. Este material é produzido na forma de ladrilhos quadrados ou retangulares de diversos tamanhos, constituídos por lamelas, que são fixadas sobre uma base treliçada. Para a conexão existem travas nas laterais do parquet. Em parcelas de jardim, recomenda-se colocar telhas com lacunas entre as lamelas.

Esta configuração permite a drenagem natural da água. O parquet é composto por diferentes tipos de madeira. Mas, apesar do tipo de material escolhido, o terraço é significativamente mais caro do que as opções acima.
A colocação de parquet de jardim não requer nenhuma habilidade especial. Cada ladrilho tem abas pontiagudas embaixo que cavam no chão e mantêm a ponte no lugar.Alguns modelos de parquet de jardim requerem a colocação de toras, às quais as tábuas são fixadas por meio de parafusos auto-roscantes. Neste caso, recomenda-se preparar a base de concreto com antecedência.
Master Class de caminho de jardim de paletes faça você mesmo
Para gerenciar com baixo custo ao criar um caminho de jardim, você pode usar paletes prontos. Os paletes, como outros materiais de madeira, devem ser tratados com um anti-séptico antes da instalação. Os paletes podem ser montados em qualquer base. Para agilizar a obra, recomenda-se a utilização de uma esteira transportadora de borracha, que servirá como camada impermeabilizante. Neste caso, as toras às quais são fixadas as paletes devem ser envolvidas com material de cobertura.
Como fazer um modelo de vários níveis?
Caminhos em camadas serão necessários onde o local tiver um declive natural. Para conseguir tal construção, você deve:
- Marque a área e dirija nas estacas.
- Cave uma trincheira ao longo do passador. Nesta fase, é necessário formar plataformas que servirão de degraus largos.
- Insira as vigas na vala e prenda as toras na última (tábuas colocadas na borda). Cada uma dessas construções é o próximo passo. As vigas laterais devem repousar na próxima prancha presa aos trilhos inferiores.
- Os quadros de cada site são fixados entre si por meio de cantos.
- As placas são costuradas nas molduras preparadas.
Como nos casos anteriores, todos os materiais de madeira são tratados com anti-séptico. Também é recomendável lixar as tábuas para que você possa andar descalço na passarela.
combinações com madeira
A madeira combina bem com outros materiais.Além disso, os cortes e tábuas podem ser pintados em qualquer cor adequada, dando um aspecto interessante à paisagem. Ao escolher um material para caminhos de jardim, recomenda-se levar em consideração as características de um determinado local e a localização do caminho.

Concreto
Ao organizar caminhos de madeira, o concreto é usado em dois casos: para criar uma base ou uma borda. O pavimento nesta situação torna-se mais forte e suporta melhor as cargas aumentadas. O concreto como suporte é usado principalmente quando as pistas são feitas de paletes. Este material é recomendado para reforçar as paredes dos caminhos traçados com cortes de madeira.
Cascalho
Ao colocar caminhos de jardim de madeira, o cascalho também é necessário em dois casos: ao criar uma camada de drenagem e preencher os vazios entre os cortes. Este material pode ser usado para organizar uma borda decorativa ao longo do perímetro do caminho.
Aplicação de palha
Esta opção econômica é adequada para casos em que caminhos decorativos ou raramente usados são dispostos no local. A cobertura morta endurece rapidamente e requer lixo constante. Esse material adere às solas e se espalha pela área.Na hora de colocar a cobertura morta, é necessário fazer uma bordadura ao longo do caminho. Caso contrário, o material se espalhará para os lados e a trilha perderá sua aparência original.
Para criar um caminho a partir da cobertura morta, você precisará de:
- Remova a camada superior do solo de 50 a 100 milímetros de espessura.
- Cave tábuas ou instale outras estruturas de vedação ao longo do perímetro da vala.
- Espalhe a cobertura morta ao longo da trincheira.
- Alise a cobertura morta.
Como a cobertura morta é casca de árvore reciclada, os caminhos feitos com esse material são bem permeáveis à água.
exemplos de trabalho
Usando a madeira como base para caminhos, você pode criar vários caminhos, incluindo curvos, multiníveis e outros. O principal é traçar o esquema de layout no local com antecedência antes de iniciar o trabalho.


